29/04/2012

RESENHA #26 - "O ESPIÃO" - CLIVE CUSSLER E JUSTIN SCOTT


LIVRO  : “O ESPIÃO – UMA AVENTURA DE ISAAC BELL”
TÍTULO ORIGINAL: “THE SKY”
AUTOR(ES): CLIVE CUSSLER E JUSTIN SCOTT
TRADUÇÃO: HENRIQUE AMAT REGO MONTEIRO
EDITORA : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –416
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE AMERICANA
ISBN: - 978-85-63219-98-5

 

CITAÇÃO: “-Nunca duvidei da sua percepção e da sua capacidade de observação. Mas estou impressionado com o alcance e a magnitude de seus conhecimentos especializados: química, engenharia, fabricação de documentos. De um só gole, você impediu o avanço da artilharia americana e enviou ao Congresso deles o recado de que a sua Marinha é corrupta.” (pág. 17)

ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = Interessante, tipo história em quadrinhos, vermelha, preta e branca, um navio em meio a tormenta. E o mais interessante é a letra I de Espião em figura de um homem, que pelas características do livro, é o próprio Bell, fantástico. Feita pela equipe da Novo Conceito.
(nota:  4,50 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: Folhas amareladas, letras medianas e pretas. Diagramação simples. Capítulos com números e títulos. Feita pela Crayon Editorial Ltda.
(nota:  4,50  de 5,00)
- ESCRITA: Narrativa em 3ª pessoa, intercalada com diálogos entre os protagonistas.
(nota: 4,50 de 5,00)
CITAÇÃO: “-Discrição é sobrevivência. As derrotas e vitórias devem ser acompanhadas de silêncio, após o ocorrido, à distância.” (pág. 243)

RESUMO SINÓPTICO: É 1908 e acumulam-se tensões internacionais enquanto o mundo caminha inexoravelmente para a guerra. Após um talentoso projetista de canhões de couraçados morrer em um aparente suicídio, sua filha, angustiada, recorre à lendária Agência Van Dorn para limpar o nome do pai. Van Dorn põe seu principal investigador no caso, Isaac Bell, que logo percebe que as pistas apontam não para suicídio, mas para assassinato. E quando se seguem outras mortes mais suspeitas, fica evidente que alguém — um ardiloso espião — está orquestrando a eliminação das mentes tecnológicas mais brilhantes… Mas isso é apenas o começo.”
Arthur Langner construía armamentos para a marinha americana, além de ser pintor. Tem uma filha Dorothy Langner que inconformada com a parecer de suicídio do pai, procura a Agência Van Dorn para limpar seu nome e provar que não cometeu suicídio.
Isaac Bell é o principal investigador particular da Agência Van Dorn que o destaca para resolver o caso. Embora as evidências provassem que Arthur havia mesmo cometido suicídio, a intuição de Bell em alerta o fez pegar o caso. Daí por diante se depara com outros ‘acidentes’ que levam a morte das mais inteligentes mentes voltadas a construção e engenharia naval.
Uma sucessão de fatos inexplicáveis leva a conclusão que há um Espião trabalhando para incitar a guerra entre Inglaterra, Alemanha, Japão  e EUA. E Bell com toda astúcia e experiência chega cada vez mais perto do Espião e corre cada mais o risco de vida.
CITAÇÃO: “O choque abalou todas as fibras do seu corpo. A dor e a escuridão envolveram sua cabeça. Sentiu-se vagamente consciente de que os braços e as pernas tinham se soltado e agitavam-se, como os membros de um espantalho, enquanto continuava a rolar  sobre a grama. Não teve força para reuni-los de volta. A escuridão se aprofundava. Depois de um tempo, teve a vaga impressão de que parara de se mover. Ouviu uma batida de tambor. O chão abalou-se sob seu corpo. Então, a escuridão fechou-se por completo e seu corpo permaneceu inteiramente imóvel.” (pág. 302)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Em uma trama perfeita o enredo traz detalhes sobre a fabricação de armamentos navais, construção de turbinas e a evolução náutica do início do século XX.  Os autores escrevem um livro elaborado, mesmo que mostrando a supremacia americana sobre as outras nações.
O livro é o 3º de uma série de 5 escritos pelos autores, mas em nada interfere na leitura e entendimento. É independente e não sugere continuação.
O mais interessante é a personalidade forte de Bell, a sinceridade e a capacidade de enfrentar cara a cara o inimigo, sem se intimidar. É forte, astuto e inteligente, aos poucos vai derrotando cada aliado do Espião sem medo ou receio de seguir em frente, mesmo quando sua noiva Marion, é ameaçada.
A meu ver o enredo é desenvolvido de forma inteligente e sucessiva, de fácil entendimento e em determinados momentos, até nos vemos torcendo pelo sucesso do investigador, devido a sua persistência. 
Um único ponto é questionável: a tremenda sorte que Bell tem, sempre sagrando-se vencedor em todos os acontecimentos perigosos, além de conseguir com que os envolvidos falem sem submetê-los a tortura.
Muito bom romance policial.
NOTA: 4,00 de 5,00

  smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)

SOBRE O AUTOR: 
CLIVE CUSLLER.


Clive Cussler nasceu em Aurora, no Illinois, e cresceu em Alhambra, na Califórnia. Por dois anos estudou no Pasadena City College e depois alistou-se na Força Aérea durante a Guerra da Coreia. Aí ascendeu a sargento e trabalhou como mecânico e engenheiro de voo para o Serviço de Transporte Aéreo Militar.
Cussler casou-se com Barbara Knight em 1955, ficando viúvo em 2003. Tiveram três filhos — Teri, Dirk e Dayna —, que lhe deram quatro netos.
Após a sua dispensa do serviço militar, Crussler trabalhou na indústria da publicidade, primeiro como redator de material publicitário e logo a seguir como diretor criativo para duas das agências de publicidade mais importantes dos Estados Unidos[1]. Como parte da sua tarefa Cussler porduziu anúncios para a rádio e televisão, muitos dos quais obtiveram prémios internacionais, incluindo um prémio no Festival de Cinema de Cannes, o festival de cinema publicitário de Cannes.
Na sequência da publicação em 1996 da sua primeira obra de não ficção The Sea Hunters, Cussler graduou-se como Doutor de Letras em 1997, outorgado pelo Conselho da State University of New York Maritime College, que aceitou o seu livro ao invés de uma tese de doutoramento Ph.D. Foi a primeira vez, em 123 anos de história da faculdade, que se concedeu um doutoramento desta forma.
Cussler é colaborador do The Explorers Club de Nova Iorque, da Real Sociedade Geográfica em Londres, e da Sociedade Americana de Oceanógrafos. (Wilkipéia)
BIOGRAFIA:     
Mediterrâneo, Saída de Emergência, 2010, ISBN 9789896372088 (The Mediterranean Caper, 1973)
    A Chantagem do Vixen 03, Círculo de Leitores, 1982 (Vixen 03, 1978)
    Exploração Nocturna, Círculo de Leitores, 1983 (Night Probe!, 1981)
    Pacífico, Saída de Emergência, 2011, (Pacific Vortex!, 1983)
    A Morte que Veio do Mar, Europa-América, 1986 (Deep Six, 1984)
    Ouro Inca, Edições Temas da Actualidade, 1995, (Inca Gold, 1994)
    Serpente, Saída de Emergência, 2008, (Serpent, 1999)
    Ouro Azul, Saída de Emergência, 2008, (Blue Gold, 2000)
    Gelo Ardente, Saída de Emergência, 2008, (Fire Ice, 2002)
    Morte Branca, Saída de Emergência, 2009, (White Death, 2003)
    Cidade Perdida, Saída de Emergência, 2007, (Lost City, 2004)
    Mutação Polar, Saída de Emergência, 2006, (Polar Shift, 2005)
    Desvio Polar, Saída de Emergência, 2009, (Polar Shift, 2005)
 SOBRE O AUTOR: 
JUSTIN SCOTT

 Justin é o proprietário da Consultoria Ziggy. Ele passa seus dias elaboração de aplicações web para uma variedade de clientes e gosta de compartilhar sua paixão pela tecnologia de Internet com outras pessoas. Quando ele não está colada ao computador, ele gosta de passar tempo com sua família, assistir a filmes estrangeiros, e fazendo uso de seu certificado de piloto privado. Ele possui um diploma de Bacharel em Ciência em Gestão da Aviação de Everglades University e é um Certified avançada Desenvolvedor ColdFusion.
Vinte e seis romances incluem o Shipkiller e Normandie Triângulo, o Ben Abbott série policial, e cinco thrillers mar modernas publicados sob seu pseudônimo Paul Garrison. Ele é o co-autor com Clive Cussler de The Wrecker, The Spy, e a corrida. Ele mora em Connecticut.

CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!

  PARCERIA 1#

CHEIRINHOS
RUDY MASCOTE BABY CORUJA ALEGRIA!





Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.
  

PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios e faz uma blogueira feliz,  obrigada!
 Comenta - Recados e Imagens (8990)Caixas de Presentes - Recados e Imagens (12691)

Sua sorte do dia (29 de abr)
"Os fracos nunca perdoam. O perdão é uma virtude dos fortes"

8 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Rudynalva! Estou ansiosa para ler O Espião! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Interessantíssimo! Fiquei super curiosa para ler, com certeza é um livro incrível!
    Suas resenhas são incríveis, Rudy!

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo! Fiquei super curiosa para ler, com certeza é um livro incrível!
    Suas resenhas são incríveis, Rudy!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, fiquei muito curiosa para ler o livro... Adoro quando tem assuntos de "alguns" anos atras.

    ResponderExcluir
  5. Querida adorei a reesenha fiquei super curiosa pra conhecer o livro!
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bem envolvente, uma trama perfeita. Estou curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto muito de romances policiais, mas esse achei bem interessante, diferente, uma trama bem amarrada.
    Anotado aqui!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Super bom de ler, arrisca amiga.
      Bom carnaval com moderação.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy