LIVRO : “UM PASSE DE MÁGICA”
TÍTULO ORIGINAL: “THEY DO IT WITH MIRRORS”
AUTOR: AGATHA CHRISTIE
TRADUÇÃO: MILTON PERSSON
EDITORA : NOVA FRONTEIRA/L&PM POCKET
PÁGINAS –197
1ª EDIÇÃO MARÇO 2006 L&PM POCKET
REIMPRESSÃO FEV 2009 (TEXTO INTEGRAL)
Ano de Lançamento: 1952
CATEGORIA: FICÇÃO INGLESA
ISBN: - 85-209-1878-6 (NOVA FRONTEIRA)
85-254-1539-1 (L&PM POCKET)
CITAÇÃO: “ – Minha cara senhora, todos nós somos loucos – disse, enquanto a fazia passar pela porta. – Eis aí o segredo da vida. Todos nós somos meio loucos.” (pág. 58)
RESUMO SINÓPTICO:
“Coisas estranhas têm acontecido em Stonygates, antiga mansão de Carrie, velha amiga de Miss Marple. A casa vive repleta de pessoas, pois a família de Carrie é numerosa e, além disso, o lugar abriga uma escola-reformatório para crianças carentes e delinquentes. Três crimes acontecem na mansão: o marido de Carrie sofre uma tentativa de assassinato, o enteado dela é morto e a própria Carrie quase é envenenada. Será Miss Marple capaz de proteger a sua amiga e ajudar a polícia a desvendar a identidade do criminoso?”
Ruth, amiga de Miss Marple, pede-lhe que cuide de sua irmã Carrie, a qual Ruth tanto ama e presa por seu bem-estar. Está preocupada com a irmã, mesmo sem saber o motivo de tal preocupação. Miss Marple como boa amiga que é, vai passar uns dias em Stonygates, mansão onde vive Carrie Louisie, e mais um batalhão de pessoas, todas ligadas de alguma forma a Carrie. Sem contar que além da Mansão há uma escola-reformatório no local, que abriga crianças carentes e delinquentes.
Uma das atividades é a formação teatral, comandada pelos enteados de Carrie e é através das encenações teatrais que Miss Marple consegue desvendar mais um dos intricados mistérios.
CITAÇÃO: “O inspetor Curry ficou louco de vontade de dizer: ‘Um porco talvez seja capaz de voar, mas como pássaro me parece pouco provável.’” (pág. 155)
ANÁLISE TÉCNICA:
-CAPA = Simples como é a marca da série POCKET; com duas garoas andando na rua de calçamento, elas tem saia plissadas e estão segurando aberta, como se caminhassem brincando. Condizente com a época em que o livro foi escrito. A contra capa com a sinopse e foto da autora.
Feita por Nectar Design sobre foto de Herbert list 1953.
(nota: 4,00 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: Livro 10cm x 17cm, formato bolso; páginas brancas com letras medianas; capítulos seguidos, marcados por numeração.
(nota: 4,50 de 5,00)
- ESCRITA: Narrativa elaborada e rigorosa, como são os livros da autora, rica em vocabulário e termos antiquados, como: ‘CABELO ESCOVINHA’ e ‘CANCHA DE BOCHA’.
Encontrado um único erro de concordância na pág. 27.
(nota: 4,80 de 5,00)
CITAÇÃO: “- Provavelmente. Mas um cenário teatral também faz parte da realidade, não faz, Mr. Restarick?
- Não estou entendendo bem o que o senhor quer dizer, inspetor.
- Bom, ele é feito de coisas reais... tela, madeira, tinta e papelão. A ilusão está no olho do espectador, não no cenário, propriamente dito. Que, como já observei, faz parte da realidade, tanto atrás como na frente dos bastidores.” (pág. 165)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
Analisar uma escritora da estirpe de Agatha Christie é uma tarefa árdua ao tempo que prazerosa. Sem deixar de seguir a linha do mistério, da dúvida e das artimanhas esse é mais um dos livros que coloca o leitor a pensar e tentar descobrir, através das pistas e diálogos entre os protagonistas, quem realmente é o responsável pelos crimes ocorridos no livro.
Agatha utiliza-se da análise psicológica dos perfis das personagens e forma uma trama intricada, ao mesmo tempo, estimulante e instigante. Não é à toa que é considerada a Rainha do crime. O que chama a atenção e nesse livro não é diferente, é a utilização de venenos elaborados na composição das mortes, o que indica uma personalidade feminina, porém, tudo pode acontecer, qualquer um pode ser o assassino...
Leitura recomendada!
NOTA: 4,80 de 5,00
CHEIRINHOS
RUDY
PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra nos sorteios, obrigada!
adoro Agatha Christie, seus livros são fantásticos!
ResponderExcluirBoa tarde Rudy,
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro da Agatha Christie, tenho muita curiosidade, parabéns pela resenha...abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Parece ser um dos melhores da Agatha,
ResponderExcluirtem cara de ser daqueles que a gente fica o livro todo imaginando que é uma coisa, mas na verdade é outra beeeeem diferente! kkkk
bjs
Ana!
ExcluirSou bem suspeita para falar porque amo todos os livros dela.
Domingo carregadinho de luz e paz!
cheirinhos
Rudy