23/08/2018

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #50 - OASYS CULTURAL


Olá alegres e felizes!



Entretenimento X Literatura Infantiljuvenil nas escolas
Essa semana, o editor de uma casa editorial de médio porte, que é forte no segmento policial/terror e young adult (jovem adulto) publicou um artigo no PublishNews, o portal de notícias do mercado editorial, dizendo que livros de entretenimento deveriam ser adotados em escolas, com o propósito de formar leitores, em vez de insistir para que os jovens leiam clássicos da literatura brasileira, que podem ser considerados 'chatos' pelas novas gerações. É um artigo polêmico!

Os autores de young adult brasileiros vibraram, mas alguns professores chiaram. Em primeiro lugar, é preciso diferenciar entretenimento de literatura, e saber o valor de um clássico. Se quiser saber a diferença, assista o vídeo e vote na nossa enquete no Facebook:

Livros de entretenimento para jovens devem ser adotados em escolas?
Sim
Não


Vote em: https://www.facebook.com/oasyscultural/posts/864153983781858

O curso “O escritor no século XXI – Como escrever, publicar, divulgar e vender seu livro” está disponível em www.comoserescritor.com.br



cheirinhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA: 

"Creio na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Creio que são todas concedidas por Deus e creio que eram necessárias para os povos a quem essas religiões foram reveladas. E creio que se pudéssemos todos ler as escrituras das diferentes fés, sob o ponto de vista de seus respectivos seguidores, haveríamos de descobrir que, no fundo, foram todas a mesma coisa e sempre úteis umas às outras." (Mahatma Gandhi)




Comenta imagem 5

10 comentários:

  1. "Entretenimento X Literatura Infantiljuvenil nas escolas"... debate bem difícil, hein?! Eu amo os clássicos da literatura brasileira e não tive problemas ao lê-los na época da escola... Vou assistir ao vídeo assim que possível, achei o tema muito interessante!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oie, Rudy!
    Eu concordo com a opinião do editor. Como professora de literatura, eu realmente acho que trazer uma literatura mais diferenciada para a sala de aula, que faça com que os alunos sintam vontade de ler, vai ajudar e muito, no desenvolvimento literário dos jovens. Isso vai incentivar a eles começarem a ter o hábito de ler. E aí sim, eles irão buscar conhecimento e ler os clássicos da literatura brasileira.
    O assunto é bem difícil de ser tratado. Mas a minha opinião é a mesma dele.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Bacana o vídeo , gostei muito!
    Acho que todo tipo de livro é válido, mas adoro mais os clássicos e aqueles que têm uma história profunda, que nos faz refletir mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Rudy, tudo bem?
    Mais um vídeo da editora super interessante.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
  5. É um assunto polêmico, Rudy. Outro dia mesmo houve um problema com uma dessas empresas de assinatura literária ao tentar classificar seus leitores em dois grupos para agradar a todos. Acho que as escolas têm obrigação de inserir o nove, obviamente escolhendo bem entre os livros de entretenimento, e ao mesmo tempo incentivar a leitura dos clássicos, mostrando a importância da leitura.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy!
    Muito Bacana o vídeo, acho que deveriam incentivar mais os jovens a ler, toda leitura é válida, eu adoro os clássicos e tem muitos jovens que gostam também!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gostei do livro e o tema e bem complicado, já que os jovens de hoje em dia não querem saber de leitura mas pelo menos podemos incentiva a ler..

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Acredito que vai ser bem interessante. Eu aprovaria...pois tive muita dificuldade de ler alguns livros no ensino médio..

    ResponderExcluir
  9. Olá Rudy!
    É bem polêmico né...Ainda mais pq ainda existem algumas pessoas que são totalmente contra, que vivem com a cabeça nos século passado... eu aprovaria...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. olá rudy !
    olha eu sou dá opinião que toda leitura é valida , acho que os livros de entretenimento abrem as portas para os leitores e a partir desse tipo de leitura outros mundos vão surgindo .ou seja os novos leitores mesmo vão atras de novas leitura como ela falou no vídeo ela foi melhorando com o tempo e é assim mesmo que acabamos seduzidos pelos clássicos.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy