05/06/2018

DIVULGAÇÃO CULTURAL #73 - EM ENTREVISTA, O PORTUGUES MAGNO JARDIM APRESENTA TRAJETÓRIA LITERÁRIA.

Olá alegres e felizes!



Em entrevista, o português Magno Jardim apresenta trajetória literária

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
Manuel  MAGNO Cachucho JARDIM nasceu em 2 de setembro de 1986 na bela cidade do Funchal. Uma das coisas que mais o atraíram desde cedo foram os mistérios do universo, a escrita como linguagem e forma de comunicação entre as pessoas. De suas múltiplas facetas, é bombeiro na reserva onde já desempenhou e sempre que necessário desempenha sua função em prol da comunidade; também é empresário na área da restauração, na qual, juntamente com sua companheira, gere quatro espaços comerciais estando presentemente a promover um projeto de reconstrução para uma nova área habitacional e de restauração no mesmo concelho onde habita, no Concelho da Calheta, o maior Concelho da ilha da Madeira na zona oeste. Reparte os seus dias na área da Cultura em projetos de ordem artística, englobando músicos nacionais e estrangeiros, bem como algumas figuras públicas e na promoção de eventos. É um aguerrido defensor da justiça e sempre que pode atua na esfera política demonstrando o que melhor e valoroso o ser humano tem.
“Simplesmente passar a “Mensagem” por sentir que esse dever me foi incumbido, se bem que a criação de uma nova corrente literária por inerência não acharia nada mal.”

Boa leitura!

Escritor Magno Jardim, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que o motivou a ter gosto por Fernando Pessoa?
Magno Jardim - Olá, é um prazer. Fernando Pessoa chegou-me por meio de um amigo, sendo que desde uma das minhas primeiras leituras (Augusto Cury – “Inteligência Multifocal”) intentou a me descobrir internamente; fui dessa forma, projetado a entender um Fernando tanto ou igual a nós os outros, visto até ele ser tantos. É aí nesse meio que ele se expressa desenhando e criando heterônimos no sentido de se exprimir e se tornar intemporal. Daí a minha senda na descoberta do que mais nele havia de oculto e guardado por ele conscientemente para o futuro.

O que a escrita representa para você?
Magno Jardim - A escrita para mim representa um mundo apenas concebível pela sua forma expressa. Representa o incriado e a sua perpetuação ao longo dos tempos mais não seja uma forma de comunicação mais concreta e de partilha de conhecimento.

Você já tem dois livros publicados: “5º Império” e “5º Império - A Quimera”. O que os diferencia de o “5º Império – O Eco das Palavras”?
Magno Jardim -O “5º Império - O Eco das Palavras” é a síntese do que no “5º Império - A Quimera” seria de sintético; e o que de verdadeiro está no 5º império é a realização da gnose propriamente dita de forma enfática, e diria até real do verdadeiro objetivo do “Encoberto” e o seu papel último na consignação do quinto império imaterial do século XXI e objetivos últimos da missão que Portugal falta cumprir. Como refere o grande autor e defensor desta mesma façanha, Rainer Daehnhardt: “Falar da Missão de Portugal é tocar no fundo de cada um de nós, portugueses, mas não só, também de todos aqueles que se identificam com a nossa forma de ver, pensar e sentir as coisas, em suma, o modo como a mente e o coração de cada ser humano podem e conseguem alcançar um verdadeiro diálogo dentro de si e com o mundo que o rodeia (Eduardo Amarante). Sentir-se português é amar Portugal, identificar-se com esta terra e sua gente, é compartilhar os conhecimentos das origens, é beber das fontes autênticas do passado e preocupar-se com o futuro”.

Apresente-nos “5º Império - O Eco das Palavras”?
Magno Jardim - Elaborado a partir do processo de pensamento e de ideias, cria uma ponte desmistificando o sentido da “Mensagem” de Fernando Pessoa por meio da interpretação criando um vazio e a impotência no leitor espicaçando-o, chocando-o e gozando com e da liberdade de uma maneira dinâmica ao lado mais humano e sensível das pessoas. É revolucionário e até insano ao mesmo tempo que a cósmica assim o pretende na expansão sem dúvida dos horizontes pela autoanálise e  autoconhecimento, dando fatores para o desenvolvimento do pensamento crítico, estimulando o processo criativo pessoal de cada pessoa, dando um novo universo ao mundo, transformando-nos a cada um de nós inicialmente, promovendo a liberdade e a força de expressão contida em cada ser humano justo e ponderado.

Quais os principais desafios para construção dos textos que compõem a obra?
Magno Jardim - Sem dúvida, conseguir conciliar a força das expressões de forma dramática e concisa fugindo aos cânones e aos postulados gramaticais, usando da minha criatividade como criador e autor de tal aprimoramento filosófico e psíquico por forma a transmitir a tal “Mensagem” de uma forma mais simples se calhar até mesmo de maneira espírita por forma a cumprir os tais desígnios do Quinto, o tal “Encoberto” que vem no nevoeiro da alma e dos pensamentos para nos salvar.

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio de o “5º Império - O Eco das Palavras”?
Magno Jardim - Acima de tudo fazer chegar a liberdade intangível, inteligível e inatingível do espírito sobre a matéria, demonstrar como tudo, de certa forma, se encontra interligado para a realização da determinada gnose do 5º império não sendo meramente especulativo e muito menos uma força de estilo usada para desabafar uma simples mágoa.

Apresente-nos um dos textos publicados no livro.
Magno Jardim - Esse mesmo trilho que a alma percorre em busca do seu sentido, do seu propósito e do conhecimento de si próprio, acaba por se cruzar inevitavelmente com outras entidades no mesmo processo eternamente intrínseco ao ser humano em toda a sua existência. É neste sentido, nestes poucos tempos da nossa civilização que as ideias e os valores mais altos se levantam e nos são transmitidos ao longo da nossa história, para que nunca nos esqueçamos de quem somos, de onde viemos e para onde vamos e, de que, por mais curta que seja a demanda, ela se glorifique por meio das nossas ações, por meio das nossas palavras. Pág. 8.

E isto claro está, nas mais diversas áreas da sociedade. O 5º Império, dos tempos os quais as datas se aproximam; os símbolos especificados fecundam naquela que é a poética Pessoa na que transmitem algo que se perdeu e vamos inevitavelmente perdendo com estes novos tempos que se aproximam e que muitos de nós ainda lutamos para preservar; a nossa identidade, o nosso “Ser”, o nosso escol. O que mais não é do que a representação de quem somos no mundo, mas como bem o “Ser” de quem somos?! As nossas decisões?! Modo de estar?! No nosso país?! O nosso país; no mundo. Como cidadãos num espiritualismo, com perda sucessiva de valores que, em muito ou pouco, somos senhores de nós mesmos, mas sim somos apenas simples observadores das decisões de outrem e do mundo que nos rodeia, em que não agimos em conformidade com as nossas raízes e em muito menos com os nossos sentimentos! Págs. 13 e 14.

Onde podemos comprar o seu livro?
Magno Jardim - No site da Chiado Editora, se bem que até acho que tem representação física no Brasil, no Amazon, no site da Wook, pela livraria Bertrand, na Fnac e até eu mesmo tenho alguns exemplares que posso enviar a cobrar ao destinatário como cheguei a fazer para o Brasil com as obras anteriormente publicadas, tanto como para o México, a Argentina, Venezuela e EUA etc. exatamente mesmo pelo conteúdo tocar as pessoas na sua essência.

Quais os seus principais objetivos como escritor?
Magno Jardim - Simplesmente passar a “Mensagem” por sentir que esse dever me foi incumbido, se bem que a criação de uma nova corrente literária por inerência não acharia nada mal.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Magno Jardim. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Magno Jardim - Por mais incrível que pareça, vou deixar presente o que sempre me aconselharam que é o famoso “Estuda”, que muitos pais e professores fazem questão de querer deixar patentes na vida daqueles que tocam. Por ser o futuro que nos é dado a ferramenta que nos é oferecida para que possamos poder aprender a pensar e isso que nada é mais do que um direito dos mais importantes para a nossa subsistência e evolução quanto e como seres humanos. O meu muito obrigado.


Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura




cheirinhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA: 
"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo." (Clarice Lispector)


Comenta imagem 5

22 comentários:

  1. Oi Rudy, tudo bem com você?
    Adorei conhecer mais um pouquinho do autor. É interessante ler o amor pela escrita que ele possui.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol!
      É verdade querida, gosto também de conhecer novos escritores.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá Rudy!
    Que legal conhecer novos escritores e novos livros!!

    ResponderExcluir
  3. Oie, Rudy!!
    Que legal essa entrevista. Adorei conhecer um pouco a respeito desse autor. Gostei bastante.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Que entrevista bacana. Parabéns ao escritor. Muito sucesso pra ele.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rudy,
    É interessante conhecer mais sobre autores e tentar entender um pouco esse processo de escrita. Imagino que o mais difícil mesmo seja passar a mensagem para o leitor, para quem está escrevendo ela já fica bem visível, para quem lê, é algo que se constrói durante a leitura...
    Concordo com a última frase do autor, a maior herança que temos é o estudo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito das entrevistas por causa disso.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Mais uma excelente postagem!! :)

    Beijos e um excelente dia.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rudy,
    Que chique, entrevista internacional! Gosteimuito.
    Amei o pensamento da Clarisse.
    Obrigada pela força no sorteio.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita, sempre bem vinda.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Muito boa a entrevista com o autor Magno Jardim. Também gosto muito do Fernando Pessoa. Os livros parecem ser bastante interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo Fernando Pessoa e gostei do autor.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Um autor que não conhecia, mas parece ter uma obra inquietante e muito interessante!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sabe que gosto de conhecer novos autores, não é?
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Essa semana li vária entrevistas com autores q nunca havia ouvido falar e gostei bastante, com mencionei em um post, fico feliz em ver a leitura brasileira sendo cada vez mais reconhecida em nosso país e quem sabe lá 'fora'.
    Gostei bastante do projeto do autor, uma prática linda.

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito das entrevistas e de conhecer novos autores.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi Rudy!
    Não conhecia o autor ainda, gostei mto da entrevista, sempre bom ter novos escritores por aqui.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy