23/12/2011

RESENHA #38 - "NÃO DEIXE O SOL BRILHAR EM MIM" - EVANDRO RAIZ RIBEIRO (LITERATURA NACIONAL)



LIVRO  : “NÃO DEIXE O SOL BRILHAR POR MIM”
AUTOR: EVANDRO RAIZ RIBEIRO
EDITORA  DRACAENA
PÁGINAS –307
1ª EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: FICÇÃO, DRAMA, SUSPENSE, ROMANCE
ISBN: 978-85-64469-34-1


Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

CITAÇÃO: “Ela aproximou dele e o abraçou por alguns segundos. Depois, se afastando, encostou os lábios rapidamente nos e saiu. Abriu a porta cautelosamente e olhou em volta, ninguém à vista.” (pág. 136)

RESUMO SINÓPTICO:  Dennis é um garoto que se muda para a casa do tio em Santo André no ABC paulista, após a morte dos pais no nordeste,  e,  logo descobre que sua vida na nova casa não vai ser nada fácil.  Gertrudes a  esposa do tio exige que ele retorne para João Pessoa e vai fazer  a vida dele tornar-se penosa.

Na escola Dennis é perseguido pelos colegas malvados, que aprontam muito com ele. Sente-se sozinho, sem família, sem amigos...mesmo com uma situação financeira estável.
 Sem nada para fazer, começa a perambular  pelas ruas onde conhece Valquíria, uma estranha menina da vizinhança. Em pouco tempo se tornam amigos, companheiros de solidão em que cada um preenche o vazio existencial que há no outro.

Tudo isso acontece em meio as descobertas do primeiro amor  e dos anseios da adolescência.  Porém Valquíria, possui um segredo terrível.  Não Deixe o Sol Brilhar em Mim, é uma história de vampiros diferente, em que a fuga da solidão ultrapassa o limite do sobrenatural e o quanto um amor verdadeiro pode superar barreiras, aparentemente intransponíveis.

CITAÇÃO: “Esse era o sacrifício a ser pago por flertar com uma vida normal, pois, em algum ponto, sempre toparia com o inferno vindo cobrar a sua parte.” (pág. 182)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Não deixe o sol brilhar em mim é uma proposta diferenciada de história fantástica que envolve vampiro. Na verdade é uma história de amor adolescente e de certa forma, ingênuo e torna a leitura excitante. Não é um romance ficcional ‘água com açúcar’, tem fortes cenas de terror, tem sofrimento, muito suspense e leves nuances de sexo, o que apimenta o livro.

O autor soube transcrever a dualidade e transformações da adolescência, de uma forma coerente, em uma narrativa em 1ª pessoa do singular, protagonizada pelas personagens de maneira intensa. A cada página descobre-se uma nova façanha e mostra que, mesmo as pessoas comuns, podem ter  seu lado subversivo exacerbado e que o ‘demônio’, é alguém inocente e puro, mesmo com seu instinto de predador. E mais... mostra como o amor descobre soluções adequadas em situações de risco, que tudo pode ser resolvido quando se tem de se viver para sempre.

O final é perfeito e se uma sugestão é permitida: deveria ser feita uma série do livro, porque o assunto tem muito a ser desenvolvido. 

Mais do que recomendado! Nem os pequenos erros de ortografia e grafia tinham o brilho desse livro fenomenal!

CITAÇÃO: “ E assim foi o meu retorno para casa. Vi o fim da vida feliz e tranquila que havia levado até então, e o que se seguiu foi uma constante solidão, demarcada pela perda, uma a uma, das pessoas que me eram queridas, primeiro meu avô, depois meu pai e agora Adam; e o pior de tudo era que, direta ou indiretamente, era eu a responsável por essas perdas.”(pág. 258)


NOTA: 4,90 de 5,00
  smiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro smiley livro

 Contatos com o autor e para comprar do livro:



contato pelo email:
logical.song@coffee.ocn.ne.jp


Com desconto nas seguintes livrarias:


cheirinhos:)
Rudy
PS: Lembrando que comentando aqui, ganha chance extra nos sorteios.
Comenta - Recados e Imagens (1157)

10 comentários:

  1. Rudyyyyyyy!!!!!!!!!
    Que bom que apareceu...Não esqueci de vc não, querida, apenas tive contratempos de saúde e familiares e não tive tempo....Feliz Natal!!! Que o Jesus lhe conceda um santo dia de pas....Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Pelo nota, o livro não apenas deve ser lido e sim, tem que ser lido!!!! Linda resenha, muito bem desenvolvida e argumentada!!! parabéns querida!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudy, obrigado pela bela resenha. E como vai essa nossa João Pessoa? Quantas saudades do tempo em que aí morei. Desejo para você e sua família, assim como a todos os seus leitores um feliz Natal e um próspero ano novo.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o livro do Evandro, a história me surpreenderu. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Fico admirada quando vejo uma historia que acontece por aqui mesmo no Brasil, a gente acostuma tanto com historias que sao pouco palpaveis porque estao em outros paises, sempre acho engracado quando a historia se passa aqui pertinho de mim.

    A adolescencia sempre rende boas historias, nunca me canso do tema, e este ainda passa por inumeras transformacoes.

    Ainda nao conheco o trabalho do autor, mas pela nota 4,9 dada pela nossa blogueira, que alias e bem critica no assunto literatura, creio que o livro deve ser muito bom, pois alcancou quase nota maxima.

    Uma coisa me impressionou com certeza quando li esta resenha: a capa do livro, que eh incrivel, apaixonei por ela, a paleta de cores utilizados na coloracao das imagens ficou perfeita, este tom meio outonal, com os acobreados para imitar o fogo e a lua ao fundo, e o chao ficou perfeito, sou uma fa inveterada de boas capas de livro, porque acabo julgando varios livros pela capa (mania).

    Bjos

    Aline

    ResponderExcluir
  6. achei muito interessante esse livro,parece um suspense bem legal, desde que li a sinopse pela primeira vez e estou doida para leeer ! por isso estou participando do seu sorteio e torcendo muito ! beijos

    ResponderExcluir
  7. Boa resenha, o livro parece bem legal. E a capa? Linda.
    Adoro livros de vampiros, já li vários e gostei, acredito que com esse não seria diferente.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Só A-M-O livros com história de vampiros. Já está na minha lista de desejados do Skoob :*
    Amei o blog, nota 1000.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  9. Estou doida para ler esse livro. Adorei sua resenha. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rudy
    Não conhecia esse livro, mas quero pra já!
    Amoooo livros de fantasia e ainda mais com vampiros.
    O Dennis parece sofrer muito, mas também viverá uma grande aventura.
    Quando der comprarei.
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy