05/05/2019

RESENHA #29 - “ABC DO AMOR” (LITERATURA NACIONAL) - A. C. MEYER/BRITTAINY C. CHERRY/CAMILA MOREIRA


LIVRO: “ABC DO AMOR” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR(as): A. C. MEYER/BRITTAINY C. CHERRY/CAMILA MOREIRA
TRADUTOR(a): ANDREÉIA BARBOZA
EDITORA:  GALERA RECORD
PÁGINAS – 266
  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: CONTOS ROMÂNTICOS
ISBN: - 978-85-01-11004-6

ABC do Amor

CITAÇÃO:

“[...] Para mim, saudade não tem relação com a tristeza. Ela é a mola que impulsiona cada passo do meu caminho. Assim como o amor.” (pág. 12)

“[...] Sempre ouvi dizer que amar desperta uma sensação de pertencimento, porém, mais do que isso, quando se está com alguém que você ama, absolutamente tudo naquela pessoa é certo: o toque, o beijo, o cheiro. Não há carícia ou sabor igual, e ainda que aquelas duas almas se mantenham afastadas porque qualquer acaso do destino -, quando elas se reúnem novamente, a sensação de reconhecimento é ainda mais poderosa.” (pág. 59)

“Sempre acreditei que o amor era uma espécie de ideologia romântica, na qual homens e mulhere falavam essas três palavrinhas como forma de justificar uma relação mais especial... talvez até como uma convenção da sociedade, que teima em querer dar nomes àquilo que sentimos. [...]” (pág. 59)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda branca com três fotos, cada uma corresponde há um conto.
Achei bem sem graça a capa.
Não há referência de quem confeccionou.

NOTA: 4,00  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas e com letras pretas acima da média que auxilia muito na leitura.
Conteúdo: sumário; DOCE REENCONTRO com dez capítulos numerados e com o nome de quem protagoniza o capítulo e epílogo; AS CARTAS QUE ESCREVEMOS com nove capítulos numerados e com o nome de quem protagoniza o capítulo; e, ALÉM DAS CORES  com dezessete capítulos numerados, alguns com títulos e outros com o nome de quem protagoniza o capítulo.
Não há também referência de quem organizou.

NOTA: 4,50 DE 5,00

- ESCRITA:

Todos os contos tem narrativa descritiva com diálogos complementares e escritos em primeira pessoa por vários protagonistas, inclusive protagonistas diferentes dentro do mesmo conto. Bom porque temos a visão dos protagonistas envolvidos e não apenas de um lado.
A linguagem é bem atual e de fácil entendimento.
Alguns pequenos erros de ortografia.
Não há referência da pessoa responsável pela correção.

NOTA: 4,50  DE 5,00

CITAÇÃO:

“Enquanto a vejo preparar a massa, eu me lembro de que ela sempre fala que a vida é como fazer um bolo: não basta escolher os ingredientes, bater e colocar para assar. É preciso critério para fazer as escolhas certas; paciência para aguardar que as suas escolhas se misturam; sabedoria para que ela asse pelo tempo exato, nem mais, nem menos; persistência para não desistir quando  a massa queimar. Além disso, existem coisas que não são tangíveis, como amor e carinho, ingredientes essenciais para qualquer atividade que se faça na vida, inclusive assar bolos.” (pág. 73)

“Mas, se a vida me ensinou  alguma coisa, é que, às vezes, os planos do nosso destino mudam sem aviso. “ (pág. 82)

“Ser humano significa ser falho.” (pág. 130)

“-Ainda não sei bem que caminho seguir. Eu quero escrever, apenas, seja o que for. Ser escritora seria a realização de um sonho. Ler é magia, e escrever é um milagre.” (pág. 175)



SINOPSE:


“O amor é o personagem principal desta antologia que reúne três das mais românticas autoras da atualidade Inconveniente, não retribuído, desejado, com final feliz ou sem esperanças, o amor não sai de moda.
Em Doce reencontro, o destino encontra a saudade. Jade nunca esqueceu o ex-namorado, que terminou tudo e a trocou pela carreira. Mas a receita de um grande amor nunca desanda. O que acontece quando os dois se reencontram? O perdão é capaz de mudar a história em As cartas que escrevemos. Quando Jake retorna à cidadezinha onde cresceu, o agora ator famoso só esperava ver o seu grande amor mais uma vez. Mesmo que fosse no altar. Com outro homem. É possível fazer Ana Louise mudar de ideia? Além das cores prova que o amor pode nascer do desejo. Alice acabou com o pior tema no projeto final da faculdade. Ela precisa escrever a biografia de Leandro, um artista plástico temperamental, fechado e extremamente gato. A atração entre ambos é intensa, mas os fantasmas do passado podem atrapalhar tudo.”

CITAÇÃO:

“[...] Quando estamos perdidos, nos apegamos ao que está ao nosso alcance, tentando não cair, buscando força para nos reerguemos. Foi assim comigo. Quando a esperança desapareceu, somente as corres conseguiram me tirar da escuridão.”

“[...] Era sempre tão seco, distante. Afastava todas as pessoas, não abria mão da sua privacidade. Detestava imprensa.” (pág. 242)

“-Isso dá pra ver nos seus olhos. E esse tipo de sentimento pode destruir ou nos salvar. A paixão mexe com nossos desejos, é extremamente perigosa, mas é algo que nos faz viver. Somos movidos por ela.” (pág. 244)


RESUMO SINÓPTICO:

DOCE ENCONTRO – A. C. MEYER
JADE tem um loja de bolos especializados para casamentos. Ainda sente saudade do antigo namorado que teve de deixá-la para ir trabalhar em Brasília. Tentou namorar com outros, mas nunca deu certo.
ALEX namorou algum tempo com Jade e adorava os bolos deliciosos que ela fazia, era o provador oficial. Teve de terminar o namoro para ir trabalhar em outro estado, mas nunca esqueceu da relação com Jade, evitava no entanto pensar nela para não sofrer.
ANA está ficando noiva, contrata então, os serviços de Jade para preparar o bolo do casamento.. No dia da prova dos bolos, o noivo de Ana não pode ir e ela convida o irmão recém chegado. Ana chega junto com Alex no ‘Sonho de Jade’, mas entra sozinha, porque o irmão vê que em frente ao estabelecimento, havia um imóvel perfeito para ser alugado, do jeito que ele queria para montar seu novo negócio. Ana avisa que está a espera do irmão para ajudá-la na escolha, mesmo assim, começa a provar os bolos. Quando Alex entra, fica chocado por reencontrar Jade e ao provar uma vez mais de seus bolos, resolve que tem de reconquistá-la...

AS CARTAS QUE ESCREVEMOS – BRITTAINY C. CHERRY
JAKE GYLLENHAAL saiu da pequena cidade em que foi criado no Kansas para se tornar um grande ator em Los Angeles. Ao receber o convite de casamento do grande amor de sua vida: ANA LOUISE fica arrasado, mas nem cogita a hipótese de ir, porém não foi tão fácil quanto pensou, sua mãe exigiu a presença dele e como amava a  mãe, resolveu voltar por uns dias.
ANA LOUISE passou por momentos difíceis no final da adolescência. Travou uma grande batalha contra o câncer e ainda em tratamento, acabou seu relacionamento com Jake, não poderia deixá-lo perder a oportunidade da vida dele. Jake jurou que voltaria e escrevia cartas diárias para ela durante um ano e como nunca obteve resposta, deixou de escrever por achar que Ana não o queria mais.
HENRY SCOTT sempre foi apaixonado por Ana desde a adolescência e sentia inveja de Jake por ter o amor dela. Quando Jake parte, vê finalmente a oportunidade de conquista-la e tê- la apenas para si. Quando Jake retorna a cidade, ele fica furioso e começa a confrontá-lo diante de toda sociedade...
Jake resolve ir embora, não entende porque a mãe o fez passar por tamanha humilhação, mas o destino tinha outros planos...

ALÉM DAS CORES – CAMILA MOREIRA
ALICE SCHNEIDER estava prestes a concluir a faculdade, tinha um apartamento, um bom emprego, um noivo carinhoso e gentil. Estava preparando o casamento dos sonhos, porém o relacionamento com o noivo MAURÍCIO já não era mais o mesmo, eles já não se entendiam tão bem dentro de casa e ele ainda a culpava disso.
O dia começou péssimo para Alice: ao chegar na floricultura que trabalhava, foi dispensada do trabalho; ao retornar mais cedo para casa e abrir a porta do apartamento, encontra Maurício com LÚCIA, sua amiga e madrinha de casamento, tranando em cima da sua cama; acaba chegando atrasada na faculdade e é repreendida pelo professor e o pior, era o dia do sorteio da personalidade brasileira que os formandos teriam de escrever uma biografia e como chegou atrasada, acabou ficando com o mais intragável de todos: o pintor precoce e fenômeno de 25 anos LEANDRO FRANZ que apesar de lindo era intragável. Foi um grande pesadelo aquele dia...
Alice bate à porta da mansão de Leandro e é atendida pela governanta que a faz entrar na casa bem na hora que Leandro está à procura de sua assistente. Paula, a governanta, o informa que ela pediu demissão e que tem algumas entrevistas marcadas para o dia seguinte, ele manda dobrar o salário para que seja logo contratada uma assistente. Alice quando escuta a proposta, teve uma ideia: acabou se candidatando para vaga, já que precisava de emprego. Leandro di que farão um mês de experiência e como odeia atrasos, ela poderia morar na casa. Alice fala sobre a entrevista da faculdade e ele responde de forma bem seca que conversariam sobre isso durante a viagem do dia seguinte.
Alice achava que estava ferrada, mas não era de fugir aos desafios... A convivência com Leandro era difícil, entretanto ela foi conhecendo um pouco mais sobre ele e entendendo os motivos do temperamento excêntrico de Leandro; ele por sua vez, estava gostando do trabalho de Alice e também, tinha uma atração irresistível por ela...achou que isso não era nada bom...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR(as):

Já devem ter notado que o título ABC se deve as iniciais das três autoras e DO AMOR porque são três contos românticos.
Falarei brevemente sobre as autoras.
A. C. Meyer nunca tinha lido e fiquei encantada com a forma de escrita coerente da autora, bem como o enredo bem elaborado. Mesmo que os protagonistas já tivessem namorado e sentissem saudades um do outro, houve toda uma reconquista, não foi algo de imediato, foi como se tivessem se conhecendo novamente. Sem contar que a loja de bolos de casamento, já traz um ar romântico. E como boa romântica, gostei muito do conto.
Brittainy Cherry já conhecia, já li uns dois livros dela e já tinha uma noção do que poderia ou não encontrar. Foi o conto mais sofrido, digamos assim, porque o protagonista foi ‘enganado’ pela mãe para poder ir ao casamento do amor da vida dele com outro homem e ao chegar lá, ele é rechaçado por toda sociedade, devido a comentários falsos e maldosos que espalharam sobre ele. Podemos perceber o quanto a maldade humana é perniciosa e se deixa envolver por mentiras. Fiquei bem compadecida dele e ainda bem que o final foi feliz. E o que mais gostei foi o romantismo das cartas escritas de um para o outro, embora nenhum deles nunca tenha recebido as tais cartas.
Camila Moreira já conhecia também e sabia que encontraria algo relacionado a sexo no meio da história, embora aqui, não seja um conto hot. É um conto de amor mesmo, daqueles que os protagonistas passam por dificuldades, principalmente o pintor, devido a seu passado doloroso. Há um mistério sobre o passado dele e que apenas quase no final é que descobrimos porque ele se tornou tão amargo e solitário. Nada como uma pessoa eficiente e compreensiva para ‘curar’ as dores antigas e trazer luz e cor para uma vida que parecia perdida... Maravilhoso!
Os três contos são muito bons, portanto, recomendo o livro para quem quer uma leitura romântica e até certo ponto descontraída.
Uma observação apenas: no livro diz que é uma ficção nacional e no site da editora diz que é uma ficção estrangeira, como só uma das autoras é estrangeira, optei pela versão do livro de que é uma ficção nacional. Nada mais justo já que temos duas escritoras brasileiras.


NOTA : 4,50  DE 5,00

Resultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojis
Resultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojis

SOBRE AS AUTORAS:

A.C. MEYER

Foto -A. C. Meyer

A.C. Meyer mora no Rio de Janeiro e é viciada em livros. Mesclando diversão e romance, atinge o tom das comédias românticas que encantam do começo ao fim. Sua série After Dark é um enorme sucesso entre as leitoras.

BRITTAINY CHERRY

Foto -Brittainy C. Cherry

Brittainy C. Cherry é formada em artes cênicas, com especialização em escrita criativa pela Carroll University, em Wisconsin. Quando não está escrevendo, adora brincar com seus bichinhos de estimação. Ela mora com a família em Milwaukee, Wisconsin.

CAMILA MOREIRA

Foto -Camila Moreira Oliveira

Camila Moreira, 29 anos, taurina, goiana por nascimento e mato-grossense de coração. Formada em Direito, começou a escrever nas horas vagas, no final de 2013. Mãe de primeira viagem, é fascinada pelo Universo Marvel, ama música sertaneja e botas.
Lançados pela Suma de Letras, “O amor não tem leis”, “O Amor não tem leis – O julgamento final”, “8 segundos” e “Minha Melodia” venderam mais de 60 mil exemplares e as obras tiveram repercussão internacional: Camila foi citada pelo jornal The Washington Post como referência da nova literatura erótica brasileira.
Sua frase inspiradora vem do livro As cinco pessoas que você encontra no céu, de Micht Albom:
“Todos os fins são começos, apenas não sabemos disso na hora.”
Mora em Lucas do Rio Verde com o namorado, o filho e três cachorros.


CHEIRINHOS


RUDY





17 comentários:

  1. Realmente, a capa não ajuda muito...super sem graça. Gostei das premissas. Nunca li nada da Meyer. Tentei ler um livro da Camila Moreira e não curti. A Brittainy que me animou pra ler esse livro. Conheço a escrita dela e gosto bastante.
    Acho q eu iria gostar bastante.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy! Tenho bastante vontade de ler esse livro desde quando foi lançado, já conheço e gosto muito da escrita dessas três autoras, cada resenha que vejo del me deixa ainda mais curiosa em conferi essas três histórias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!!
    Não conhecia esse livro, essa é a primeira resenha que leio e como gosto da escrita das três autoras e adoro um livro romântico seja conto ou livro único, fiquei muito interessada em ler e conhecer esses contos na íntegra!!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a autora A.C Meyer e nem a Camila. E amo a escrita da Brittainy. Já li vários livros dela e amei todos.
    Achei muito interessante essa mescla de autoras para escreverem esse livro.
    ABC do Amor com certeza não deixará a desejar.
    Adorei a resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro livros de contos ainda mais se forem românticos.
    Mas confesso que não gostei muito dos livros das autoras que já li. kkkk
    Parece ser fofos, românticos e divertidos.
    Mais leve, uma leitura pra descontrair mesmo.
    Talvez eu o leia sim. kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Também achei a capa um tanto sem graça rsrsr.
    A citação que fala da massa (pag 73) me fez lembrar da minha mãe.. :(
    Não conheço nenhuma das escritoras, e acho que nunca li um livro escrito a 3....fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não tinha feito essa ligação do título do livro com as iniciais das autoras. Os contos parecem interessantes e gostosos de ler. Que legal essa mistura de autoras nacionais com estrangeira. É uma pena não ter referências sobre a autoria da capa e nem da diagramação.

    ResponderExcluir
  8. Olá rudy!
    Já tinha visto esse livro mas não parei para saber mais sobre ele, porém tem uma premissa ótima, fiquei um tanto curiosa por ele e tem historias muitos fofas.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Oiii ❤ Já ouvi muita gente falar desse livro e ouvi críticas positivas. Adoro a escrita Brittainy C. Cherry, sou apaixonada por sua escrita desde que li Sr. Daniels. Também adoro a série dos 4 elementos que ela escreveu ❤ Também gosto bastante dos livros da A.C Meyer, li os três primeiros livros e alguns contos da série After Dark. Já da Camila Moreira, ainda não li nada, mas já ouvi falar bem sobre seus livros e pretendo um dia ler algum deles.
    Quero muito ler esse livro, fiquei animada quando soube que as três iriam lançar um livro.
    Esse livro está na minha lista de leituras e espero ler ele em breve ❤

    ResponderExcluir
  10. Olá, Rudy! Quero muito ler esse livro, já que sou apaixonada pela escrita da Brittainy e gosto muito da Série After Dark da A.C. Meyer e estou muito curiosa para ler algo escrito pela Camila!
    Simplesmente adorei os trechos que vocês selecionou, eles me deixaram muito tentada a ler o livro o mais rápido possível.
    Concordo com você, poderiam ter trabalhado mais na capa do livro, pois essa ficou mesmo meio apagada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito da escrita e dos livros da Camila. As duas outras autoras já vi alguns livros mas, nunca li nada delas, tenho super curiosidade porque ouço bastante sobre elas. Esperava contos um pouco diferentes. Talvez, um pouco menos de amor romântico. Mas, adorei a resenha e acho que daria uma chance para o livro.

    ResponderExcluir
  12. Esperava um pouco mais do livro. Acho que isso de eus pelo falo do livro ter uma sinopse parecida com outro livro que eu amei. Em certos pontos achei esse livro meloso

    ResponderExcluir
  13. Parece um livro bom. Gosto quando tem historias diferentes em uma obra só, porque não fica massante. a Obra se torna mais dinâmica.
    Não conhecia, mas fiquei curiosa... A capa e fofa e fiquei curiosa para ler todos esses contos

    ResponderExcluir
  14. A capa não ajuda muito, é muito sem graça, mas a história é bem legal, mesmo não tendo lido nada das três autoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      As histórias são boas.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  15. Oi, Rudy! Que legal o título do livro fazer referência às iniciais das autoras. Gosto mto de contos e não conheço nenhuma das escritoras. Um livro onde o amor é o tema principal é sempre uma boa indicação.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy