22/02/2017

RESENHA #14 - ”A PAUSA DO TEMPO” (LITERATURA NACIONAL) - VALÉRIA MARTINS

LIVRO:”A PAUSA DO TEMPO” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: VALÉRIA MARTINS
EDITORA: JAGUATIRICA
PÁGINAS – 156
1ª  EDIÇÃO 2013
CATEGORIA: CRÔNICAS BRASILEIRAS
ASSUNTO: REFLEXÃO
ISBN: - 978-85-66605-05-1


CITAÇÃO:

” [...] Acho que isso é envelhecer: perder a capacidade ou a coragem de se aventurar.” (pág. 21)

“Não faça a sua felicidade depender do que não depende de você.” (pág. 29)


ANÁLISE TÉCNICA:


-CAPA-
Árvore isolada em um gramado com nuvens e raios solares incidindo sobre a árvore.
Totalmente condizente com o livro, onde mostra a solidão, liberdade e a luz dos sinais a serem seguidos.
Feita por M. F. Machado Lopes.

(nota: 5,00 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:

Folhas amareladas e letras acima da média (fonte Garamond), ótimo para leitura.
Conteúdo: dedicatória; apresentação da autora; índice; dividido em seis partes com títulos e logotipo, cada parte é um tema; e, amigos do blog.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Papel Pólen 80g.
Impressão Impresul.
Feita por M. F. Machado Lopes.

(nota: 5,00 de 5,00 )

- ESCRITA:

São textos, crônicas, escritas em primeira pessoa pela autora, diante das vivências que teve e com seu ponto de vista diante de determinado assunto.
Fácil leitura e compreensão. Sem erros aparentes.

(nota: 5,00 de 5,00)

CITAÇÃO: 

“Certas notícias desestabilizam a gente. Toda mudança assusta. A vida é inexorável e segue o curso. [...]” (pág. 33)

“[...] que as lembranças que guardamos na memória, a despeito da passagem do tempo, são recordações de momentos em que estivemos realmente despertos e conectados com a nossa essência,” (pág. 39)


RESUMO SINÓPTICO:

“Valéria Martins, presenteia seus leitores com textos de seu blog, 67 crônicas tecidas com sutileza e perspicácia, reflexões lúcidas acerca de amor, literatura, cotidiano, viagens, música e cinema.
Sem sair da suavidade, Valéria lança um olhar às vezes leve e divertido, outras vezes denso e doloroso, mas sempre cheio de confiança na vida, no ser humano e em Deus.” (Sinopse da Editora)
O livro é uma compilação de textos, basicamente crônicas escritas pela autora (dãmmm.. claro, né?) e postada em seu Blog A Pausa doTempo entre o período de 2007 à 2011.
Os textos curtos falam um pouco das suas experiências e o que pôde aprender com elas, sobre diversos temas: Reflexão, Amor, Literatura, Cotidiano, Viagem e Cinema.

CITAÇÃO: 

“Insights são revelações que nos chegam de repente e nos surpreendem com a claridade de sua luz. São verdades que sabemos e sentimos com a alma e o coração.” (pág. 53)

“[...] Todo ser humano tem cavernas dentro de si, onde fazem coisas nas profundezas. Nós respeitávamos as nossas cavernas.” (pág. 89)

                                                          
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Já sabem que tenho uma certa dificuldade em fazer resenha sobre livros que gosto muito e aqui é mais um caso do tipo. É o tipo de livro difícil traduzir em palavras, porque deve ser sentido.
Minha identificação foi total com a leitura desde as primeiras páginas. A sintonia com os pensamentos transmitidos da autora foram impressionantes. Percebi que temos pontos de vista bem parecidos e talvez até, os mesmos objetivos de vida.
Foi realmente uma “Pausa no tempo” para mim, onde pude desacelerar o corre-corre diário. Parar para refletir e ordenar as ideias, recarregar o corpo e a mente para dar continuidade à vida com mais tranquilidade.
Vi a inspiração aflorar como a muito não acontecia, comecei a escrever pequenos textos guardados na memória que desabrocharam inesperadamente, nem eu mesma me lembrava que os fatos estavam lá, acumulados e explodiram em palavras.
Na minha opinião, o bom de um livro é justamente fazer florescer o que de melhor temos dentro de nós e foi justamente isso que aconteceu através das experiências e opiniões da autora, fiquei completamente conectada com sua escrita e proporcionou momentos agradáveis e inspirativos.
Recomendo a leitura para todos que gostam textos bem escritos e que transmitem uma opinião firme e convicta sobre diversos assuntos. 
Favoritei! Já está entre as melhores leituras do ano!

NOTA : 5,00 de 5,00




SOBRE O AUTORA:

Minha foto


Valéria Martins, escritora, jornalista e agente literária à frente da empresa www.oasyscultural.com.br, autora do livro "A Pausa do Tempo" (Jaguatirica Digital, 2013), uma seleção de textos deste blog e "A matéria dos sonhos", romance em ebook à venda na Amazon.com.br (R$ 4.50)


cheirinhos
Rudy



PENSAMENTO DO DIA:
"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar." (Machado de Assis)

8 comentários:

  1. Olá,gosto de livros como esse, que nos fazem refletir sobre a nossa própria vida. Não li. Mas acredito que seja desse tipo de leitura, que é bom deixar do nosso lado para lermos os trechos que nos deixa bem.

    Gostei especialmente daquele trecho do livro que nos mostrou que diz: - "Toda mudança assusta".
    E eu particularmente tenho muita dificuldade em lidar com isso.

    Ah! Outro ponto positivo,é aquele em que nos contou que as letras tem um tamanho ótimo para a leitura.
    Para mim isso é importante!

    ResponderExcluir
  2. Querida Rudynalva, fico feliz que tenha gostado, que tenha lhe inspirado em seus escritos. Que booom! Muito obrigada pela divulgação em seu blog. Uma honra para mim. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Entendo perfeitamente o que vc diz sobre o livro. Muitas vezes é um assunto simples, mas que não havíamos parado para refletir ou analisar e daí vem alguém e toca naquilo de certa maneira que parece mudar nossa vida. É como um combustível que nos impulsiona.

    *☆* Sorteio rolando no blog. Participem. *☆*

    ResponderExcluir
  4. Aiii adoroooo crônicas e contos, principalmente essas que falam tanto com a gente, que tocam profundamente!
    Vou querer ler, ainda mais você tendo gostado tanto!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Não li, mas imagino o quão deliciosa deva ser sido a leitura! Adoro crônicas, principalmente essas que fazem com que nos identifiquemos com os textos e nos enchem de inspiração. Amei as citações do livro e espero poder lê-lo em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante e original.
    Não costumo ler muito crônicas e contos...mas li alguns e gostei. Parece ser muito bom.
    O livro, apesar de simples, é muito lindo.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto tanto de crônicas, mas quando consigo me conectar com o texto até gosto. Como você descreveu a obra de uma forma sentimental, que te tocou de uma forma que poucas leituras te tocam fiquei bem curiosa para conferir. Ótima indicação e resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  8. Um mistura de reflexão da leitura, com a vida, e muitas vezes, refletindo sobre minhas escolhas. É inevitável falar sobre A pausa do tempo, sem poder olhar para si e de como algumas atitudes pode mudar seu dia.
    A cada leitura, uma pausa no tempo, para refletir, vivenciar aquele texto, sentir as palavras.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy