05/02/2012

RESENHA #8 - "CARMELA E LORENZO" - RUBENS CONEDERA (LITERATURA NACIONAL)


LIVRO  : “CARMELA E LOURENÇO” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: RUBENS CONEDERA
EDITORA  : CLUBE DE AUTORES
PÁGINAS – 270
1ª EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: ROMANCE FICÇÃO
ISBN: - 


CARMELA E LORENZO


CITAÇÃO: “Segui levando a refeição para Lorenzo todas as noites, recolhendo a bandeja vazia pelas manhãs. Em uma bela manhã, estava indo para a capela, e notei uma movimentação diferente entre os empregados da viúva. Homens carregavam porcos e galinhas, outros limpavam os terreiros e as áreas abertas da propriedade. Tochas eram cravadas em torno dessas áreas.[...]” (pág. 64)


RESUMO SINÓPTICO: Carmela é uma menina nascida na Itália Renascentista, que vive com o pai sapateiro; e duas irmãs mais velhas que a trata com inferioridade, ainda sim, sente-se feliz ao lado da família. Ela teme ter um destino igual ao das irmãs, que casaram com desconhecidos, mediante vantajosos acordos financeiros. A vida de servidão de Carmela é interrompida quando um velho pintor de afrescos chamado Marcello, a contrata por um período, mediante pagamento ao pai da moça. Carmela passa a acompanhá-lo como sua ajudante, na pintura de uma capela e descobre um mundo diferente, de aprendizado, companheirismo e amor. Durante o trabalho, Carmela desperta o interesse de um dos aprendizes de Marcello (Giovane). Porém, quem chama a atenção da jovem é Lorenzo, filho de Marcello, que trabalha sozinho todas as noites na capela. O velho Marcello e sua esposa (Ludovica) criam uma atmosfera de mistério e preocupação em torno de Lorenzo, que instiga a curiosidade de Carmela que passa a cuidar e visitar Lorenzo diariamente em suas jornadas de trabalho noturna. Inicia-se então uma conturbada história de amor, que se acontece entre tintas, obras de arte e sangue.


CITAÇÃO:Obedeci aliviado. Escapei da morte, e iria passar pelo julgamento de meus pais, que por pior que fosse não seria igual ao do padre. Deitei em minha cama, com o corpo menos dolorido. Esperei o guarda chamar meus pais, imóvel, deitado em minha cama, com os braços cruzados sobre o peito, olhando para o teto.” (pág. 119)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA = Totalmente condizente com o conteúdo do livro; uma capela com pinturas renascentistas ao fundo e em primeiro plano, a sombra de um casal. Poderia ser um pouco mais clara, entretanto, tiraria o clima de mistério...
(nota: 4,50  de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: Folhas brancas com letras medianas pretas que facilitam a leitura. Diferenciadas quando muda a narrativa de interlocutor, facilitando a identificação de quem narra determinada parte da história.
Dividido em cinco Livros bem sinalizados com gravura, facilita a identificação na mudança de narrativa, inclusive a mudança de letra também facilita tal identificação.

* Ponto a ser reavaliado = não tem sumário.

(nota: 4,50  de 5,00)

- FORMA DE ESCRITA: Narrativa em 1ª pessoa do singular, intercalada entre as personagens do livro; mostra a intensidade dos sentimentos e opiniões de forma bem pessoal.

(nota: 5,00  de 5,00)


CITAÇÃO: “-Somos mulheres, trazemos em nossa carne a essência de Eva. Eva, que convenceu Adão a conhecer o pecado.  Temos o poder sobre os homens; menina. Somos mulheres, e depois desta noite, você também será uma. Somos capazes de agregar e desagregar famílias, conduzindo a cabeça dos homens, dos quais conseguimos guiar os instintos, conforme nossa vontade.” (pág. 236)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: O livro é bem escrito e bem situado na  época Renascentista, onde a arte fluiu de forma mais criativa, na Itália de Michelangelo e outros grandes artistas pintores. E a criatividade em inserir as personagens em cenário tão vívido, foi um grande insigth do autor, pois mostra pesquisa profunda sobre arte e fatos da época, transportando o leitor à uma época de mudanças históricas no século XVI.

As personagens bem construídas dentro da trama mostra a intensidade dos relacionamentos e o fortalecimentos dos laços de afeto e carinho. Faz com que o leitor envolva-se profundamente com a leitura e apaixone-se por cada nuance da personalidade única de cada personagem, principalmente dos principais: LORENZO, que é único em seu estilo e caracterização e CARMELA, com sua ingenuidade quase infantil, porém com força interior e passional exclusiva e instintiva.

O autor demonstra sensibilidade, conhecimento, criatividade e soberania na forma como expressa as palavras, as situações coerentes e a cadência dos fatos, mostrando o quanto a escrita é profunda e deixa marca indelével no leitor. Une mistério, segredos, aventura, arte, mortes, sangue, inveja, vingança, laços familiares e amor, tudo em dosagem certa, precisa.

Todos os pontos ocultos são esclarecidos no decorrer da narrativa, todos os questionamentos são respondidos, sem deixar nenhuma aresta solta.

Final perfeito e leitura envolvente! Em uma palavra, diria que o livro é: ARREBATADOR!

*Ponto a ser reavaliado = um detalhe técnico incoerente: como uma pessoa analfabeta, consegue deixar um bilhete(em determinada passagem do livro)?  

SUGESTÃO AO AUTOR: Faça uma continuidade da história, pois LORENZO é irremediavelmente apaixonante e merece perpetuação!

SOBRE O AUTOR: Rubens Conedera



Obra: Carmela e Lorenzo

BIOGRAFIA:
Meu nome é Rubens Conedera, Nasci em 1978 e estudo Licenciatura em História na UFPEL, sou casado, tenho uma filha e estamos esperando outra menina. Trabalho no comércio, como técnico em manutenção.

Outras obras do autor:
Conspiração
O Indulto 


NOTA: 5,00 de 5,00

 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro

cheirinhos:)
Rudy

PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios, obrigada!
Comenta - Recados e Imagens (8973)

21 comentários:

  1. Quando li esse livro, me apaixonei por todo ele.
    Como todo amante apaixonada, zelo, sinto ciumes e sonho com Lorenzo e seu Universo.
    Rubens é uma pessoa fantástica, criativa e sensível > não poderia ter escrito um livro que não seja nesses ingredientes citados acima.
    Rubens, beijos, desejo e espero muito sucesso.
    Rudy, um abraço e ainda bem que você não revelou o segredo de Lorenzo!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adriana!! Você é uma pessoa incrível!!

      Excluir
  2. Fiquei ansioso quando Rudy escolheu meu livro como prêmio de uma promoção do Clube dos Novos Autores,aguardando por sua avaliação e resenha. Agradeço pela resenha e por apontar os pontos a serem corrigidos e melhorados. Sempre acompanhei as resenhas da Rudy neste blog maravilhoso!!!
    Rudy, obrigado e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Gente ando lendo resenhas tão boas e essa é uma delas. muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Cada vez com mais vontade de ler esse livro.
    Parabéns pela resenha.
    Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, pelo que parece um excelente livro

    ResponderExcluir
  6. Não faz parte de nada do que eu já tenha lido... apenas assistido. Me lembrou bastante bons romances que a gente se impressiona no cinema, não é?
    Ansioso para descobrir esse "segredo de Lorenzo"!!! Hehehe
    Parabéns a Rudy pela ótima resenha, sempre me fazendo colocar um livro a mais na minha lista!!!
    Parabéns pela obra, Rubens!!! Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha. Parabéns a resenhista e também ao autor, fiquei super curiosa pra ler o livro!

    ResponderExcluir
  8. ;oi, Rudy, estava muito interessada em ler este livro, espero que ele venha para mim no book- tour do CNA. Fiquei mais interessada ainda depois de sua resenha;
    Bjão www,tribodolivro .com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, muito bem feita e dividida. Só uma opinião: não acho que em livro literário seja necessário sumário, mas... Ao autor, parabéns. Sempre leio sobre o seu livros. Tenho muita vontade de lê-lo. Sorte a todos.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da resenha! E confesso que fiquei muito curiosa para ler o livro. Ele tem dois ingredientes que adoro: amor e mistério. Vai entrar para a minha listinha...

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha Rudy !!! Você detalhou cada ponto do livro *----* . Adorei ! *O* .

    Também acho que a capa deveria ser revista ~.~ , vendo pela tela do pc não dá para perceber os detalhes :c .

    Enfim, a história parece ser ótima ! *-* . Fiquei louca para conferir *-* rsrs'.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha. Por meio dela pude ver o quanto o livro é interessante.
    Parabéns Rubens pela obra instigante.
    Eu também sou licenciado, mas no meu caso em Biologia e trabalho em próprio comércio.
    Gostei muito desse blog e também da resenha, meus parabéns a resenhista pela sinceridade, por ser concisa e precisa em sua resenha, adorei mesmo.
    Boa sorte e muito sucesso com esse livro amigo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha Rudy!
    Esse livro parece ser muito bom! A capa é muito bonita e cheia de detalhes. Adorei.
    Beijos.
    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha,
    O livro parece ser um doce.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oiee! Adorei a resenha. Pelo o que vc disse o autor soube deixar bem clara a época na qual o livro se passa e olha q eu acho bem difícil tratar de outras décadas e séculos. Eu particularmente tenho uma grande dificuldade. rsrsrs
    Mas pela sua resenha, percebemos que houve toda um laboratório e que o livro não foi escrito sem conhecimento de causa. Parabéns ao autor!
    Sucesso p ambos.
    Bjos
    Lilo
    Redenção, já em pré-venda

    ResponderExcluir
  16. Parabens pela resenha, apresenta bem o conteúdo do livro. Torço pelo sucesso.
    Abraço.
    J.C.Hesse

    ResponderExcluir
  17. Meus parabéns ao responsável pela resenha, ficou tudo bem claro, e parabéns tbm ao autor Rubens Conedera por usar seu grande talento para enriquecer nossa literatura com esta obra prima.. Sucesso!! Estão fazendo um ótimo trabalho..

    ResponderExcluir
  18. Rudynalva, meu nome é Chaiene e sou autor do livro Os Filhos do Tempo da Modo Editora. Gostaria de enviá-lo para sua apreciação e resenha, se possível. Por favor remeter o endereço para postagem do livro. Meu email: chaiene13bsx@yahoo.com.br. Meu blog: www.vivendolivroseideias.blogspot.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Olá vim retribuir a sua visita lá no blog Magiasbook e agradecer pelas belas palavras que deixou por lá.
    Assim como vc sou fã desse romance amei a estória de Carmela e Lorenzo um amor intenso e puro sem maldades.
    E claro que Rubens vai dar continuação nesse amor,estou contando para ler logo.
    Um grande abraço,
    Alexandra
    Magiasbook

    ResponderExcluir
  20. Parece ser um livro bem bonito, sensível e com uma história bem escrita, bem contada.
    Livros sobre muitas épocas passadas são difíceis as vezes de nos encantar, né? Mas se o faz, é porque são ótimos mesmos.
    Fiquei com vontade.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy