27/11/2019

RESENHA #61 - “NO MEU SONHO TE AMEI” - ABBI GLINES


LIVRO: “NO MEU SONHO TE AMEI”
TÍTULO ORIGINAL: “AS SHE FADES”
AUTORA: ABBI GLINES
TRADUTOR: MARCELO MENDES
EDITORA: ARQUEIRO
 PÁGINAS –240
  EDIÇÃO 2019
CATEGORIA: FICÇÃO AMERICANA
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-85-8041-924-5

No Meu Sonho Te Amei

CITAÇÃO:

“[...] ÀS VEZES A VIDA JOGA UMA MUDANÇA NO NOSSO CAMINHO SÓ PARA NOS DEIXAR MAIS FORTES, PARA PROVAR QUE NEM SEMPRE SABEMOS O QUE É MELHOR PARA NÓS.” (pág. 129)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Um jovem casal de mãos dadas e deitados em um campo, ela com olhar sonhador.
Capa: Danielle Mazzella di Bosco.
Imagem da capa: Tim Hale Photography/Getty Images.
Adaptação da capa: Gustavo Cardozo.

NOTA: 5,00 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória; dividido em duas partes numeradas e com trechos de poema de Edgar Allan Poe e Theodore Roethke; são cinquenta e cinco capítulos apenas numerados na primeira parte e na segunda além de numerados com o nome do protagonista que relata o mesmo; agradecimentos; e, conheça os livros da autora.
Diagramação: Abreu’s System.
Impressão e acabamento: Associação Religiosa Imprensa da Fé.

NOTA: 4,80 DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pelos protagonistas Vale e Slate em capítulos intercalados. Mostra os pensamentos e sentimentos das personagens e ainda tem diálogos que complementam a narrativa.
A linguagem é bem moderna e jovial, de fácil entendimento e compreensão, umas poucas imprecações utilizada pelos jovens, mas nada em excesso.
Alguns poucos erros de concordância e ortografia, mas nada que atrapalhe a leitura.
Revisão: Hermínia Totti e Roberto Jannarelli.

NOTA: 4,50 DE 5,00

CITAÇÃO:

“[...] Muitas vezes só damos valor a uma coisa quando somos privados dela.” (pág. 141)


SINOPSE:

“Na noite da formatura, Vale McKinley sofre um terrível acidente de carro. Junto com ela está Crawford, seu namorado, que acaba entrando em coma. Eles pretendiam aproveitar o verão fazendo planos para a universidade, com um futuro brilhante cheio de possibilidades. Agora, Vale passa longos dias no hospital, à espera de que Crawford acorde.
Lá, ela encontra por acaso com Slate Allen, colega de faculdade do seu irmão. O garoto aparece regularmente para visitar o tio, que está internado. Quando se esbarram, Vale não consegue negar a atração proibida entre eles. Ela tenta ignorar seus sentimentos, mas não é imune ao charme de Slate. Aos poucos, os dois se aproximam.
Depois de muito relutar em sair do lado de Crawford, Vale cede aos apelos da família e vai para universidade, pensando que o namorado gostaria que ela tocasse a vida. Só que agora a garota está no território de Slate e a história dos dois vai sofrer uma grande reviravolta.”

CITAÇÃO:


“Eu não conseguia pensar em outra coisa que não fosse ele. Ligava para o hospital duas vezes por dia, e o velho já andava de saco cheio. Mas parecia fraquinho ao telefone. Talvez mais fraco do que antes.” (pág. 192)

RESUMO SINÓPTICO:

Como a sinopse diz quase tudo que é preciso entender, não vi necessidade de um resumo.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

É o primeiro livro da autora que leio e confesso que estava bem curiosa, porque sempre lia boas resenhas dos livros dela. E devo concordar que fui completamente conquistada pela criatividade e escrita da autora.
O livro começa já com uma grande tragédia, um acidente de carro que deixa o namorado de muitos anos da protagonista, em coma, após um acidente de carro no dia da formatura dela. Vale se recusa em continuar a vida, porque tudo que vazia era com Crawford e como ele está na cama, passa o dia no hospital, esperando sua vez de entrar no quarto para ler um pouco para ele e ficar ao seu lado.
No hospital ela conhece Slate que é amigo de um dos irmãos dela e cuida do tio que o criou e que está internado com câncer terminal. No começo ela não queria aproximação, porém aos poucos vai criando laços com Slate e após muitos conselhos de ambas as famílias, dela e do namorado, acaba concordando em ir para faculdade. Lá ela se aproxima ainda mais de Slate...
Gostei demais da forma como a autora trouxe um núcleo familiar estável na família de Vale, mesmo com outros quatro irmãos, todos se davam bem e apoiavam um ao outro. O relacionamento entre Slate e o tio também é tão encantador e mostra que mesmo sem seus pais, ele se tornou um rapaz solidário e responsável, cheio de amor no coração.
As personagens foram tão bem construídas, inclusive as secundárias que tem papéis fundamentais em todo enredo e mesmo com tantos personagens, consegui acompanhar todo enredo de forma tranquila, porque sempre quando tem muitos personagens acabo me desfocando, porém não aconteceu aqui.
A autora sobre trazer o tema família, faculdade, solidariedade, doenças terminais, abuso psicológico, vulnerabilidade,  amizade e outro tantos temas paralelos de forma tão sensível que não tem como não se envolver e se identificar de alguma forma com algum dos protagonistas.
A gente, mas o que causa mesmo impacto em todo livro, é a segunda parte, onde realmente as coisas mostram os fatos reais dos acontecimentos e como os relacionamentos vão se desenrolando gradualmente, mostrando a verdadeira personalidade das personagens que pareciam estáveis dentro da trama e todo um final arrebatador e que nós como leitores, ficamos na torcida para que aconteça. Sensacional!
Recomendo o livro para quem gosta de um romance NA com grandes reviravoltas e carregado de amor em todas as suas formas.

NOTA : 5,00 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTORA:

Foto -Abbi Glines


Abbi Glines nasceu em Birmingham, Alabama. Morou na pequena cidade de Sumiton até os 18 anos, quando seguiu o namorado do colégio até a costa. Atualmente ela mora com seus três filhos, sua filhinha Emerson e seu novo marido em Fairhope, Alabama. Autora de diversos livros da lista de mais vendidos do The New York Times, Abbi é viciada no Twitter (@abbiglines) e escreve regularmente no seu blog (www.abbiglines.com).

CHEIRINHOS


RUDY




9 comentários:

  1. Olá Rudy!!
    Gosto muito dos livros da Abbi Glines, li a série Rosemary Beach e adorei todos os livros, estou louca para ler esse livro, já li várias resenha e todos com muitos elogios, gosto muito de livros que traz como tema família, amizade e principalmente amor em todas as suas formas, adorei a resenha e quero muito ler assim que tiver oportunidade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Foi o primeiro livro dela que li e adorei.
      Esse mes lerei outro, depois conto.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Ai, que resenha maravilhosa.
    Nunca ouvi falar sobre a obra, nem sobre a autora, mas já estou ansiosa para ler esse livro. Amo romances cheios de reviravolta. Já quero esse livro. Vou tentar achar em pdf.

    ResponderExcluir
  3. Quero muitoooooo ler esse livro!
    Parece ser lindo, angustiante, cheio de drama e reviravoltas!
    Essa segunda parte vi em algumas resenhas que é beeeeeem impactante.
    Queria saber o que é kkk
    vou ler sim!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas parece ser uma história muito linda e bem construída como você comentou, vou procurar mais sobre esse livro e amei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      Os livros da autora são ótimos.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Oi, Rudy! Com tantos elogios fica claro que o livro traz uma história envolvente e bem construída. Gostei dos assuntos abordados e de saber que a autora usou uma escrita sensível e trouxe muitas reviravoltas.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy