16/01/2019

RESENHA #04 - “A BESTA DE LUCCA” (LITERATURA NACIONAL)


LIVRO: “A BESTA DE LUCCA” (LITERATURA NACIONAL)
SÉRIE: TRILOGIA DO APOCALIPSE
LIVRO: II
AUTOR: ILMAR PENNA MARINHO JÚNIOR
EDITORA: JAGUATIRICA
 PÁGINAS – 350
  EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: FICÇÃO
ISBN: - 978-85-5662-131-3

A Besta de Lucca

CITAÇÃO:

“-Você tá certa, filha. Vai precisar de coragem para recomeçar. Uma coisa eu te garanto: ninguém vive sem desafios e sem amor. Vai por mim.” (pág. 33)


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

A capa toda em vermelho traz a ilustração da  IGRAJA DE SAN MICHELE, em Lucca, onde a nova ordem está se reunindo. Quer dizer, tem tudo haver com o enredo.
Projeto gráfico: Aline Martins/Sem Serifa.

NOTA: 4,80  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas e as letras pretas em fonte Dante MT Std, um pouco abaixo da média. O que dificulta um pouco a leitura.
Conteúdo: sumário; agradecimentos; e, trinta e três capítulos numerados.
Formato: 14 x 21cm.
Diagramação feita por  Aline Martins/Sem Serifa.

NOTA: 4,50  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em terceira pessoa sobre vários pontos de vista, com diálogos dinâmicos e bem linguagem contemporânea. Em alguns trechos a linguagem se transforma em um tanto poética e bem culta.
A escrita é envolvente e estimulante.
A revisão está perfeita.
Feita por: Hanny Saraiva.

NOTA: 5,00  DE 5,00

CITAÇÃO:

“-O pescador que cedo madruga, Deus protege. Não é à toaque os peixes pulam na minha rede. Nada se consegue sem suor e muito embate.” (pág. 46)

SINOPSE:

“Segundo livro da Trilogia do Apocalipse, do autor Ilmar Penna Marinho Júnior, "A besta de Lucca" é a continuação de "A besta de mil anos" e traz de volta uma das sete peças que faltam para completar a Tapeçaria do Apocalipse, a de número 75. Quem será capaz de possuir a relíquia? Ou seria ela quem escolhe seu detentor? O livro “A Besta de Lucca” revela como a famosa cena da Tapeçaria chegou até a cidade de Lucca – coração da Toscana, Itália – e nos mostra que faz parte da celebração de rituais de uma poderosa seita.”

CITAÇÃO:

“-Meu filho, na vida, nunca é tarde demais para se consertar um erro e existe sempre o perdão. Ninguém consegue viver sem a bênção do perdão.” (pág. 51)

RESUMO SINÓPTICO:

No término do livro anterior “A BESTA DOS MIL ANOS”, a obra de tapeçaria baseada no livro bíblico do APOCALIPSE, teve a cena 75 roubada do Museu de Artes Medievais, mesmo com todo esquema de segurança preparado. Nesse exemplar a cena denominada de ‘A besta aprisionada por mil anos’, surge na cidade de LUCCA, na Toscana, Itália, uma cidade medieval,  dentro de uma igreja antiga desativada, onde no momento abriga o ressurgimento da  ORDEM DOS POBRES CAVALEIROS DO APOCALIPSE, denominada agora como ORDEM DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS com seus rituais e cerimônias e tendo como grão-mestre JEAN-PIERRECHÂLONS DE ROMANÉE.
Os sete conselheiros  da ordem são convocados para um encontro secreto, inclusive o BARÃO OSWALD VON DER WERELD que de certa forma, causava alguns conflitos internos na ordem por suas opiniões um tanto adversas. Seria  marcada a data para a investidura da Irmã-mor, uma mulher misteriosa que acertava sempre todas as suas previsões. “Seria a primeira cerimônia oficial de Fidelidade no exílio Ave, Besta” Ave, Besta” Ave, Besta!”
JULIA após toda a catástrofe ocorrida  Castelo de Angers e a cegueira de AURÉLIEN, retorna ao Rio de Janeiro no  Brasil, consciente de que não há felicidade e está muito triste, porém continua a busca de reerguer-se tanto pessoal, como profissionalmente. Suas matérias sobre a violência urbana e sobre o tráfico são ostensivas e a tronam uma referência nesses assuntos, embora o perigo permeie sua existência de forma opressora.
A corrupção está cada vez mais presente nos morros cariocas. Um líder poderoso se associa com o tráfico de drogas, armas e prostituição, ampliando seus horizontes, ainda mais porque as Olimpíadas serão sediadas no Rio de Janeiro, promovendo ainda mais o caos e as atividades do submundo, empoderando ainda mais os facções criminosas do morro, afetando diretamente a população, aterrorizando toda cidade. Os órgãos públicos estão próximos de um colapso geral em todos os setores.
A batalha entre o Bem e o Mal, continua vívida e a Besta, parece escolher quem serão os responsáveis por espalhar o terror, mortes, corrupções, violência, ódio, o caos...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Nada me preparou para essa continuação muito bem elaborada. Acreditava que, apesar da tristeza e catástrofe ocorrida no final do primeiro livro, mesmo com o roubo da tapeçaria, não imaginava que a continuação poderia ser ainda melhor e mais bem desenvolvida.
Novas personagens são incluídas durante a trama e algumas anteriores aparecem novamente, não todos, o que causou certa saudade, mas nada que prejudicasse o desenvolvimento da história, porém gostaria de vê-los aqui, já que foram tão importantes no livro anterior.
A ambientação é bem descrita e torna a leitura capaz de nos fazer perceber toda divergência entre o Rio de Janeiro: a degradação das favelas em contraste com as avenidas movimentadas e luxuosas do resto da cidade; A meu ver, a história tornou-se mais crível, por mostrar um quadro real dentro da ficção criada. E não apenas isso, dá para notar nos detalhes, a pesquisa feita com intensidade, dando mais credibilidade ao enredo.
E ainda tem as personagens bem escrita e delineadas, cada um tem seu papel fixado de maneira própria e ao mesmo tempo, uma teia de ligações entre elas vai surgindo de forma quase imperceptível, até percebemos o quanto a abrangência no todo, se torna completa, trazendo uma visão mais objetivas sobre as divisões subjacentes do enredo. Achei fantástica essa forma de construção do texto.
Um livro carregado de conhecimento e cultura, lugares históricos, mostrando a complexidade dos sentimentos humanos e de suas atitudes, mostrando como o mal vai se infiltrando de maneira irreversível através da ambição, da corrupção, da facilidade em se burlar as regras, da facilidade em como o dinheiro sujo domina as necessidades. Uma trama intrincada que mostra o fanatismo religioso, carregada de crime, mistério, segredos escondidos, romance e a eterna batalha entre o Bem e Mal.
O livro é muito envolvente, reflexivo e nos faz analisar determinadas situações, nos levando até a filosofar em determinados trechos intensos. Uma leitura imperdível para quem gosta de uma trama bem escrita, bem desenvolvida, elaborada que nos leva a realmente PENSAR.
Agora é aguardar o próximo exemplar para constatarmos quem sairá vencedor dessa guerra eterna que persiste durante séculos.

NOTA : 5,00  DE 5,00

Resultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJIS

SOBRE O AUTOR:

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

Ilmar Penna Marinho Junior é natural do Rio de Janeiro. Passou a infância e adolescência na Europa, aonde aprendeu a apreciar a cultura francesa. Jornalista, formou-se em Direito pela PUC-Rio e diplomou-se em Master of Comparative Law pela Georgetown University, Washigton. Foi Secretário de Administração no Estado do Rio de Janeiro. Exerceu relevantes funções de confiança na Petrobras. Publicou os livros: Petróleo - Soberania & Desenvolvimento (Bloch, 1970), Petróleo: Política e Poder (José Olímpio, 1989), Águas profundas ou o Petróleo é nosso (Editora Revan, 1998), O Quinto Poder (Razão Cultural, 2000) e A Besta dos Mil Anos (Novo Século, 2010), primeiro livro da Trilogia do Apocalipse. Em 2018, publicará ainda o Livro III da Trilogia do Apocalipse.

EXEMPLAR CEDIDO PELA OASYS CULTURAL.

A imagem pode conter: texto



CHEIRINHOS

RUDY



21 comentários:

  1. Uau, nota máxima!! 👏👏👏😄
    Adoro livros que nos fazem pensar, refletir sobre certos assuntos.
    Achei que os personagens importantes do primeiro livro, estivessem inseridos no segundo também. Uma pena.
    Mas isso não faz com que o livro não seja atraente. Um bom enredo.
    Vai para a minha lista.
    Adorei a resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Muitos estavam, mas teve um importante que gostei muito no primeiro livro, que não estava, espero que venha no próximo.
      Boa sorte!
      Paz e bem!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Mais uma excelente postagem!

    Beijo...Dia feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidália!
      Gratidão.
      Final de semana abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy!!
    Adorei a resenha, já estava desejando o primeiro livro e depois dessa resenha vou ter que ler, adoro livros bem escritos e que nos pensar, refletir!! Mais um livro para a minha imensa lista de desejados!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      É impressionante como o livro é bem escrito.
      O autor é fenomenal.
      Tomara que leia.
      Final de semana abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Olá Rudy! Excelente resenha, fiquei super interessada em conferi essa história, curto muito esse tipo de leitura, esse e o primeiro livro foram pra minha lista de leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Tomara que tenha oportunidade de lê-los, são fabulosos.
      Final de semana abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Li esse livro também, e realmente o autor merece os parabéns por toda a pesquisa que levou a um enredo muito bem construído. Eu também senti falta dos personagens que não apareceram nesse livro e torço para que apareça no próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Realmente o livro é muito bem contruído.
      Tomara que nossos favoritos retornem no próximo livro.
      Final de semana abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Lembro que fiquei muito interessada no primeiro livro...por ser ambientada na cidade do autor e tudo mais... e o enredo também é muito bom.
    E com sua nota, esse me deixou ainda mais curiosa acerca da leitura. Parece ser fantástico...
    Eu raramente leio literatura nacional e quando vejo um livro tão bem escrito e envolvente, fico logo interessada.
    Quero muito ler a trilogia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      É bom demais.
      Aguardo o lançamento do último livro, bem ansiosa.
      Final de semana abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Parece muito interessante, bem desenvolvido e cheio de reviravoltas, além de criativo!
    Já tenho o primeiro, mas ainda não tive tempo de ler, tô ansiosa!
    Pela sua resenha, deu pra ver que vale a pena, é sem dúvidas, muito curiosa, ai e em falar de fanatismo religioso...nossa veja o que o fanatismo tem feito com o nosso país, com certeza é necessário ler mais sobre!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Leia o primeiro e tenho certeza que irá amar o segundo também.
      Depois vem contar o que achou.
      Final de semana abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Rudy, agradeço muitíssimo a sua excelente resenha. Não imagina o quanto
    é gratificante para um autor brasileiro emocionar uma psicóloga blogueira
    literária com larga tradição de boas leituras, que apreciou, de verdade, um
    romance policial que não é só de entretenimento e de mistério, mas que se
    propôs a desenvolver a trama com cultura e conhecimentos. Soube com
    perfeição captar a visão histórica da “eterna batalha do Bem contra o Mal”
    e o zelo do escritor de dar credibilidade à dramaticidade do enredo para
    seduzir o leitor e levá-lo, como bem salientou, a “realmente PENSAR”.
    Ou quiçá sonhar. Se achou que inovei e caprichei na escrita, não fosse
    para merecer a sua honrosa nota máxima, guarde a sua curiosidade para
    o Livro III da Trilogia, um inovador romance policial-político com
    lançamento previsto para quando maio vier. Com admiração, Ilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilmar!
      Primeiro agradeço sua vinda aqui paara conferir a resenha e agradeço ainda mais por me proporcionar tão boa leitura.
      Já espero maio com ansiedade e pela continuação.
      Bom ver que conseguir captar a essência de seu escrito.
      Sucesso!
      Muito amor no coração.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Gostei bastante do livro de literatura Nacional mas eu nunca ouvi falar no primeiro livro e nem neste, porém adorei indicação do livro já que eu gosto muito de temas Apocalípticos gosto muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina!
      Tem resenha do primeiro livro aqui é bom demais todos dois.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Oiii ❤ Não conhecia essa obra, mas agora fiquei interessada nela. Gostei que esse livro mostra o quão diferente lugares de uma mesma cidade, o Rio de Janeiro, podem ser. Um lado tão pobre, o outro tão rico.
    Gostei também do fato de ser um livro bem cultural e os personagens serem bem escritos.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  11. Olá! ♡ Ainda não conhecia essa trilogia, mas achei a mesma bem interessante, vou procurar mais sobre ela ♡
    Estou curiosa para conhecer a escrita do autor, que parece muito bem elaborada e cativante.
    Adoro livros cheios de cultura, lugares históricos, com certeza vou querer conferir esse livro!
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      É uma trilogia fabulosa, em breve teremos sorteio.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy