17/02/2019

RESENHA #07 - “UMA CURVA NO TEMPO” - DANI ATKINS


LIVRO: “UMA CURVA NO TEMPO”
TÍTULO ORIGINAL: “FRACTURED”
AUTORA: DANI ATKINS
TRADUTOR: RAQUEL ZAMPIL
EDITORA: ARQUEIRO
 PÁGINAS – 240
  EDIÇÃO 2015
CATEGORIA: FICÇÃO INGLESA
ASSUNTO: FICÇÃO/ROMANCE
ISBN: - 978-85-8041-413-4

Uma Curva No Tempo

CITAÇÃO:

“[...] Eu havia acreditado que, com o passar dos anos, alcançara um ponto de aceitação, mas percebia agora que tudo o que fizera fora passar uma fina camada de fingimento sobre uma ferida aberta. Naquele momento, eu era incapaz de proferir palavras; só conseguia me balançar lentamente para a frente e para trás, ajoelhada, repetindo o nome dele sem parar.” (pág. 53)

“-Não. Isso nunca vai acontecer. Pode esquecer qualquer coisa, menos isso. Algumas coisas são profundas demais. “ (pág. 111)


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma jovem com guarda chuva na neve e um reflexo inverso onde há um casal.
A capa é tão linda gente, fofa mesmo.
Capa: Cabinlondon.co.uk
Adaptação da capa: Ana Paula Daudt Brandão e Natali Nabekura.

NOTA:  5,00 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória; tipo um prólogo; treze capítulos numerados; e, outros títulos da editora.
A diagramação é simples, mas bem eficiente para o conteúdo do livro.
Projeto gráfico e diagramação: Valéria Teixeira.
Impressão e acabamento: Cromosete Gráfica e Editora Ltda.

NOTA: 4,00 DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é em primeira pessoa pela protagonista com diálogos interativos e trazendo pensamentos e sentimentos da mesma.
A linguagem é contemporânea, sem grandes sofismas e de fácil entendimento, o que traz envolvimento à leitura e traz a curiosidade, instigando uma leitura mais dinâmica.
Alguns erros de concordância e ortografia, nada tão constante que atrapalhe a leitura, mas bem merecia uma nova revisão.
Preparo dos originais: Raquel Agavino.
Revisão: Milena Vargas e Taís Monteiro.

NOTA:  4,00 DE 5,00

CITAÇÃO:

“[...] –A mim, pessoalmente, o seu passado interessa menos do que o seu futuro. E foram essas palavras que fiquei repassando na cabeça o resto da viagem para casa.” (pág. 213)

SINOPSE:

“A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?
A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?”

CITAÇÃO:

“Lágrimas de felicidade não são motivo de constrangimento.” (pág. 225)

RESUMO SINÓPTICO:

É Setembro de 2008 e RAQUEL e seus amigos (SARAH, MATT, JIMMY, TREVOR, PHIL E CATHY) estão concluindo o ensino médio e resolvem comemorar, afinal são um grupo muito unido e a partir daquele momento, cada um irá viver sua vida, e, possivelmente não se encontrarão mais com tanta intensidade. Sarah é a melhor amiga de Raquel, bem como Jimmy, se conhecem desde a infância, e, Matt é seu namorado. A noite não termina como o esperado. Há um acidente no restaurante onde estão reunidos e Jimmy morre ao tentar salvar Raquel que fica com marcas para o resto da vida...
Cinco anos se passaram e Raquel agora mora em Londres, sozinha em um apartamento medíocre, com um emprego sem grandes perspectivas, cheia de marcas e culpa pela morte do seu melhor amigo, e muitas dores de cabeça que nem a medicação passada pelo médico, consegue aliviar. Tem de voltar a cidade natal para o casamento de Sarah e mesmo sem querer se reencontrar com os antigos amigos, resolve ir, pois é madrinha do casamento. O reencontro é doloroso e Matt resolve levá-la ao hotel onde está hospedada, reafirmando que mesmo estando namorando com Cathy, ela é e sempre será o grande amor da vida dele. Isso foi demais para ela...
Raquel acorda e se vê diante de uma realidade totalmente diferente da que viveu durante cinco anos. Seu pai que tinha câncer, está totalmente curado. Ela está noiva de Matt, trabalha em uma revista de destaque e o mais surpreendente: seu amigo Jimmy está VIVO! Ela está desnorteada. Os médicos dizem que é um tipo de amnésia, devido a uma pancada na cabeça que aos poucos ela poderá se lembrar de tudo (ou não...). Ela vive atormentada com a outra vida que viveu e tem nitidamente presente em sua memória, mas a cada lugar que vai para confirmar o lado de Jimmy, tudo o que passou, se decepciona. Ninguém a conhece ou se lembra dela.
Será que o destino resolveu lhe dar uma nova oportunidade, onde tudo é perfeito e do jeito que ela gostaria que fosse?

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

A autora foi muito feliz em trazer um tema muito interessante para seu romance de estreia, embora no decorrer do desenvolvimento, a ficção que buscava, tornou-se algo mais real e evidente, trazendo um tantinho de decepção para mim, que esperava algo diferente. O que não quer dizer que o livro seja ruim, pois não é; minha expectativa sobre uma realidade alternativa ou mundos paralelos se desfez e fiquei  um tantinho frustada, mas foi comigo, não com o livro.
A história é bem envolvente, traz uma história de amizade, um romance (ou dois, na vida paralela), sentimentos profundos e outros obscuros, enfim, uma ficção romanceada e que conquista logo nas primeiras páginas. Na verdade, se prestarmos bastante atenção durante a leitura, conseguimos ‘sacar’ o que realmente acontece, entretanto, ficamos tão envolvidos para descobrir todo desenrolar do enredo, que acabamos deixando passar alguns detalhes e evidências que vão se pronunciando ao longo da estória e só percebemos ou relembramos, ao chegarmos no final.
A protagonista nos conquista nas primeiras páginas e mesmo na fase mais ‘down’ dela, nos sentimos compadecida de seu sofrimento e ficamos torcendo para que a vida perfeita que surge posteriormente, seja a verdadeira, porque é a que ela merece, sem sofrimento, sem dor, com um grande amor e um bom emprego; pena que não é bem assim e a vida real, atropela a felicidade da vida paralela e esse choque entre as realidades, mostra o quanto nosso psicológico é imperativo e se apossa de nós, mesmo sem querermos.
Como falei, é uma leitura que vale a pena sim, que nos prende e nos deixa tenso diante das situações que vão surgindo, embora em alguns pontos, se torne um tanto repetitiva, mas com relevância para o entendimento final.
Se estão pensando em ler por causa da ficção de realidade paralela, esqueçam, porque podem cair na frustação que aconteceu comigo, entretanto, se querem um livro tenso, intenso e de certa forma real, leiam, porque vale a pena.

NOTA : 3,60 DE 5,00

Resultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÃO DE EMOJI

SOBRE A AUTORA:

Foto -Dani Atkins


Dani Atkins nasceu e foi criada em Cockfosters, Londres. Somente quando seus dois filhos estavam crescidos e saíram de casa, ela decidiu se dedicar ao sonho de ser escritora. Uma curva no tempo é seu primeiro romance.


19 comentários:

  1. Eu estava ansiosa pela sua análise sobre esse livro.
    Me interessei demais pela história e já gostei da protagonista rsrs
    Pena que recebeu uma nota não muito boa.
    Mas adorei a resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      É porque pensei que era uma coisa e foi outra, mas o livro é bom.E a nota nem foi tão baixa, é um livro regular para bom.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Gostei do livro, mas achei beeeeem pesado quando o li.
    Fiquei tensa em várias partes, e quando ela sentia dor, eu sentia também, rsrs
    O final foi de arrasar , mas em suma é uma boa história. Quero ler outros livros da autora.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      É doloroso mesmo todo sofrimento dela, mas é um bom livro.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Oi, Rudy!
    Tramas sobre uma realidade alternativa ou mundos paralelos sempre me deixam frustrada, os livros que li e abordavam esse tema me deixaram completamente decepcionada, por isso o meu medo de ler Uma curva no tempo, que desde que foi lançado desejo ler mas fico adiando a leitura...
    Confesso que não curto livros tensos e reais, mas vou arriscar a leitura desse livro sim, fiquei curiosa pra saber qual é a verdadeira vida da Raquel, se é a que Jimmy vive ou se é a que onde ele morreu.
    Só não sei quando lerei o livro, antes preciso me preparar emocionalmente...
    Bjos, uma semana abençoada para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      Leia sem medo, porque a tal realidade parelela é só na cabeça dela.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Eu ficava curiosa justamente por causa dessa questão de mundo paralelo... mas parece que não é um livro ruim. O fato de a protagonista ser cativante, me faz querer ler.
    Eu tava muito curiosa pela vida alternativa, mas já que não tem... 😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Até tem, mas só na cabeça dela.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy!!
    Não conhecia esse livro, é a primeira resenha que leio, gosto muito de livros de realidades paralelas, e também adoro livros intenso e fiquei muito impressionada com a resenha e muito curiosa com o desfecho da história, adoraria ter a oportunidade de ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Tomara que consiga ler e depois me conte o que achou.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Assim que vi a palavra realidade paralela já ia criar a tal expectativa, ainda bem que já avisou que não é o foco. Contudo a trama parece que tem bons ingredientes. Esses detalhes na trama muitas vezes deixo passar quando me envolvo demais com o desenrolar dos fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Até tem uma realidade paralela, mas só na cabeça dela...kkkkk Aé rimou.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Olá Rudy! Tenho esse livro porem ainda não li, acabei passando vários outros na frente da fila de leitura, curto muito esse gênero e cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais curiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Leia e depois me conte o que achou.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Quando li a sinopse e depois os milhares de elogios e comentários a respeito desse livro, fui seca pra ler. Bah, que frustração, ao contrário de ti que esperou que a história seguisse determinado rumo e não seguiu, comigo foi diferente. Achei a ideia inicial tão original que não tentei prever nada, só esperei me emocionar pra caramba e nada. Concordo que o livro não seja ruim, mas para mim, ficou devendo algo, tinha potencial para bem mais, talvez juvenil demais, enfim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana!
      De certa forma concordo com você, também esperava outra coisa, mas ainda assim é uma boa leitura.
      Semaninha abençoada!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Oiii ❤ Que capa mais fofa! Esse é um daqueles livros que eu compraria pela capa.
    Agora eu estou louca pra descobrir qual das duas realidades é a verdadeira. Quero muito saber como é possível que Rachel consiga retornar há 5 anos atrás. E, claro, quero muito conhecer Jimmy, já gosto dele por ter salvado a vida de Rachel.
    Espero que tudo fique bem, mesmo sem ler o livro, ficaria triste se soubesse que essa segunda realidade onde Jimmy está vivo desaparecesse.
    Não sabia que a trama desse livro era tão boa! Com, certeza, vou acrescentar esse livro na minha lista de leituras ❤

    ResponderExcluir
  10. Olá! ♡ Acho essa capa linda e tenho muita vontade de fazer essa leitura, mas muita gente fala que o livro tem partes muito tristes e isso me deixa bem receosa em lê-lo.
    Quero muito conhecer essa protagonista!
    Estou bem curiosa acerca do final da história!
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Tem sim tristeza e aflição, mas leia.
      Tania!
      Boa sorte!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy