LIVRO : “CERTA ESTRANHEZA”
AUTORA: BIA MACHADO
EDITORA–PERSE
PÁGINAS –116
Impressão 2011
CATEGORIA: Contos de Terror e Mistério
ISBN: 978-85-64280-24-3
CITAÇÃO: “ Os seres estranhos fizeram surgir um campo magnético em volta de Sagrado e para sempre o local sumiu do mapa. Colocaram uma espécie de torre no centro da cidade, como se ali estivessem os olhos deles, que a tudo observavam, a todos vigiavam.” (pág. 13)
RESUMO SINÓPTICO: "Certa Estranheza" reúne 13 contos de Bia Machado, a maioria publicada na internet, escrita para concursos literários de comunidades do Orkut. São contos que abordam o fantástico, o sobrenatural, o que está além da nossa compreensão: fantasmas, personagens do folclore popular, criaturas no espelho, seres de outro planeta, enfim... Tudo o que é capaz de criar em nós uma CERTA ESTRANHEZA.
CITAÇÃO: “ {...} Helena tinha a beleza ofuscada pelos vestidos pobres, de segunda mão, aqueles doados pelas freguesas das costuras. Antes, tão bonitos, eram refeitos para que ela os pudesse usar ali, em meio à pobreza: detalhes mais finos eram retirados, golas e magas de cetim davam lugar a um tecido que já tinha sido parte de uma saia ou uma blusa qualquer.” (pág.33)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Difícil resenhar livro de contos, pois não tem como comentar um a um, entretanto, falar de forma generalizada de como o livro foi bem elaborado e de bom gosto na escrita, é uma forma de análise.
A linguagem contemporânea e corriqueira dá fluidez aos textos, que tornam-se de fácil compreensão e causam emoção ao leitor pela forma criativa como foram elaborados os contos. Mostra que a escritora tem potencial imensurável de imaginação e o melhor, sabe transcrevê-los de forma emocionante para contos que causam tensão e curiosidade.
Contos curtos e de fácil assimilação, tornam o livro recomendado e instigante.
CITAÇÃO: “ Augusto pensou que Epaminondas e Rosaura mais pareciam irmãos: tinham a mesma estatura baixa, atarracada, o corpo roliço, os cabelos pretos e lisos e até uma verruga no rosto. A mulher, porém, parecia ter muito mais determinação e frieza que o marido.” (pág. 95)
NOTA: 4,80 de 5,00
CHEIRINHOS:)
RUDY
PS: Lembrando que comentando aqui, ganha chance extra nos sorteios.
Obrigada, Rudy! Aguardava essa resenha com muita ansiedade, foi a primeira que o livro recebeu... Só posso agradecer, hoje e sempre. ;)
ResponderExcluirRudyiiinha, bela resenha menina. Fiz resenha também, mas não sou o blogueiro e tenho que esperar que ele volte das férias pra postar. Bia Machado arrebenta neste livro. Gostei demais.
ResponderExcluirMuito legal, adoro tudo que está relacionado ao tal "desconhecido", sobrenatural... Adorei tua resenha, gosto de contos, meu pai também é craque em contos, faz vários desde que me conheço por gente e acho o maximo este tipo de leitura...
ResponderExcluirbjocas, Juliana Soares
Não conhecia o livro e nem a autora ainda... (tomara que eu ganhe ele, pois quero lê-lo!). Nossa, me parece que a autora começou a escrever contos como passatempo, e quando viu estava um trabalho sério! Amo terror*-* Me lembrou o formato de Formaturas Infernais, mas que não me agradou muito porque não fiquei com medo... Me pergunto, esse faz medo??
ResponderExcluirSe fizer, vou adorar ...
Beijos
http://leitoracompulsiva1.blogspot.com/
Ainda nao conhecia o livro, a capa esta bem bacana, e fiquei curiosa para saber se a historia consegue cumprir a missao de dar medo, acho dificil passar esta mensagem por palavras, sei disso porque ja li livro de terror que virou filme e eh bem diferente a nossa reacao com cada uma das versoes da historia.
ResponderExcluirA parte que mais gostei no livro e ja eh um ponto positivo eh que nao retrata apenas historia de fantasmas, mas tambem folclore e o mundo fantastico, ou seja, tem como agradar de todas as formas, e contos costumam ser bem gostosos de ler.
bjos
Aline