16/02/2014

RESENHA #12 - ”ENDERS” - LISSA PRICE



LIVRO  :”ENDERS”

AUTORA: LISSA PRICE

TÍTULO ORIGINAL: “ENDERS”

TRADUÇÃO: IVAR PANAZZOLO JR.

EDITORA : NOVO CONCEITO

PÁGINAS –286

1ª  EDIÇÃO

IMPRESSÃO 2014

CATEGORIA: FICÇÃO INFANTO JUVENIL

ASSUNTO: DISTOPIA

ISBN: - 978-85-8163-360-2

 




CITAÇÃO: “ Quando estávamos curados a ponto de suportar o toque das roupas em nossa pele, ainda assim não aguentávamos o toque de outras pessoas. Tentaram aplicar terapias para a dessensibilização da pele, na qual um terapeuta toca a pele com as próprias mãos, mas não conseguimos suportar aquilo. A dor era excruciante.” (pág.84)



ANÁLISE TÉCNICA: 



-CAPA = 



Toda metalizada. Rapaz todo  branco, inclusive o cabelo, com olho azul e outro esverdeado, o rosto coberto com uma máscara rasgada na altura da testa, está sobre um fundo de painel eletrônico azulado. 



Título em pequeno alto relevo.



A capa é linda e descreve bem uma das personagens principais do livro.



 (nota: 5,00  de 5,00)



-DIAGRAMAÇÃO: 



Folhas amareladas com letras pretas.



Dividido em: dedicatória, 26 capítulos apenas numerados e sem títulos e agradecimento da autora.



Diagramação simples feita pela Equipe Novo Conceito.

 Impressão e acabamento RR Donnelley 031213.



Formato/Acabamento: 16x23x1,9



Peso: 0.40 kg



(nota:  4,30 de 5,00)



- ESCRITA: 



Narrativa e descrição  em 1ª pessoa pela protagonista Callie.



Linguagem fluida, diálogos inteligentes e escrita condizente com a faixa etária destinada ao livro. Alguns termos técnicos futuristas.



(nota:4,80  de 5,00)



CITAÇÃO: “Leopardo estava com uma camisa polo preta de mangas longas e jeans pretos. Deixava os cabelos longos e brancos lhe caírem sobre as costas, como se fossem uma juba. Na verdade, quando ele andou ao redor de minha cadeira, parecia um leão em meio a uma caçada, acuando sua presa. Ele examinou todos os ângulos de meu rosto. Depois, foi até às costas de minha cadeira e empurrou minha cabeça para frente. Afastou meus cabelos, expondo a cicatriz da cirurgia de inserção do chip. Senti que ele dedilhava a cicatriz com dedos cautelosos.” (pág. 165/166)



RESUMO SINÓPTICO:  



Após ter destruído a Prime Destinations, Callie Woodland está morando na casa que Helena deixou para ela e a neta. Tyler seu irmão e Michael seu amigos (que gosta de desenhar os Starters) estão morando com ela e Eugenia, Enders que trabalhava para Helena e agora está tomando conta de Tyler.



Callie continua a ouvir a voz do Velho em sua mente, estranha apenas que seja parecido com a forma que seu pai falava com ela, através de código. Decide que quer de qualquer forma deixar de ser um Metal, quer tirar o chip que está em sua mente.



Conhece Hyden que a protege de uma explosão provocada pelo Velho no shopping. Faz isso para mostrar a ela que é capaz de explodir qualquer Starters que tem chip, quer obrigá-la a satisfazer seus desejos e vontades. Ameaça fazer o mesmo com o pequeno Tyler e ela fica abalada.

Hyden aproxima-se dela e começa a revelar fatos que ela nem imaginava terem acontecido ou que sejam verdadeiros. Hyden tem um problema físico/neurológico que não pode sentir o toque das pessoas porque sente dores excruciantes, o que atrapalha um pouco a aproximação física com Callie.



Juntos vão tentar chegar ao Velho e descobrirem uma forma de tirar o chip da cabeça de Callie. Ela é uma Starters/Metal diferente dos outros e pode ser comandada a distância sem perder a consciência, pode inclusive matar as pessoas, o que a torna bem perigosa.



Ninguém é realmente quem parece ser...



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Bem, confesso que esse segundo livro da série de Lissa me decepcionou um pouco. Starters foi um livro um pouco melhor que esse, que proporcionou uns poucos momentos de emoção e tensão. Ficou mais em um nível tipo “enchendo linguiça”...



Callie é uma tremenda contradição. Apesar de querer ir em busca da resolução do problema com seu chip, o que a torna obstinada, de querer cuidar do irmão, já que os pais morreram há um ano na guerra dos Esporos, ao mesmo tempo é uma protagonista ingênua, que a todo instante cai nas armadilhas preparadas para ela, e ainda assim, consegue milagrosamente ou heroicamente, se safar das tais armadilhas.



Mesmo sendo um livro de ficção distópica, onde tudo pode acontecer, e justamente por esse fato, o livro não é de todo tão ruim, o enredo ficou bem a desejar... Esperava um pouco mais de ação, um pouco mais de ‘entendimento’ de Callie e um pouco mais de velocidade nos capítulos, o que só aconteceu nos últimos 7 ou 8 capítulos.



O final chegou tão rápido e as explicações foram tão corridas que me pegaram de surpresa. Quando percebi, o livro acabou e fiquei com cara de : “Ah, é, é...”. E mesmo para um leitor como eu, que gosta de ficção, o livro ficou a desejar. Mas, claro que curti a leitura porque é um livro sem muitas complicações, onde não precisa se usar muito o intelecto para acompanhá-lo e no meu momento de introspecção e dor, valeu por não ser uma leitura tensa e densa.



Para os aficionados em ficção e distopia, vale a leitura, ao menos para tirar suas próprias conclusões.



NOTA : 3,70 de 5,00

  smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)



BOOKTRAILLER:






SOBRE O AUTORA:

 


LISSA PRICE é uma autora best-seller premiada internacionalmente, cujo romance de estreia, Starters, foi publicado em mais de trinta países. Siga @Lissa_Price no Twitter ou acesse o site www.lissaprice.com

Lissa mora com o marido na região sul da Califórnia, nos Estados Unidos.-


CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!





cheirinhos
Rudy 



PENSAMENTO DO DIA: " Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre."(Cecília Meireles)



8 comentários:

  1. Amei o primeiro livro da série e já estou com esse aqui
    Mas ainda não parei para ler esse
    Amei a resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estava louca pra ler esse livro, mas depois não quis mais ler.

    Sweet of Cherry

    ResponderExcluir
  3. ahhhhhh neim rudynha, este era um dos livros que eu esperava com mais entusiasmo, gostei demais do primeiro e agora nem sei bem se irei procurá-lo com tanto afinco. e tem mais, adquiri os ebooks (gratuitamente) na saraiva e eles nunca me enviaram, mandaram outros que não têm nada a ver. parece até que eu já estava esperando alguma coisa ruim acontecer. bem, é bom ser avisado e quando vem tudo assim mastigado em suas belas resenhas, melhor ainda!

    ResponderExcluir
  4. Estou com vontadezinha de ler, mas ainda não comprei e tal. Adorei sua resenha, bem completa e me ajudou bastante \o/ ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Rudy, a leitura sempre é válida, como você disse o livro tem seu lado bom, apesar de deixar a desejar no final.
    Bjú, Cih
    http://quadrofeminino.com/look-do-dia-preto-e-branco-com-toque-de-cor/

    ResponderExcluir
  6. Oi Rudy, uma pena que terminou assim, sem mais nem menos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rudy,
    Que pena que esse livro não alcançou suas expectativas, olha tem livro que deveriam ter somente um volume para não estragar a opinião boa que temos deles...mas obrigado pela dica, quando for ler, lerei com calma sem esperar muito pra não me decepcionar.
    Beijokas Elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy
    Li o primeiro e gostei.
    Esse acabei desistindo. Achei muito enrolado e lento.
    Mas até que me deu curiosidade pra saber do final agora.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy