21/04/2017

RESENHA #24 - “DESPERTAR DE UM SONHO” (LITERATURA NACIONAL) - MELISSA DE SÁ



CONTO: “DESPERTAR DE UM SONHO” (LITERATURA NACIONAL)

VOLUME 1

SÉRIE: METRÓPOLE

COLEÇÃO: CONTOS DO DRAGÃO

AUTORA: MELISSA DE SÁ

EDITORA: DRACO

PÁGINAS – 13

1ª  EDIÇÃO 2017

CATEGORIA: CONTOS BRASILEIROS

ASSUNTO: FICÇÃO

CDD – 869.93

 despertarsonho





ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda azul com uma metrópole ao fundo.

Capa e editoração: ERICKSAMA



-DIAGRAMAÇÃO:

Não há como ser avaliada por ser em e-book.

- ESCRITA:

Narrativa descrita em 3ª pessoa de fácil entendimento.

Revisão: Eduardo Kasse.



SINOPSE:

“Ilio é uma pessoa especial, podendo manipular a realidade com o poder da mente. Mas quando o mesmo sonho intenso lhe invade as noites, despertar para a dura realidade de um mundo morto só é possível pois nele pode estar uma revelação do futuro.”


RESUMO SINÓPTICO:

ILIO mora em uma base nojenta, com pessoas doentes, comida racionada e abaixo de um deserto estéril. É a BASE ÁGUA DO NINHO comandada por HECTOR. Tem 15 anos e um quarto apenas para si, pois tem poder de ler a mente das pessoas e ninguém quer ficar ao lado dele. Tem sonhos recorrentes com pessoas desconhecidas. O último sonho foi com ele mesmo e uma garota, a quem sabia amar profundamente, mesmo sem nunca tê-la encontrado. Sonhou três vezes...

Para as pessoas os sonhos são um alívio onde mundos novos surgem para escapar da realidade dura, mas não para Ilio

Sara é aprendiz de curandeira, não suporta morar no subterrâneo, é irônica e mal humorada, amiga de Ilio. Não tem medo dele como as outras pessoas. Recebe a ordem de ir atender duas pessoas resgatadas que estão muito mal. Uma delas é de Metrópole.

Hector não gosta de Ilio por ele não ter aceito se tornar um soldado. Pede que vá dar boa vindas as pessoas que chegaram, mas seu real intuito é que Ilio vasculhe a mente da moça de Metrópole, Ilio não aceita a missão... no entanto, corre para enfermaria ao ‘sentir’ que é ela que está lá...



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Bem fã de ficção, claro que não poderia me furtar de apreciar a leitura desse conto bem escrito. O conto é direto e se grande profundidade, ainda assim, traz entendimento sobre o que se passa: pessoas com poderes, sitiadas em uma base fechada para estudos...

Ao contrário de outros contos esse tem mais personagens, embora não sejam em excesso e cada um tem sua função bem definida, o que facilita muito o entendimento da situação geral e da importância de cada um deles.

A autora soube criar uma realidade crível, onde a mente do leitor vaga para desvendar o mistério de tudo aquilo e como faz parte de uma série, possivelmente algumas respostas virão apenas no próximo exemplar.

Para aqueles que gostam de ficção do gênero a leitura é mais que recomendada.



NOTA : 4,80 de 5,00




 


SOBRE O AUTORA:

 A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos e close-up


Melissa de Sá é escritora e blogueira. Nascida em Belo Horizonte, escreve fantasia e ficção especulativa desde a infância. Passou a adolescência no fandom de Harry Potter e foi por lá que encontrou seu estilo para escrever. A paixão pela fantasia a levou a fundar o blog livrosdefantasia.com.br, uma referência online no assunto. Atualmente faz mestrado em literatura pela UFMG e é professora de inglês. Blog mundomel.com.br


EXEMPLAR CEDIDO PELA EDITORA DRACO.

 PARCERIA EDITORA DRACO
Baixe grátis agora mesmo: Amazon | Outras lojas





cheirinhos

Rudy


5 comentários:

  1. Oi, Rudy! Também curto ficção, e fico feliz quando vejo nossos autores nacionais se destacando e trazendo novidades para nossa literatura!!! Um abração!!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Adorei esse livro, super legal a trama, gosto bastante de ficção e poderes diferentes...não leio muito livro nacional mas gostei muito desse!!

    ResponderExcluir
  3. Amo contos, e é bom saber que esse além de trazer um história bem escrita e que cativa, ainda, mesmo que num texto curto, soube criar personagens bem feitos e reais.
    Vou anotar aqui e procurar para ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Leio pouco nacional porem me arriscaria nacionalmente em ler essa obra, justamente com ter contos, acho que a literatura nacional maravilhosa para criaram de contos

    ResponderExcluir
  5. Pelo que vejo, essa coleção de contos é bem extensa...
    Já me interessei por um.
    Mesmo sendo curto, nao sei se leria esse...realemnte não sei. Questão de preferência mesmo.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy