27/02/2019

RESENHA #11 - BLACK HAMMER: ORIGENS SECRETAS - JEFF LEMIRE, DEAN ORMSTON E DAVE STEWART


LIVRO: BLACK HAMMER: ORIGENS SECRETAS
TÍTULO ORIGINAL: BLACK HAMMER: SECRET ORIGINS
SÉRIE: BLACK HAMMER
VOLUME I
AUTOR(es):  JEFF LEMIRE, DEAN ORMSTON E DAVE STEWART
TRADUTOR(es): Fernando Scheibe e Leonardo Alves
EDITORA: INTRÍNSECA
 PÁGINAS –184
  EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: GRAFIC NOVEL
ASSUNTO: FICÇÃO
ISBN: - 978-85-510-0337-4

Black Hammer: Origens secretas

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Ilustração com as personagens Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Madame Libélula e Barbalien, personagens que protagonizam a história.
Feita por: Dean Ormston e Daave Stewart.

NOTA: 4,00  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Quadrinhos coloridos com letras pretas.
Conteúdo: seis primeiros exemplares numerados e com títulos referente a cada personagem e título do capítulo; a verdadeira origem secreta de Black Hammer; ilustrações dos esboços originais; e, o caderno de rascunhos de Black Hammer – comentários de Dean Ormston.
Cores: Dave Stewart.
Arte: Dean Ormston.
Letras: Todd Klein.
Ilustrações das aberturas de capítulos: JEFF LEMIRE, DEAN ORMSTON E DAVE STEWART.

A imagem pode conter: 2 pessoas

Presidente e Publisher original: Mike Richardson.
Editores originais: Brendan Wright e Daniel Chabon.
Designer: Rick DeLucco.
Editor da coleção original: Daniel Chabon.
Assistentes Editoriais: Ian Tucker e Cardner Clark.
Técnica de arte digital: Christina McKenzie.
Diagramação e lettering: Antonio Rhoden.
Formato: 17 x 26 x 1

A imagem pode conter: 1 pessoa

NOTA: 4,80  DE 5,00

- ESCRITA:

Acessível, de fácil entendimento e bem traduzido. Alguns termos ficcionais introduzidos nas escrita.
Revisão: Victor Almeida e Rayssa Galvão.

NOTA: 4,80 DE 5,00

SINOPSE:

“Black Hammer é representante nobre da obra de Jeff Lemire, um dos maiores nomes dos quadrinhos atualmente. Eleita a Melhor Série Original de 2017 pelo Eisner Awards, o principal prêmio internacional de quadrinhos, a obra de Jeff Lemire com o artista Dean Ormston e o colorista Dave Stewart explora os percalços na vida de heróis em decadência.
No passado, eles salvaram o mundo, mas agora levam vidas medíocres em uma cidade rural fora dos limites do tempo. Não há como fugir, mas Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Madame Libélula e Barbalien tentam empregar suas habilidades extraordinárias para se libertar desse incomum purgatório.
Obrigados a disfarçar seus poderes, sua natureza e suas origens aos olhos dos habitantes locais, eles personificam uma típica família disfuncional, tentando criar para si uma vida normal. Este primeiro volume, Black Hammer: Origens secretas, reúne os primeiros seis fascículos originais e conta ainda com posfácio do autor, perfis da construção de personagens e esboços originais.”

RESUMO SINÓPTICO:

A editora compilou os seis primeiros volumes da série em um único exemplar. Cada volume trás um dos protagonistas e conta um pouco de sua história pessoal. No decorrer desses últimos dez anos, eles foram exilados em uma espécie de cidade prisão, onde precisam viver como uma família normal em uma pacata fazenda escondendo seus poderes e identidades enquanto não descobrem uma maneira de fugir daquele lugar.
No enredo de Origens Secretas somos apresentados a Abraham Slam, Gail, Barbalien, Coronel Weird, Talky Walky e Madame Libélula. Todos possuem características e poderes bem peculiares e foram habitantes de Spiral City. Em um passado não muito distante, o grupo salvou a cidade de várias ameaças. Porém, ao enfrentarem um poderoso inimigo, acabaram sendo transportados para uma idílica fazenda em uma dimensão paralela. Os antigos campeões da cidade foram exilados e os habitantes da cidade que tantas vezes eles salvaram não fazem a menor ideia do que aconteceu, só que eles desapareceram. Já se passaram dez anos e ninguém do grupo sabe como foi parar ali, nem o motivo e nem se um dia vão conseguir dali.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR(es):

Já há muito tempo quero introduzir no blog e me aventurar em leituras que geralmente não faço, como as Grafics Novels. E fiquei muito feliz quando ganhei essa, porque é bem atual, os escritores são conhecidos no mundo dos quadrinhos (embora não por mim) e quem sabe um novo público se aproxime do blog. Já fiz umas duas resenhas de outras HQs no passado, mas algo bem esporádico e espero poder trazer mais em pouco tempo e tornar um hábito.
Apesar de nesse exemplar a editora ter juntado os seis primeiros volumes da série, achei bem interessante porque como não conhecia as personagens, pude ter uma noção sobre o passado de cada um e como ficaram ‘presos’ em um mundo alternativo, devido ao confronto com um inimigo em comum. O que achei bem legal é a história ser de super heróis, porém diferente dos super heróis que estamos acostumados, esses aqui tem um ar mais sombrio e tenebroso. Não é uma história de terror, porém tem nuances de algo sombrio, que achei muito interessante  e diferente e chamou minha atenção.
As ilustrações são de traços fortes e expressivos, com um colorido mais ‘fechado’, mais tenebroso, porém, muito bem feitas.
E gostei também que no final podemos apreciar como foi a criação das personagens, as ilustrações iniciais feitas pelo autor e as posteriores feitas por outro companheiro de jornada, já que Jeff Lemire estava envolvido com outros projetos.
Ter ousado fazer essa leitura foi muito instigante, ainda mais por ser uma HQ não tão convencional como as que vemos no mercado por ai. Pode ser que essa observação seja bem pessoal, já que minha experiência com HQs se resumem aos super heróis convencionais.
Para quem como eu  quer se arriscar nesse mundo dos quadrinhos e gosta de ficção, mais que recomendado.

NOTA : 4,00 DE 5,00

Resultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÃO DE EMOJI

SOBRE O AUTOR(es):

10.12.12JeffLemireByLuigiNovi1.jpg

JEFF LEMIRE é autor e ilustrador canadense. Entre suas principais obras estão O soldador subaquático e a trilogia Condado de Essex. Foi eleito duas vezes melhor quadrinista do Canadá pelo Schuster Award. Além de suas graphic novels independentes, passou por grandes editoras norte-americanas, como a Marvel e a DC, onde atuou em séries como Arqueiro Verde, Constantine, Cavaleiro da Lua e outras.

 (SEM FOTO)

DAVE STEWART é um colorista americano considerado lendário no mundo dos quadrinhos, tendo ganhado o Eisner seis vezes. Já trabalhou com a DC, a Marvel e a Dark Horse, em títulos como Hellboy, Star Wars, Ultimate X-Men, Capitão América e Superman, entre outros.

Dean Ormston on Discogs

DEAN ORMSTON é ilustrador britânico. Seus trabalhos mais notáveis são a série 2000 AD e os títulos do selo Vertigo, da DC.

CHEIRINHOS


RUDY




27 comentários:

  1. Também quero ler mais graphic novels e essa parece ser bem legal, bem escrita, interessante.
    Não é meu estilo de leitura preferido, mas por falta de ler mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Temos de variar a leitura, né?
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Estou louca para ler essa história!! Só li coisas boas a respeito dessa Grafic Novel.
    Que bom que você está se aventurando em outros estilos literários, Rudy. É sempre muito bom expandir a leitura rsrs
    Espero que muitos outros leitores venham acompanhar suas postagens.
    Uma dica de leitura muito boa: leia a HQ Wytches. Eu achei sensacional. É curtinha, porém, muito boa.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Sou sempre bem aberta para novas leituras e agora quero me aventurar em mangás, vamos ver.
      Valeu a dica, gosto das Wytches, vou procurar.
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Oi, Rudy!
    Heróis que precisam esconder seus poderes... essa parte me lembrou de Os incríveis, que aliás amo de paixão!
    Também não costumo ler Grafics Novels, mas tenho vontade de ler o gênero, quem sabe a oportunidade surja futuramente?!
    Gostei da trama de Black Hammer, gosto de histórias com heróis e seus super poderes, apesar desse ar mais sombrio e tenebroso presente na história, o que confesso não curtir muito, vou arriscar a leitura sim, quem sabe eu acabe curtindo?!
    Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      É mais sombrio por coisas misteriosas que ainda não sabemos o que é, mas não dá medo, sabe?
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Olá Rudy! Doida pra ler esse livro, curto muito um graphic novels, esse já está na minha lista de desejados e essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Entrou hoje sorteio dele, se arrisca lá.
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy!!
    Nunca li nenhum Grafics Novels, mas fiquei curiosa e com vontade de me aventurar a nesse tipo de leitura, achei muito interessante e gostaria de ter a oportunidade de ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Temos de nos aventurar em novas leituras, concorda?
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Rudy, eu adorava HQs quando adolescente, mas também andei afastado desse universo até o fim do ano passado quando ganhei um exemplar de O Corvo, editora Dark Side. Agora me tornei parceiro da Editora Jambô e já estou com duas Revistas para ler. Assim como você, espero cada vez mais mergulhar nesse universo encantador. Acho bem legal reunir as primeiras histórias em um só volume. Adorei essa resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Adoro HQs também desde a infância, mas ao pouco fui perdendo o hábito e resenhar então, é um problemão. Gostando muito de retornar.
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Que incrível!
    Acredito que eu ia amar, pq leio HQs, mangás e outros tipos de quadrinhos. Achei bem interessante e vou procurar.
    Amei a resenha, Rudy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Quer ler mang´s, mas os que acho são caros...
      Bom carnaval com moderação.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Gosto muito desse estilo, atualmente estou lendo as HQs de The Walking dead, já li alguns mangás tb. Adorei a resenha, parece ser uma Graphic novel bem interessante de ler, já quero...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gouglas!
      Depois me conta o que achou da HQ do The Waalking Dead, fiquei curiosa.
      Bom carnaval com moderação.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. É uma abordagem totalmente diferente de heróis, pelo menos pra mim, mto interessante. Não conheço muito deste universo, o que torna tudo novidade e este me deixou curiosa, como vc disse meio dark.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia!
      Tudo bem diferente mesmo e por isso é melhor.
      Bom carnaval com moderação.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Parece ser interessante tanto no estilo Grafic Novel, pois nunca li, e também a história me chamou atenção.

    blogmarcymoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. arcy!
      É uma boa história mesmo.
      Bom carnaval com moderação.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Estou a um passo atrás de ti, que já começou se aventurar pelos HQ. Eu ainda não consegui abrir meu coração e horizontes para os mangás/HQ, esse vai ser meu desafio de 2019. Embora eu já tenha lido comentários positivos do Black Hammer acredito que não vai ser por esse que vou começar, tem um da Dark lançado a pouco tempo que está chamando minha atenção. O ponto positivos é que tendo as ilustrações a narrativa fica super real, mas o que me desanimou é a historia de super heróis, não é minha praia, então fico mais com o romance ou aventura. enfim, quando se quebra barreiras, vivencia nos experiencias que por si só já são enriquecedoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana!
      Acho sempre bom estarmos abertas para leitura de novos estilos.
      Ainda preciso dos mangás.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Oiii ❤ As HQ's que costumo ler, também são sobre super heróis mais convencionais, daqueles que todo mundo já ouvi falar. Então seria legal sair dessa zona de conforto e ler algo diferente, como Black Hammer.
    Gostei que dá para conhecer bem os personagens, que a história se passa num mundo paralelo e que os heróis são mais sombrios.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  13. Olá, Rudy! Nossa, eu ainda não conhecia essa HQ, mas já quero fazer sua leitura! Curto bastante HQs, mas faz tempo que não leio nenhuma, espero conseguir mudar isso em breve.
    As ilustrações parecem ótimas e muito bem trabalhadas. Vou pesquisar mais sobre essa HQ, achei a premissa dela muito interessante.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rudy! Acho o universo das HQs fascinante. Quero ler mais tbm, assim como vc. Gostei dessa pegada mais sombria que envolve toda a história. E que bacana poder acompanhar um pouquinho como foi a criação dos personagens.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy