20/05/2012

RESENHA #28 - "ESTILHAÇA-ME" - TAHEREH MAFI


LIVRO  : “ESTILHAÇA-ME”
TÍTULO ORIGINAL: “SHATTER ME”
AUTORA: TAHEREH MAFI
TRADUÇÃO: ROBSON FALCHETTI PEIXOTO
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS – 304
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE AMERICANA/ROMANCE FANTASIA
ISBN: - 978-85-63219-90-9

 


CITAÇÃO: “Queria poder rechear a boca de gotas de chuva e encher os bolsos de neve. Queria poder traçar as veias de uma folha caída e sentir o vento beliscar o nariz.” (Pág. 36)


ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = Prateada e preta, brilhante e belíssima, com uma mulher linda de vestido branco, como se fosse uma explosão ao fundo. Condizente com a história do livro. Feita pela Equipe Novo Conceito.

(nota:   4,80 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:  Folhas amareladas com letras pretas e um pouquinho maior do que a média, facilitando a leitura.

Capítulos são marcados por números grandes com logotipo como se fossem raios, simples.

Formato/Acabamento: 16x23x1,9
Peso:
0.445 kg
Preço Sugerido:
R$ 29.90

(nota:  4,50  de 5,00)

- ESCRITA: Em primeira pessoa, narrado por Juliette, a protagonista do livro. Tem certo toque poético.
* O que pode ser melhorado é a revisão, porque existem pequenos erros de ortografia.

(nota: 4,00 de 5,00)


RESUMO SINÓPTICO: “Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.

Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.


Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.


"Estilhaça-me" é um romance fantástico, que intriga, angustia e prende o leitor até a última página com uma história surreal que mistura amor, medo, aventura e mistério e traz um desfecho surpreendente.”
 
Juliette abandonada por todos, tem apenas 17 anos e se vê enclausurada, presa por anos em um hospital psiquiátrico. Tinha como companheiro apenas seu caderno enrolado e uma caneta quebrada, quase sem tinta, que economizava ao escrever. Algumas vezes repetia três vezes as palavras.

Adam era um militar infiltrado para descobrir se Juliette estava lúcida ou não e para tal tarefa, ele é colocado na mesma cela de Juliette. Ela logo o reconhece, haviam estudado juntos e ele era sua grande paixão escondida. Adam não dava sinal de tê-la reconhecido.

Warner chefe de um dos 3.333 setores do Restabelecimento, controla tudo com mãos de ferro tem apenas 19 anos e é um verdadeiro ‘carrasco’. Observa Juliette há muito tempo, sabe tudo sobre sua vida e pretende tê-la como aliada na guerra. Acaba  obcecado cada vez mais por Juliette.

Juliette apesar de todo poder que tinha, sentia-se inferiorizada e não suportava usar seus poderes, achava que era um fardo e sofre ainda mais humilhações, até descobrir que Adam poderia tocá-la sem ser machucado. Agora tinha um objetivo pelo qual poderia lutar...


CITAÇÃO: “Você é o único que sempre se importou. – Meus olhos se enchem de lágrimas e eu pisco para contê-las e sinto o fogo na garganta e tudo tudo tudo dói. O peso do dia inteiro estatela em mim, ameaça querbrar meus ossos. Quero chorar de felicidade, de agonia, de alegria e pela falta de justiça. Quero apalpar o coração da única pessoa que se importou.” (pág. 196)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: O início do livro é um tanto estranho e enfadonho, com muita repetição de palavras feitas pela protagonista. Começa a fica bom mesmo depois do terceiro ou quarto capítulo, quando os fatos e acontecimentos vão se encaixando e se começa realmente a entender a história.

Daí por diante mergulhei inteiramente nesse romance intenso, tenso, doloroso e que mexe com o psicológico, nos faz questionar a índole e a personalidade das pessoas e até onde pode ir a sede de poder e dominação.

Um novo mundo é revelado, entretanto, não longe de nossa realidade natural, onde em breve não teremos mais água e alimentos livres de ‘envenenamento’ de algum tipo. É uma ficcção quase real e cheia de amor. O romance permeia todo livro, sem no entanto, se concretizar totalmente. 

O livro ao final, é surpreendente e vale muito a pena a leitura.

NOTA: 4,30 de 5,00


SOBRE A AUTORA: 


Tahereh Mafi é uma garota. Ela nasceu em uma cidade pequena em Connecticut e, atualmente, mora no Condado de Orange, Califórnia, onde o clima é um pouco perfeito demais para seu gosto. Quando não consegue achar um livro, ela é vista lendo embalagens de balas, cupons e receitas antigas. Estilhaça-me é seu primeiro romance. Você pode visitar o www.taherehmafi.com ou segui-la no Twitter (@TaherehMafi).

VEJAM O BOOKTRAILLER.



CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO.



CHEIRINHOS
RUDY 


  BLOGUEIRINHOS DO BEM!

Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.

  PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios e faz uma blogueira feliz,  obrigada!

 Comenta - Recados e Imagens (8980) 


Sua sorte do dia (20 de mai)
" Quem troca o velho pelo novo sabe o que deixa, mas não o que irá encontrar.. "

8 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Rudynalva! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. suas resenhas deixam sempre gostinho de quero mais, eu leio e fico me moendo de curiosidade pra ler o livro!
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, a protagonista tem exatamente minha idade e fiquei muito intrigada com isso de ela não poder tocar em nada... Ah Rudy, agora fiquei curiosíssima para saber o porquê disso.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. EStou louca para ler e com sua resenha avaliuando em 4,5 já sei que vou amar!!!

    ResponderExcluir
  5. Pelo jeito se eu ler também gostarei, pq as notas que tu dá nas resenhas acho boa de acordo com a resenha.. gostei, bjos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha, muito boa e rica em detalhes!
    O tema parece ser bem interessante e acho que vou gostar dessa leitura.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  7. Já li muitas resenhas e Estilhaça-me e cada vez mais quero ler o livro. Acredito que não vou me decepcionar.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy