19/11/2012

RESENHA #64 - "O COMEÇO DO ADEUS - Aprendendo a se despedir..." - ANNE TYLER



LIVRO  : "O COMEÇO DO ADEUS - Aprendendo a se despedir..."
TÍTULO ORIGINAL: "THE BEGINNER'S GOODBYE"
AUTORA: ANNE TYLER
TRADUÇÃO: ANA PAULA CORRADINI
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS – 207
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA/ROMANCE
ISBN: - 978-85-8163-039-7



O Começo do Adeus



CITAÇÃO: "Nada mais havia para qualquer um de nós dizer, apesar de sentir uma estranha relutância em permitir que ele desligasse. Por um momento, enquanto ele falava, Dorothy tinha sido, de novo, como era antes: voluntariosa, firme e teimosa. Não a vítima passiva que tinha se tornado em seus últimos dias." (pág. 47)


ANÁLISE TÉCNICA: 


-CAPA = de Jorge Parede. Mulher deitada de bruços com um livro aberto em cima da cama e olhando para parede (?) de forma pensativa.

Título em alto relevo dourado.

Apesar de bem bonitinha a capa, a meu ver, nada tem haver com o livro...

(nota: 3,80   de 5,00)


-DIAGRAMAÇÃO:  feita pela Crayon Editorial. Tem folhas amareladas e letras pretas, boas para leitura. Tem nove capítulos apenas numerados e ao final, uma folha falando sobre a autora.

Simples por demais como toda diagramação feita pela Crayon.

Formato/Acabamento: 16x23x1,4

Peso: 0.32 kg

(nota:  3,70  de 5,00)


- ESCRITA: em 1ª pessoa feita com as observações de Aaron, o principal protagonista do livro. Um relato simples e sem muita emoção.

(nota:  3,80 de 5,00)


CITAÇÃO: "Ela usava um jaleco branco tão engomado que talvez pudesse ficar de pé sozinho, mas suas calças estavam amassadas e enrugadas, em parte porque eram compridas demais para ela. Elas se acumulavam sobre os sapatos, mais parecidos com tamancos, e se prendiam na parte de trás do salto. Isso fazia com que ela parecesse ainda mais baixa, e mais larga também. Dorothy estava de pé, próxima a uma estante de livros, quando a recepcionista me levou até seu consultório. Estava consultando um volume grande e pesado e, como tinha miopia, havia empurrado os óculos para cima da testa, o que lhe dava um aspecto de quatro-olhos muito peculiar, que me fez sorrir no instante em que vi. Mas, mesmo à primeira vista, gostei de seu rosto largo e bronzeado e de sua expressão tranquila. Eu me parabenizei ao perceber que o cabelo curtíssimo, que não a favorecia, era - como se diz - "mais negro que a asa da graúna"," (pág.113)


RESUMO SINÓPTICO:   

Aaron é um homem de 36 anos que tem problemas no braço e na perna direita, além de hesitação ao falar (tipo uma pequena gagueira), desde a infância devido a uma doença. É editor da editora da família e não é muito sociável. Era casado com Dorothy, médica dedicada que não se importava com a aparência física, nem com afazeres domésticos, era dedicada a sua profissão e 8 anos mais velha que Aaron.


Dorothy morre após uma árvore do jardim cair em cima da casa e dela... Aaron fica arrasado e tenta retomar a vida, o que é bem difícil... até que Dorothy começa a aparecer em lugares inusitados e ele começa a melhorar seu ânimo, ao tempo que tentam resolver problemas pendentes durante o casamento que já não ía tão bem, apesar do amor que sentiam.


Durante a reforma da casa Aaron volta a morar com Nandina, sua irmã mandona e autoritária, de quem sempre tentou se afastar desde a infância para poder ter um pouco de independência. Passa a ter uma visão diferente da irmã e entender que tudo que fez e faz é apenas por amor...



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Serei bem sincera como sempre faço, apesar de ser um Bestseller  do The New York Times, achei o livro bem morno, sem grandes picos emocionais, sem grandes expectativas e sem grandes fatos e acontecimentos.


As personagens são bem definidas tanto em suas características físicas como em suas personalidades, os elos emocionais entre as pessoas, são fortes e cheios de convicção, entretanto, na minha opinião faltou alguma coisa... quem sabe talvez uma definição maior do real sentido do livro. As aparições de Dorothy não são tão definidas em seus objetivos e abruptamente, o livro toma um rumo totalmente  diferente no último capítulo.


O que ficou de bom para mim foi a importância da família em nossas vidas e que, devemos tentar resolver todos nossos problemas em relação as pessoas que convivem conosco para não deixar nada pendente caso a morte nos acometa de forma inesperada, que devemos fazer mais o que nos agrada do que tentar agradar aos outros e nos sentirmos infelizes!


É um livro mediano e constante, sem grandes emoções!


NOTA :  3,40 de 5,00

 smiley livrosmiley livrosmiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)Smiles - Recados e Imagens (6279)

BOOKTRAILLER:





SOBRE A AUTORA: 





Anne Tyler nasceu em Minneapolis, Minnesota, em 1941 e cresceu em Raleigh, Carolina do Norte. Este é seu 17º romance. Um deles ganhou o prêmio Pulitzer em 1988. Membro da Academia Americana de Artes e Instituto, ela mora em Batimore, Maryland.

CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!


PARCERIA 1#

cheirinhos
Rudy



 

Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo. 
PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios e faz uma blogueira feliz,  obrigada!
 
 Sua sorte do dia (19 de NOV)     
"O maior erro na vida é ter medo de errar . 
Não tenha medo de ir devagar; só tenha medo de ficar parado. "

 

20 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, em breve comprarei :D

    Menino Lendo
    @Dudu_Magalhaes1

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Rudynalva! Estou ansiosa para ler O Começo do Adeus e espero não me decepcionar. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. A suas resenha são super detalhadas...super legal...Mas, mesmo a estoria não tendo tantas emoções... eu gostaria de lê-lo, livros com estorias simples sempre me conquista!

    ResponderExcluir
  4. Adoro dramas, interessei-me em ler. A capa é bonita.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, embora eu não goste muito do genero do livro, eu prefiro mais livros de fantasia, mas quem sabe eu num dou uma chance a ele!

    ResponderExcluir
  6. Acho q quero ler... cheio de problemas de família, é o q parece.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha pela sinceridade, me mostrou exatamente como era o livro, que não é do meu estilo. Acho que não irei le-lo rsrs, mas pelo menos com essa resenha pude perceber isso! Obrigada hhahaha

    ResponderExcluir
  8. Já li algumas resenhas sobre o livro e tive a mesma impressão que a sua. Parece um livro com potencial, mas mal explorado. Não consegui ficar com vontade de ler, aparentemente é triste demais para o meu gosto.
    Bjkas!
    Monique Martins
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser interessante. Acho que vou ler.

    ResponderExcluir
  10. Acho que a lentidão do livro se deve mais às idades dos personagens, quando eles são mais jovens os livros são bem mais dinâmicos...
    Mesmo assim acho que compro se ver por aí...
    A capa é linda, mas pela resenha também não entendi o que ela tem a ver com a história? Novo Conceito faz isso as vezes né...

    Beijos
    http://promocoesnaprateleira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Livro com uma leitura mais calma, parece não te prender na história. Com personagens simples e com uma história diferente

    ResponderExcluir
  12. Quando vi esse livro, fiquei imaginando o que a capa tinha a ver com o título, a não que a mocinha da capa estava pensando em tomar alguma decisão. Depois li resenhas e comentários e agora pergunto: o que a capa tem a ver com a história? Nada. Mas o que importa é o conteúdo e quero ler o livro. Amei a resenha que como sempre está perfeita.

    ResponderExcluir
  13. Olá eu prefiro romances açucarados, quando comecei a ler a resenha me empolguei pensei que era o romance dele com a Dorothy, mas fiquei triste quando ela morre.

    ResponderExcluir
  14. Boa resenha o livro da Anne Tyler convida o leitor a embarcar num mundo de grandes emoções,acompanhar a história de Aaron parece ser emocionante e triste ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não achei esse livro tão interessante ao ponto de comprá-lo. Mas se tiver oportunidade (ganhá-lo ou algum amigo emprestar), eu leio. Uma pena que a autora tinha "a faca e o queijo na mão", mas não soube aproveitar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Acredito que o livro quis exatamente isso: mostrar a base familiar e o passar da vida de forma a na morte, deixar as coisas "em pratos limpos".
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. O livro sempre me passou essa impressão de não ter grandes emoções, e não é o tipo de historia que me agrada. Apesar de ter uma lição para pensarmos, não é um livro que me atrai. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  18. Muito comovente, a historia é bem funda, ou seja, nos fazem chorar mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Achei muito legal a resenha. O livro parece ser dramático, não sou muito ligada em livros assim, mas gostei.

    ResponderExcluir
  20. Parece ser um livro beeeeem morno.
    Mas que nos faz repensar sobre nossas atitudes sim.
    Quando fala da família é sempre importante, né?
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy