20/02/2019

RESENHA #08 - “FAVELA GÓTICA” (LITERATURA NACIONAL) - FÁBIO SHIVA


LIVRO: “FAVELA GÓTICA” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: FÁBIO SHIVA
EDITORA: VERLIDELAS
PÁGINAS – 276
  EDIÇÃO 2019
CATEGORIA: ROMANCE/FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: TERROR/DISTOPIA/FANTASIA
ISBN: - 978-85-53052-07-3

Favela Gótica

CITAÇÃO:

“A música termina quase sem que Liana perceba, deixando-a paralisada em uma pose involuntariamente graciosa. O auditório do cinema é tomado pelo mais profundo silêncio. Coisa raríssima. Aliás, sem precedentes.” (pág. 70)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Fundo preto com uma caveira com dois palitos de fósforos no lugar da boca, um queimado e outro sem riscar. A quarta capa como chamam, é a parte de trás da caveira com as vértebras do pescoço e opinião do escritor Sergio Carmach em cima do crânio.
Achei genial a confecção da capa, retrata perfeitamente o sentido que o livro mostra.
CAPA E QUARTA-CAPA: Sergio Carmach.

NOTA: 5,00  DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

As folhas são amareladas com letras pretas um pouco acima da média que facilitam a leitura.
Conteúdo: sumário; DADS TREVAS PARA LUZ...per aspera as astra; dividido em duas partes: DAS TREVAS... e ... PARA A LUZ!; REGISTROS AKÁSHICOS; primeira parte com cinco capítulos, numerados, com títulos, conteúdo do que será encontrado no capítulo e ilustrações; e, segunda parte da mesma forma que a primeira.
DIAGRAMAÇÃO E ARTE-FINALIZAÇÃO: César Mendonça.
ILUSTRAÇÕES DO MIOLO: Fábio Shiva.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A diagramação é um tanto diferente das que estamos acostumados, o que não quer dizer que é ruim, ao contrário, foi muito bem feita.

A imagem pode conter: 1 pessoa


NOTA:  5,00 DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em terceira pessoa desconhecida, porém relatando o que acontece com a protagonista e intercalada com os Registros Akáshicos que são como comentários introdutórios que explicam ações paralelas.
A linguagem é bem contemporânea com alguns termos referentes a fantasia futurista e com certa cadência, em algumas partes até musical, o que torna a leitura nada entediante e de fácil entendimento.
REVISÃO: Sergio Carmach.

NOTA: 5,00 DE 5,00

CITAÇÃO:

“-Um julgamento como qualquer outro, ora. Dois adversários se enfrentam diante da lei. O mais forte geralmente vence. Mas às vezes acontece do mais esperto vencer, ou o mais sortudo...” (pág. 125)

SINOPSE:

“Bem-vindos a uma realidade alternativa, onde a monstruosidade cotidiana da cidade grande é revelada em toda a sua crueza e crueldade. Um lugar onde os policiais se transformam em lobos quando a noite cai, onde os políticos são vampiros centenários e os viciados são zumbis, dominados por uma droga que provoca o irresistível desejo de comer cérebros. Uma metrópole infestada de criaturas sinistras: ogros, gárgulas, vermes do pântano, endemoniados e seres bestiais acometidos pelo Mal de Circe, que faz vir à tona o lado animal de cada um.
É nesse dantesco cenário que vamos encontrar Liana, uma jovem zumbi em sua árdua jornada das trevas da ignorância para a luz do autoconhecimento. Nessa aventura, ela precisa enfrentar os monstros externos e internos se quiser conquistar o grande prêmio: descobrir sua verdadeira natureza; e, assim, cumprir sua missão. Tudo isso em meio a uma trama de assassinato, perseguição e muitas reviravoltas, que envolvem misteriosos seres interdimensionais e um asteroide em rota de colisão com a Terra.
Uma história onde a fantasia é tão apavorante que chega a se confundir com a mais pura realidade.”

CITAÇÃO:

“Enquanto corre noite adentro, com a capela em chamas às suas costas, Liana tem a nítida impressão de ouvir a voz de Quasie pela derradeira vez:
-Adeus, meu amor!” (pág. 178)

RESUMO SINÓPTICO:

Como a sinopse está bem esclarecedora, não há necessidade de um resumo sinóptico.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Acredito que já sabem o quanto tenho dificuldade em analisar um livro e autor quando gosto muito. Aqui não é diferente, ainda assim, vou arriscar falar sobre a obra e meu ‘feeling’ ao lê-la, caso fique um tanto confuso, peço que entendam.
Já tive oportunidade de ler um livro anterior do autor: O SINCRONICÍDIO (tem resenha aqui no blog e é um livro que super vale a pena a leitura) e já conhecia o potencial extraordinário tanto em relação a criatividade, quanto a forma de escrita que leva o leitor a grandes reflexões empíricas. Aqui ele repete a dose e acrescenta uma analogia entre os humanos e seres fantásticos, divididos conforme seu papel diante da sociedade, trazendo ao romance ficcional um ar de estarrecimento e aquele ‘frio na barriga’ antevendo o terror.
O que torna a engenhosidade do relato ainda melhor, é o fato de a protagonista ser aparentemente uma viciada chamada de Zumbi. Vamos aos poucos conhecendo a realidade paupérrima de sua vida, tendo de se prostituir para sustentar seu vício por uma droga fabricada intencionalmente que em seu estágio final, leva aos consumidores a desejarem comer cérebros, a busca por sua origem e de autoconhecimento, a evolução de sua missão na ‘terra’ e finalmente, o cumprimento da tal missão. Parece simples, não é? Porém na verdade a história toda é bem instigante, carregada de perseguições, assassinatos, mistérios e tantas reviravoltas que em momento algum consegui desgrudar os olhos do livro para chegar ao final e descobrir onde tudo chegaria.
E ao chegar no final, tudo é tão surpreendente e extraordinário que cheguei a ficar completamente estupefata e incrédula por não ter nem cogitado o que poderia ser.
Se gosta de uma boa ficção distópica que mistura vários elementos surpreendentes e ainda assim pode perceber o quanto é parecida com a sociedade atual e ainda acompanhar uma grande aventura, o livro é perfeito, portanto, não se furte a leitura.

NOTA : 5,00* DE 5,00

Resultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJIS

SOBRE O AUTOR:

FABIO.png

Fabio Shiva
É músico, escritor e produtor cultural. Com a banda Imago Mortis, lançou dois CDs internacionalmente. É coautor e roteirista de “ANUNNAKI - Mensageiros do Vento”, ópera-rock em desenho animado (2016), fundador da Oficina de Muita Música! (SECULT/BA) e idealizador e produtor dos projetos Pé de Poesia (2016), Doce Poesia Doce (2017) e Poesia de Botão (2018), todos viabilizados pela FGM/PMS. Publicou em 2013 o romance policial “O Sincronicídio” pela Caligo Editora. Sua história infantil “A Menininha Azul” foi selecionada para o Mapa da Palavra – BA. Em 2016 lançou pela Cogito Editora um livro duplo de contos (“Isso Tudo É Muito Raro / Labirinto Circular”) e, como organizador, um projeto coletivo de debate literário (“Escritores Perguntam, Escritores Respondem”). Foi indicado ao Prêmio Caymmi 2017 na categoria “Melhor Roteiro de Videoclipe”. Em 2018 lançou, como organizador, a antologia poética “Doce Poesia Doce”, pela Cogito Editora.

BOOK TRAILER:



EXEMPLAR CEDIDO PELA EDITORA VERLIDELAS.

Adquira o livro “Favela Gótica” no link abaixo:

CHEIRINHOS


RUDY




21 comentários:

  1. Já ouvi falar sobre a obra, mas nunca li resenha e não me interessei muito. Tô perdendo muito. Que incrível isso. Amo distopia.
    Preciso ler pra saber se a "monstruosidade" em cada personagem é real ou se trata o "eu" de cada um.
    Amei a resenha. Parece ser um livro excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Esse é o quê da questão.
      Leia!
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Não conhecia o livro, mas pela sua resenha gostei muito e já tô ansiosa pra ler!
    Parece que o autor usou a fantasia para fazer críticas e reflexões sociais.
    Já quero!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!!
    Que resenha amiga, fiquei aqui com imensa vontade de ler esse livro, adoro livro de ficção distópica, a capa é um tanto sinistra, adorei saber que o final é surpreendente e que é daqueles livro que não se consegue parar de ler!! Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      É bem assim mesmo como descreveu, maravilhoso!
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Olá Rudy querida! Gratidão pela linda resenha, sou muito honrado por sua talentosa leitura!
    Beijos mil e salve nossa Literatura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio!
      Honrada fico eu em ter a oportunidade de apreciar tão boa leitura.
      Gratidão!
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Muito bom poder ver autores brasileiros sendo reconhecidos com essas histórias fantásticas.
    Adorei a temática do livro e como o autor soube deixar a história bem viciante.
    Só pela resenha, eu já me interessei demais.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Tenho conhecido muito autor nacional bom.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Rudy, estava curioso pra ler a resenha do livro. Realmente é maravilhoso quando um enredo nos prende dessa forma. Adoro distopias e as comparações com a sociedade atual muitas vezes se torna indispensável. Tudo o que falou sobre o enredo só me encheu de vontade de conhecer e fiquei curioso com a diagramação também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      A diagramação é diferente de tudo que já vi.
      Tomara que consiga ler um dia.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Oi, Rudy!
    Confesso que não costumo ler livro com zumbi e nem todas as ficções distópicas conseguem me chamar a atenção, mas como uma leitora de livros nacionais se eu tiver a oportunidade de ler Favela Gótica irei arriscar a leitura sim, e quem sabe no final eu acabe gostando de acompanhar as aventuras de Liana?!... Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      Zumbi se refere ao efeito que a droga deixa em quem a consome, não que seja zumbi mesmo.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Olá Rudy! Nossa não conhecia esse livro, já fiquei doida pra ler, curto muito ficção distópica, gostei muito do book trailer, já foi pra lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Tomara que consiga ler, porque é ótimo.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Oiii ❤ Essa analogia que o autor faz entre os seres humanos e seres místicos, é sensacional. Achei uma ideia bem original, nunca li nada do tipo. A obra parece trazer uma ótima reflexão ao leitor.
    Parece que nessa busca de Zumbi para saber quem realmente é, ela terá de enfrentar muitos obstáculos. Espero que ela encontre o que procura.
    Obrigada pela indicação de leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  10. Olá, Rudy! ♡ Ainda não conhecia esse livro, é a primeira resenha que leio sobre ele, mas gostei demais da premissa. Eu adoro leituras com personagens fantásticos, sobrenaturais.
    Gostei que o autor faz uma analogia entre humanos e seres fantásticos, já quero conferir!
    Parece uma leitura bem instigante, que cativa o leitor com facilidade.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      É um livro que vale a pena ser lido, extraordinário.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy