04/03/2019

RESENHA #13 - “GARNET – LABIRINTO DAS SOMBRAS” (LITERATURA NACIONAL) - ANNE LANES


LIVRO: “GARNET – LABIRINTO DAS SOMBRAS” (LITERATURA NACIONAL)
SÉRIE: CRÔNICAS ATARIANAS
VOLUME: 1
COLEÇÃO NOVOS TALENTOS DA LITERATURA BRASILEIRA
AUTORA: ANNE LANES
EDITORA: NOVO SÉCULO
 PÁGINAS – 264
  EDIÇÃO 2013
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: FANTASIA
ISBN: - 978-85-4280-087-6

Garnet

CITAÇÃO:

“-Provavelmente você está se referindo aos seres das sombras – falou a primeira. – Todos os dias, pessoas podem ser dominadas por sentimentos ruins. Ódio, desejo de vingança, medo, insegurança... Quando esses sentimentos chegam ao seu máximo, essa pessoa é corrompida pela escuridão, perdendo sua identidade e se tornando uma materialização da energia sombria que a dominou. Porém, eu não os colocaria como principal preocupação agora.” (págs. 41/42)

“-A magia está dentro de todos nós – ponderou Samantha. – No mundo em que vocês cresceram, ela só existe em livros. Mas a verdade é que ela nasce conosco. E pode despertar a qualquer momento, se tiver o estímulo certo.” (pág. 67)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma jovem de capuz e olhos alaranjados e ao fundo uma floresta.
A capa é linda!
Feita por: Monalisa Morato.

NOTA: 5,00 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Folhas levemente amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória; pensamento; agradecimentos; prólogo; quinze capítulos numerados em romano e títulos; posfácio; e, Fragmento de Aquamarine.
Apesar de simples a diagramação é eficiente.
Feita por: Dimiti Uziel.

NOTA: 4,70  DE 5,00

- ESCRITA:

Narrativa descritiva em terceira pessoa uniciente, estando presente em todos os fatos e acontecimentos. Diálogos complementam a narrativa.
A linguagem é de fácil entendimento, cativante e dinâmica.  Traz uma fantasia bem escrita e com termos próprios do mundo alternativo criado.
Pequenos erros de grafia e ortografia, nada em excesso e que atrapalhe a leitura.
Revisão: Patricia Murari. 

NOTA: 4,50 DE 5,00

CITAÇÃO:

“Eu quis avisá-lo, Natani. Esconder a verdade é sempre errado, mesmo parecendo a melhor alternativa.” (pág. 91)

“-Fluidos – corrigiu ele. – Quando seus pensamentos correm aparentemente sem rumo, eles acabam por chegar ao lugar certo. Como um rio que chega ao mar.” (pág. 102)

SINOPSE:

DE NOVO AQUELE PESADELO…
“Quando Lina, uma adolescente introspectiva de 15 anos, começa a ser assombrada por um terrível sonho, onde se depara até mesmo com o seu irmão morto, ela mal podia imaginar que sua mente lhe trazia o prenúncio de uma batalha prestes a acontecer. Tampouco a tudo o que poderia descobrir sobre si mesma.
Entre incertezas, medos e segredos, surge uma realidade paralela, um fantástico complexo de ilhas povoado por criaturas como magos, dragões e seres das sombras, local onde as respostas poderão ser encontradas. Será que ela conseguirá atravessar este tortuoso caminho sem que haja perdas?”

CITAÇÃO:

“-Escuridão é algo que existe em todos nós, Sam – sorriu a mais velha. – Você nunca conseguirá tirá-la. Como Feiticeira da Luz, você simplesmente purificou as energias dentro dele, limpando o domínio que o lado sombrio exercia sobre seu corpo e mente. Mas não pode fazer tudo. Ainda existe o livre-arbítrio. Ele tem de retomar o controle sozinho.” (pág. 151)

“-Acredite – afirmou o mais velho. – Se você tivesse que fazer, soubesse que isso seria o melhor a ser feito, acharia alguma força dentro de si que a levaria em frente.” (pág. 179)

RESUMO SINÓPTICO:

Em tempos imemoriais a terra era inóspita e inabitada. Três divindades irmãs que possuíam grande poder, resolveram mudar essa realidade reunindo suas magias e criando vegetação, montanhas, rios, terras e cascatas. E certeza que um local tão bonito não poderia viver sem seres para cuidar deles. TAMIE a irmã mais nova, criou os animais e os humanos. KIANI  a irmã mais velha achou que aquela terra merecia habitantes mais poderosos e criou seres poderosos e magníficos que dominavam os céus com seus voos e habilidades, eram os Dragões e foram incitados contra os humanos. Tamie não se conformando com o fato e sendo portadora de poderes elementais, criou armas e proferiu aos humanos divididos pelos elementos, poderiam desenvolver seus poderes e utilizar as armas.  A guerra foi instalada e possivelmente os humanos seriam extintos, pois mesmo com as armas e poderes, eram mais fracos que os dragões. KHANE a segunda irmã que havia se isentado da briga, resolveu acabar com a guerra e restabelecer a paz; criou seres com aparência humana, mas suas pupilas em fenda, mostravam que carregavam características dos dragões e sua energia. Surgiram os dragonianos. As três raças se adaptaram ao convívio mútuo e a paz foi instaurada (ou não...)
LINA é uma adolescente muito reservada e extremamente tímida de 15 anos, está prestes a requentar  o primeiro dia de aula no ensino médio. É atormentada por pesadelos diariamente, onde vê seu irmão NICHOLAS morrer em um local que ela não sabe onde é e ela mesma também é morta por um assassino misterioso. Os pesadelos parecem bem reais e isso a assusta cada vez mais...
A vida de Lina, Nicholas e da família sofre uma drástica reviravolta, eles são atacados pelos seres das sombras que nem sabiam da existência. Os pais são obrigados a mostrar seus poderes e lutar com os seres sombrios. Lina e Nicholas acabam sendo levados por Dragões para  o arquipélago Ysdani, um local que os moradores de todo o mundo de Atara acreditavam ser apenas uma lenda. Lá encontram TIA SAMANTHA e seu esposo ALLAN que explicam sobre o mundo mágico oculto naquele lugar e que eles terão de aprender a desenvolver suas habilidades e se preparem para a guerra que estava próxima de explodir.
Os pais de Lina e Nick, NATHAN E ELISE viveram na Cidadela Esperança muito antes dos filhos nascerem, batalharam e treinaram muito no mundo mágico, entretanto decidiram se afastar para terem uma vida normal e nunca contaram nada para os filhos, o que a princípio os deixou chocados, mas logo se ambientaram e passaram a desenvolver suas habilidades e poderemos, a dúvida era: será que conseguiriam fortes o suficiente para enfrentarem os inimigos?

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Fico perplexa com nossos autores nacionais! A cada novo autor que conheço e tenho oportunidade de ler suas histórias, fico mais convencida que somos um celeiro de mentes criativas que nada ficam a dever aos autores estrangeiros, basta que tenham oportunidade de verem seus livros lidos e divulgados. E nesse momento fico orgulhosa de ter essa oportunidade por ser formadora de opinião através do blog e poder divulgar esses trabalhos fantásticos.
A autora soube criar uma fantasia, talvez nem tanto original e até um tanto clichê, porém totalmente criativa, inserindo novos elementos e ampliando o universo da ficção fantasia que escreveu.
O primeiro ponto a ser destacado é a construção de uma protagonista jovem e tímida, aparentemente sem grandes atrativos e medrosa, que ao se ver diante da possível perda de seus familiares, mostra o quanto aprendeu na terra da magia e se torna forte e imprescindível para a solução das contendas que surgem no decorrer do enredo, mostrando o quanto o amor familiar é importante, mesmo na ficção.
As personagens secundárias são bem construídas e cada um tem sem próprio papel bem definido, entrelaçando toda a trama e aos poucos trazendo à luz todo um passado ignorado, mas importante. Mostra que a união, a amizade e a família são componentes importantes para se vencer qualquer batalha. Existe um tantinho de romance entre os mais velhos e os adolescentes também, embora não seja o foco do livro.
Algumas coisas poderiam ser mais bem exploradas e explicadas, porém não altera o entendimento de todo universo fantástico criado pela autora e é até justificado devido a inexperiência da autora quando escreveu o livro, afinal ela própria era ainda uma adolescente e sem experiências anteriores na escrita, o que a meu ver, engrandece ainda mais o conteúdo.
Outra coisa que me intrigou foi o título do livro, porque em nenhum momento durante toda narrativa se fala em Garnet e aí já sabem, né? A curiosa aqui teve de ir pesquisar para entender melhor e pude descobrir que o significado é GRANADA e aí sim tudo passou a ter um significado mais específico e totalmente condizente com o livro.
Recomendo o livro, principalmente para quem gosta de uma boa ficção fantasia com seres carregados de poderes, de batalha entre bem e o mal e de como o amor pode superar as maiores dificuldades, principalmente o amor familiar e fraternal. Está esperando o que para ler?
Infelizmente é uma série e temos o vislumbre do próximo volume, contudo, após outra pesquisa e após seis anos desse primeiro exemplar, ainda nada do segundo. Tenho esperança que ele seja lançado e seja tão bom quanto esse...

NOTA : 4,70 DE 5,00

Resultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJISResultado de imagem para ILUSTRAÇÕES DE EMOJIS


SOBRE O AUTORA:

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos, selfie e close-up


Anne Lannes é carioca e Estuda Ciências Biológicas em Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ . Cria histórias desde que se lembra por gente. Começou “oficialmente” a escrever quando passou a postar fanfics pela internet. E foi de uma delas que a inspiração para Garnet: O Despertar do destino surgiu.

CHEIRINHOS


RUDY




23 comentários:

  1. Oi, Rudy!
    Nossos autores nacionais são mesmo surpreendentes, não é mesmo?! E pensar que ainda existes preconceitos por parte de alguns leitores... Mas eles não sabem o que estão perdendo... por isso, apesar de não ter me interessado pela trama de Garnet: labirinto das sombras - com seus dragões, dragonianos (não curto muito livros com dragões) - se a oportunidade de o ler surgir vou arriscar a leitura sim, gosto de dá oportunidade a nossa literatura. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      Não sei porque ter preconceito, sabe? Tem tanto livro anacional bom.
      Pena que não gosta de dragões, eles aparecem pouco no livro, é mais a parte humana com poderes.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá Rudy!
    Não tinha conhecimento desse livro, mas vejo que a premissa é muito boa e me deixou um certo curiosa pela trama. Os autores nacionais estão ganhado muito destaque e estou adorando muito e podendo conhecer mais.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      Sensacinal, se puder, leia mesmo.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Gostei, não conhecia o livro, nem a autora, mas pela sua opinião deu pra ver que é bem escrito, gostoso de ler e bem legal.
    Adorooooo fantasias, ainda mais adolescentes!
    Já quero.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Tem muitos livros que faltam é divulgação, porque um livro desses, merece muita e que todos leiam.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Orgulho da nossa literatura está ganhando reconhecimento novamente!!
    Gostei do enredo e vou ler quando der.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Muito bons nossos autores nacionais.
      Leia sim.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Autores brasileiros são tão bons quanto os estrangeiros. É tudo uma questão de gosto mesmo. Mas os gêneros variados estão aí pra isso.
    Quanto ao livro, eu sou fascinada por fantasia. É o que mais leio, acho.
    Amei a capa e a premissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Gosto de fantasia também e essa é bem estruturada.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Cada vez mais quero entrar no mundo literário nacional, assim como os filmes (que melhoraram muito) acredito que o mesmo esteja acontecendo com os livros. Embora eu seja super nova nessa vida, os primeiros autores que li me desagradaram demais que fiquei um tempo sem ler e voltei com chave de outro e nunca mais parei. Gostei da maneira com que essa jovem autora foi elogiada e o historia me pareceu bem cativante, cheia de elementos como aventura/fantasia, dramas familiares, amizade e lógico romance (pacote completo). O que me preocupa, é ter talvez uma linguagem juvenil demais, mas só lendo para saber. Quanto a capa é linda demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana!
      Há anos divulgo nossos autores nacionais e tem muitos bons demais, como essa autora, vale a pena a leitura.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Olá Rudy! Não conhecia esse livro, trama bastante interessante, essa sua resenha me deixou bem curiosa em conferi essa história e especialmente por ser de autora nacional.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      O livro é fabuloso, queria ler a continuação.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Olá Rudy!!
    A cada dia fico surpreendida com os nossos autores nacionais, tem livros excelentes. Não conhecia a ANNE LANES, essa é a primeira resenha que leio desse livro, como adoro livro de ficção fantasia, já me conquistou!! Achei a capa linda, de muito bom gosto , quero muito ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Também tenho me surpreendido e gostando muito.
      O livro é ótimo.
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Concordo com você a respeito do talento dos autores nacionais. Uma coisa que os autores têm que passar a valorizar é a revisão, infelizmente muitos livros vêm com erros excessivos e mesmo não incomodando a leitura, desvaloriza a obra. Esse livro parece ser bem interessante e a autora realmente está de parabéns. Acho que autores iniciantes deveriam focar em volumes fechados, mesmo que no futuro fizessem uma continuação com uma nova trama. Sabemos que não é fácil nem barato publicar um livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Concordo com a questão da revisão, tem uns que chegam a incomodar...
      Luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Respostas
    1. Wellen!
      Quero a continuação.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oiii ❤ Uau, essa mitologia criada pela autora parece incrível! Achei muito bem pensada a ideia de cada irmã criar uma coisa e daí surgir a guerra.
    Essa parece uma ótima fantasia e adoraria fazer sua leitura, já que faz um tempinho que não leio fantasias.
    Realmente a cada dia surgem mais escritores nacionais talentosos, tenho ficado muito impressionada com a literatura nacional. Tenho lido livros ótimos de autores nacionais.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  12. Olá, Rudy! Gostei bastante da capa, ela é muito interessante e profunda!
    Também fico perplexa com nossos autores nacionais, eles são muito talentosos e a cada dia nos surpreendem mais!
    Estou animada para acompanhar o crescimento pessoal da protagonista.
    Adoro fantasia, com certeza vou querer conferir esta obra!
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rudy! Apesar de curtir fantasia e de ler tantos comentários positivos feitos por vc na resenha, o livro não conseguiu despertar minha atenção. Não sei se por conta de fazer parte de uma série, o que me desanima um pouco rs. Mas é super bacana saber que a literatura nacional tem apresentado cada vez mais novos escritores de muita qualidade.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy