11/01/2017

RESENHA #03 - ”SUGADORES DE SANGUE” (LITERATURA NACIONAL) - HUMBERTO CONZO JR.

LIVRO: ”SUGADORES DE SANGUE” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: HUMBERTO CONZO JR.
GRAVURAS: EDUARDO VER
EDITORA: WMF MARTINS FONTES
PÁGINAS – 48
1ª  EDIÇÃO 2014
CATEGORIA: NACIONAL/NÃO FICÇÃO
ASSUNTO: INFANTO JUVENIL
ISBN: - 978-85-7827-908-5


CITAÇÃO:” Quando falamos em morcegos, logo pensamos em sugadores de sangue; porém, das mais de mil espécies que existem no mundo, apenas três se alimentam de sangue, e dessas somente uma se alimenta de sangue de outros mamíferos.” (pág. 09)


ANÁLISE TÉCNICA:


-CAPA-

Vermelha com bichos e insetos (morcegos, pernilongos, pulgas e outros), cacto branco no lado esquerdo inferior.
A capa é bem condizente com o conteúdo do livro, porém um tanto asquerosa.

(nota: 3,50 de 5,00)


-DIAGRAMAÇÃO:

As páginas são brancas com letras pretas e vermelhas e com muita ilustração.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Conteúdo: dedicatória; índice; apresentação; oito capítulos numerados e com títulos; e, conclusão.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
  • Dimensões do produto: 20,3 x 24,1 x 1 cm
  • Peso do produto: 240 g
Impressão e acabamento Yangraf Gráfica e Editora Ltda.
Produção gráfica: Geraldo Alves.

(nota: 5,00 de 5,00 )


- ESCRITA:

É uma narrativa descritiva de forma acadêmica, porém sem ser tão científica, embora traga os termos originais para as espécies abordadas.
É de fácil leitura, afinal foi escrito para os infantos juvenis, o entendimento é completo e agradável, embora os seres abordados sejam bem ‘nojentinhos’.

(nota: 5,00 de 5,00)


CITAÇÃO: “A fêmea do carrapato pode colocar até 8 mil ovos no solo de uma única vez, e após esse esforço morrerá.” (pág. 29)


SINOPSE:

“Existem muitos livros e filmes sobre vampiros, mas todos são histórias de ficção. Mas os vampiros de verdade existem e estão entre nós. São insetos e outros bichos que sugam nosso sangue ou o de outros animais para sobreviver e se reproduzir, e nesse processo podem nos transmitir graves doenças. Este livro é sobre esses sugadores que enfrentamos na vida real. Ele diz onde vivem, como vivem e por que sugam nosso sangue. Fala das doenças que eles podem transmitir e como podemos nos proteger. Ao terminar sua leitura, todos concluirão que a realidade, a natureza podem ser até mais intrigantes que as histórias de ficção.”

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Confesso que não esperava encontrar tanta informação importante em um livro tão curtinho.
Como biólogo o escritor fez um livro altamente informativo sobre os bichos e insetos que sugam sangue, mas não apenas isso, ele inclui as doenças transmitidas por esses seres, curiosidades e lendas que foram criadas em torno dos bichos e cuidados que devemos ter para não sermos infectados.
Foi um livro altamente instrutivo, porque muita coisa não sabia e é tão bom ver um livro ser bem elaborado, trazendo fatos reais, sem as especulações que vimos diariamente em todas as partes e ser abordado de uma forma bem científica, embora de fácil entendimento.
Aconselho a leitura para todos e nem entendi bem porque a classificação é infanto juvenil, afinal, todos nós devemos ter os cuidados necessários e o conhecimento sobre o que esses bichinhos podem causar.

NOTA : 5,00 de 5,00


SOBRE O AUTOR:

Foto -Humberto Conzo Junior


Humberto Conzo Junior nasceu em São Paulo em 1973. É formado em Biologia e em História pela USP e ainda na faculdade começou a estudar os insetos. Desde então trabalha na área de controle de pragas urbanas. É apaixonado por livros e sempre gostou de escrever. Aos 14 anos começou a fazer poesias e, aos 16, lançou seu primeiro livro, Tudo ou nada. Publicou, por esta Editora, o livro Bichos sinistros em 2011 e escreveu o texto dos livros Abecedário de aves brasileiras e Abecedário de bichos brasileiros, ambos ilustrados por Geraldo Valério. Também é autor do livro Descobrindo os bichos do jardim, de 2012.



CHEIRINHOS
RUDY




PENSAMENTO DO DIA:


"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes." (Cora Coralina) 







8 comentários:

  1. Tenho três cachorros ! E fiquei apavorada em descobrir agora que a fêmea de um carrapato pode colocar até 8 mil ovos no solo.
    Por mais cuidado que temos,sempre aparece um ou outro.

    O legal de livros assim,é que nos deixam informados, sobre os malefícios desses bichos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rudy.
    Parece ser um livro bem informativo, bem interessante. Fiquei bastante curioso, até porque também tinha essa ideia de "morcegos que chupam sangue".
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    bjs😘😘😘
    http://pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  4. oláá! tudo bem?
    que interessante! pare ser um ótimo livro informativo, gostei! mas realmente a capa é meio asquerosa mesmo haha
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Nunca tinha ouvido fla desse livro Rudy, gostei mto, enredo parece ser bom msm, a capa bem diferente....
    Qro ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rudy! Que livro mais interessante! A capa é meio asquerosa mesmo, mas gostei das ilustrações ao longo das páginas! É um livro super informativo, eu adoraria ler, sou super alergia à picadas de insetos e é sempre bom saber mais sobre eles para me prevenir

    ResponderExcluir
  7. Que legal!!
    Gosto muito desses livros sobre biologia e pelo jeito esse é bem cativante, com uma escrita harmoniosa e muita informação importante!
    Dica anotada aqui!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não tinha conhecimento desse livro e parece bem interessante, pelo menos a ideia é bastante original. Que legal essa diagramação, fiquei bastante curioso com a leitura, realmente é um assunto que deve se estender para todos. Vamos nos surpreender com esses bichinhos sugadores.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy