Possíveis caminhos na formação de professores - articulando reflexões, práticas e saberes
Olá, pessoal, nossa entrevista de hoje é com o Prof. Fábio A. Gabriel, vamos lá conhecer a trajetória do nosso grande preservador cultural de hoje?!
Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
Nascido em Quatiguá (PR)e residente em Joaquim Távora no mesmo estado, Fabio A. Gabriel é formado em filosofia, teologia e pedagogia; é especialista em ética e mestre em educação. Trabalha como professor de filosofia na Rede Estadual do Paraná. É organizador do site Coletâneas Científicas, que reúne as obras que publicou e organizou.
Trabalhou como professor de Filosofia na Universidade Estadual do Norte do Paraná e atualmente é doutorando em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Dedica-se ao estudo sobre a relação entre filosofia e educação, ética e formação de professores de filosofia.
“Acredito que a grande riqueza desta coletânea seja diversidade de vertentes dos estudos sobre formação de professores. Há uma ênfase em se pensar na formação inicial dos professores das diversas licenciaturas.”
Boa Leitura!
Escritor e pesquisador acadêmico Fábio Antônio Gabriel, é um prazer contarmos mais uma vez com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que o motivou a publicar o livro “Possíveis caminhos na formação de professores: articulando reflexões, práticas e saberes”?
Fábio A. Gabriel - O livro surge das pesquisas em um grupo de pesquisa liderado pela minha orientadora na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Profa. Dra. Ana Lúcia Pereira, que tem se dedicado a estudar sobre formação de professores. A obra surge deste contexto e reúne pesquisadores de diversas instituições preocupados também com a formação de professores no contexto da pós-modernidade.
Quais os principais objetivos a serem alcançados com a publicação da obra?
Fábio A. Gabriel - O objetivo central do livro é congregar pesquisas sobre formação de professores procurando divulgar os resultados de pesquisas sobre a temática.
Apresente-nos a obra
Fábio A. Gabriel - Uso palavras do prefaciador, Prof. Dr. Jorge da Cunha Dutra: “Ao longo dos textos, encontro, pelo menos, duas preocupações que perpassam a todos: o comprometimento com a melhoria da qualidade na formação docente e a luta pela superação de um ‘conteudismo’, ou seja, que os cursos de formação de professores apresentem novas possibilidades de reflexão sobre a prática pedagógica de modo que permita a superação da educação bancária em vista de uma educação problematizadora, onde os conteúdos ensinados façam sentido para a vida dos estudantes e não sejam apenas algo a mais que eles tenham de ‘decorar’ para responder em alguma prova e depois esquecer; pois como diz Rubem Alves: ‘ o aprendido é aquilo que fica depois que o esquecimento fez o seu trabalho’.
Com relação a temática abordada. O que mais chamou a sua atenção após análise das pesquisas realizadas.
Fábio A. Gabriel - Acredito que a grande riqueza desta coletânea seja diversidade de vertentes dos estudos sobre formação de professores. Há uma ênfase em se pensar na formação inicial dos professores das diversas licenciaturas. Talvez um ponto problemático seja ainda o fato de muitas licenciaturas funcionarem como bacharelados sem uma preocupação com a parte pedagógica dos futuros professores.
Apresente-nos os principais tópicos apresentados em “Possíveis caminhos na formação de professores: articulando reflexões, práticas e saberes”
Fábio A. Gabriel - Apresento alguns capítulos da obra aleatoriamente: Formação de professores: a prática em questão; A formação matemática no curso de licenciatura em pedagogia: alguns posicionamentos dos licenciandos da UEPG; Formação permanente em tempos neoliberais; Pesquisas sobre o professor do ensino superior: para onde vamos; Avaliação da aprendizagem: dilemas e perspectivas da atuação docente na escola em ciclos; O problema da restituição: uma análise do discurso em Padre Vieira; Equipe gestora e as relações interpessoais na escola democrática: em busca de uma escola de qualidade.
Como você vê a formação dos professores na atualidade?
Fábio A. Gabriel - Acredito que é de grande relevância pensar a formação de futuros professores. A internet possibilitou um grande acesso a informações mas acredito que o papel do professor para filtrar e direcionar a aprendizagem é de fundamental importância.
A quem indica leitura?
Fábio A. Gabriel - Recomendo a leitura para quem desejar se inteirar sobre pesquisas contemporâneas sobre a formação de professores.
Onde podemos comprar o livro?
Fábio A. Gabriel - O livro pode ser adquirido no link da editora: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/possiveis-caminhos-na-formacao-de-professores-articulando-reflexoes-praticas-e-saberes/
E também pode ser acessado pelo meu site www.fabioantoniogabriel.com
Você vem organizando diferentes antologias. Temos alguma antologia em formação?
Fábio A. Gabriel - Quem desejar participar pode entrar em contato pelo meu email: fabioantoniogabriel@gmail.com
Sempre estamos organizando, daí pelo contato podemos conversar com a pessoa sobre como participar.
Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o trabalho do escritor e pesquisador acadêmico Fábio Antonio Gabriel. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Fábio A. Gabriel - Ao iniciar o novo ano penso que é importante refletirmos sobre a nossa colaboração para um mundo mais ético. A ética é de fundamental importância para uma sociedade em que as pessoas possam conviver harmoniosamente. Como o livro fala sobre formação de professores, penso que o dia em que a sociedade valorizar mais os professores teremos uma nova sociedade, porque os professores são de grande importância na formação de novos professores.
Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Contato: divulga@divulgaescritor.com
cheirinhos
Rudy
PENSAMENTO DO DIA:
"Acredite em você mesmo, pois é só você que pode se auto julgar. Ouse, arrisque e nunca se arrependa. Não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguém nunca precisou de restos para ser feliz." (Pâmela Rugoni Belin)
Olá Rudy!!
ResponderExcluirEle é Paranaense, meu vizinho, gostei muito da entrevista e achei bem interessante para os futuros professores!!
Lucia!
ExcluirQue coisa boa!
Obrigada pelo carinho e pela atenção!
Boa semaninha!
cheirinhos
Rudy
Que legal!
ResponderExcluirGostei, eu sempre quis ser professora, quando tava na facul, acabei vendo que não era pra mim, e sai. Mas, admiro muito a profissão e sempre gosto de ler mais sobre.
bjsss
Ana!
ExcluirDeveria ser uma das profissões mais reconhecidas, dependemos dos mestres para aprender.
Obrigada pelo carinho e pela atenção!
Boa semaninha!
cheirinhos
Rudy
Já pensei em ser professora. Mas mudei d ideia.
ResponderExcluirMas eles merecem todo o crédito pela nossa formação.
Halana!
ExcluirAchei que era professora...Não trabalhou em uma escolinha?
Boa semaninha!
cheirinhos
Rudy