Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
Dr. Alberto Jorge Remesar Lopez tem certificação em Medicina do Sono pela Associação Brasileira do Sono, Mestre em Psiquiatria pela UFRJ, Doutor em Ciências pela UNIFESP. Escreveu o livro para todos que buscam maior conhecimento sobre o ronco.
O ineditismo é a busca pelas transformações que aconteceram nas espécies que nos originaram e resultaram nesses distúrbios no ramo humano. Por exemplo, os chimpanzés não roncam. Outro aspecto, se não inédito, mas que estava espalhado em publicações voltadas para os profissionais especializados, é a história de como lidamos com o ronco ao longo da nossa história e a descoberta da apneia do sono.
“Explicar de maneira clara, sem muitos jargões médicos, que esses distúrbios são graves, interferem no bem estar da pessoa e da família e que há tratamentos.”
Boa leitura!
Escritor Alberto Remesar, é uma honra contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que o motivou a pesquisar e escrever sobre o ronco e a apneia do sono?
Alberto Remesar - A curiosidade. Brincava na areia com meus filhos na praia de Lopes Mendes (Ilha Grande/RJ) e pensei que não podíamos entrar no mar pelo risco de afogamento, mas que nossos ancestrais desenvolveram-se nas águas. Um turbilhão de perguntas sobre as mudanças que ocorreram nas espécies até o surgimento da nossa, quais as outras espécies que roncavam e tinham apneia do sono e se as alterações anatômicas, fisiológicas, comportamentais foram parecidas ou não com as nossas. Decidi procurar essas informações, pois acreditava que já haviam escrito sobre o assunto, principalmente os americanos. Fiquei surpreso porque ninguém escrevera sobre o assunto. A ideia do livro surgiu depois porque me parecia que o assunto poderia interessar a outras pessoas.
Quais temáticas estão sendo abordadas em seu livro "O ronco e o cutucão da minha mulher. Uma história evolutiva e clínica do ronco e da apneia do sono"?
Alberto Remesar - São duas: uma evolutiva e outra médica. A primeira refere-se à busca das origens evolutivas do ronco e da apneia do sono nos humanos; a segunda, como os povos e as sociedades da antiguidade até os tempos atuais entenderam o que era ronco, as paradas respiratórias (apneia do sono), as possíveis consequências no dia a dia e como tentaram tratá-lo.
Apresente-nos a obra
Alberto Remesar - O livro divide-se em três partes: a primeira, o surgimento da vida, das transformações ocorridas ao longo de bilhões de anos nas espécies que propiciaram o surgimento da espécie humana; a segunda, os “caminhos evolutivos” que tomaram nossos antepassados a partir do ancestral comum com o dos chimpanzés e que resultaram na nossa estrutura respiratória, o que possibilitou o surgimento do ronco e da apneia do sono; a terceira parte abarca a história das crenças e os tratamentos desenvolvidos pelos povos/sociedades antigos até a pesquisa intensa nos dias atuais sobre o que são esses distúrbios do sono, suas causas, consequências e tratamentos disponíveis.
Sabemos que foi realizada uma peculiar e sistemática pesquisa para elaboração desta obra literária. Conte-nos algumas curiosidades que encontrou no caminho percorrido para elaboração de “O ronco e o cutucão da minha mulher. Uma história evolutiva e clínica do ronco e da apneia do sono"?
Alberto Remesar - 1) A surpresa das pessoas sobre o tema do livro que misturava evolução das espécies com o surgimento do homem e o aparecimento do ronco e da apneia do sono em nossa espécie e as explicações atuais sobre a anatomia, a fisiologia, a clínica e os tratamentos desses distúrbios do sono ou “Você fala sobre tudo isso?”.
2) A crença de que o ronco tinha utilidade para nossos ancestrais, pois afastariam os predadores à noite.
3) A surpresa que alguns pesquisadores tiveram quando perguntei se os chimpanzés roncavam.
4) A crença de que as mudanças que ocorreram na faringe tiveram o propósito de desenvolver a fala nos humanos.
Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura do livro?
Alberto Remesar - - Explicar às pessoas que o ronco e a apneia do sono são distúrbios humanos com origens muito antigas.
- Explicar de maneira clara, sem muitos jargões médicos, que esses distúrbios são graves, interferem no bem estar da pessoa e da família e que há tratamentos.
A quem indica leitura?
Alberto Remesar - Ao público geral a partir dos 25 anos.
Onde podemos comprar o seu livro?
Alberto Remesar - Nas livrarias físicas e virtuais, já que está em formato físico e digital.
Quais os principais serviços oferecidos pela clínica Dr. Alberto Remesar?
Alberto Remesar - 1) Tratamentos dos transtornos psiquiátricos e dos distúrbios do sono em adultos (Dr. Alberto).
2) Tratamentos dos distúrbios do sono em crianças e adolescentes (Dra. Elitânia).
3) Exames de polissonografia: a noturna ou basal, com o uso do CPAP e a diurna ou o teste das múltiplas latência para o sono.
Quem desejar como deve proceder para obter mais informações sobre os serviços oferecidos?
Alberto Remesar - Site: www.querodormirmelhor.com.br
Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Dr. Alberto Remesar. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Alberto Remesar - A primeira: o ronco e a apneia do sono são distúrbios graves e as pessoas precisam procurar tratamento o mais rápido possível. Segunda, tenha curiosidade na vida, faça perguntas, procure respostas, exija Educação de qualidade e apoie e divulgue a Ciência.
Obrigado,
Alberto Remesar.
Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Contato: divulga@divulgaescritor.com
cheirinhos
Rudy
PENSAMENTO DO DIA:
"A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível." (Mahatma Gandhi)
Oie Rudy,
ResponderExcluirLivro super interessante hein. Uma vez já me questionei a respeito desse assunto rsrs Por que algumas pessoas roncam? Trazer a origem de tudo isso requer muito estudo. Achei bem legal.
Bom para aprender.
ExcluirGratidão!
Boa semaninha!
cheirinhos
Rudy
Oi, Rudy!
ResponderExcluirConfesso que "O ronco e o cutucão da minha mulher. Uma história evolutiva e clínica do ronco e da apneia do sono" não faz o meu estilo de leitura, o assunto abordado no livro não é algo que me interesse, por isso eu não o leria... Bjos!
Pena...
ExcluirGratidão!
Boa semaninha!
cheirinhos
Rudy
Olá Rudy!!
ResponderExcluirAchei muito interessante, meu esposo ronca muito, gostaria de ler e tirar algumas duvidas!!
Manoel tem apneia e está fazendo tratamento.
ExcluirGratidão!
Boa semaninha!
cheirinhos
Rudy
Tema interessante e que nos ajuda a compreender muitas coisas da vida.
ResponderExcluirFiquei curiosa.
bjs
Maridão tem e faz tratamento.
ExcluirGratidão!
Boa semaninha!
cheirinhos
Rudy
Oi Rudy, tudo bem com você?
ResponderExcluirTema super interessante. Tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre o tema durante a minha graduação e gostei muito.
Bjkas
http://www.acordeicomvontadedeler.com/
Bom que teve oportunidade de aprender um pouco sobre o tema.
ExcluirGratidão!
Boa semaninha!
cheirinhos
Rudy
Olá!
ResponderExcluirRudy adorei a entrevista, gostei do assunto, é mto importante saber sobre, gostaria de ler o livro e estar atenta á tantas informações que trás.
Bjs!