15/04/2019

RESENHA #23 - “NOSSA HISTÓRIA DAVA UM LIVRO” (LITERATURA NACIONAL) -PAULA RIBEIRO


LIVRO: “NOSSA HISTÓRIA DAVA UM LIVRO” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: PAULA RIBEIRO
EDITORA: PANDORGA
PÁGINAS –146
  EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-85-8442-315-6


CITAÇÃO:

“Aquele domingo amanheceu ensolarado, perfeito para churrasco. [...]” (pág. 69)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Casal de costas sentado em um banco, olhando para o céu todo lilás.
A capa é fofa.
Feita por: Renato Klisman.

NOTA: 4,50  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

Folhas amareladas com letras pretas.
Conteúdo: dedicatória; pensamento; agradecimentos; playlist; trinta e oito capítulos numerados 3 com logotipo oval com coração e cartola circulando;  epílogo; e, pensamento.
Diagramação: Renato Klisman.

NOTA: 4,50 DE 5,00

- ESCRITA:

Narrativa descritiva em primeira pessoa pela protagonista com diálogos complementares e mensagens de SMS.
A linguagem é bem atual e moderna, condizente com a faixa etária correspondente ao livro.
Pequenos erros gramaticais e ortográficos, achei um tanto excessivo o uso de pronomes pessoais, poderiam ser evitados em algumas passagens.
Revisão: Larissa Franco.

NOTA: 4,50  DE 5,00

CITAÇÃO:

“Passei a tarde daquele dia horrível na cama e os dias seguintes foram na mesma linha. Eu estava tão para baixo que os meus pais começaram a ficar preocupados e viviam perguntando se estava tudo bem, ao que eu sempre respondia que estava e que queria ficar sozinha.” (pág. 106)

SINOPSE:

“Gisele mora em Brasília, tem 16 anos e está no segundo ano do Ensino Médio. Ela está voltando às aulas depois das férias de inverno e tudo o que ela queria era voltar para a rotina de sempre. No entanto, o fato de ser a representante de sua turma faz com que ela tenha uma tarefa especial: recepcionar o novato da turma, que acabou de se mudar de Portugal.
Ela vai ter que enfrentar a timidez e interagir, o que pode acabar sendo uma boa ideia... A não ser que algo aconteça no meio do caminho e bagunce tudo.
Com a ajuda de seus amigos e enfrentando os problemas do dia a dia, ela vai ter que tentar equilibrar todos os pontos da sua vida (amigos, escola, vestibular, família, desamores e amores) para que tudo dê certo no final. Será que ela vai conseguir?”

CITAÇÃO:

“Eventualmente, ele colocava a mão em meus ombros, mas não tinha me beijado. Eu também não tinha feito nenhum movimento nesse sentido ainda. Enquanto caminhávamos depois de comer, paramos em um banquinho e enfim nos beijamos. Como era bom.” (pág. 136)


RESUMO SINÓPTICO:

GISELE é uma jovem de 16 anos e está prestes a retornar às aulas do ensino médio. Ela está um tanto insegura por ser a representante da turma e não se achar capaz para tal. Uma das tarefas é recepcionar os novos alunos. Ela tem um ótimo relacionamento com as amigas Alice Bruna e Sofia, bem como com sua irmã mais nova e seus pai, são uma família bem integrada e feliz.
LUÍS acaba de chegar a escola vindo de Portugal. É um rapaz simpático, carismático e adora desenhar, é um verdadeiro artista. É bem recebido por Gisele e logo faz amizades e sente-se atraído por ela, porém tem receio de uma aproximação maior devido a situação familiar: os pais estão se divorciando e ele não sabe onde vai morar, se voltará para Portugal ou continuará no Brasil.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

O livro é uma fofurinha. Um romance bem adolescente, acompanhado das dúvidas, problemas, amizades, e tudo o mais que permeia essa fase da vida. Tem amigos verdadeiros e como sempre, aquela ‘amiga’ malvada que só faz atrapalhar a vida das pessoas e dificultar o bom andamento das aulas e amizades.
Um dos pontos fortes do livro na minha opinião, é o relacionamento familiar da protagonista, bem estruturado, pais amoroso e compreensivos, conselheiros e amigos. O entrosamento é tão grande que nem dá para mentir para eles.
Outra coisa que me agradou muito é a super playlist, apenas músicas boas e deliciosas de acompanharem a leitura. Sem contar nas citações de filmes da cultura pop mais adolescente.
Não tem muito que falar não. É uma leitura de uma tarde, sem grandes complicações, sem tantos altos e baixos, um romance inocente, um casal cheio de empatia, amigos verdadeiros que compõem o quadro das personagens secundárias, uma família agradável, enfim, um romance delicinha de se ler e desopilar a mente. Primeiro amor é sempre um sonho...
Só curtir a leitura. Super indico.

NOTA : 4,80 DE 5,00

Resultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojis
Resultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojis



SOBRE O AUTORA:



Paula Ribeiro é carioca de nascença e brasiliense de coração. Nascida no Rio de Janeiro em 1996, vive em Brasília desde 2002.
Desde agosto de 2015, estuda Direito na Universidade de Brasília (UnB).
Nossa história dava um livro é seu primeiro livro e começou a chegar aos leitores por meio de um projeto próprio na internet em 2017.



CHEIRINHOS
RUDY



20 comentários:

  1. Acho legal um livro assim, afinal cumpre o que promete e consegue agradar os leitores. Muitos valores importantes parecem fazer parte do enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Valores importantíssimos.
      Boa Páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Adoro livros assim!
    Acho uma fofura!
    Tô precisando ler mais do gênero. kkkk
    A capa também é linda.
    Já quero!

    ResponderExcluir
  3. Amo romances adolescentes!!
    São realmente fofos.
    Adoro esse tipo de livro rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!!
    Adoro livros de romances adolescentes, são sempre muito agradável de ler!! Achei a capa linda, quero ler se tiver oportunidade!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Curto muito livro com romance adolescente, essa é a primeira resenha que leio dele e ficou super curiosa me conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Bem leve a história e fofa.
      Boa Páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Oi, Rudy!
    Não costumo ler romance adolescente, mas um romance delicinha sempre é bem vindo, se eu tiver a oportunidade de Nossa história daria um Livro vou ler sim. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      Fazia tempo que não li um, mas é fofo.
      Boa Páscoa!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Olá Rudy!
    Adorei o livro, tem muita fofurinha nele que adoro bastante, principalmente romance de adolescente.Espero ler em breve!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Já pela capa percebe-se que é muito fofo.
    As vezes só queremos um livro que nao exija tanto do nosso cérebro... apenas para descontrair e sair do tédio. E esse livro parece perfeito pra isso.
    Amo um romance adolescente.

    ResponderExcluir
  9. Oiii ❤ Que capa mais fofa!
    Ainda não li nada da autora, mas me anima saber que é um livro nacional, tenho lido muitos livros nacionais ultimamente ❤
    A história parece uma graça, apesar de eu já não ler tanto romances adolescentes, esse despertou meu interesse. Quero ver como o romance entre Gisele e Luís vai se desenvolver. Adoraria ler em breve.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  10. Olá! Primeiramente tenho que falar que amei essa capa, adorei o contraste do lilás com o amarelo, ficou uma ótima combinação. É uma das capas mais fofas que eu já vi! ♡
    Ultimamente não tenho lido tanto romance adolescente, mas com certeza vou querer conferir esse, que parece ser uma graça.
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas espero conhecer em breve!
    Obrigada pela indicação! Bjs! ♡

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rudy! Pra quem deseja uma leitura leve para passar o tempo, acredito ser o livro ideal. Parece ser uma história bem agradável e gostosa de acompanhar.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy