28/09/2014

RESENHA #73 - ”DE REPENTE, ANA” (LITERATURA NACIONAL) - MARINA CARVALHO



LIVRO: ”DE REPENTE, ANA” (LITERATURA NACIONAL)- Livro 2


AUTORA: MARINA CARVALHO



EDITORA: NOVO CONCEITO



SELO: NOVAS PÁGINAS



PÁGINAS –320



EDIÇÃO 1



IMPRESSÃO



CATEGORIA:FICÇÃO



ASSUNTO: ROMANCE NACIONAL



ISBN: - 978-85-8163-535-4

 







CITAÇÃO:”Quero ficar mais um pouco, talvez até dormir por lá, mas querer não era sinônimo de poder em minha – e tumultuada – vida.” (pág. 160)





ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Achei a capa interessante.



Ao fundo um castelo com abóbadas arredondadas e na frente, parte de uma jovem com camiseta pink e jeans com netbook no colo e sorriso no rosto (a própria caracterização de Ana). 





(nota: 5,00 de 5,00)



-DIAGRAMAÇÃO:



As folhas são amareladas e outras cinzas (trazendo um diferencial) e a fonte com letras pretas.



Composto dedicatória; pensamento; prólogo; 39 capítulos numerados e com títulos; epílogo; capítulo bônus e agradecimentos.



Impressão e acabamento Pro, 010714.



(nota: 5,00 de 5,00 )



- ESCRITA:



O livro e narrado em primeira pessoa pela protagonista Ana e intercalado pela visão de Alex.



A autora tem uma escrita contemporânea, linguagem de fácil entendimento e um tanto hilária com gírias, figuras de linguagens atualizadas para nosso tempo, tornando a leitura leve e concatenada.





(nota:5,00 de 5,00)







CITAÇÃO:”De repente, lembrei-me da invasão ao meu apartamento. Fiquei me questionando se esse fato não poderia ter relação com o sumiço da minha namorada.” (pág. 219)





RESUMO SINÓPTICO:



Ana Markov está na Bahia ao lado de seu namorado Alexander vivenciando toda plenitude de seu relacionamento. Dois anos haviam se passado e ainda continuavam juntos, cheios de amor e afeto um pelo outro.


Ana tem uma premonição que algo aconteceria a seu pai Andrej, o que a deixa muito angustiada. Alguns dias depois Andrej sofre um acidente (atentado?) de helicóptero e Ana volta para as pressas para Krósvia.


A lei de sucessão no país destina à Ana a governança e a continuidade dos projetos de Andrej. Totalmente despreparada, se vê envolta a um aprendizado relâmpago em como se portar, como agir, como se vestir e ainda tem de aprender o complicado idioma e as leis que regem o país. E uma oposição ferrenha que tenha de tudo para destituí-la do cargo.


Como se nada disso bastasse,tem de se adaptar a nova rotina longe dos amigos queridos, do Lar Irmã Celeste e do amado Alex. Não tem tempo para quase nada além das obrigações do reinado.

Se vê envolta em uma trama cheia de intrigas e traições, inclusive o ataque de Laika, ex-namorada de Alexander, em cima dele, o que abala o estável relacionamento entre eles e quase chega ao término.


Ana deseja ser apenas feliz e voltar a ser “Simplesmente Ana”, será que consegue?







ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA:



Gosto demais quando leio uma autora que sabe usar a linguagem para se comunicar com os leitores. A leitura se torna leve, fluida e envolvente, fazendo com que embarquemos junto aos protagonistas em uma história intensa, porém hilária, carregada de reviravoltas e mostrando a força pessoal da personagem principal.


A forma como a Marina incuti ao enredo um cenário político intrincado, um aprendizado inesperado de uma realidade totalmente inusitada para Ana e ainda tendo o romance como pano de fundo, que na realidade é o verdadeiro objetivo do livro, mostra o quanto nossos autores nacionais tem criatividade de sobra e se tornam destaques nacionais.


O livro é uma forma bem descontraída de nos mostrar as surpresas que podem acontecer nos ‘contos de fadas’ contemporâneos e as formas como podem ser encaradas de acordo com a personalidade formada no decorrer da vida.


O livro é mais que recomendado para quem gosta de uma leitura leve, descontraída ao tempo cheio de intempéries e superações.

A autora está de parabéns por mais um livro muito bem escrito e conduzido a satisfação do leitor.





NOTA :5,00 de 5,00 


 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro




SOBRE O AUTORA:

 escritora mineira Marina Carvalho  (Foto: Marina Carvalho/ Arquivo Pessoal)



MARINA CARVALHO nasceu em Ponte Nova, Minas Gerais, conhecida como a terra da goiabada. Adora queijo, rock progressivo, pudim de leite condensado, café com pouco açúcar e filmes com finais felizes.
Formou-se em Jornalismo na PUCMinas e exerceu o cargo de assessora de comunicação de uma empresa por sete anos. Hoje é professora de língua portuguesa e literatura na Escola Nossa Senhora Auxiliadora.
Marina ama ler, seja um bom livro policial, um chick-lit despretensioso ou o jornal do dia. Quando era criança, todos os meses esperava ansiosamente pelas revistinhas da Turma da Mônica. A mãe incentivou desde bem cedo o seu gosto pela leitura.
Ela mora em sua cidade natal com o marido, os dois filhos e Lilica, uma poodle de 14 anos que pensa ser um pitbull.
Para entrar em contato com a autora, basta acessar seu site: www.marinacarvalhoescritora.com.br


CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!!





CHEIRINHOS
RUDY


 PENSAMENTO DO DIA: "Pensar!
O nosso pensamento cria a vida que procuramos. O positivo nasce da observação. E eu embalada por reflexões e juízos compartilho contigo momentos de felicidades e encantamento"
(Fátima Maciel)

 


4 comentários:

  1. nota cinco em tuuuuuudo. estou pasmo... sensacional. os autores nacionais devem ser incensados sempre, são verdadeiros gladiadores. nunca estão em pé de igualdade com os de fora e têm que matar um (ou mais) leão por dia. então quando me deparo com uma resenha como essa e sendo sua resenha Rudynha, eu fico entusiasmado, pronto pra ler e me deleitar. suas palavras, como sempre (isso não é novidade alguma), já me pegaram pelas mãos... próxima ida à livraria e por lá vou caçar o livro de Marina Carvalho sim. bela dica. bjos.

    ResponderExcluir
  2. passando para desejar ótima semana
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muta vontade de ler o primeiro livro desse, poia a escrita da autora parece ser muito bom. Gostei da resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro a escrita da Marina, acho incrível!
    Mas não gostei dos livros dela, achei os personagens bem mimados kkk
    Porém,foi legal a Ana descobrir sobre o pai e o seu reino.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy