09/06/2019

RESENHA #34 - AFTAS –FOGO DERRETIDO”- (LITERATURA NACIONAL) - CÍNTIA CAROLINA


LIVRO: “AFTAS –FOGO DERRETIDO”- (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: CÍNTIA CAROLINA
EDITORA: NOVO SÉCULO
SELO: TALENTOS DA LITERATURA BRASILEIRA
 PÁGINAS –320
  EDIÇÃO 2014
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: ROMANCE/FANTASIA
ISBN: - 978-85-4280-112-5

Aftas: Fogo Derretido por [Carolina, Cintia]

CITAÇÃO:

“-Bem, o fator tempo não quer dizer nada, o amor é um sentimento intenso e complexo que não pode ser entendido por meio de variáveis relativas como o tempo ou o espaço.” (pág. 111)

“-Não sou de porcelana e prefiro uma verdade que machuque a uma mentira que afague! – filosofei, já com medo do que ele poderia dizer!” (pág. 125 )

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma figura feminina literalmente pegando fogo.
A capa reproduz fielmente a figura de uma Afta, protagonista do livro.
Feita por: Monalisa Morato.

NOTA:5,00  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas e as letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória; pensamento; prólogo com título; e,  vinte e seis capítulos numerados em algarismo romano e com título.

NOTA: 4,50 DE 5,00

- ESCRITA:

Narrativa descritiva em primeira pessoa pela protagonista e diálogos complementares.
A linguagem é simples, de fácil entendimento e com alguns termos próprios da fantasia apresentada.
Alguns pequenos erros de ortografia, nada que atrapalhe a leitura.

NOTA: 4,30 DE 5,00

CITAÇÃO:

“[...] – e pensar nele fez com que percebesse que a felicidade é algo simples e palpável, mas somente valorizada quando somos privados dela. [...]” (pág. 247)


SINOPSE:

“Ana Carolina é professora universitária e nutre um peculiar fascínio por livros de histórias sobrenaturais.
Ela não imagina que seu colega, o também professor Henrique Karmel – por quem tem uma queda –, é na verdade, um vampiro de mais de 150 anos! Após inesperadas reviravoltas, Ana e Henrique vivem um amor intenso e divertido, capaz de suportar segredos seculares e transformações místicas. Sugada para uma realidade paralela, onde vampiros e outros seres extraordinários convivem sob um rigoroso conjunto de regras e leis, Ana terá de aceitar acordos e transgressões selados com sangue, inclusive com seu sangue.”

CITAÇÃO:

“-Criança, creio que o amor é um sentimento de feitos impossíveis! Quem sou eu para duvidar do poder dele¿ É improvável, mas não impossível.” (pág. 278)


RESUMO SINÓPTICO:

ANA CAROLINA é professora e está em um relacionamento complicado que tende ao fim. Tem amigas verdadeiras que a apoiam sempre que possível. Após o término do relacionamento de uma forma totalmente inesperada, Ana conhece um colega professor por quem passa a sentir-se atraída. A grande paixão de Ana é a literatura sobrenatural, principalmente sobre vampiros, seres que ela admira muito.
HENRIQUE KARMEL é professor e ninguém sabe que também é um vampiro de 150 anos. A atração por Ana foi imediata e após uma conquista complicada, acabam descobrindo um amor inesperado e quase impossível. Ana passa a sofrer transformações que não sabem como nem porque. Quando chega perto de Henrique para uma intimidade maior, ela quase pega fogo, literalmente.
ADRIANO é irmão de sangue de Henrique, mas ambos tem personalidade e temperamentos totalmente diferentes. Henrique é educado, instruído e cheio de cortesia. Adriano é grosseiro, até certo ponto agressivo e sempre toma o que quer, sem se preocupar com nada... Quando Adriano conhece Ana sente-se atraído por um cheiro diferente, profundo e intenso que não identifica a princípio, porém logo descobre que Ana é uma rara AFTA DE FOGO, ser sobrenatural e perigoso que tem o poder de comandar o fogo, entretanto ainda não está plena, mas Adriano aguarda o momento exato de sua ‘floração’ para dominá-la, pois o sangue de uma afta de fogo é o que traz mais prazer para os vampiros.
Ana é sequestrada e Henrique ao lado de sua família que já a aceitam como parente, ficam desesperados e vão em busca para descobrir o que aconteceu... Como todo vampiro o amor de Henrique é profundo e irremediável, teria apenas de encontrar uma forma de manter sua relação comAna sem que ambos sejam prejudicados...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Sou muito fã de vampiros e gosto de leituras do tipo, embora aqui, os vampiros não sejam tão desenvolvidos, nem os protagonistas principais do livro, tornaram-se personagens secundários, embora não menos importantes.
E por poder ler uma ficção fantasia com um novo ser que nunca tinha ouvido falar, achei a leitura totalmente envolvente, pois é uma trama diferente das mais comuns que costumo ler.
Confesso que o início fiquei bem mais ou menos, porque começa com um relacionamento nada haver, com uma história sem ter muito de extraordinária sobre amizade e um namoro bem sem graça da protagonista, além de um ‘caso’ bem esquisito. Fato é que achei que essa parte poderia nem existir no livro, afinal nada tinha haver com o enredo, sem contar que até as grandes amigas da protagonistas, acabam desaparecendo totalmente após Ana conhecer Henrique. Se eram para não ter grande participação,  por que inseri-las na história¿
Passado esse início incongruente a meu ver, acabei me envolvendo totalmente em toda a trama posterior que trouxe ainda uma ambientação em uma boate da família vampiresca, uma mitologia diferenciada com a história sobre as aftas, seres totalmente envolventes e amorosos, apesar de perigosos caso sejam provocados.
Achei que a autora teve sua criatividade bem favorecida por trazer um romance sobrenatural com criaturas fantásticas diferenciadas das mais desenvolvidas em  livros de ficção fantasia e um romance que apesar de complicado, mostra que quando há um amor verdadeiro, tudo pode ser superado.
Mais uma autora nacional digna de aplausos e espero que tenha sucesso cada vez maior e possa trazer novas obras para serem apreciadas.


NOTA : 4,50 DE 5,00

Resultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojis

 Resultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojis

SOBRE A AUTORA:

Cíntia Carolina Silva Gonçalves, enfermeira e professora universitária, nasceu em Salvador. É uma típica mulher moderna, ou melhor, uma mulher multifuncional: trabalha, faz mestrado, cuida da casa, do marido e da sua cadelinha maltês, Ivy. Trabalhou por quase dez anos no meio hospitalar, mas em 2008 resolveu dar uma guinada na vida e passou a dedicar-se exclusivamente à carreira acadêmica, onde une duas de suas paixões: ensino e enfermagem. O amor pela literatura herdou dos pais professores, e propagou-o iniciando esta nova faceta de sua personalidade intensa: ser escritora.



CHEIRINHOS

RUDY



19 comentários:

  1. Olá Rudy! Essa é a primeira resenha que leio desse livro, curto muito romance sobrenatural, e ainda mais sendo nacional, fiquei bastante interessada em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rudy
    Ainda não conhecia a autora e nem o livro.
    É a primeira resenha que leio, adorei a capa é linda!
    Gosto muito de vampiros em filmes, séries e nos livros é claro, a premissa é maravilhosa mesmo que as amigas da protagonista não aprecem tanto como poderiam. Ainda é uma trama bem interessante com um novo ser sobrenatural que a autora criou.
    Quero muito poder conhecer a escrita da autora, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!!
    Adoro livros com vampiros, ainda não conhecia a CÍNTIA CAROLINA, essa foi a primeira resenha que leio desse livro, mas confesso que fiquei imensamente interessada em ler! Amei a Capa e quero muito ler!!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas achei bem interessante.
    Adoro livos fantásticos, ainda mais os que têm vampiros.
    O relacionamento amoroso parece lento, mas legalzinho.
    Já quero ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar sobre a autora.
    Feliz por nossos autores nacionais estarem conquistando seu espaço.
    Quanto ao livro, amo ficção/fantasia e sou apaixonada por vampiros. Parece ser um livro bem louco, mas só lendo pra saber.

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar sobre a autora.Porém ainda não havia lido nada dela.É a primeira resenha que leio, adorei a capa é linda ,vampiros seja em livros ou series ou toda as formas me chamam muito a atenção.E por essa resenha deu para ver que leria facilmente esse livro. Ja coloquei na minha lista de desejados

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, mas parece ser bom. Amo histórias com vampiros ou qualquer outra criatura.
    Muito bom. Ótima dica de leitura.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oiii ❤ Ainda não tinha ouvido falar nem desse livro nem da autora, mas agora, depois de ler a resenha, estou feliz de conhecer sobre um livro que eu não sabia que existia.
    Legal saber que esse livro é de fantasia e que envolve seres com poderes. Faz tempo que não leio nada do tipo.
    Obrigada pela indicação ❤

    ResponderExcluir
  9. Olá, Rudy! Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bastante intrigada com a resenha! Adoro livros com personagens sobrenaturais, principalmente quando se trata de vampiros. Fiquei bem curiosa para saber mais sobre a Afta de Fogo. Obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Rudy!
    Não conhecia esse livro mas vejo uma trama muito incrível, fiquei bastante curiosa por ela..Ainda mas uma fantasia com mistura de vampiro, eu adorei!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  11. muito boa resenha
    bjs
    https://www.izasoler.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parece uma história bem interessante. Também gosto de vampiros. Acho importante as considerações feitas na resenha, pois parece uma trama que pode ser muito melhorada, se a autora atentar por esses detalhes que não contribuem com a obra.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, não conhecia o livro nem a autora ,mas com certeza irei adicionar a minha lista de leitura

    ResponderExcluir
  14. Oi Essa é a primeira resenha que leio desse livro, curto muito romance sobrenatural, e ainda mais sendo nacional, fiquei bastante interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  15. Eu amo livro de fantasia, independente de qual criatura seja. Não conhecia o livro, porém fiquei intrigada e quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      Amo fantasia também e esse livro é sensacional.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  16. Oi, Rudy! Gosto de romances sobrenaturais e histórias com vampiros. Fiquei curiosa para saber como Ana irá encarar esse romance.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy