26/08/2019

RESENHA #38 - A BESTA DE PASADENA” (LITERATURA NACIONAL)- LMAR PENNA MARINHO JÚNIOR


LIVRO: “A BESTA DE PASADENA” (LITERATURA NACIONAL)
SÉRIE:  TRILOGIA DO APOCALIPSE
VOLUME: III
AUTOR: ILMAR PENNA MARINHO JÚNIOR
EDITORA:  JAGUATIRICA
PÁGINAS –368
  EDIÇÃO 2019
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: FICÇÃO
ISBN: - 978-85-5662-195-5

A Besta de Pasadena



CITAÇÃO:

“De onde estava em pé, colado na parede, viu um tremor violento abrir outra cratera e adoradores agonizantes serem engolidos. Viu o decano ser atingido por um fragmento em forma de lâmina que se desprendeu do teto e o degolou.” (págs. 88 e 89)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

O fundo é verde com o prédio da Prefeitura de Pasadena  frente e com as letras do título e autor dourada.
Mais uma capa de bom gosto para a série.
Projeto gráfico: Aline Martins/Sem Serifa

NOTA: 4,50 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são levemente amareladas e com letras preta fonte Dante MT Std.
Conteúdo: sumário; e, quarenta capítulos numerados em romano.
Dimensões do produto: 21 x 13,8 x 2 cm
Peso de envio: 440 g
Diagramação: Aline Martins/Sem Serifa.

NOTA: 4,80 DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em terceira pessoa com diálogos dinâmicos e com linguagem contemporânea, repleta de conhecimento e alguns termos estrangeiros. Em alguns trechos a linguagem se transforma em um tanto poética e bem culta.
A escrita é envolvente e estimulante.
A revisão está perfeita.

NOTA: 5,00 DE 5,00

CITAÇÃO:

“Nas entrevistas como advogado do réu enfatizava que a delação prestes a ser homologada era a primeira de uma série de outras complementares da veracidade do que aconteceu na Petrosil. Ressalvava não haver nenhum viés político na delação premiada de seu cliente, ex-diretor da estatal. Era apenas uma forma de autodefesa para angariar algum benefício jurídico. Abria, assim, por meio de uma propaganda de utilidade pública, as portas de ser escritório para outros poderosos delatores.” (pág. 227)


SINOPSE:

“A Besta de Pasadena” fecha a Trilogia do Apocalipse e explica como o quadro da cena aterrorizante de A Besta Aprisionada por Mil Anos, da célebre Tapeçaria do Apocalipse, está entrelaçado com a instabilidade política de um país cheio de crises. Intrigas, reviravoltas, sexo, curiosidades, competição – esse é o ambiente propício para que a serpente infernal mescle os caminhos econômicos de um país. O autor Ilmar Penna Marinho Júnior entrelaça, neste último livro de sua trilogia, os escândalos políticos do Mensalão e da Lava Jato, com a devassidão em uma grande empresa de petróleo. Os personagens apresentados em “A besta dos mil anos” e “A besta de Lucca” voltam à cena com uma narrativa profunda, sagaz e extremamente crítica à corrupção no Brasil e ao caráter humano, em uma luta em prol da verdade e da justiça, da investigação qualitativa e a checagem de fatos.”

CITAÇÃO:

“Inspirada na ampla reportagem do antigo Livro Negro, Júlia historiou as diversas fases da Operação Lava Jato. Caprichou na descrição da maior investigação policial efetivada no país. Detalhou a primeira fase perante a Justiça Federal, em Curitiba, em março de 2014, quando foram apreendidos mais de oitenta mil documentos pela Polícia Federal, além de diversos equipamentos de informática e uma montanha de celulares, aos quais se adicionaram as análises dos monitoramentos de conversas e dados bancários dos investigados, processados eletronicamente no Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias do Ministério Público Federal.” (pág. 300)

RESUMO SINÓPTICO:

O quadro da Besta aprisionada por Mil anos se juntou a Tapeçaria do Apocalipse, voltou para seu lugar original no Castelo de Angers na França, mas não antes de deixar o rastro da besta pelo mundo, principalmente no Brasil, onde foi deflagrada a Operação Lava Jato, desbaratando a maior corrupção do país.
Na Petrosil, a maior empresa petrolífera do Brasil, Albertinho é ascensorista há décadas e costuma de forma discreta, todas as conversas dos grandes diretores da empresa e através delas, pode aplicar seu curto dinheiro em ações. Ele tinha grande paixão pela empresa, até perceber que além de ter feito um investimento errado, a empresa está prestes a figurar nas primeiras páginas dos jornais, mostrando toda sujeira.
A Presidente do Conselho de Administração da Petrosil, Éris, aprovada a compra da refinaria de Pesadena no Texas, mesmo sabendo que não será um negócio lucrativo para o Brasil, e na atualidade, se dá início a uma investigação que poderá comprovar lavagem de dinheiro e esquema de corrupção maior do que todos imaginavam.
Eduardo Jr. É um advogado reconhecido na área criminal, principalmente por livrar os figurões corruptos das acusações imputadas a eles, bem como os escândalo que os permeiam, porém, psicologicamente está cada vez mais abalado, primeiro por não poder mais ‘bancar’ as ‘amantes’ que satisfazem suas fantasias sexuais, inclusive uma delas aparece morta e também porque Júlia, uma repórter investigativa, o confronta diariamente, tendo ideias divergentes da dele. Julia é uma repórter que está sempre em busca de inovação e atualização pessoal, principalmente diante das novas mídias, é também digna, escrupulosa e persistente, o que a faz se deparar com uma realidade nos bastidores da política que são estarrecedoras.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Chegamos ao final da trilogia fabulosa do autor e fico tão feliz em ver um exemplar completo, com variedade de assuntos bem atuais e um desfecho fechado e que ainda traz a possibilidade de esperança de possível melhora para o mundo de uma forma geral.
Vamos por partes... A ficção criada desde o primeiro volume da série, traz as questões religiosas bem evidentes e prementes, aos poucos vai havendo uma evolução e traz a corrupção, a falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, chantagem, vingança, prostituição, agressões às mulheres, traições, e ainda o lado mais estereotipado de crenças religiosas, mostrando toda uma realidade vivida na sociedade atual em nosso país. Não há como não nos identificarmos com tudo que tem acontecido nos últimos anos no cenário da política do nosso país.
Além de tantos assunto interessantes, há um grande mistério que traz um suspense tenso durante todo o livro e que nos envolve de tal forma que não conseguimos largar o livro. O retrato descrito é tão fiel aos acontecimentos da realidade que é impossível não nos identificarmos com as personagens, tanto as principais quanto as secundárias que aqui, tem uma importância primordial para todo desenrolar.
Ver em um livro tão bem escrito, as ideias irem se desenrolando de forma tão espontânea e crescente, mostrando o tanto de conhecimento e opiniões próprias inseridas pelo autor que mostram o grande entendimento e conhecimento de assuntos diversos, mostra não apenas uma pesquisa efetiva, mas também a grande percepção de sintetizar uma ficção baseada em fatos reais de forma conclusiva e com perspectivas ampliadas. Excepcional!
Importante ver que temos autores empenhados em mostrar a realidade nua e crua, mesmo que seja em ficção, mostra como temos autores empenhados com a verdadeira literatura nacional, trazendo à luz grandes problemas sociais e políticos, e ainda, o que tem por trás de todas as grandes armações que envolvem dinheiro e poder.
Tenho de indicar o livro para todos, porque é uma forma de ficarmos alertas para os desmandos que acontecem em nosso país, não tem como fecharmos os olhos e deixar que tudo aconteça e ninguém seja penalizado por tantos desmandos em uma sociedade onde a saúde, educação e alimentação existem de maneira tão efetiva em nossa sociedade e ELES, continuam roubando, usurpando e corrompendo a sociedade.
Leiam, não se arrependerão!

NOTA : 5,00* DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE
Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTOR:

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up

Ilmar Penna Marinho Junior é natural do Rio de Janeiro. Passou a infância e adolescência na Europa, aonde aprendeu a apreciar a cultura francesa. Jornalista, formou-se em Direito pela PUC-Rio e diplomou-se em Master of Comparative Law pela Georgetown University, Washigton. Foi Secretário de Administração no Estado do Rio de Janeiro. Exerceu relevantes funções de confiança na Petrobras. Publicou os livros: Petróleo - Soberania & Desenvolvimento (Bloch, 1970), Petróleo: Política e Poder (José Olímpio, 1989), Águas profundas ou o Petróleo é nosso (Editora Revan, 1998), O Quinto Poder (Razão Cultural, 2000) e A Besta dos Mil Anos (Novo Século, 2010), primeiro livro da Trilogia do Apocalipse. Em 2018, publicará ainda o Livro III da Trilogia do Apocalipse.

Nenhuma descrição de foto disponível.



EXEMPLAR CEDIDO PELA OASYS CULTURAL.

A imagem pode conter: texto

CHEIRINHOS

RUDY




14 comentários:

  1. Olá Rudy! Nossa não conhecia essa trilogia, parece super interessante, curto muito uma ficção baseada em fatos reais e também que explore crenças religiosas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não conhecia a trilogia. Sempre bom conhecer novas histórias. Mas confesso que ler trilogia tem um lado negativo. As vezes a ansiedade é tanta que acabamos nos decepcionando, ou então quando temos que esperar muito para a sequência sair rsrs
    Ao ler a resenha, dá para perceber que é uma ótima história.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rudy! ♡ Eu ainda não conhecia o autor, nem seus livros, mas vou procurar me informar mais sobre ambos!
    Achei bem interessante os assuntos que o autor abordou no livro, sem dúvida são assuntos que precisam ser trabalhados e discutidos.
    O autor parece ter criado uma narrativa única e que retrata muito bem o panorama atual do nosso país.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!!
    Já tinha lido a resenha do primeiro livro e desde então esta na minha lista de desejados! Gosto muito de livros que trata de assuntos atuais e amo livros que nos prende a ponto de não largar o livro até conhecer o desfecho final! Adorei a resenha e gostaria muito de ler toda a trilogia!!

    ResponderExcluir
  5. Oiii ❤ Ainda não li nada desse autor, mas fiquei curiosa por causa da temática abordada nos livros.
    Acho muito importante que o livro tenha a ver com a política, corrupção e tudo mais, dado o momento que vivemos em nosso país.
    Obrigada pela dica, vou procurar saber mais sobre essa trilogia.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do enredo dos dois primeiros livros, e acho que a história poderia ter se fechado no segundo volume. O terceiro, embora bem escrito retrata as questões e escândalos políticos atuais, mesmo que entremeados com ficção e nomes alterados. Ficou um livro muito voltado para política e para as notícias que vemos na tv.

    ResponderExcluir
  7. Essa trilogia parece incrível!
    Tenho o primeiro mas ainda não li.
    Nossa, retratando esses problemas políticos, imagino, da um desespero ver né como se parece com a situação atual do nosso país.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudy!
    Eu não conhecia esse livro e nem os demais. Fiquei bastante curiosa por ele, ainda mais por trata sobre politica aqui no Brasil. Adorei bastante e espero muito ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rudy
    Não conhecia essa trilogia e vou pesquisar mais sobre o autor e seus livros.
    Deve ser uma leitura fascinante, e tirar o fôlego que mostra nossos problemas para todo mundo entender.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. O bom nesse tipo de livro é que, além de entreter, ele aborda vários assuntos interessantes para o conhecimento.
    Nunca tinha ouvido falar da trilogia, mas vou procurar.
    Muito boa a resenha, Rudy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Tem resenha de todos os livros aaqui no blog.
      Logo teremos sorteio.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Não conhecia essa trilogia, mas deve bem interessante e relevante para a leitura, devido a sua premissa. E como você disse, é importante conhecer a realidade política de nosso país, pois fechamos os olhos e nos tornamos ignorante sobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      Bem isso mesmo.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Oi, Rudy! O livro, assim como a trilogia, parecem ser mto interessantes. Saber que o autor conseguiu construir uma ficção de forma magistral, relatando tantos aspectos importantes da nossa sociedade, escândalos políticos, corrupção, é um convite e tanto para conhecermos o seu trabalho e suas obras.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy