19/12/2012

RESENHA #68 - "BELLE" - LINDSAY PEARSE



LIVRO  : "BELLE"
TÍTULO ORIGINAL: "BELLE"
AUTORA: LESLEY PEARSE
TRADUÇÃO: BÁRBARA MENEZES, CAROLINA CAIRES COELHO E ELISABETE B. PEREIRA
EDITORA  : EDITORA NOVO CONCEITO
PÁGINAS –559
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO INGLESA/ROMANCE
 ASSUNTO: DRAMA/TRÁFICO HUMANO
ISBN: - 978- 85-6321-987-9



Belle


CITAÇÃO: "Conforme a carruagem chacoalhava pelas ruas lotadas ela podia ouvir outros táxis e carroças e os vendedores que chamavam as pessoas para comprar suas mercadorias. Porém, embora os sons familiares a encorajassem a ter esperança de um resgate, em seu coração ela sabia que aqueles dois homens não a teriam sequestrado se não estivessem determinados a silenciá-la definitivamente. Eles provavelmente só estavam esperando deixar a cidade para fazê-lo." (págs 84/85)


ANÁLISE TÉCNICA: 


-CAPA = 

Uma linda jovem de olhos azuis e traços perfeitos, tudo haver com a protagonista do livro. 


Título rosa e em alto relevo e logotipos florais .


A capa é belíssima e inspirativa.


Feita por Esper Leon.


(nota:  4,80  de 5,00)


-DIAGRAMAÇÃO:  da Nhambikwara Editoração é muito bem feita.


Tem: dedicatória, agradecimentos, 39 capítulos com numeração grande (ótima visualização) e logotipos floridos a cada novo capítulo, epílogo e termina falando sobre a autora e como elaborou o livro através de suas pesquisas. Folhas amareladas com letras pretas.


Formato/Acabamento: 16x23x3,7


Peso: 0.784 kg


(nota: 4,50  de 5,00)


- ESCRITA: 

Escrita em narrativa de terceira pessoa, permeada por diálogos intensos, carregados de sentimentos.


Pequenos erros gramaticais e acredito sejam pelo fato de tres pessoas terem feito a tradução e ficou a desejar, mesmo que não atrapalhe a leitura...


(nota:  3,70 de 5,00)


CITAÇÃO: "Ele sorriu e estendeu o braço para acariciar o rosto dela. -Não teria por que eu me arrepender, você é um prazer. Mas estou preocupado com a possibilidade de você se sentir sozinha e entediada. Virei sempre que puder, mas sei que não é a mesma coisa de ter amigos e familiares por perto." (pág. 294)


RESUMO SINÓPTICO:   

Início do século XX onde ainda as carruagens dividiam as ruas com os poucos carros, onde a cultura da época aceitava determinados comportamentos lascivos e uma época onde os costumes e vestimentas eram diferenciados da modernidade, encontramos a protagonista Belle de apenas 15 anos, carreada de inocência e livre da maldade humana, mesmo tendo morado a vida inteira no bordel de sua mãe Anne.


Anne é uma mulher fria, devido as experiências do passado; não demonstra afeto algum por Belle que foi criada por Mog, empregada jovem, discreta e esforçada, amiga de Anne e que cria Belle como sua própria filha, cheia de amor e afeto. A distância de Anne chega a ser cruel em determinada altura e aparenta não gostar de Belle. O engano se desfaz apenas no momento em que se junta a Mog e contrata um investigador para descobrir sobre o sequestro de Belle, mostra que realmente a ama, mesmo sem nunca ter demonstrado.


O sequestro de Belle se dá após ela ter descoberto o que realmente acontecia no estabelecimento da mãe, quando vê Millie entrar com um homem e ser assassinada por ele. 


Mesmo com os esforços de Anne para ocultá-la, o assassino a sequestra, levando-a a Paris e vendendo-a para um prostíbulo. Vê sua inocência ser arrancada a força, é estuprada sucessivamente por vários homens brutos e acaba ficando doente... É vendida novamente e vai para em New Orleans, onde consegue a ajuda de  Étiene que a ensina como ser uma cortesã de luxo e de certa forma, torna-se uma pessoa forte e lutadora, mesmo que em algumas ocasiões, não tenha escrúpulo algum.


Sonha ainda em ter uma vida 'normal', cheia de amor e lembra-se constantemente da família e do único amigo que teve durante toda sua vida inocente: o sincero, tímido e apaixonado Jimmy...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

O início do livro é um tanto lento e maçante, porém após o sequestro de Belle, tudo passa a ficar intenso e não dá para desgrudar do livro. Entra em um ritmo empolgante e aventureiro, tornando a leitura dinâmica e curiosa.


É um livro intenso, triste e doloroso em muitos aspectos, porque retrata sobre um assunto atual que é o tráfico de pessoas. É forte no modo como a protagonista domina a própria vida e muda da total inocência para um comportamento até questionável, não pelo fato de ser cortesã, mas por uma deficiência de caráter. Mesmo a autora querendo imprimir um ar de ingenuidade e de 'mocinha' a protagonista, no final, mostra que ela é audaciosa e até vil... ainda assim, tem sonhos encantados, voltados ao grande amor e uma vida normal.


Interessante poder apreciar uma sociedade totalmente diferente da nossa, vivida no início do século XX. Ver em um mesmo século mudanças contrastante, torna o livro interessante e nos faz pensar em todas as mudanças.


As personagens são bem desenvolvidas, algumas com índoles más, o que torna o drama do livro ainda mais pernicioso e nos faz perceber que de há muito existe maldade e pessoas ruins, que pessoas egoisticamente e apenas em si próprias. 


Confesso que foi uma grande viagem interior, onde pude questionar vários parâmetros e paradigmas, principalmente relacionados aos sentimentos que levam as pessoas a tomarem determinadas atitudes, sobre os relacionamentos familiares e todos os laços que as unem e sobre como os acontecimentos do passado podem mudar nosso comportamento por toda uma vida.


Para quem gosta de um romance não meloso, carregado de drama e cheio de aventuras e conhecimento, é o livro ideal. A abordagem da escritora sobre os vários aspectos sobre o tráfico humano é ainda um adicional que só valorizou o livro.


Muito bom!


CITAÇÃO: "Ele abriu a porta e entrou. Era um quarto pequeno e todo branco, com uma cama de ferro e um crucifixo de madeira acima dela. Uma das enfermeiras tinha deixado uma luz acesa quando escurecera e o cabelo de Belle destacava-se, completamente realçado sobre a roupa de cama branca." (pág. 476)


NOTA :  4,00 de 5,00

  smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)




BOOKTRAILLER:





SOBRE O AUTORA:






Lesley Pearse ouvia dizer, quando criança, que tinha imaginação demais para seu próprio bem. Quando cresceu teve várias experiências, como babá, bunny girl, costureira e mãe em tempo integral, até iniciar uma carreira que permitiria que seu dom aflorasse. Aos 49 anos de idade, tornou-se escritora. Atualmente, mora nos arredores de Bristol. Lesley tem três filhas e dois netos.

Cortesia Editora Novo Conceito. 





cheirinhos
Rudy



Gostou? Clica na tecla g+1 aí em baixo.
PS: Comente, seu comentário vale inscrição extra  nos sorteios e faz uma blogueira feliz,  obrigada!
 

Sua sorte do dia (19 de DEZ)  
"
O pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê a oportunidade em cada dificuldade.
 Por que você não envia uma mensagem hoje para alguém com quem não conversa há anos?"
 

 

30 comentários:

  1. Acredito ser uma história bem interessante, envolvendo sequestro e uma adolescente sem o amor da mãe.
    Sobre o começo do livro ser "maçante", penso que todo começo de livro é assim, difícil um livro te prender logo nas primeiras páginas.
    Porém, ao contrário, ao final de alguns livros o sentimento de perda, saudades, parecendo que esta faltando algo em nossa vida, sentindo a falta dos personagens, cenário...enfim, dos momentos vividos, por nós e os personagens (quase fazemos parte da história rs).
    Heleny Ricci

    ResponderExcluir
  2. Eu li o livro. Achei bem interessante, desdo começo do livro achei um final meio obvio com quem ela iria ficar. Mas desenvolvimento do livro é ótimo o crescimento da personagem ao longo livro é ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudynalva! passei para agradecer.Obrigada por você fazer parte da minha vida mesmo sendo uma amiga virtual, és muito importante para mim.
    Quero aproveitar e desejar um FELIZ NATAL pra você e sua família e que o amor de Jesus ilumine seus dias e que sua vida seja uma extensão da noite de Natal,
    renascendo continuamente em amor e fraternidade.
    Natal, noite de alegria, Canções, festejos, bonança.
    Que seu coração floresça Em amor e esperança! E que 2013 seja muito feliz!!
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, o livro parece ser super envolvente. Gostei muito da resenha, e fiquei curiosa para saber o que ocorre e como o livro irá se desenrolar.
    Quero muito um dia por lê-lo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Tem diversos aspectos que esse livro trabalha que são atraentes e novos para mim. Atraente por conta da Londres antiga S2! Novos: o universo cortesã da época.

    Esse livro tem tudo para me prender, só por ser de época e londrino, mas a história parece trabalhar com os sentimentos e sensações, e sou bem curiosa para lê-lo!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, que capa de livro bonita!!!
    Gostei muito da sua resenha, fiquei curiosa em ler este livro.
    Amo carruagens e personagens antigos.
    Bjos,
    Jake

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha, ainda não li o livro, mas a resenha me deu uma vontade enorme de ler... adoro história de epoca e o livro parece bem empolgante!
    Adorei
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a resenha, essa semana fui à livraria mas nao consegui encontrar .. to super ansiosa pa ler esse livro, a historia me chamou muito a atenção !!

    Espero poder lê-lo
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Uau! Adoro livros com mais de 300 pags, geralmente o comecinho é msm um pouco lento mas depois somos agarrados pela trama de um jeito e não vemos o restante passar.Rudy sua resenha esta otima, me vi querendo saber mais sobre esse livro que agora esta na minha lista de desejos. =)

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Eu tive a oportunidade de ler esse livro e achei sensacional acho que foi um dos melhores livros do ano com certeza. e amei sua resenha beijoss

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro livro de época e este parece ser muito bom!!
    Apesar de ainda não o ter lido, uma amiga minha leu e me disse que ele é muito bom e que vale a pena ler.
    Eu gostei da resenha e ela me motivou ainda mais a lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro me lembrou "Identidade Roubada" que fala de uma jovem que é sequestrada, abusada, acho que um dos melhores livros que já li na vida, muito real apesar de triste... Bom, esse tema de tráfico humano me interessa muito e o fato da menina ter apenas 15 anos prende mesmo o interesse do leitor. A capa é linda e eu quer muito ler esse livro! Odeio romances maçantes, prefiro muito mais uma história que nos leva a refletir... Amei a indicação e parabéns pela resenha!

    Beijos
    http://promocoesnaprateleira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Estou conhecendo seu blog agora, e achei muito interessante a maneira como você avalia, não somente a história, mas todo o contexto do livro. Achei interessante. Esta capa sempre me chamou a atenção positivamente, e mesmo com alguns erros na parte escrita, ainda assim fiquei muito interessada com a história. :D

    ResponderExcluir
  15. Engraçado que não tinha lido nenhuma resenha desse livro ainda, mas pela capa nunca imaginei que fosse um livre intenso, triste e doloroso, muito menos que o tema central era ao tráfico de pessoas! Não é sempre que estou no clima de ler algo mais triste, em geral, prefiro temas sobrenaturais ou romances, mas gostei da sua resenha e apesar da história ser triste, me deu vontade de ler e tirar minha próprias conclusões! :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Muito legal, ja li varias resenhas deste livro e cada vez mais fico com mais vontade de ler, o livro aborta um tema muito polemico que existe ainda hoje que é o trafico de crianças e mulheres ne ? e com certeza a historia de belle é bem triste , porem é uma historia muito bonita, gostei da resenha e quero mt ler esse livro

    gustavocatalao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Rudy! Eu já tinha visto a capa desse livro pelos blogs da vida, mais nunca tinha lido uma resenha sobre ele. Eu particularmente nunca li um livro sobre tráfico de pessoas, como é passar por isso, ou como essas garotas se sentem. Acredito eu que, assim como voc~e disse, esse livro é bom para nós refletirmos sobre como o ser humano é capaz de fazer certas coisas com o outro... E livros com esse tipo de questionamento me interessam bastante, afinal, nós somos todos humanos, somos todos iguais, todos nós sentimos alguma coisa. Acredito que eu ficaria bastante envolvida ao ler esse livro, porque eu acho que eu mergulharia a fundo nessa drama e não pararia até o último ponto final. Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. A capa me cativou desda primeira vez que olhei para o livro. O tema é bem forte, mas infelizmente muito comum hoje em dia, fiquei bem curiosa para saber mais de perto como a autora tratou sobre o tema, conhecer a escrita dela. Espero ter está oportunidade um dia, pois sua resenha só me deixou mais curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  19. Não curto muito capas com pessoas, mas essa confesso que gostei!
    Quando saiu a sinopse de Belle, apesar de gostar de livros de época, não me chamou muita atenção achei que se tratava de uma leitura maçante e melosa.
    Agora com sua resenha tive uma visão mais clara do livro, realmente é um tema forte.
    A trama parece ser super emocionante e envolvente, algo que eu adoro, fiquei ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da capa, e gostei muito também da historia adoro historias de época,mas que mesmo sendo de época tem assuntos atuais, gosto de ver durante a leitura a evolução da personagem principal, gostei muito de todo o conjunto!

    ResponderExcluir
  21. Oi Rudy, adorei a sua resenha, fiquei fascinada com o enrredo do livro e como o tráfico humano tem sido abordado ultimamente, isso é muito importante para alertar a sociedade. Amo esse tipo de romance, cheio de drama e aventura.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  22. Oi Rudy,
    Estou muito interessada em ler esse livro, desde o lançamento dele, tenho visto várias resenhas positivas, o que me deixou ainda mais empolgada para ler a história.
    A sua resenha está maravilhosa, super completa, adorei!
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  23. Achei a resenha muito clara. Sempre fiquei em dúvida sobre o que esse livro se tratava e agora já sei =) Me lembrou o tema recorrente da novela das oito hehe Mas pelo visto é diferente por se tratar de uma outra época, não tão distante assim, mas bem diferente da atual.
    Me interessei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Primeiro, parabéns pela resenha! Acho que nunca vi uma resenha tão detalhada e completa. Só discordo de uma coisa: na minha opinião, o livro é emocionante desde o começo, não apenas a partir do momento que ela é sequestrada. Mas essa é minha opinião, claro. Também percebi os erros de gramática, e alguns de coerência, mas nada que tenha atrapalhado essa maravilhosa leitura. Super recomento o livro, é ótimo!

    ResponderExcluir
  25. Tenho visto esse livro há algum tempo em vários blogs e todas as resenhas que vejo sobre ele são ótimas,como a sua. Estou realmente curiosa para conhecer essa história e poder ler esse livro que todos dizem ser tão maravilhoso"

    ResponderExcluir
  26. Perfeitoooo, quero muito ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  27. a Resenha ficou bem legal mesmo, fala da capa, da escrita, ja vi muitas resenhas que nao falam desses detalhes, acho importante, eu gosto bastante quando um livro me chama atenção pela capa... e claro a historia tbm tem que ser boa,nao basta só a capa né..
    mas essa parece uma historia muito interessante e viciante mesmo, vou colocar esse livro na minha lista pra eu ler... :)

    ResponderExcluir
  28. Primeiramente, a capa desse livro me chamou atenção.
    A história do tráfico humano e da prostituição,retratado nos anos de 1910 e 1911,infelizmente, ainda é um tema atual.
    Belle é uma garota de 15 anos mas vai viver experiências traumatizantes,perigosas e até emocionantes para uma garota de sua idade.
    Belle vai ser sequestrada depois de testemunhar um assassinato,e o assassino a embarcará para Nova Orleans,então vamos acompanhar sua jornada em busca de sua liberdade e também a luta pela sua sobrevivência.

    ResponderExcluir
  29. Eu queria muito ler esse livro, parece ser muito bom e emocionante.
    Mas comecei a ler o segundo volume, sem saber à princípio que tinha esse, e não gostei de algumas atitudes da Belle. Foi triste e errado, as coisas que aconteceram.
    Daí perdi a vontade de ler.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Tem umas atitudes estranhas e questionáveis mesmo, mas vale a pena ler.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy