23/11/2019

RESENHA #59 - “DOM” (LITERATURA NACIONAL) - ANNE MARCK


LIVRO: “DOM” (LITERATURA NACIONAL)
SÉRIE: PROTETORES
LIVRO 01
AUTORA: ANNE MARCK
EDITORA: EDIÇÃO INDEPENDENTE
 PÁGINAS –320
  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA
ASSUNTO: FICÇÃO/ROMANCE
ISBN: - ASIN: B0742RDJ9J

DOM

CITAÇÃO:

“Tomando algumas respirações, enrosco meu pé na grade que cerca a casa e impulsiono meu corpo para escalá-la. Se eu cair, será um estrago e tanto. Com a mão suada, trêmula, me seguro firmemente enquanto lanço a perna por cima das flechas pontiagudas.” (pág. 198)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Homem barbudo (estilo ripster) com olhar sisudo e a mão segurando o pescoço, a figura está de perfil.
Design da fonte da capa: ML Capas.
Capa: Mônica Kaster.

NOTA: 5,00 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

Nenhuma descrição de foto disponível.

As folhas são levemente amareladas com letras pretas mediana e foto da capa em preto e branco em cada início de capítulo.
Conteúdo: dedicatória; prólogo; trinta e seis capítulos numerados; epílogo 1; epílogo 2; agradecimento; sobre a próxima publicação; e, recadinho da autora.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Diagramação digital: Denilia Carneiro.

NOTA: 5,00  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pelos protagonistas principais e diálogos interativos e dinâmicos que complementam e dão melhor sentido ao enredo.
A linguagem é moderna,  precisa, de fácil entendimento e emocionante.
A revisão muito bem feita não traz nenhum erro.
Revisão: Katia Regina Souza.

NOTA: 5,00  DE 5,00

CITAÇÃO:

“[...] Lar é onde você se sente bem, com as pessoas que você ama; do contrário, é só um amontoado de concreto e pertences inúteis.” (pág. 302)


SINOPSE:

“Dominic carrega uma história de superação de uma infância miserável lutando para proteger a si e seus irmãos mais novos dos perigos de viver nas ruas. Boas oportunidades apareceram, ele se tornou um grande cara e tomou para si a missão de fazer com que outros não passem pelo que ele passou.
Luna é jovem, estudiosa, que se viu arrancada de sua vida estável e encontra-se sob a mira de um padrasto ganancioso. Ela teve que fugir e agora precisa lutar por sua sobrevivência.
Revirando o lixo do Centro Comunitário administrado por Dominic, em busca de comida, Luna é pega em flagrante por ele.
Ela quer fugir. Ele quer protegê-la.
O que Dom não esperava é que a menina se enraizasse sob sua pele. Ela é jovem demais para seu gosto e ele tem sua própria demanda de satisfação. Resistir a forte atração pela garota inocente possivelmente será o seu maior desafio.
DOM, o primeiro livro da trilogia Protetores, traz a história de Dominic, um homem cujo instinto protetor é talvez sua mais evidente característica.”

CITAÇÃO:

“-A lição que tirei disso é que, às margens de nosso próprio eixo, há pessoas que precisam de nós, de verdade. E o que podemos fazer por elas é parte de nossas responsabilidades como profissionais. Se vamos construir, modelar e adequar espaços para tornar o mundo mais bonito, então por que não alinhar isso a formas de transformar também a vida de muitos? Este deve ser o nosso maior objetivo: mudar o mundo como o vemos, dando ao nosso trabalho humanidade, acima de tudo.” (pág. 310)

RESUMO SINÓPTICO:

DOMINIC é um homem de passado sofrido: a mãe biológica era dependente química e negligente com os cinco filhos: Vivian e Richard, que morreram por não terem o que comer, e Damien e Christian. Dominic levou para si a responsabilidade de criar os irmãos na rua, correndo atrás de alimento e abrigo para eles; até que um dia, por força do destino, os franceses PIERRE E AIMÉE que estavam se estabelecendo no Brasil, os conheceram nas ruas e os adotaram e mostraram o real sentido da palavra ‘pais’. Por influência dos pais adotivos Dominic, Damien e Christian seguiram a profissão deles e se tornaram engenheiros. Todos sofreram quando os pais adotivos morreram há cerca de 8 anos, principalmente Christian por ser o mais novo e mais apegado. Depois da morte dos pais Dominic assumiu a direção da empresa e há três anos, a repassou para Damien. Gerenciar o negócio nunca foi seu objetivo, precisava dar um destino melhor aos seus conhecimentos e tinha o sonho de construir residência para os menos favorecidos. Administra um Centro Comunitário que vive de doações e voluntários para funcionar, onde proporciona diariamente alimentação gratuita para os que moram na comunidade.
LUNA é uma estudante prestes a se formar em Arquitetura, mora com a mãe que é de família abastada e rica, e, com o padrasto interesseiro. Está prestes a completar 23 anos, quando poderia tomar posse de sua herança, entretanto, sofre um acidente de carro onde a mãe morre e ela fica bem ferida. No hospital tentam matá-la e ela acaba fugindo, mesmo com os ferimentos e febre. Tem de viver escondida até poder provar que o padrasto foi o responsável pelo acidente e pela morte da mãe. Ele é candidato a um cargo político e tem muito conhecimento com o submundo, por isso, Luna não pode ficar à vista. Passa os dias se arrastando pelas ruas escuras e comendo do lixo, justamente quando está pegando comida no lixo do Centro comunitário, Dominic percebe aquela figura na escuridão e tenta se aproximar. Luna está caída no beco e ardendo em febre. Dominic a segura e só aí percebe que é uma garota. Quando vai levá-la ao hospital, ela acorda e pede que não faça isso... depois apaga novamente. Dominic acaba por levá-la ao seu apartamento e pede ajuda a amiga SIMONE que é enfermeira e voluntária no Centro Comunitário.
Luna se assusta ao acordar no apartamento de Dominic, ela é desconfiada e não quer envolver outras pessoas com seus problemas e mesmo com febre e doente ainda, acaba fugindo do apartamento. Dominic é obstinado e vai procurá-la pelas ruas e a encontra uma vez mais debaixo de chuva e caída no chão. A socorre novamente, mas ela não quer ir de forma alguma para o hospital. Dominic chama um médico amigo para consulta-la em casa e constata que ela está com pneumonia e precisa ser cuidada.
 Luna não quer contar de forma alguma o que está acontecendo com ela para Dominic. Aos poucos eles vão convivendo e muitas coisas acontecem. Eles se sentem atraídos, porém Luna não quer envolver Dominic com seus problemas até que  cartazes estão espalhados por todos os lugares com uma ilustração de Luna e grande quantia para quem der algum paradeiro sobre ela... Aí é que os problemas começam de verdade...

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

A primeira coisa que vou dizer é que DOM se tornou um dos crush literários do ano. Que homem!!
O que falar sobre o livro? Um dos melhores romances do ano.
As personagens são bem construídas, inclusiva as secundárias que tem um papel importante durante todo enredo. Cada um tem sua personalidade bem delineada. A protagonista feminina, apesar de fisicamente ser mignon, é forte, obstinada, guerreira  e de temperamento forte. O protagonista masculino é educado, solidário, lindo, querido por todos, mas não mexam com ele, porque ele mostra seu lado de morador de rua e vira uma fera.
O romance foi bem construído e além do romance, tem todo uma história humanitária por traz, os dramas familiares vividos no passado, o amor em todas as suas formas, drogas, mafiosos, bandidos, uma trama totalmente envolvente, regada a muito afeto e amor verdadeiro. É um enredo tão cativante que nem sei bem como me expressar para descrevê-lo.
As tramas secundárias são bem desenvolvidas, tanto no Centro comunitário, com os irmãos de Dominic e as novas amizades de Luna, são inseridas no momento exato dentro do enredo e alimentam a curiosidade do leitor, levando-o a continuar na leitura até chegar ao final.
A autora foi muito feliz tanto na forma de escrita, como em trazer assuntos relevantes e de certa forma até reais, onde a identificação é imediata em algum momento do desenrolar do livro. As personagens são tão apaixonantes que não tem como não nos preocuparmos ou imaginarmos como tudo terminará. E por falar em término, o final do livro é tão lindo de certa forma inesperado que acabamos nos surpreendendo e fechando o livro com suspiros... desejando ler o segundo volume da série, mesmo que não seja com os mesmos protagonistas.
Livro mais que recomendado! Um dos melhores do ano. A autora está de parabéns por todo trabalho feito.

NOTA : 5,00* DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTORA:


Anne Marck é curitibana, administradora, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Casada, ama a família, animais, esportes e livros. Lançou seu primeiro romance, Quando amar, em 2013, e em 2015 começou a escrever a série Renda-se. A série, em quatro livros, conta as histórias do quarteto de amigas, Júlia, Alice, Katarina e Priscila. Além da trilogia original, alguns personagens secundários dos livros foram tão bem recebidos pelo público que, em breve, a autora lançou novos spin-off.

CHEIRINHOS


RUDY




29 comentários:

  1. Olá Rudy! Essa é primeira resenha que leio desse livro e já estava bem interessada, agora então fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece super emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Faz isso com meu coração não, amiga kkkkk
    Tenho uma lista imensa de livros que preciso ler e agora estou super tentada a passar esse na frente 😂😂
    Premissa maravilhosa. Resenha maravilhosa e to sentindo que Dom será mais um dos meus muitos crushs literários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Ppois pode acrescentar esse a sua imesa lista.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Não conhecia o livro, nem a autora, mas uau, miga, já quero!
    Que história bonita e triste ao mesmo tempo.
    Parece ser um livro muito emocionante, com muitos ensinamentos, reviravoltas e superações.
    Dom parece ser um homem tão bom apesar de seu passado e a Luna parece ser uma flor. Forte, corajosa e também com um passado muito sofrido.
    Quero!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela maravilhosa postagem de incentivo! Bom dia!:)

    -
    As nossas mãos selam os compromissos
    Beijo e um excelente Domingo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia

    Não conheço o livro mas pelas palavras que li aqui parece-me ser muito bom de ler

    Domingo feliz

    ResponderExcluir
  6. Faz isso com meu coração não, amiga não judia não .Se ti falar quantas vezes li e reli essa trilogia você Rudy não vai acreditar e tudo em PDF mas amoooo.Anne Marck é Maravilhosaaaa.Sou suspeita para falar quando vi que estava no sorteio não vou mentir corri para tentar por ele,perdão...kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Lucia!
      Não deve pedir perdão por isso, sonho de consumo temos de correr atrás.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Olá!
    Uau, que livrinho bom. Fiquei bastante curiosa por ele e saber a final o que irá acontecer com a Luna. Gostei muito e espero conseguir ler porque a curiosidade estar grande.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Ai que tudo, a autora é curitibana também!
    O ano está acabando, e como é bom terminarmos com leituras satisfatórias, né?!

    ResponderExcluir
  9. Olá Rudy!!
    Já tinha ouvida falar dessa séria e estava muito interessada em ler, depois dessa resenha fiquei louquinha pra ler! Esse romance dever ser daqueles que quando começa a ler não consegue parar!! Parabéns pela resenha maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Rudy! ♡ Adorei a resenha, eu amooo esse livro, li ele em e-book ano passado e me apaixonei pelos personagens e pela história! ♡
    A autora se tornou uma das minhas favoritas, seus livros são muito emocionantes e marcantes ♡
    Dom é um dos meus mocinhos favoritos, que personagem maravilhoso! ♡
    Os livros dessa trilogia são incríveis, mas Dom é o meu preferido ♡ Necessito ter esse livro na estante! ♡
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiii ❤ Ahhh, como eu amo esse livro! É um dos meus livros favoritos da vida e um dos melhores que eu li ano passado. Sou apaixonada pela escrita da Anne Marck.
    A história de Dom e Luna é maravilhosa, eles são personagens incríveis além de terem muita química.
    Li esse livro muito rápido, a cada página eu ficava mais ansiosa pra saber o que iria acontecer.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      Também li rápido.
      O segundo comecei ontem e já vou terminar hoje, mais de 300 páginas, mas estou bem envolvida.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. O livro me chamou muito a atenção, tanto na parte do romance (que deve começar aos poucos já que temos uma protagonista bem desconfiada) e pela parte de toda a história humanitária que o livro trás junto.
    Quero muito ler o livro para saber mais sobre o Dom, mesmo tendo todo o passado sofrido deve ser um homem e tanto rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      Vai se enamorar por ele, é perfeito.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. Que legal você ter gostado tanto do livro. Eu já li resenhas falando muito bem dessa série. Realmente quando terminamos uma leitura satisfeito ficamos logo querendo ler a sequencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Já estou quase terminando o segundo livro e é ótimo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  14. Já estou pesquisando aqui para comprar, pois me interessei muito pela história, pois parece ser o tipo de história que gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      A trilogia toda é muito boa, aguardo o lançamento do quarto livro.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  15. Oi, Rudy! Não conhecia o livro. Gosto qdo os personagens são bem construídos, tanto os principais como tbm os secundários. A história parece ser bem envolvente e gostosa de acompanhar.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy