29/03/2015

RESENHA #20 - ”AS ESTRANHAS E BELAS MÁGOAS DE AVA LAVANDER” - LESLYE WALTON



LIVRO:”AS ESTRANHAS E BELAS MÁGOAS DE AVA LAVANDER”
TÍTULO ORIGINAL:”THE STRANGE AND BEAUTIFUL SORROWS OF AVA LAVANDER”.
AUTORA: LESLYE WALTON
TRADUÇÃO:RAFAEL GUSTAVO SPIGEL
EDITORA: NOVO CONCEITO
PÁGINAS – 303
1ª  EDIÇÃO
1ª IMPRESSÃO 2014
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA
ASSUNTO: FANTASIA
ISBN: - 978-85-8163-594-1


 
 


CITAÇÃO: [...] Prever o futuro, eu viria a aprender mais tarde, não significa nada se nada pode ser feito para evitá-lo. O que apenas prova que minha história é muito mais complicada do que apenas a história do meu nascimento – ou até mesmo a história da minha vida. Na verdade, minha história, como a de todo mundo, começa com o passado e com uma árvore genealógica.” (pág. 10)



ANÁLISE TÉCNICA:


 

 
-CAPA-

Fundo azul e uma pena alaranjada com o título branco dentro.

Achei simples, porém a pena tem tudo haver com o enredo e com a própria Ava.

Ilustração da capa: @2014 Candlewick Press.


(nota: 4,00 de 5,00)



-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas.

Conteúdo: dedicatória; árvore genealógica; prólogo; 27 capítulos numerados e com logotipo de uma pena voando e agradecimentos.

 

 

Produção editorial: Equipe Novo conceito.

Impressão e acabamento Prol 071014.

Formato/Acabamento: 16x23x1,9

Peso: 0.42 kg.


(nota:4,50  de 5,00 )



- ESCRITA:

O livro é escrito em 1ª pessoa pela visão de Ava Lavander, o que é bem estranho a princípio por mostrar pensamentos e impressões de um período em que ela ainda nem tinha nascido...

Pouquíssimos erros de ortografia e concordância, nada que altere a leitura.


(nota:3,80 de 5,00)



CITAÇÃO: “A primeira onda de chuva quente da primavera fazia mulheres normalmente respeitáveis tirarem suas meias compridas e correrem por poças de lama ao lado dos filhos. [...]”. (pág. 148)



RESUMO SINÓPTICO:

O livro é dividido em duas partes, embora não haja essa divisão definida no livro.
A primeira parte conta o início de toda família Roux e da falta de sorte no amor que permeava toda família...
Maman casou-se com Beauregard Roux, que em uma noite qualquer de verão, saiu e não retornou mais. Tiveram Emelienne, Margaux, René e Pierette, todos um tanto estranhos.
Pirette se apaixonou por um homem mais velho que gostava de observar pássaros e para chamar atenção de seu amado, transformou-se em um canário.
René, o único menino da família, era um deus de tanta beleza, de meninas à mulheres se arrastavam aos seus pés quando passava, porém ele gostava dos meninos.
Emilienne tinha poderes sobrenaturais, podia ler mentes, atravessar paredes e mover objetos usando apenas o poder do pensamento. Na verdade ela era apenas mais sensível e tinha uma percepção aguçada maior que as outras pessoas.
Margaux engravidou aos 16 anos e teve um menino de olho azul e outro verde; descobriu que o filho de Margaux era de Satin Lush, noivo de Emilienne e aí a família desandou...
Margaux foi encontrada no banheiro coletivo e havia arrancado o próprio coração usando uma faca de prata e ao lado um bilhete para a irmã...A criança morreu horas depois.
Após o falecimento da irmã René se apaixonou por um homem casado. A mulher pegou o marido na cama com René que fugiu nu com uma multidão atrás dele na rua, ficou fugido e se escondido nas docas. Na manhã seguinte a famíliaRoux encontrou o corpo de René na soleira da porta com o rosto coberto por um lenço onde o homem casado havia atirado.
Maman começava a desaparecer e com a morte dos filhos, desapareceu por completo, deixando apenas cinzas azuis entre os lençóis da cama.
Emilienne conhece Connor Lavander que possuía uma padaria e mancava de uma perna devido a poliomielite, usava bengala ao andar. Resolveu dar filhos a ele se saíssem de Manhattan, mesmo sem amá-lo prometeu que seria boa para ele. Juntaram o que tinham, inclusive o canário (Pierrette)  e pegaram o trem rumo a Montana, chegando lá Emilienne não quis morar na cidade, nem em várias outras ao longo do caminho e só desceu do trem em Seattle, em Pinnacle Lane. Pierette morrreu durante a viagem.
Montaram sua padaria e faziam doces de todos os tipos e era um sucesso, apesar dos vizinhos chamarem Emilienne de bruxa por causa de suas previsões. Ela já estava grávida e via os irmãos mortos por todos os lugares da casa.
Viviane nasceu com olhos azuis lindíssimos! E ainda bebê perdeu o pai...e ninguém comprava mais nada na padaria por acharem que Emilienne era bruxa, estranha...Até que Wilhemina Dovewolf chega a Pinnacle Lane e torna-se sócia de Emilienne.
Viviane cresce e tinha o estranho poder de sentir os cheiros das coisas, sabia tudo sobre as coisas e pessoas através do cheiro. Conhece Jack, seu vizinho e se apaixonam. As vésperas de Jack ir para faculdade e totalmente apaixonados, Viviane se entrega a Jack que parte jurando voltar por amor a ela. Viviane fica grávida e Jack se casa com outra pessoa na faculdade, nunca soube do nascimento de seus filhos: Ava e Henry Lavander.
Ava nasceu com asas e Henry não  falava. A mãe os mantinha dentro de casa para protegê-los da crueldade do mundo... ainda assim, Ava não passou incólume pela vida...



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Como dá para notar pelo resumo do livro, a família Roux é bem estranha para os padrões ditos ‘normais’, o que torna o livro ainda mais surreal e atrativo. A mistura da fantasia inserida na realidade do cotidiano. Uma ficção que bem poderia ser real, porque na vida vemos tantas coisas estranhas...

O que o livro mostra é que o amor não é mesmo para a família Roux, que sofre de várias formas até chegar a Ava e sua curiosidade sobre o mundo fora de casa e a inconformidade com suas asas...

Bem a lição que tirei é: mesmo que sejamos diferentes, não devemos nos esconder de nada, nem de ninguém. Devemos viver cada experiência que a vida nos oferece, porque, caso contrário, seremos mesmo vistos como diferentes e nos tornaremos alvos fáceis para aqueles que são obsessivos.

É uma ficção bem escrita, envolvente, embora um tanto monótona ao início, por causa de toda história da família, árvore genealógica, etc... Aos poucos fui me envolvendo na estória de Emilienne e todo seu drama, com a desilusão amorosa de Viviane e por fim, com o assédio à Ava.

O livro é mais que interessante, é mais profundo do que aparenta e mostra as desilusões que a vida traz a cada curva no caminho e claro que tem amor, porém é um amor as avessas, se é que posso chamar assim.

Não é um livro engraçado, é  um livro dramático que traz muito ensinamento. A única ressalva que faço é justamente o que já citei antes... Como é narrado por Ava, os sentimentos da primeira parte do livro me pareceram um tanto superficiais, afinal, não tinha vivido nada daquilo, no mais, o livro é mais que recomendado.



NOTA : 3,80 de 4,00



smiley livrosmiley livrosmiley livrosmiley livro Emoticon triste


SOBRE O AUTORA:

 

Leslye Walton nasceu no Noroeste Pacífico, nos Estados Unidos. Talvez por isso, ela desenvolveu uma estranha afinidade pelo narciso-amarelo – como ele, Leslye também só consegue alcançar a beleza depois de um longo e frio período de mau humor debaixo de chuva. As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender é o seu romance de estreia, e foi inspirado em um momento de mau humor durante uma tempestade particularmente fria. Naquela ocasião, Ava ponderou sobre a lógica, ou melhor, a falta de lógica no amor – as maneiras como nós nos convencemos a amar, a continuar amando, a deixar o amor para trás. Leslye Walton é mestre em Escrita. Quando não está escrevendo, ela dá aulas no ensino médio sobre leitura e escrita e, mais importante, sobre ser gentil mesmo nos dias em que não estamos com vontade. Ela vive em Seattle.

 CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!

 

cheirinhos
Rudy

 



PENSAMENTO DO DIA:
 

"A alegria evita mil males e prolonga a vida." (William Shakespeare)


 
 http://img1.recadosonline.com/516/008.gif

5 comentários:

  1. Oi, Rudy!

    Eu gostei bastante desse livro, achei a estória bem diferente e a fantasia dele é tão encantadora... <3

    Eu achei a primeira parte estanha porque eu pensava que o livro traria apenas a vida da Ava (no presente), mas até que foi divertido. :)

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rudy.
    Infelizmente não li esse livro ainda, mas quero conferir.
    Parece emocionante e divertida

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  3. querida Rudy, mais uma de suas resenhas sensacionais, estou boquiaberto! apaixonei-me pela capa, pela genealogia e mais ainda pelo realismo fantástico que permeia a obra. em momento algum vi você tecer comentários desabonadoras com relação ao aprofundamento dado às personagens, isso já é por si só um ponto mais que positivo, adoro personagens complexas. e quanta bagunça nesta família, ou seria o retrato da maioria das famílias como diria o bom e velho Nelson Rodrigues. quero ler este livro urgentemente, é a minha cara!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, ainda não li este livro, e na verdade, nem sei dizer quando vou fazer isso, pois não tenho lá grande interesse nele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Então a autora não desenvolveu bem essa parte da primeira narração.

    Como sempre digo, amo livros que ensinam lições importantes. Acredito que devemos, todos os dias, buscar ser melhores como ser humano. Devemos nos superar a cada dia. Então acho que esse livro é perfeito pra mim.
    Achei interessante...principalmente pq não sou muito fã do convencional e o politicamente correto.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy