29/01/2017

RESENHA #08 - “A COLÔNIA” - EZEKIEL BOONE

LIVRO: “A COLÔNIA”
TÍTULO ORIGINAL: “THE HATCHING”
SÉRIE: 'A COLÔNIA'
AUTOR: EZEKIEL BOONE
TRADUÇÃO: LEONARDO ALVES
EDITORA: SUMA DE LETRAS
PÁGINAS – 270
1ª  EDIÇÃO 2016
CATEGORIA: FICÇÃO INDIANA
ASSUNTO: TERROR
ISBN: - 978-85-5651-017-4



CITAÇÃO:” –Você acha que estou exagerando, e provavelmente tem razão, mas sabemos que os chineses jogaram uma bomba atômica no próprio território para conter alguma coisa, algo que eles estão chamando de bichos, e agora um bilionário cujo jato caiu em Minneapolis foi devorado por aranhas. Não sou exatamente a madame Teoria da Conspiração, mas é melhor agirmos rápido. “ (pág. 120)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Avermelhada com teias de aranha preta e uma aranha grande com patas enormes, bem preta.
Pode parecer um tanto asquerosa e é, entretanto, tem tudo haver com o enredo do livro.
Feita por Desenho Editorial.

(nota: 4,50  de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Folhas amareladas com letra pretas na média.
Conteúdo: prólogo; capítulos com títulos que denominam o local onde se passa o mesmo; e, agradecimentos.
Preparação feita por Carolina Vaz.
É uma diagramação simples, porém bem eficiente.

(nota: 5,00 de 5,00 )

- ESCRITA:

É uma narrativa bem descritiva em 3ª pessoa desconhecida.
A narrativa é detalhada em cada localidade onde os fatos acontecem. Os diálogos são bem desenvolvidos e dinâmicos, de fácil entendimento e a linguagem bem contemporânea.
Sem erros aparentes e gritantes, como a leitura foi bem ágil, quase não percebi os detalhes.
Revisão feita por Renato Potenza Rodrigues e Larissa Lino Barbosa.

(nota: 5,00 de 5,00)

CITAÇÃO: “O cachorro ainda estava puxando com força para eles saírem da trilha e irrem para onde o carro estava estacionado. Depois de mais uma olhada rápida no navio, Andy se virou e deixou Sparky carrega-lo. O negócio com o navio parecia ruim.
Foi de ruim a pior em pouco tempo.” (pág. 195)

RESUMO SINÓPTICO:

No Parque Nacional de Manu no Peru um grupo de turistas fazia uma trilha embaixo do sol escaldante. O milionário Henderson queria impressionar as três  garotas com passeios exóticos pelo país. Levava seu guarda-costas Miguel para acompanhá-lo. Henderson estava com desarranjo intestinal, possivelmente por causa do calor excessivo, afastou-se um pouco do grupo para aliviar-se. Percebeu um silêncio sepulcral na mata e de repente um ‘rio preto’ avançava e começou a atacar a todos... Herderson conseguiu fugir e chegar ao seu avião.
No Centro Nacional de informações de engenharia sísmica em Kanpur na índia a Dra. Basu e seu assistente observa abalos inexplicáveis através dos instrumentos e não conseguiam explicar tal movimentação intensa.
Em Washigton DC a Dra. Melanie Guyer estudiosa e especialista em aranhas e com pavor a cigarras, tenta continuar seus estudos ao lado dos ‘voluntários’ da universidade, até que um deles recebe uma caixa estranha com ovos milenares de aranhas. A Dra. Fica estupefata com a textura e a qualidade dos ovos e passou a monitorá-los até eclodirem...
Na Província Xinjiang na China uma grande explosão assusta a Casa Branca que fica de alerta total acreditando que uma guerra será deflagrada... Descobrem que o próprio governo chinês explode uma bomba nuclear em uma região remota e todo o contato com o mundo exterior é cortado, não tem como entrar em contato com nenhum lugar no mundo...
Todo acontecimento bizarro assola o planeta. “O mundo está à beira de um desastre apocalíptico. Uma espécie ancestral, há muito adormecida, finalmente despertou. E a humanidade pode estar com os dias contados.
Uma história aterrorizante sobre uma espécie adormecida há mil anos, que agora voltou para reconquistar o planeta.”

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Nem sei como começar a resenha. O livro foi um dos melhores que li no final do ano passado e ainda estou digerindo toda história.
Mesmo sem ter medo de aranhas, a história é tão eletrizante que o fato de uma espécie antiga reviver e tentar dominar o mundo, é tão aterrorizante que só de pensar causa arrepios... Tudo bem, sei que é ficção (e uma das mais criativas) ainda assim, dá aquele friozinho na barriga só em pensar.
Na verdade o livro relata os fatos e a forma como elas vão se reproduzindo de forma cadenciada, como se tivessem sua própria ordem de evolução. Os trechos não são tão assustadores, porém a forma como se desenvolvem e evoluem, isso sim é aterrador... é um verdadeiro thriller psicológico que vai consumindo o leitor a cada página.
O fato de os acontecimentos acontecerem em várias partes do planeta e de aos poucos irem surgindo mais e mais personagens, causou a impressão que seria uma leitura confusa e de difícil entendimento, entretanto, vamos absorvendo os fatos e aprendendo a conhecer cada personagem envolvida e tudo se transforma em uma leitura cadenciada, causando curiosidade e interesse por desvendar o que acontecerá no próximo capítulo.
É uma leitura tão tensa, intensa, densa que nem percebemos que as páginas vão sendo viradas e quando nos demos conta, o final chega sem nem notarmos. E o desejo de poder acompanhar o que irá acontecer no próximo exemplar, explode em frustração por já não ter o próximo livro em mãos.
Como falei, foi um dos melhores livros lidos o ano passado e agora resta apenas a angústia de aguardar o próximo exemplar..."o segundo livro, Skitter, está com a data de publicação marcada para maio de 2017. Ainda não há previsão de lançamento nacional." (Buááááááááá!!!)

NOTA : 5,00 de 5,00




SOBRE O AUTOR:

Foto -Ezekiel Boone


Ezekiel Boone mora no norte do estado de Nova York, com a esposa, os filhos, e dois cachorros desobedientes. A colônia é seu livro de estreia.

cheirinhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA:

"A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado." (Oscar Wilde)



13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro,e já estou ansiosa para ler.
    A leitura dessa trama deve ser tensa!
    Só de imaginar a infestação de aranhas ensandecidas e assassinas invadindo vários lugares é aterrorizante!

    Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudy! É a primeira vez também que leio uma resenha desse livro, embora, já tenha visto muito a capa dele Internet à fora. Assim como você eu não tenho medo de aranhas (pelo menos, não pavor), mas a idéia de pensar em uma invasão delas, é bastante aflitiva! Mesmo assim fiquei ansiosa para saber mais, principalmente por se tratar de um thriller psicológico, mas com diálogos bem desenvolvidos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Achei bem doido esse negócio de aranhas, parece bom e bem escrito, completamente diferente do que estou lendo ultimamente.
    Ai acho que não lerei não kkkkk
    bjoss

    ResponderExcluir
  5. Nunca li o livro, mas a capa e a sinopse me agradaram :D
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei seu blog Charmosa Linda...Beijo Carinhoso e desejo-lhe muito sucesso

    ResponderExcluir
  7. Rudy parabéns pela resenha!
    Tô louca por esse livro, mal posso esperar pra lê-lo!
    Enredo mto bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Parece interessante, mas quando é livro assim prefiro assistir filme do que ler livro.
    Beijos flor e obrigada por ajudar na divulgação do sorteio!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  9. Oi Rudy,
    Interessante esse livro, apesar de não curtir aranhas, fiquei curiosa. Desejo que 2017 tenha incríveis leituras.

    Beijos Elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Rudy,
    Parece bem interessante! Ficção indiana!!! já li alguns livros de autores indianos e gostei muito.
    Bjs
    GOSTO DISTO

    ResponderExcluir
  11. Uau, que resenha maravilhosa de um livro que parece ser maravilhoso. Bem interessante e chama muito a atenção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Estou doido para ler esse livro e agora ainda mais por ver o quanto vc gostou e pelos detalhes da resenha. Só fico desanimado com esses finais que nos empurram sem dó para um próximo livro.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  13. Aaah, fiquei com um pouco de medinho desse livro depois de ver que tem aranhas...hahahaha! Quem sabe eu tomo coragem!! rs

    Beijinhos!!

    www.recantodachefa.com.br

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy