Corpo da mensagem
No último sábado de maio, dia 27/05, acontece a SABADEIRA MUSICADA na Casa da Música(Parque do Abaeté, s/n – Itapuã – Salvador – BA – tels: 71 3116-1511 / 3116-1512), com os artistas convidados: Durval Caldas, Wakay, Simone Dorea & Cigano Rogério, além do projeto Bahia Canta Paz, com a participação especial de Marialda Pinho e Hellen Martins. O show começa às 15h e a entrada é franca.
Durante os shows acontece na parte externa da Casa da Música o Clube de Xadrez Itapuã, com lições gratuitas de xadrez ministradas pelo professor Juracy Costa. E continua a todo vapor a brincadeira de incentivo à leitura, P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante), onde há doação e troca de livros entre os participantes das atividades, os moradores do bairro e das redondezas e interessados. Traga para o P.U.L.A. aquele livro que está ocioso em sua estante, e leve para sua casa qualquer livro que estiver disponível na estante do P.U.L.A.!
Esta Sabadeira Musicada marca ainda o início da Campanha de Doação de Alimentos Não Perecíveisna Casa da Música. Os alimentos arrecadados serão destinados aos índios da reserva THÁ-FENE, em Lauro de Freitas, que recebe e acolhe índios de várias localidades do Brasil. Sua colaboração é muito importante! “Represento a força, a luta e a garra de um povo. Uma tribo que pede socorro para não se acabar...” (Wakay Memboré – Índio Funi-Ô).
Durval Caldas é cantor, compositor e instrumentista, tendo parceria com Luiz Caldas, Carlinhos Brown e Julio Caldas. Tem canções gravadas por Chiclete, Timbalada, Luiz Caldas e Bel Marques, entre outros. Começou sua carreira artística no baile 1973 e tendo passado por grandes estúdios, já tocou também no Festival de Montreux.
Wakay, líder da tribo indígena Kariri-Xocó, é cantor, compositor e instrumentista, com CD gravado e apresentações em vários países. Parte de sua missão é transmitir algo do rico legado cultural indígena através da música.
Simone Dorea começou a cantar profissionalmente aos 15 anos. Já fez shows com artistas como Sarajane Geronimo, Sandro Becker, Tonho Matéria, Ed Brown e Zelito Miranda, entre outros. Já gravou três CDs.
Marialda Pinho é arte educadora, musicista e compositora. Seu trabalho musical tem como meta o despertamento do ser humano com relação ao equilíbrio dinâmico do universo. É formada em Artes plásticas pela UFBA, com capacitação em Educação Musical. É professora da cadeira arte educação do curso de pedagogia da faculdade Visconde de Cayru.
Hellen Martins é uma cantora de 17 anos que desfruta de sua paixão por música desde pequena. Autodidata, aos 10 anos de idade ganhou o seu primeiro violão, onde começou a desenvolver o seu talento. Hoje, além de cantar, toca diversos instrumentos, entre eles violão, ukulele e cajon. Participou do coral da Rede Maban e atualmente se dedica ao desenvolvimento de uma composição autoral, e trabalha em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/HellenMartins) onde publica covers de músicas de todos os estilos, em sua maioria mpb.
O projeto BAHIA CANTA PAZ tem a proposta de celebrar e fomentar a fraternidade, a tolerância e o respeito à diversidade por meio do poder transformador e positivo da música. A cada apresentação, os músicos e cantores do grupo convidam a plateia a participar ativamente, cantando junto, tocando instrumentos, batendo palmas e utilizando “o transmissor mais potente da Terra”, a mente humana, para vibrar pensamentos de paz, amor e alegria para todo o planeta. O repertório é formado de músicas de todas as religiões, assim como de canções populares, cuidadosamente selecionadas por seu poder de estimular essas emoções positivas.
A Sabadeira Musicada faz parte do projeto Oficina de Muita Música!, série de cursos gratuitos que já está em seu sexto ano de atividades na Casa da Música, com a coordenação do músico e escritor Fabio Shiva. Estão abertas as inscrições para as oficinas do projeto e todos são bem-vindos:
* VIOLÃO – Carro-chefe, a Oficina de Violão acontece ininterruptamente desde 2011 na Casa da Música, como trabalho voluntário, tendo atendido a centenas de pessoas das comunidades de Itapuã e arredores, de todas as faixas etárias. Todos são alunos e professores de todos no grupo, que tem como lema: “vou aprender a ler para ensinar meus camaradas”. “Essa característica da oficina, de cada um compartilhar o que aprendeu com os outros, acaba agilizando muito o processo de aprendizado”, resume Fabio Shiva. “Afinal, a melhor maneira de aprender é ensinar!” # Facilitadores: Fabio Shiva e Cigano Rogério. # Datas e Horários: segundas (14h/15h30) e quartas (8h30/10h).
* CONTRABAIXO – Esta oficina acontece paralelamente à de violão. # Facilitador: Juarez Moura Brandão. # Datas e Horários: segundas (14h/15h30).
* XADREZ – Oficina iniciada em 2015, auxilia o estudo da música pelo exercício da percepção espacial e do raciocínio matemático desenvolvidos no jogo de xadrez, com muitos outros benefícios para os praticantes. Acontece paralelamente ao Bahia Canta Paz. # Facilitador: Juracy Costa. # Datas e Horários: segundas (15h30/16h30), quartas (10h/11h) e sábados (15h/17h).
* BAHIA CANTA PAZ – Projeto iniciado em 2017, com o objetivo de formar um grupo para cantar músicas devocionais de todas as religiões, para vibrar a Paz, o Amor e a Alegria no mundo. Cantores e músicos de todos os instrumentos são muito bem-vindos para fazerem parte do grupo, assim como todas as pessoas de boa vontade. Vamos dedicar um pouco de nosso tempo para ajudar de alguma forma a sociedade ao nosso redor! Facilitadores: Fabio Shiva e Fabíola Campos. # Datas e Horários: segundas (15h30/16h30) e quartas (10h/11h).
Para se inscrever nas oficinas gratuitas basta enviar nome completo, e-mail e telefone paraoficinamuitamusica@gmail.com, para a página do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/oficinamuitamusica), pelo telefone (71) 3116-1512 ou pelo WhatsApp (71) 99655-3387.
cheirinhos
Rudy
PENSAMENTO DO DIA:"Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria." (Santo Agostinho)
Um show com muita cultura.
ResponderExcluirOlá!!!
ResponderExcluirQue Delicia tudo isso!! Cultura é tudo de Bom!!!
Que maravilha a união de várias artes em um só espaço. Muito legal a ideia do P.U.L.A, temos que incentivar e propagar a leitura.
ResponderExcluirAi que legal! Adoro shows queria poder ir, mas moro longe!
ResponderExcluirbjs
Oi Rudy.
ResponderExcluirQue legal, é sempre conhecer conhecer um pouco mais sobre cultura, simplesmente adorei.
Bjs.
Oi.
ResponderExcluirQue projeto bacana, em? Valorizar a cultura é muito importante.
Infelizmente moro em outro estado, mas gostaria muito de participar.
Obrigada pela dica.
Abraços.
Olá,
ResponderExcluirQue legal esses projetos, são culturas bem diferente e incrivel, temos que ter conciencia que a cultura faz parte de nós mesmo.
Pena que moro em outro estado mas fico feliz quem forem.
Esses festivais são tão legais! É uma pena que por aqui eu mal veja algum :/
ResponderExcluirMuitas coisas boas em um só evento, aprendizado com música, xadrez, um cunho social com a doação alimentos, e incentivo a leitura, mais eventos como esse deveriam ser realizados em vários lugares.
ResponderExcluir