31/05/2015

RESENHA #31 - ”VINGANÇA MORTAL” (LITERATURA NACIONAL) - RAQUEL MACHADO



LIVRO:”VINGAÇA MORTAL” (LITERATURA NACIONAL)


AUTORA: RAQUEL MACHADO



EDITORA: DIREITOS RESERVADOS PARA AUTORA – PRODUÇÃO INDEPENDENTE



PÁGINAS – 117



1ª  EDIÇÃO



IMPRESSÃO 2014



CATEGORIA: Policial



ASSUNTO: SUSPENSE



ISBN: - 978-14-9998-779-3






CITAÇÃO: Acordei com um raio de luz entrando pela janela. Olhei para os lados tentando lembrar onde estava. Era um lugar estranho, um quarto enorme com as paredes azuis. [...]” (pág. 56)




ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Um grande olho por traz de uma rede de tela preta.

As bordas da página com labaredas de fogo.

O título do livro tendo a letra I como uma faca e a letra O com um coração (cravado pela faca).

Sem referência de que fez a arte da capa.

Achei criativa, linda e bem condizente com o conteúdo do livro.



(nota: 5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



A diagramação é bem simples.

Conteúdo: pensamento; carta ao leitor; agradecimento; prólogo; 35 capítulos numerados; epílogo e sobre a autora.

Folhas brancas e letras pretas, algumas partes as letras estão inclinadas.



(nota:4,00 de 5,00 )







- ESCRITA:



Narrado em 1ª pessoas pelo ponto de vista da protagonista Brenda.

Diálogos ágeis e fluidos.

Revisão muito bem feita, porém sem designação de quem a fez.

Leitura rápida e tranquila





(nota:4,50  de 5,00)







CITAÇÃO: “Ele pegou meu queixo e o levantou até nossos olhos se encontrarem. Em seguida, inclinou-se para me beijar, mas eu o empurrei. Em seguida, inclinou-se para me beijar, mas eu o empurrei delicadamente, virando o rosto.” (pág. 82)




RESUMO SINÓPTICO:



Brenda é dona de um pequeno restaurante em Caxias do Sul, onde foi morar com Alan, seu marido, que tornou-se sócio de uma das grandes empresas de informática. Tem 35 anos e sente falta de algo: a maternidade, porém Alan não queria conversar sobre o assunto.

Sentia falta dos amigos da escola que ficaram em Lageado Grande, lugar onde nasceu no interior do Ri Grande do Sul, município de São Francisco de Paula.

Eleonor casou-se com Ricardo etem dois filhos: Diana e Jonatan. Eram considerados os certinhos.

Alice e Luis não tinham filhos. Alice trabalhava para sustentar os luxos e vícios de Luis. Eram considerados os festeiros.

Nicole, a melhor amiga de Brenda, foi viver com o esquisito Cristian, não tinham filhos. Nicole começa a beber e sair sem Cristian, o que causa muitos boatos e rumores.Eram considerados os renegados.

Após receber um telefonema dizendo que Nicole sofreu um acidente de carro e morreu, Brenda resolve voltar a cidade natal e descobrir o que realmente aconteceu com sua melhor amiga...

Entre as lembranças do passado e a realidade atual totalmente diferente do que ela imaginava, Brenda se vê envolvida em uma rede de intrigas, dinheiro, drogas e traição,a procura da resolução do mistério que revelará um segredo escondido há muito tempo.







ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



O início do livro é um tanto morno, nos localizando no enredo e mostrando a personalidade das personagens, embora sem grande profundidade, apenas para que possamos conhecer cada um deles.Talvez porque o livro seja curtinho e não permita uma maior análise das personagens.

Devagar vamos nos envolvendo na grande trama do livro, onde ninguém é mais quem parecia ser no passado e aos poucos vamos descobrindo as conexões que envolvem o verdadeiro mistério do livro.

Como falei o livro é curtinho e tudo acontece bem rápido e quando percebemos, o livro acabou. E o bom é que não ficaram pontas soltas, tudo fica bem explicadinho e resolvido.

O mais interessante no livro é que justamente a narradora é a única que está alheia a todos os acontecimentos e é quem vai desvendar todo mistério.

A idéia do livro é criativa e de fácil absorção, tornando o livro um agradável entretenimento, com pequeno mistério e pouca ansiedade durante toda a leitura. Na minha opinião alguns pontos poderiam ser mais bem desenvolvidos, embora isso não atrapalhe o entendimento e o prazer em ler mais uma boa história.

Um dos pontos positivos é a ambientação feita pela autora em seu próprio estado, valorizando nosso Brasil.





NOTA : 4,00 de 5,00


  Emoticon triste





SOBRE O AUTORA: 

 



Raquel Machado é formada em Ciência da Computação, e participa do mundo das artes desde criança, sendo a literatura uma de suas maiores paixões.



Há anos em meio à blogosfera literária e com histórias sendo escritas em rascunhos, decidiu tirar do baú suas ideias e compartilhar com o mundo.



A autora reside no sul do Brasil, na cidade de Caxias do Sul/RS. Mora com os pais, quatro cachorros e uma estante cheia de livros.



cheirinhos
Rudy




PENSAMENTO DO DIA

"Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos."(Sócrates)

11 comentários:

  1. Olá, Rudy,
    Gostei bastante do livro da autora; apesar de bem rápido, consegue nos envolver muito bem.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. é isso aê Rudy, como bom escorpiano que sou adoooooooro uma boa vingança. então este livro curtinho vem bem a calhar. de vez em quando saio das leituras densas e me jogo de cabeça em aventuras curtinhas como esta, pra desestressar, pra saborear lutas e vinganças, também me sinto vingado. a dica já tá anotada, como todas as outras que você sempre nos traz.

    ResponderExcluir
  3. amadinha, passando pra te desejar uma semana repleta de realizações e alegrias... que junho seja um mês ensolarado na tua vida! bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei o livro! Apesar de ser mais curtinho como você falou, leria com toda certeza. Fiquei curiosa com os mistérios e tudo, apenas lendo a sinopse já criei várias hipóteses rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Conheci a autora pelo blog literário que ela tem, mas ainda não tive oportunidade de ler o Livro. Sua resenha me deixou bastante curiosa!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  6. gostei da resenha e apesar de conhecer o livro agora já fiquei interessada e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. gostei da resenha e apesar de conhecer o livro agora já fiquei interessada e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Estou bastante curiosa a respeito deste livro. Pelo que notei aqui na sua resenha , a história é bem intensa. Gostei de conhecer mais sobre esta trama. Espero ler logo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rudy,
    Finalmente consegui um tempinho para comentar, primeiro agradeço seu apoio e a resenha. Fico muito feliz mesmo que meu livro tenha te agradado como um todo. Uma coisinha só as referências de quem fez a capa e a revisão estão nos agradecimentos iniciais...rsrs..Todo mundo fala sobre o ponto de maior desenvolvimento estou trabalhando nisso para os próximos.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  10. Achei a capa lindíssima. Também o fato de a autora ambientar o enredo onde ela vive, mostra que tem personalidade e valoriza a cidade nata.
    Gostei do enredo porque amo suspense. Sempre fico muito curiosa pra saber o que vai acontecer e o desenrolar da história.
    Gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura ótima mesmo.
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy