28/04/2018

DIVULGAÇÃO CULTURAL #55 - JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO APRESENTA NOTAS PARA A HISTÓRIA DO NORDESTE


Olá alegres e felizes!



Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
José Romero Araújo Cardoso nasceu em 28 de setembro de 1969, em Pombal (PB), filho de Maria de Lourdes Araújo Cardoso e Severino Cruz Cardoso. Graduou-se em Licenciatura em Geografia pelo Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa (PB). Cursou especializações em Geografia e Gestão territorial e em Organização de Arquivos. Submeteu-se,em 1998, a concurso público para docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central, Mossoró (RN), obtendo primeiro lugar. É professor AdjuntoIV. Concluiu, em julho de 2002, mestrado em desenvolvimento e meio ambiente-PRODEMA-UERN, com dissertação versando sobre a importância da caprino-ovinocultura em assentamentos rurais de Mossoró (RN). Assessorou a Fundação Vingt-un Rosado/Coleção Mossoroense, por onde lançou os seguintes livros: Nas Veredas da Terra do Sol (1996); Terra Verde, Chapéu de Couro e Outros Ensaios (1996);Aos Pés de São Sebastião –novela sertaneja (1998); Fragmentos de Reflexões –ensaios selecionados (1999); A Descendência de Jerônimo Ribeiro Rosado e Francisca Freire de Andrade – A Família de Menandro José da Cruz (2001); A Importância da Caprino-ovinocultura em Assentamentos Rurais de Mossoró-RN (2002); e Euclides da Cunha e as Secas (2005). É autor de inúmeras plaquetas, a exemplo de Mossoró e a Resistência a Lampião (2002) e de Maria do Ingá a Maringá (2003). É sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e sócio da Associação Paraibana de Imprensa, além de sóciofundador do Grupo Benigno Ignácio Cardoso D’Arão. É estudioso do semiárido nordestino e dos movimentos sociais desta região.

Boa leitura!

Escritor José Romero, é um prazer contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que o motivou a escrever “Notas para a História do Nordeste”?
Romero Cardoso -A motivação para escrever “Notas para a História do Nordeste” está diretamente vinculada ao sentimento telúrico que nutro pela região Nordeste, pois riquíssima em episódios históricos marcantes, com ênfase no cangaço, notabiliza-se como celeiro fértil de variados temas que busquei abordar a fim de socializar conhecimentos que venho adquirindo por meiode leituras e estudos de campo. Renomado bibliófilo de nome Francisco Pereira Lima, natural de São José de Piranhas (PB), residente em Cajazeiras (PB), instigou-me a elaborar trabalho literário, visando contribuir para a compreensão da região em diversos momentos.

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da publicação desta obra literária?
Romero Cardoso - A primeira versão de Notas para a História do Nordeste é em formato e-book. Estou lutando para que a obra seja lançada em formato impresso. Lancei-a em Princesa Isabel (PB), em 19 de março de 2015, quando do evento cultural “Cariri Cangaço Princesa 2015”, ocasião em que realizei conferência sobre o Território Livre estruturado em 1930, pois os principais objetivos de “Notas para a História do Nordeste” são destacar marcas indeléveis de nossa história e buscar evitar que as gerações presentes e futuras sejam vítimas de processo de aculturação que atinge frontalmente as bases de nossa identidade enquanto nordestinos.

Apresente-nos os principais desafios para a escrita de “Notas para a História do Nordeste”.
Romero Cardoso - A falta de estímulo para que a cultura tenha lugar de destaque apresenta-se como desafio à concretização de projetos literários. Para lançar “Notas para a História do Nordeste”, contei com a colaboração imprescindível da Profa. Dra. Marinalva Freire da Silva, residente em João Pessoa, cujo auxílio, tanto no quesito revisão como organização, foi extremamente positivo. No presente, o maior desafio está sendo publicar “Notas para a História do Nordeste” em formato impresso, pois a crise por que passa o país tem fomentado nefastas manifestações de desprezo à cultura.

Conte-nos um fato que o marcou após pesquisas para a escrita desta histórica obra literária.
Romero Cardoso - O fato mais marcante foi o convite feito pela diretoria do Cariri Cangaço para realizar conferência em Princesa Isabel, pois vários capítulos de “Notas para a História do Nordeste” destacam o turbulento início da década de 30 do século XX no Estado da Paraíba.

O que mais o atrai na cultura nordestina?
Romero Cardoso - A originalidade e a resistência me atraem consideravelmente. O Nordeste é um campo fértil para pesquisas de variadas matizes de estudos. A cultura nordestina é ímpar, pois o processo de construção coletiva ainda se apresentabastante preservado.Exemplo disso vamos encontrar na proeminência da literatura de cordel em quase todos os quadrantes da região, servindo, dessa forma, como suporte ao reconhecimento enquanto nordestinos, estabelecendo o sentido de pertencimento.

Onde podemos comprar seu livro?
Romero Cardoso - Como destaquei em resposta anterior, “Notas para a História do Nordeste” ainda se encontra em formato e-book. Estou aguardando que surja momento oportuno para que seja lançado em formato impresso. Os exemplares que levei para ser divulgados em Princesa Isabel foram todos vendidos. Espero que o formato impresso, quando for publicado, seja disponibilizado para o maior número possível de leitores e possa ser mais uma fonte de informações sobre o Nordeste brasileiro.

Quais os seus principais objetivos como escritor?
Romero Cardoso - Divulgar a cultura regional e contribuir para a valorização da região Nordeste, tendo em vista que há uma forte tendência estimulada pelos objetivos e propósitos da globalização em sua fase atual de macular as bases da nossa formação cultural, pois sob a ótica do capital não interessa a preservação da memória, tanto local como regional.

Você participa das atividades do “Cariri Cangaço”. Apresente este projeto para nossos leitores.
Romero Cardoso - Ainda não integro o Cariri Cangaço. A direção da confraria cultural reuniu-se em Princesa Isabel e aventou a hipótese de inserir-me como membro do Cariri Cangaço, mas parece que não houve consenso.
Esse projeto importantíssimo, fruto da obstinação do curador Manoel Severo Barbosa, visa contribuir para a compreensão dos estudos por meio da realização de eventos culturais, os quais já foram realizados em vários estados nordestinos.

Quem desejar conhecer as principais atividades desenvolvidas pelo “Cariri Cangaço” como deve proceder?
Romero Cardoso - A melhor forma é pela participação dos eventos culturais que vêm sendo realizados. O site do Cariri Cangaço demonstra a importância assumida pelo projeto cultural que vem se tornando referência para os estudos sobre o Nordeste brasileiro.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor José Romero Araújo Cardoso. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Romero Cardoso - Que valorizem a cultura regional e busquem se aperfeiçoar nas técnicas de escrita, conseguidas por meiode leituras e da elaboração de textos, pois a evolução humana passa obrigatoriamente pela educação e pela cultura.

https://portalliterario.com/entrevistas/entrevistas-brasil/569-romero-cardoso-apresenta-notas-para-a-historia-do-nordeste


Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Deseja conhecer proposta de participação, escreva um e-mail para nosso editorial apresentando o livro que deseja divulgar por meio de entrevista jornalistica: 
divulga@divulgaescritor.com


CHEIRINHOS
RUDY


PENSAMENTO DO DIA: 


"TODA VEZ QUE PENSAMOS NUM OBSTÁCULO E O CONSIDERAMOS INTRANSPONÍVEL,ELE NOS PARALISA.
FICAMOS ENGESSADOS PELO MEDO.PENSAR COM LUCIDEZ É NECESSÁRIO,MAS PENSAR EXCESSIVAMENTE NAS DIFICULDADES QUE ATRAVESSAMOS TRAVA A INTELIGÊNCIA E ROUBA A ESPERANÇA".
(Augusto Cury)

Comenta imagem 3

14 comentários:

  1. Oi Rudy, tudo bem? Muito obrigada por nos trazer informações sobre autores nacionais. Acho muito importante seu trabalho de divulgação.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol!
      Obrigada!
      Desejo um mês de luz e bençãos!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Parece ser um livro cheio de diversidade, cultura e boa informação.
    Fiquei curiosa, pois ainda não o conhecia.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Bem isso...
      Obrigada!
      Desejo um mês de luz e bençãos!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Notas para a História do Nordeste não faz o meu estilo de leitura, mas desejo sucesso ao Romero Cardoso e que ele consiga chegar a sua meta de publicar Notas para a História do Nordeste no modo impresso.
    Bjos, um bom domigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      Obrigada!
      Desejo um mês de luz e bençãos!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. A riqueza cultural do Nordeste é marcante e interessante. É muito bom ter uma obra assim. Gostei também do Projeto Cariri Cangaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Nosso nordeste é rico demais.
      Obrigada!
      Desejo um mês de luz e bençãos!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Ola Rudy!!
    Achei o tema bem interessante, gostaria de ler e conhecer mais sobre a cultura Nordestina!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Nosso nordeste é rico.
      Obrigada!
      Desejo um mês de luz e bençãos!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Sou nordestina e ver autores da região serem reconhecidos é uma sensação incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Eu também.
      Obrigada!
      Desejo um mês de luz e bençãos!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Rudy o livro deve ser uma delicia de ler, tenho interesse em conhecer melhor a história.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline!
      Obrigada!
      Desejo um mês de luz e bençãos!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy