08/01/2017

RESENHA #02 - ”MENTIROSOS” - E. LOCKHART

LIVRO:”MENTIROSOS”
TÍTULO ORIGINAL: “WE WERE LIARS”
TRADUÇÃO: FLÁVIA SOUTO MAIOR
AUTORA: E. LOCKHART
EDITORA: SEGUINTE
PÁGINAS – 272
1ª  EDIÇÃO 2014
CATEGORIA: LITERATURA INFANTOJUVENIL
ASSUNTO: FICÇÃO
ISBN: - 978-85-65765-48-0

Livro

CITAÇÃO:O silêncio é uma camada protetora contra a dor.” (pág. 43)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Fundo prateado com quatro vultos de costas: duas garotas e dois rapazes com roupas coloridas.
É bem luminosa e mostra os ‘mentirosos’, o que tem haver com todo enredo do livro.
Capa: Cassio Leitão
Imagem da capa: Bloom Image/Getty Images

 (nota: 4,80 de 5,00)


-DIAGRAMAÇÃO:

Folhas amareladas com letras pretas medianas e capítulos curtos que facilitam a rapidez na leitura e o entendimento do conteúdo.
Conteúdo: dedicatória; mapa da ilha; genealogia da família Sinclair; dividido em cinco partes com títulos e 86 capítulos apenas numerados; e, agradecimentos.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Formato 14.00 x 21.00
Ilustrações: by Abgail Daker

(nota: 4,80  de 5,00 )


- ESCRITA:

Narrativa descritiva feita de forma poética em primeira pessoa pela visão de Cadence, principal protagonista.
Como toda narrativa é feita por apenas uma personagem, além dos diálogos, temos a visão pelo ponto de vista dela, sem sabermos o que realmente aconteceu e sem a visão das outras personagens, o que nos faz embarcar apenas em uma única vertente do enredo.
Preparação: Lígia Azevedo.
Revisão: Larissa Lino Barbosa e Mariana Cruz.

(nota: 4,80 de 5,00)


CITAÇÃO:Se você quiser viver em um lugar onde as pessoas não tenham medo de ratos, deve abrir mão de viver em palácios.” (pág. 132)


RESUMO SINÓPTICO:

Cadence Sinclair Eastman mora com a mãe e três cães em Burlington/Vermont. Todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular na costa de Massachusetts. Cadence é a neta primogênita e principal herdeira.
Os Sinclair são uma família rica  e se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições.
No verão onde Cadence completaria 15 anos e seria o mais idílico para ela, acontece um acidente muito estranho. Ela passa dois anos em um período bem conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos.
Seus companheiros desde a infância: Gat (amigo e grande paixão), Johnny e Mirrren (primos), denominados os Mentirosos, ficaram em silêncio durante esses dois anos, não respondiam aos e-mails de Cadence, não telefonavam e ficaram totalmente ausentes, o que causou grande mágoa em Carrie (Cadense). O que estaria acontecendo?
A família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… Não permitem que ela volte a ilha até que Cadence finalmente decide que na ilha poderá juntar as lembranças do que realmente aconteceu naquele ano e descobrir porque tudo está tão diferente...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Vou começar dizendo que fui ler esse livro com as expectativas bem em alta, porque li várias resenhas bem positivas e achei que o livro seria uma das melhores leituras do ano... Na verdade o livro não é ruim de forma alguma, é um bom livro, entretanto, fiquei um tanto frustrada por esperar muito mais do livro, acreditei que seria excepcional e não passou de uma boa e divertida leitura.
Gostei muito de ver o mapa de toda ilha, porque pude me localizar melhor; gostei também da genealogia da família, já que é grande e pude saber exatamente quem é quem. As personagens secundárias estão bem presentes em todo livro e tem papel importante em todo enredo.
O que deixou um porém, na minha opinião, é o fato de ter sido induzida o tempo todo a crer em algo que no final, é totalmente diferente do que imaginei... Não que isso seja de todo ruim, porém achei que fui iludida...
Claro que o desfecho de toda a trama e mistério que acompanhamos durante a leitura, foi completamente inusitado e causou uma enorme surpresa a essa leitora que vos fala, motivo que diminuiu e muito toda insatisfação possível durante a leitura e elevou o conceito com a autora, ainda assim, terminei o livro com aquele sentimento: como pode ser isso...
Não deixo de recomendar a leitura, de forma alguma, apenas peço que leiam sem tantas expectativas como eu, porque podem ter o mesmo sentimento e não acharem que o livro é tão bom quanto deveria realmente ser.


NOTA : 4,00 de 5,00

Emoticon triste

SOBRE O AUTORA:



Nasceu em Nova York e fez doutorado em literatura inglesa na Universidade Columbia. Deu aulas de redação, literatura e escrita ativa. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas. É autora de Dramarama, The Boyfriend List e Fly on the wall, e coautora de How to Be Bad, com Lauren Myracle e Sarah Mlynowski.

CHEIRINHOS
RUDY


PENSAMENTO DO DIA:


"Chega-te aos bons, serás um deles, chega-te aos maus, serás pior do que eles." (Sabedoria popular)






19 comentários:

  1. Oi Rudy! Eu já vi esse livro em uma livraria, mas não fazia idéia sobre o enredo, sua resenha é a primeira que leio. É bem chato quando temos grandes expectativas e acabamos nos frustrado com a história, né?! Mas, eu fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu de fato com Cadence. E mesmo a trama não sendo tão incrível quanto você esperava, aparentemente a Seguinte caprichou na diagramação e nas ilustrações! Um super beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá,confesso que uma das minhas leituras favoritas,são livros de mistério.
    Acho que faz parte de todo curioso. Rsrs

    Bem,faz um tempinho que pretendo ler esse livro.
    Justamente para descobrir o que realmente aconteceu na vida da personagem Cadence...

    Até que minhas expectativas não estão tão altas... Mas assim que der pretendo ler!

    ResponderExcluir
  3. Estou como você, minhas expectativas com esse livro estão altíssimas, e sempre que isso acontece acabo me frustrando mesmo. A história parece ser ótima, mas foi bom o aviso.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  4. Oie!!
    Qro mto ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade..
    Espero q seja em breve!
    Resenha ótima Rudy!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Miga, também li muitas resenhas positivas dele, e fiquei bem interessada pois achei superdiferente!
    Porém, comprei ele em e-book, e nossa, o começo foi tão complicado, não entendi nada, até parei de ler kkkkk
    quero continuar, só não sei quando rsrsrs
    bjss

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de infanto-juvenil e o enredo me deixou curioso, mistério sempre é bom porque prende o leitor. Também gosto muito da ideia do mapa para acompanhar a estória.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  7. Achei o livro lindo em todos os aspectos...
    Amo leitura inteligente e poética. As citações são incríveis e, pelo amor, sou apaixonada por livros com mapas kkkk sem contar que amo suspense... Eu o leria leria bom grado.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei bem curiosa sobre para saber o que aconteceu com Cadence. Uma pena que o livro não tenha alcançado todas as suas expectativas, também li tantas resenhas positivas que tinha uma expectativa enorme, bem agora sabendo que a obra possui alguns furos, posso ler sem me decepcionar. Ótima resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  9. Pelas fotos já pude perceber que a diagramação do livro é super caprichada, achei bacana colocarem a arvore da genealogia da família e o mapa da ilha, que pelo que percebo no enredo esses dados são importantes para a história. É uma pena que as suas expectativas não tenham sido alcançadas, esperava muito desse livro graças aos comentários positivos que li. Mas enfim, ainda quero ler, só que esperando menos

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro e adorei, admito que também não foi uma super e maravilhosa leitura, mas gostei bastante, é legal como ficamos pensando em algo e no fim não é bem isso, mas no geral achei um livro interessante e recomendo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa para ler , sempre é interessante ter outras histórias ,abrir a mente.

    ResponderExcluir
  12. Me parece uma história bem interessante, cheia de mistérios pra descobrir. Atiçou meu espírito investigador. valeu!

    ResponderExcluir
  13. Eu já li este livro e concordo com você, foi uma grande surpresa o desfecho, porém eu esperava mais. É uma boa leitura sem dúvidas. Beijos
    Charme-se.com,

    ResponderExcluir
  14. Oi Rudy.
    A edição é muito linda, uma pena que o livro não alcançou suas expectativas, mas fiquei muito curiosa para conferir, parece ser bem interessante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Leria com certeza porque com certeza tem muito angu debaixo deste caroço.kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Gostei, parece uma daquelas leituras boas para ler nas tardes de dias de verão, adoro uma história que envolva a busca de um personagem por suas memórias.

    ResponderExcluir
  17. Oii
    adoro livros com mapas, ajudam muito na hora de se localizar na história, mas não sei porque, esse é um livro que não me chama muito a atenção... talvez futuramente acabe lendo, mas não é uma das minhas prioridades :/

    ResponderExcluir
  18. Oi Rudy, tudo bem com você?
    Gostei bastante do livro quando realizei a leitura.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol!
      Bom que gostou.
      Gratidão!
      Um final de semana mais que abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy