08/04/2018

RESENHA #17 - “ROLETA RUSSA” (LITERATURA NACIONAL) - GISELE SOUZA


LIVRO: “ROLETA RUSSA” (LITERATURA NACIONAL)
SÉRIE: FAMÍLIA GAZZONI
VOLUME 1 – 1ª PARTE
AUTORA: GISELE SOUZA
EDITORA: CHARME
PÁGINAS – 224
  EDIÇÃO 2017
IMPRESSÃO 2017
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-85-68056-39-4

Roleta Russa Gisele Souza Editora Charme

CITAÇÃO:

“[...] Eu era um homem sem escolhas, uma marionete com cordas presas em meus sentimentos e vontades.” (pág. 21)

“Quando sua vida é virada do avesso e tantas coisas que desejava realizar são tiradas de você, não tem como não se desesperar.[...]” (pág. 61)

“-Sim, é minha liberdade. Precisava simbolizar o que estou sempre à procura, ser livre de princípios arcaicos e de moralidade hipócrita”. (pág. 82)

“Eu poderia me arrepender dessa escolha pelo resto da minha vida, porém, não me importava. A gente vive uma vez só e foi o que me levou a aproveitar intensamente tudo que era possível, às vezes, eu desejava até o impossível. [...]” (pág. 85)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Um rapaz de lado com braço musculoso, blusão cinza e expressão séria.
É o perfil perfeito do protagonista.
Capa: Verônica Góes.
Foto: Depositphotos.

NOTA: 4,90 de 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Nenhum texto alternativo automático disponível.

As folhas são amareladas com letras pretas na média e sombra de galhos e da mesma foto da capa, dá um efeito lindo.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Conteúdo: playlist; dedicatória; prólogo; são trinta e seis capítulo, numerados por extenso e com diagrama de uma bala e logo a baixo, o nome de quem é o protagonista do capítulo; e, agradecimentos.
Confesso que achei a diagramação fantástica, nunca tinha lido nenhum livro da editora e foi perfeita na diagramação.
Produção editorial: Editora Charme.
Produção gráfica: Verônica Góes.

NOTA: 4,90 de 5,00


- ESCRITA:

Narrativa descritiva em 1ª pessoa, intercalada entre os protagonistas: Enzo, Carina e Fabrízio.
Os diálogos são dinâmicos e de linguagem de fácil entendimento.
O uso de palavrões em excesso, talvez seja a única coisa que me incomodou um pouco. Não que seja contra palavrões, mas tudo em excesso é demasiado.
Alguns poucos erros de ortografia que não chegam a atrapalahar a leitura.

NOTA: 4,50 de 5,00

CITAÇÃO:

“[...] Por um momento, desviei meus olhos dos dele e olhei para o vidro da janela, pensativa, o vento gelado balançava as árvores, elas sacudiam-se, mas mantinham-se firmes, de pé. Muitas vezes, a vida nos coloca em encruzilhadas, curvas e desvios, testando nossa resistência, provocando o declínio. Para superarmos, basta nos mantermos firmes diante de qualquer obstáculo, superar qualquer infortúnio, seguindo sempre em frente. “ (pág. 91)

“Pois é, dentro de cada um existe um monstro prestes a sair. Muitas pessoas têm a força de mantê-los presos, outros nem querem fazer isso, e tem aqueles que não têm escolha. [...]” (pág. 99)

“[...] – É isso que acontece comigo. Pela primeira vez, sinto como se estivesse onde eu pertenço. Louco, não?” (pág. 122)

“O sono veio e com ele pesadelos que não me atormentavam há muito tempo. Só que esse era diferente: num impasse, eu atirava e matava a única mulher que foi capaz de me tornar pleno.” (pág. 133)

SINOPSE:

“Você já parou para se perguntar se tem o controle total da sua vida? Nunca se sentiu como uma marionete com cada passo meticulosamente planejado por outras pessoas? Já ficou sem saída?

Minha vida sempre foi cercada de perigo, crimes e violência. Tive a alma marcada pela morte. Nunca acreditei que tivesse direito à luz depois de andar pelas sombras… Sempre soube qual era o meu destino e aprendi a me ajustar ao que não tinha opção.

Então, tudo se tornou um tabuleiro de xadrez. Você precisa dar o xeque-mate ou é eliminado.

Quando não se tem muito, não há nada a perder.

Sou Enzo Gazzoni, meu nome é como uma oração para alguns e uma maldição para outros.

Escolha seu lado da Roleta e torça para não ser o sorteado.”

CITAÇÃO:

“Muitas vezes, na vida, as coisas acontecem como numa peça de teatro, tudo ensaiado, no momento exato de acabar a atuação e as cortinas baixarem. “ (pág. 134)

“O luto atinge as pessoas de maneiras diferentes, ele pode tanto destruir como fazer surgir um novo começo. [...]” (pág. 139)

“Ele balançou a cabeça e me abraçou apertado, sentir seus braços finos em volta do meu pescoço era como estar rodeado de amor; me sentia alguém diferente quando ela estava por perto. Os demônios não se aproximavam, era como se ela fosse meu anjo da guarda.” (pág.169)

RESUMO SINÓPTICO:

CARINA AGNELLI mora com os pais no Brasil e está terminando o segundo grau. Recebe a notícia bombástica do pai que vão se mudar para Nova York e ela ficará com a tia até terminar o ano. Quando desce em Nova York o primeiro choque é o frio e a neve, totalmente diferente do clima brasileiro. Enquanto espera o início das aulas da faculdade, a mãe insiste em que saia e comece a se entrosar e fazer novas amizades. Apesar de ter dificuldade em se entrosar e atrair sempre confusão, resolve seguir o conselho da mãe. A primeira pessoa com quem tem contato a caminho da lanchonete é Enzo... ela acha que ele a está perseguindo e acaba caindo de cara na neve...
ENZO GAZZONI treina desde pequeno para ser lutador profissional, mas sabe que nunca conseguirá atingir seu sonho, porque sua vida já está traçada desde que nasceu...O pai é chefe da máfia e um dia ele terá de assumir o lugar do pai, por mais que não queira. Está cansado de ver as pessoas morrendo ao seu redor. Fica totalmente encantado com Carina, entretanto, ao ouvir seu sobrenome, sabe que ela é proibida para ele...
Carina faz amizade com JILL na lanchonete. Jill é namorada de FABRÍZIO, irmão de consideração de Enzo e é através dela que começa a descobrir todos os perigos que envolvem a família Gazzoni e como seu pai e tio também estão envolvidos...
Ainda assim, Enzo e Carina não conseguem evitar a atração e acabam se envolvendo de forma profunda e sofrerão sérias consequências por causa desse amor...


CITAÇÃO:

“Me afastei e tirrei a camisa que ela usava sem cuidado algum, expondo o sutiã meia-taça azul que cobria os seios fartos e deliciosamente meus.[...]” (pág. 180/0

“-Está acontecendo, Carina, que não aguento mais viver essa vida, ver pessoas que amo serem mortas, estar no meio de tudo e não poder fazer nada. Não aguento mais sustentar uma rede que abomino, não quero mais ver ninguém morrer por minha causa.” (pág. 213)

“-É aí que se engana amigo. A vida é muito mais do que a definimos. Você não pode tomar decisões por fatalidades que acontecem, nem tudo é culpa sua e nem sempre temos controle.” (pág. 219)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Como tenho falado várias vezes aqui no blog, tenho adorado conhecer novos autores nacionais que não ficam a dever para nenhum autor estrangeiro.
É o caso da Gisele. Nunca tinha lido nenhum dos livros dela e que pena ter demorado tanto.
Primeiro porque achei o plot do livro excepcional. Não tinha lido nada ainda que envolvesse a máfia com um protagonista no final da adolescência, no início da vida adulta e ainda sem querer assumir esse papel.
O romance é bem construído, desde a forma como se conhecem, até tomarem a decisão de assumirem esse romance ‘proibido’ e enfrentarem juntos, tudo o que virá a acontecer.
Enzo é um ’crush’ literário, o rapaz dos sonhos de qualquer garota; menos pela quantidade de palavrões desnecessários que fala e esse foi o único ponto negativo que achei em toda narrativa.
As personagens são muito bem construídas e até as personagens secundárias tem papeis importantíssimos em toda a trama, tornando a história ainda mais interessante, carregada de ação, sofrimento, angústia e muito romance.
É um romance, porém tem vários mistérios que são descobertos no decorrer das páginas, muita ação, derramamento de sangue, tristeza, o que traz grande drama e ansiedade até chegar ao final. O livro é totalmente envolvente.
Nunca tinha lido nenhum livro da Editora Charme e achei a diagramação perfeita, a editora está de parabéns e espero poder outros livros da editora e a 2ª parte dessa saga da família Gazzoni em breve.
Mais que recomendada a leitura!

NOTA : 4,80 de 5,00


Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTORA:

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Gisele Souza é uma taurina teimosa, sonhadora, fascinada pela vida e apaixonada por sua família. Romântica incurável, encantou-se pelos livros aos quatorze anos.

Começou sua carreira em 2013, tornando-se best-seller na Amazon com a série “Inspiração”.

“Falar de mim é sempre muito complicado. Minha vida é muito simples, mas eu gosto assim. Nunca fui uma pessoa de sonhos extravagantes. Bem, na verdade quando era criança tinha alguns sim, mas tudo fazia parte da minha mente criativa que já montava histórias sem nem mesmo me dar conta. “
Desde então não parou mais. Com um gosto literário bem eclético, sonha em escrever histórias de vários gêneros, colocando no papel o seu amor pela escrita.

Nascida em Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro, leva uma vida simples ao lado do marido e filho.



CHEIRINHOS


RUDY



32 comentários:

  1. Caramba!
    Que incrível o protagonista ser chefe da máfia. Amo esse tipo ds coisa pq muitas vezes torço pelos "garotos maus" dos livros. Acho que deixa tudo mais interessante. Amei a premissa e fiquei super interessada. Ótima resenha tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Vez por outra também torço pelos maus, mas ele nem é mau, sabia?
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Também nunca li um livro sobre chefes de máfias kkkkk
    mas adorei a capa e a sua resenha.
    Deu pra ver que é um romance bem envolvente, bem escrito e que tem uma história bacana.
    Agora eu queria ler!
    Tô desde ontem tentar ler algo no kindle, mas nenhum vai kkkkkk
    bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Um amor profundo e enredo cativante, quando puder, leia.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Bom dia.
    Desconheço, mas, acredito que seja bom!! :)

    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidália!
      Muito bom mesmo.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Bom dia, Rudy
    Obrigada pela dica.
    Te desejo uma feliz nova semana.
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verena!
      Obrigada pela visita.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Oii Rudy!!
    Ainda não conheço obras da autora, faz tempinho que li uma resenha desse livro e já tinha me chamado atenção, agora mais que nunca qro conhecer, tenho ,ido mtos nacionais tbm e amando!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline!
      Foi o primeiro livro dela que li e amei.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Visitando, vendo, lendo e elogiando as suas maravilhosas publicações.
    .
    * Saudade de ter ... Saudade *
    .
    Feliz início de semana
    Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil!
      Obrigada querido.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Fico imaginando como a autora conseguiu desenvolver o tema da máfia, parece ser uma história muito interessante. Aliás, gostei muito das citações que você separou, aguçou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduarda!
      Muito bem escrita mesmo, quero o livro dois.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Olá Rudy!!
    Também nunca li nenhum livro da Editora Charme, mas Adoro conhecer nossos Autores Nacionais, acho essa capa linda e adoraria conhecer um pouquinho mais desse romance que parece ter de tudo um pouco!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Fiquei encantada com a diagramação da Charme.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Depois de tantos pontos positivos englobando a edição, enredo e escrita da autora que só me resta querer ler tb esse primeiro volume. Achei tudo bem interessante e concordo que algumas coisas que se tornam repetitivas demais acabam incomodando. A diagramação parece estar mesmo fantástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Espero que consiga ler, é muito bom.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Oi Rudy,
    Primeiro: amo, amo e amo livros com playlist, me sinto mais conectada com a história quando escuto as músicas.
    Segundo: mais um ponto positivo, falar sobre máfia, algo me chama atenção, e como você, nunca li nada que tratasse do assunto sem que o protagonista estivesse envolvido por vontade própria, é um enredo bem original.
    Tão bom conhecer novos livros, nacionais então, bem melhor. Mais um para a listinha, espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória!
      Espero que leia e um ótimo livro.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi Rudy!
    Adorei a história do livro e concordo com você, tem muito autor nacional que não perde em nada pra estrangeiros.
    A autora parece super simpática pela foto tbm.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina!
      Foi o primeiro livro dela que li e quero ler os outros.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Os autores nacionais estão cada vez fazendo mais sucesso com muitos livros maravilhosos. Gente,que história. Já até imagino o que vai acontecer rsrs quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Concordo, adoro nossos autores nacionais.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. Oi, Rudy!
    Ainda não li nada da Gisele Souza, mas como uma leitora de livros nacionais tenho bastante curiosidade em conhecer sua escrita, espero ter a oportunidade futuramente...
    O uso de palavrões em excesso é algo que também me incomoda, mas vou arriscar a leitura de Roleta Russa sim pois achei bem interessante a trama, quero saber como Enzo e Catarina vão conseguir viver esse romance "proibido". Só espero que esse derramamento de sangue e tristeza não me deprima, não curto livros nesse estilo...
    Mas enfim, valeu pela dica!
    Bjos, e uma maravilhosa semana pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      A trama é muito bem escrita mesmo, mas os palavrões me incomodam quando em excesso.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  14. A capa é muito bonita, por mais que não goste muito do estilo dela. Não sou muito acostumada a ler livros nacionais, porém esse parece ter um bom enredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camille!
      Tenho me surpreendido com tantos livros nacionais bons que tenho lido.
      Desejo uma semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  15. Oi Rudynalva, tudo bem?
    A Gisele escreve muito bem e seus livros prendem a atenção do leitor. Parabéns pela resenha.
    Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol!
      Gostei demais do livro.
      Obrigada.
      Semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  16. Nunca li nenhum livro com essa temática o que com certeza só faria essa leitura ainda mais interessante. Achei instigante, querendo saber mais e como quero prestigiar mais literatura nacional não só por ser nacional mas porque não perde para a internacional, esse com certeza vai para a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess!
      É ótimo!
      Obrigada!
      Desejo um mês de luz e bençãos!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy