24/09/2013

RESENHA #34- "APEGADOS" - AMIR LEVINE e RACHEL S.F. HELLER



Apegados

LIVRO  : "APEGADOS"

TÍTULO ORIGINAL: " ATTACHED"

AUTOR(ES): AMIR LEVINE e RACHEL S.F. HELLER

TRADUÇÃO: MARCOS MAFFEI

EDITORA  : NOVO CONCEITO

PÁGINAS –303

IMPRESSÃO - 2013

1ª  EDIÇÃO

CATEGORIA: AUTOAJUDA/PSICOLOGIA

ASSUNTO: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL/COMPORTAMENTO HUMANO

ISBN: - 978-85-8163-196-7



CITAÇÃO: "Compreender o apego mudará a maneira como você percebe as novas pessoas que conhece, e também lhe dará insigths surpreendentes sobre o parceiro se você já está em um relacionamento. (pág. 62)



ANÁLISE TÉCNICA: 



-CAPA = 



Feita por Paula Paron e Maurício Albuquerque, imagem Copyright-Ludovic Maisant/Corbis(DC).



A capa é um coração preto incrustado em algo como se fosse uma madeira e com o título dentro. 



Muito simples e sem muita graça, na minha opinião. 



(nota: 3,8  de 5,00)



-DIAGRAMAÇÃO:  



Feita por Vanúcia Santos.



Impressão e acabamento RR Donnelley.



Bem completinha com: dedicatória, sumário, nota dos autores, introdução, quatro partes com   doze capítulos numerados e a numeração está dentro de um pequeno coração, agradecimentos, bibliografia, índice remissivo e sobre os autores.



Como o livro tem algumas tabelas, fluxograma e pesquisa tudo ficou bem diagramado e dá para entender direitinho todos gráficos, etc.



Formato/Acabamento: 16x23x1,9



Peso: 0.44 kg



(nota: 5,00 de 5,00)



- ESCRITA: 



É uma narrativa explicativa feita em 3ª pessoa  pelos autores. Eles expõem alguns pensamentos dos pesquisados  e depois comentam, fazem perguntas, questionamentos comuns e depois respondem, mostram alguns questionários e a resolução dos mesmos em seguida.



Na verdade por ser um livro mais técnico, tem uma linguagem mais científica, porém de fácil entendimento.



 (nota: 4,50 de 5,00)



CITAÇÃO: "Conhecemos incontáveis pessoas que, depois de ter batalhado com contínuos conflitos quanto à intimidade, finalmente operaram um deslocamento em sua atitude mental e entraram em um acordo com o qual eram capazes de viver: [...]" (pág. 204)



RESUMO SINÓPTICO: 



O livro é uma pesquisa científica baseada na Teoria do Apego de John Bowlby, onde os autores desvendam os mistérios de como compreender os mecanismos de afeição entre as pessoas adultas e que ajudará a encontrar e manter o amor.



Os autores explicam de maneira científica que as relações podem ser produtivas e enriquecedoras e comprovam como outras podem ser perturbadas e e alienadas; explicam como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor.



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 



Sei que muitos não gostam desse tipo de leitura, mas como psicóloga não pude me abster da mesma. Gosto muito de aprender um pouco mais sobre técnicas e comportamentos humanos. E foi uma leitura muito proveitosa. 



Os autores usaram suas pesquisas de forma bem específica e o livro ficou bem escrito e elucidativo. Alguns diriam que é  um livro de auto ajuda, entretanto, no meu ponto de vista, é mais um livro esclarecedor, onde podemos observar e reavaliar nossa postura e a do parceiro dentro do relacionamento.

 Podemos também detectar que tipo de apego temos em relação a outra pessoa. Algo bem interessante e evolutivo.



O livro é muito interessante, agora deixo o alerta que é para um público bem específico, que gosta da área e gosta de evolução pessoal.



NOTA : 4,70 de 5,00

smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro



CITAÇÃO: "Pressuposições inseguras interferem na solução de conflitos. Especificamente, ficar centrado em suas próprias necessidades e mágoas pode causar muitos problemas. O medo de que alguém não esteja tão emocionalmente envolvido quanto você, ou de que não queira ser tão íntimo quanto você gostaria, é compreensível. [...]" (pág. 266)



BOOKTRAILLER:

 

http://youtube/XgSFn8NrgDk
 




SOBRE O AUTOR(es):

 


Rachel S. F. Heller é mestre em psicologia socio-organizacional pela Universidade de Columbia. Trabalhou como consultora gerencial para diversas corporações. Vive com o marido e três filhos em São Francisco.

 Amir Levine


Dr. Amir Levine é psiquiatra de adultos, crianças e adolescentes e neurocientista. Formou-se no programa de residência do New York Presbyterian Hospital/Universidade de Columbia, onde, atualmente, é diretor de pesquisas em um projeto patrocinado pelo National Institutes of Health. O Dr. Levine mantém um consultório particular na cidade de Nova York, onde mora.

CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO.

 EDITORA NOVO CONCEITO
Resenha feita por Rudynalva.

cheirinhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA: "Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade."(Georges Bernanos)

 

2 comentários:

  1. Oi Rudy,
    Gostei da resenha...mostrou realmente como o livro é, espero que ele prenda meu interesse como prendeu o seu.

    Beijokas Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho essa capa lindíssima!
    Também achei interessante essa leitura, é sempre bom ler livros que falam e trazem explicações e exemplos sobre relacionamentos.
    A gente se entende e aprende.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy