Boa tarde queridos!
Há um tempinho atrás lancei aqui no blog a parceria com a escritora do livro Reencontro, a Leila Krüger.
Basta rever aqui:
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2011/11/parceria-19-escritora-leila-kruger.html
E hoje traga a entrevista que gentilmente ela nos concedeu.
ENTREVISTA COM A ESCRITORA LEILA KRÜGER DO LIVRO REENCONTRO.
Boa tarde Leila!
Agradeço pela parceria e por essa entrevista.
1-) Acredito que uma rápida apresentação sobre você pode ser esclarecedora para nós, portanto, quem é a Leila Krüger?
“Quem eu sou” é uma pergunta difícil de responder, estamos sempre em mudança e temos diversas faces. Mas posso dizer que eu sou uma mulher, inconstante e borboleta, como disse Clarice Lispector. Sou gaúcha, nasci em uma cidade mais ou menos pequena, mas muito aconchegante, chamada Ijuí. Depois fui para Porto Alegre. Estou lançando meu primeiro romance pela Editora Novo Século, “Reencontro”, e também escrevo poesias e contos, tendo trabalhos publicados em antologias e revistas. Tenho um blog também onde coloco algumas coisas que escrevo. Quem eu sou vou descobrindo a cada dia...
2-) Desde que vi pela primeira vez seu livro e seu nome tenho uma curiosidade: Krüger é sobrenome real ou pseudônimo? (É que é um nome diferenciado).
É meu sobrenome real, não uso pseudônimo. Meu nome é Leila Krüger, sendo que Krüger é um sobrenome de origem alemã. Porém no caso da minha família esse sobrenome tem descendência russa também, meus antepassados vieram da Rússia e tinham descendência alemã.
3-) Conte-nos um pouco sobre o livro Reencontro e sua criação?
Há uns anos eu havia escrito esta história e a deixei na gaveta, porém não tão completa. Há uns dois anos voltei a escrevê-la, tendo levado um ano e meio para isso. Muitas coisas foram incorporadas ao livro da primeira para a segunda versão. Eu me senti muito tocada ao escrever essa história. E é com esse anseio de tocar os leitores como fui tocada que entrego minha “pérola”, meu primeiro livro, do fundo da minha concha.
4-) Onde o livro pode ser encontrado para compra e como foi o lançamento no dia 25/11?
O livro pode ser encontrado em várias livrarias, mas eu destacaria a Livraria Saraiva e a Siciliano, nessas duas sei que está em promoção de lançamento pela Internet: www.saraiva.com.br e www.siciliano.com.br. Também pode ser adquirido diretamente com a Editora Novo Século, no site www.novoseculo.com.br ou por encomenda nas livrarias. O lançamento dia 25 foi maravilhoso, sou muito grata a todos os que compareceram e também aos que não puderam comparecer e me incentivaram para que esse momento fosse possível. Lançar um livro é uma experiência incrível, com certeza! Pretendo fazer outros lançamentos em breve, em outros lugares.
5-) Quais foram suas maiores influências no mundo literário?
Muitas das minhas maiores referências estão no próprio livro. A personagem é uma amante dos livros e da música. Posso citar Clarice Lispector, Mario Quintana, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Érico Veríssimo... E outros que não apareceram no livro, mas que me inspiram, são Saramago, Lígia Fagundes Telles, Morris West, Virginia Woolf, Oscar Wilde, Dostoiévski... e muitos outros...
6-) Qual a sensação de ver seu livro publicado e a emoção de torná-lo público e acessível?
É uma sensação maravilhosa, indescritível, como gerar um filho mesmo. É incrível pensar em como vidas podem ser tocadas através da leitura e de todas as formas de arte. Espero que muitas pessoas possam ler essa história e se emocionar com ela, como me emocionei ao escrevê-la. É a realização de um sonho publicá-la e torná-la acessível ao mundo.
7-) Percebo um certo lirismo, romantismo em sua forma de escrever e acredito que carecemos desse encantamento nos dias em que o individualismo vem dominando. Você se considera uma pessoa romântica? Como é escrever poemas também?
Acho que é difícil dizer “o que é ser romântico” hoje em dia. Falamos em “românticos à moda antiga”, definição que vejo muitas vezes pautada em comportamentos mais ou menos padronizados. Eu acho que o romantismo está na essência de uma pessoa, em sua sensibilidade, embora muitas vezes não demonstrada, em sua capacidade de amar e de surpreender a quem ama. Eu me considero uma romântica no sentido de ter essa visão sensível do mundo, de acreditar no amor, no impossível, na felicidade. Acho que ser romântico é acima de tudo acreditar em coisas boas, em sentimentos bons, e se dispor a abraçar o mundo com o próprio coração, ainda que cansado e machucado. Nosso mundo muitas vezes não nos incentiva ao romantismo, à sensibilidade, a acreditar na profundidade dos relacionamentos, mas precisamos continuar tentando para tornar nosso mundo melhor. Sobre escrever poesias, é consequência desse tal romantismo, poesia é puro sentimento. Gosto tanto de contar histórias quanto de falar sobre sentimentos através de poesias. Poesias são pedaços de alma que captamos e colocamos no papel.
8-) Agradeço a concessão dessa entrevista e a confiança em nossa parceria. O que acha das parcerias com os blogs?
As parcerias são uma bela maneira de divulgar livros e obras em geral. No caso literário, nosso mercado editorial brasileiro está ainda engatinhando, mas acredito que crescendo cada vez mais e com boas perspectivas, a partir de uma nova geração de bons autores que está aparecendo. Gostaria de ver a literatura nacional cada vez mais incentivada, e nisso os blogs e a Internet têm tido um papel muito importante. Precisamos valorizar o que é nosso e mostrá-lo ao mundo. Temos o que mostrar.
9-) Gostaria que deixasse uma mensagem aos nossos leitores e agradeço a atenção, o carinho e a parceria. Obrigada!
Eu que agradeço! Procuro sempre deixar mensagens positivas, no fim, em tudo o que escrevo. Ao menos em uma linha... E a mensagem que quero deixar é que acreditem em seus sonhos, por mais impossíveis que pareçam. Não percam o foco na busca de seus sonhos. Viver sem sonhar é como voar só com uma asa, rente ao chão. Precisamos voar alto e sentir o vento no rosto! E continuem lendo muito, escrevendo se assim o desejarem, que palavras podem salvar quem escreve e quem lê.
Obrigada uma vez mais Leila.
E aqui os contatos da escritora:
Facebook do Reencontro: https://www.facebook.com/pages/Reencontro/235370883144011
Facebook da autora: http://www.facebook.com/pages/Leila-Kr%C3%BCger/122525574513252
Twitter da autora: https://twitter.com/#!/Leilakruger
Orkut Reencontro: http://www.orkut.com.br/Community?cmm=119034987&refresh=1
Canal no Youtube: http://www.youtube.com/leilagikruger?gl=BR&user=leilagikruger
Blog Leila Krüger: http://leilakruger.blogspot.com/
Facebook da autora: http://www.facebook.com/pages/Leila-Kr%C3%BCger/122525574513252
Twitter da autora: https://twitter.com/#!/Leilakruger
Orkut Reencontro: http://www.orkut.com.br/Community?cmm=119034987&refresh=1
Canal no Youtube: http://www.youtube.com/leilagikruger?gl=BR&user=leilagikruger
Blog Leila Krüger: http://leilakruger.blogspot.com/
Cheirinhos:)
Rudy
PS: Lembrando que comentando aqui, ganha chance extra nos sorteios.
adorei a entrevista Rudy!! Parabéns!!!
ResponderExcluirMUito boa a entrevista da Leila Gruger, de saber um pouco sobre elea, sobre onascimento so seu primeiro livro Reencontro.
ResponderExcluirParabéns!