30/05/2018

RESENHA #30 - “O RETORNO DO JOVEM PRÍNCIPE” - ALEJANDRO GUILLERMO ROEMMERS


LIVRO: “O RETORNO DO JOVEM PRÍNCIPE”
TÍTULO ORIGINAL: “THE RETURN OF THE YAOUNG PRINCE”
AUTOR: ALEJANDRO GUILLERMO ROEMMERS
TRADUÇÃO: PAULO AFONSO
EDITORA: OBJETIVA
PÁGINAS – 110
  EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: FÁBULA ARGENTINA
ASSUNTO: CONTO
ISBN: - 978-85-390-0312-9


CITAÇÃO:

“Por alguns momentos, pensei em como os adultos, com alertas que visam nossa própria proteção, fazem com que nos afastemos das outras pessoas, a ponto de que tocar um indivíduo, ou olhá-lo nos olhos, provoca um desconfortável sentimento de apreensão.” (pág. 10)

“É impressionante como sempre presumimos que os outros seguem a mesma direção que nós.” (pág. 11)

“-Ah – disse o jovem. – Os cegos veem o que ninguém mais ousa ver. Eles devem ser as pessoas mais corajosas de todas.” (pág. 14)

“[...] Isso tudo não passa de maneiras de esconder a dor causada pelo fracasso. Enquanto você demora a enfrentar o obstáculo em seu caminho, a dificuldade se torna maior e você, menor. Em outras palavras, quanto mais tempo carrega um problema, mais pesado ele se torna.” (pág. 17/18)


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Jovem com calça branca, blazer azul e echarpe vermelha, cabelos loiros, caminhando de costas e com estrelas no céu.
É como se fosse o Pequeno Príncipe maior, muito fofa.
Feita por: ©Mucho.es, adaptado por Luciana Gobbo.
Ilustração da capa: Thomas Rochon.

NOTA: 5,00 de 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Nenhum texto alternativo automático disponível.

As folhas são brancas e as letras um pouco acima da média, o que tornam a leitura ágil.
Conteúdo: prefácio; algumas palavras introdutórias; vinte capítulos numerados em romano e com estrelas, os capítulos terminam sempre com um pensamento; epílogo; dedicatória; agradecimentos; e. sobre o autor.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

NOTA: 4,70 de 5,00

- ESCRITA:

Narrativa descritiva em 1ª pessoa pelo motorista.
Diálogos profundos e reflexivos.
Pequenos erros ortográficos ou possivelmente de tradução.
Revisão: Juliana Santana, Cristiane Pacanowski e Lilia Zanetti.

NOTA: 4,70 de 5,00


CITAÇÃO:

 “-Tudo isso leva à infelicidade. O caminho para o crescimento espiritual exige coragem para crescer e mudar. Devemos estar dispostos a deixar nossa posição confortável e enfrentar o problema quantas vezes seja necessário, até resolvê-lo de um modo que nos satisfaça. Então poderemos transpor a porta e ir em frente.” (pág. 18)

“-Outra coisa que você pode fazer, quando encontrar a dificuldade, é reconhecer que ela existe e observá-la sob diferentes ângulos; ou então dividi-la em partes menores, em dificuldades menores.” (pág. 21)

“-O sentimento de culpa – disse eu – nos paralisa e nos impede de resolver muitos problemas. Assumir a responsabilidade o faz desaparecer e nos permite agir de forma mais positiva, compensando ou reparando o prejuízo causado. Ou simplesmente seguindo em frente, sem repetir o comportamento que provocou o sentimento de culpa.
[...]
-Como nossa vida seria mais positiva – acrescentei - , se parássemos de nos julgar e julgar os outros, se não reclamássemos sobre todos os tipos de inconveniências e deixássemos de torturar a nós mesmos, perguntando se merecemos ou se poderíamos ter evitado as dificuldades que nos confrontam.[...]” (págs. 22/23)

“-Você vai descobrir que, muitas vezes, ao mudar seu ponto de vista, o obstáculo desaparece, pois a única dificuldade está dentro de nós, olhando para sua barriga.” (pág. 23)

SINOPSE:

“Inspirado em 'O Pequeno Príncipe', este livro fala do retorno do menino, já na adolescência, à Terra. Ao viajar sozinho no vazio da Patagônia, um homem maduro encontra um adolescente desacordado e o socorre. Quando o rapaz acorda, o homem percebe que não se trata de um jovem qualquer, mas de um famoso príncipe que cresceu e resolveu revisitar o planeta Terra. Os dois viajantes embarcam num diálogo que aborda questões existenciais. Assim, a viagem de carro se transforma em uma trajetória espiritual, que abrange a transição da inocência à maturidade, do cotidiano ao transcendente e da tristeza à alegria.”

CITAÇÃO:

[...] a MAIOR PARTE DO SOFRIMENTO humano resulta da resistência às circunstâncias que nos cercam e dos atritos entre seres humanos e as leis deste mundo. O homem sábio está em harmonia com tudo o que existe. Enxerga a realidade e reconhece que tudo o que existe é bom.[...]” (pág. 24)

“-Exatamente – concordei. – Da mesma forma, se você tiver um vizinho desagradável, deve tentar ser um vizinho melhor; se quiser ter um bom filho, comece a ser um pai melhor, ou vice-versa. O mesmo se aplica a maridos, esposas, patrões, empregados. Só existe uma maneira de mudar o mundo: mudar a si mesmo.” (pág. 25)

“-Do modo como eu vejo as coisas – respondi -, viver é aprender. Tudo o que acontece tem um significado para quem o vivencia. Quanto mais conscientes nos tronamos, melhor extraímos o significado inerente às coisas que acontecem conosco. Às vezes a dor e a doença que rejeitamos são as situações que podem nos oferecer a maior quantidade de informações. O destino sempre encontra um meio de nos ensinar que aquilo que nos dá mais resistência, é aquilo que menos queremos aceitar.” (pág. 27)

RESUMO SINÓPTICO:

Como a sinopse está bem completinha do que encontraremos no livro, não farei resumo sobre ele.

CITAÇÃO:

“[...]As pessoas às vezes são como ostras. Tudo o que temos de fazer é esperar, até que elas entreguem a pérola que trazem no seu interior.” (pág. 29)

“Às vezes, sem perceber, nós, adultos, jogamos com os mais profundo sentimentos das crianças e destruímos coisas muito mais valiosas que qualquer objeto que elas possam quebrar.” (pág. 31)

“-Eu não vejo os erros como fracassos, pois nós podemos aprender com eles. O único fracasso é não tentar outra vez, e mais outra, de formas novas e inventivas. Se você simplesmente repetir o que fez antes, vai obter sempre o mesmo resultado. Portanto, você nunca fracassa no amor: o único fracasso é não amar.” (pág. 92)

“Era eu quem deveria viver no presente, deixando de me agarrar ao passado e ao futuro.” (pág. 100)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

O autor soube criar uma nova história em cima da tão conhecida personagem do Pequeno Príncipe, embora tenha achado que essa versão adolescente, tenha trazido um príncipe mais circunspecto e fechado, talvez seja reflexivo a palavra correta.
Acredito já ter comentado por aqui que dois livros foram importantíssimos para mim desde a infância/adolescência: POLLYANNA e O PEQUENO PRÍNCIPE. Este último, tive oportunidade de ler em várias fases da minha vida e em cada uma delas, percebia algo diferente, trazendo sempre reflexões e aprendizado, por isso, a curiosidade em ler uma versão adolescente do Príncipe, escrita por outra pessoa que não o Exupéry, foi imensa e não me arrependi de forma alguma.
O autor trouxe uma releitura carregada de pensamentos, dúvidas, muitas passagens profundas e significativas, que nos fazem repensar comportamentos, atitudes e modo de pensar e agir, proporcionando um revolução interior e uma reflexão mais filosófica sobre nosso comportamento e o comportamento das pessoas.
Não se enganem pelo livro ser curtinho, porque a profundidade que traz, o torna imenso, gigante diante do leitor.
Recomendo a leitura para aqueles que, como eu, gostam de buscar o aprendizado e o crescimento pessoal e espiritual.

NOTA : 5,00 de 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTOR:

O poeta e empresário argentino A. G. Roemmers

Alejandro Guillermo Roemmers nasceu em Buenos Aires em 1958 e começou a escrever ainda menino. Sua poesia foi objeto de numerosas publicações e honrarias. Em 2010 foi nomeado Personalidade Destacada da Cultura pelo governo da cidade de Buenos Aires, e nesse mesmo ano recebeu um reconhecimento na Universidade Nacional Autónoma de México. Também foi homenageado pela Câmara de Deputados da Argentina em reconhecimento à sua contribuição à cultura e às letras. Atualmente é vice-presidente da Fundação Argentina para a Poesia e Presidente Honorário da Associação Americana de Poesia. A Sociedade Argentina de Escritores o distinguiu nomeando-o Embaixador das Letras Argentinas. Soube conciliar sua condição de empresário de relevância internacional com sua profunda vocação pela escrita.



CHEIRINHOS
RUDY



26 comentários:

  1. Olá Rudy!!
    Gosto muito de ler releituras, adoro o livro do Pequeno príncipe, gostaria muito de ter oportunidade de ler essa versão, ainda mais por ser um livro com um aprendizado muito grande e que nos faz repensar nosso comportamento!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É grande mesmo o aprendizado.
      Tomara que leia.
      Mês de junho abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá Rudy, gosto de vir aqui sempre tem muitas dicas literárias, seus resumos, resenhas são ótimas. Bom feriado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com suas visitas, gratidão.
      Mês de junho abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Essa dica é valiosíssima, amei! Já li e reli o Pequeno Príncipe e é como você diz, a cada leitura novas interpretações, novas emoções e reflexões nos provoca.
    Abraços e um abençoado dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia esse querida.
      Mês de junho abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Mais uma brilhante postagem!! :)

    Beijo e um excelente fim de tarde!

    ResponderExcluir
  5. Quando vi a capa, pensei: oia...parece O Pequeno Príncipe... aí li os trechos e pensei a mesma coisa. Até ler a sinopse e confirmar que é isso msm kkkk...
    Então... sobre o livro. Eu sou completamente apaixonada pelo Pequeno Príncipe. O Antoine fez um trabalho incrível... e, embora vc tenha dito que esse autor da releitura fez um bom trabalho, estou acostumada com a escrita do Antoine. Gosto bastante de releitura, mas sempre fico pensando: não é o autor. 😂😂 tenho que mudar isso, mas acredito que é pq me apego muito ao jeito único de cada autor. Enfim... eu leria, sim. Achei os trechos bem interessantes.
    Ótima resenha, Rudy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas temos de ler, mesmo que não seja do autor original para poder comparar, concorda?
      Mês de junho abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Desde que vi a capa aqui no blog fiquei já encantado. Pequeno Príncipe li há poucos anos porquê fiquei me perguntando porque não tinha lido ainda. E realmente fui absorvido pelo encantamento da estória. Já li Pollyana também e quero reler qualquer dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história encantada e revolucinária.
      Mês de junho abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Rudy que lindo!
    Já pedi para minha irmã me emprestar, sou fã!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conta o que achou.
      Mês de junho abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Que maravilhoso!! Desde que eu vi o livro em um dos sorteios do blog, logo me veio à mente o livro "O pequeno príncipe". Imaginei realmente que poderia se tratar de uma releitura. Achei fascinante poder retornar à esse universo incrível que foi a história do pequeno príncipe. Eu amei o livro, e com certeza é uma super dica de leitura.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fascinante mesmo.
      Mês de junho abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Que legal!
    Adorei sua resenha.
    Eu já queria ler há anos, mas estava com medo de ser ruim, por ser baseado no Pequeno Príncipe e tal...
    Mas gostei muito da sua resenha, deu pra ver que é um novo livro, mas contém toda aquela mágica e lindos aprendizados que só o Pequeno Príncipe tem.
    Vou querer ler sim!
    cheirinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É b em isso mesmo, é o mesmo porém com ele mais velho.
      Mês de junho abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Olá!
    Já ouvi fala muito do pequeno príncipe, nunca parei pra ler mas um dia leio né. Sei que a trama é bem interessante, uma historia bem infantil e juvenil. Esse livro é bem legal e tem uma premissa boa,

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que consiga ler um dia, é lindo!

      Mês de junho abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi Rudy, tudo bem? Amei sua resenha. Sou suspeita para falar, pois sou fã de carteirinha do pequeno príncipe, mas amei o livro quando o li.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou fã incondicional.
      Semana de amor e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Eu até hj nunca li O Pequeno Principe, mas se esse livro foi baseado e lembra o mesmo, já está em minha lista e farei leitura dele após ler o pequeno principe. Tem livro que nos faz pensar e repensar tantas coisas, atitudes e na vida de tal maneira q nao sabemos explicar na maioria das vezes.
    Pollyana já li tambem Rudy.

    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os dois e vai adorar.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. É exatamente como disse: a cada releitura de "O pequeno príncipe" é uma sensação, uma reflexão diferente.
    É um livro extremamente lindo e que gera sentimentos diferentes a cada leitor, parece que ele se encaixa no que a pessoa precisa naquele momento da vida, é um livro mágico!!
    "O retorno do jovem príncipe" deve ser tão lindo quanto e se forma da mesma maneira que o anterior, não conhecia ele ainda mas já quero muito!!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, apesar de ser com ele mais adulto, o livro é carregado de ensinamentos.
      Gratidão!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy