12/12/2019

RESENHA #64 - “MÃE, ME ENSINA A CONVERSAR” (LITERATURA NACIONAL) - DALVA TABACHI


LIVRO: “MÃE, ME ENSINA A CONVERSAR” (LITERATURA NACIONAL)
SUBTÍTULO: “VENCENDO O AUTISMO COM AMOR”
AUTORA: DALVA TABACHI
EDITORA: ROCCO
 PÁGINAS – 93
  EDIÇÃO 2006
CATEGORIA: BIOGRAFIA/PSICOTERAPEUTA E PACIENTE
ASSUNTO: AUTISMO/RELAÇÕES COM A FAMÍLIA
ISBN: - 978-85-3252-108-8

Mãe, me ensina a conversar

CITAÇÃO:

“[...] Quando a realidade é muito dura, a pessoa tende a não aceita-la. A verdade está à sua frente, mas você não a vê... [...]” – (pág. 26)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Amarela e preta com uma menino e a sombra da mãe atrás dele.
Ilustração da capa: Flor Opazo.

NOTA: 4,00 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória; sumário; agradecimentos; introdução; por que este livro;  vinte e três capítulos com títulos; e, uma reflexão final.
Impressão e acabamento: Editora JPA Ltda.

NOTA: 4,70  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pela mãe do protagonista Ricardo e tem pareceres de alguns especialistas que trabalham com ele.
A linguagem é muito enternecedora, envolvente, de fácil entendimento e demonstra sentimentos profundos.
Preparação de originais: Heliete Vaitsman e Pedro Karp Vasquez.

NOTA: 4,70 DE 5,00

CITAÇÃO:

“A dedicação e a solidariedade costumam ser uma via de mão dupla, em que o aprendizado é mútuo. [...]” – (pág. 39)

“Mas, como diz o ditado, a cada um conforme suas possibilidades. Aceitar as diferenças, sem discriminar ninguém por causa delas, nos torna melhores como seres humanos. [...]” – (pág. 56)


SINOPSE:

“Para a maioria, o autismo equivale a uma sentença de morte em vida, com suas vítimas passando silenciosamente pela vida, prisioneiros de seus corpos, navios fantasmas que não atracam em nenhum porto.
Esse livro, emocionante e instrutivo, prova que o amor de uma mãe é capaz de mudar isto. É capaz de realizar milagres que nada têm de sobrenaturais, visto que são auxiliados por dezenas de médicos, terapeutas e outros especialistas, todos igualmente movidos pela mesma certeza e visando a um único objetivo: resgatar Ricardo de seu isolamento e inseri-lo no convívio social.
A saga deste jovem carioca, que hoje trabalha e é campeão de natação, é uma inspiradora lição de tenacidade, esperança e, sobretudo, amor. Uma história que não deixará ninguém indiferente.”

CITAÇÃO:

“[...] Quem foge nunca tem o prazer da vitória. Além do mais, sei que, com meu exemplo, vou ajudar muita gente que não acredita que um mudo pode falar, um surdo pode ouvir e um autista, quando bem orientado por profissionais competentes e cercado de muita paciência e amor, pode tornar-se um ser humano verdadeiramente integrado e feliz.” – (pág. 92)

RESUMO SINÓPTICO:

DALVA e PEDRO trabalhavam juntos e acabaram construindo uma relação afetiva que chegou ao casamento. Juntos batalharam para progredir, enfrentando as dificuldades e colhendo os frutos da estabilidade financeira. Após um ano de casamento, engravidou e em 25 de abril de 1981, nasceu RICARDO.
DALVA tinha 33 anos e era uma mulher independente, teve um parto normal e sem dor. Insegura por ser ‘marinheira de primeira viagem’ em relação a maternidade, contratou uma babá-enfermeira para acompanhar Ricardo enquanto continuava a trabalhar. Ricardo estava sempre arrumado, cheiroso, bem alimentado, mas chorava muito na hora de dormir, o que preocupava os pais. A família aumentava e nasceram BERNARDO, ALAN e RODRIGO.
Aos três anos Dalva começou a perceber que Ricardo era diferente das outras crianças, vivia em seu próprio mundo, não falava uma só palavra, tinha dificuldades motoras,  falta de coordenação com os objetos, não mastigava direito  e entrou no jardim da infância. A psicóloga após contato com Ricardo e observar seu comportamento, comunicou a Dalva que acreditava que ele tinha autismo, à partir daí, ela começa a busca por especialistas que poderiam confirmar o entendimento da psicóloga. Foi em busca do pediatra e de um psicanalista. Acabou dispensando a enfermeira e passou a tomar conta dos filhos em um horário.
Após o diagnóstico comprovado, Dalva apoiada sempre por Pedro, foi em busca da melhoria e/ou da cura do filho. Sabia que como mãe e guerreira, poderia operar milagre com o filho e com ajuda de médicos, terapeutas e outros especialistas, empenhou-se para inserir Ricardo na sociedade.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

O livro mostra toda a luta, trabalho e carinho ao longo dos anos para melhorar a condição e autismo de Ricardo. Fala sobre a busca durante todos os anos de uma melhoria para seu filho e como o amor dela como mãe, do pai e dos irmãos, além dos especialistas.
O mais encantador no livro é a obstinação e o amor que a mãe tem por seu filho ‘diferente e o empenho em torna-lo incluído na sociedade, o que não foi em vão, porque hoje, Ricardo trabalha, é campeão de natação e procura se superar a cada dia para se sentir mais integrado.
O relato é bem verdadeiro, mostrando a indignação quando percebe que o filho sofre algum tipo de preconceito, mostra de forma cronológica como foi criada a família, o quanto todos foram importantes para a evolução gradual de Ricardo e ainda que, é preciso a ajuda de vários especialistas e de muito amor para que houvesse essa melhoria.
Confesso que esperei mais do livro. Mesmo em alguns momentos ela descrevendo todo esforço, pareceres dos especialistas em relação a melhora do filho, o amor do pai e dos irmãos por ele, não sei... tinha a expectativa de que o livro fosse ainda mais detalhado ou que Ricardo tivesse um pouco de voz no livro.
Bom, mas isso era uma expectativa minha, o que não quer dizer o livro não seja bom, é excelente e importante, porque acredito que leituras como esta, tragam a discussão de um tema muito importante que é a inclusão dos especiais e do quanto o amor é importante para estimular a melhora e o desenvolvimento.
Recomendo a leitura para quem como eu, gosta de família, de problemas psicológicos e do quanto o amor pode curar muita coisa, se não tudo, em nossas vidas.

NOTA : 3,80  DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para ILUSTRAÇÃO DE SMILES

SOBRE O AUTORA:

Resultado de imagem para Escritora Dalva Tabachi

Dalva Tabachi nasceu em 1948, no Rio de Janeiro, onde vive com o marido e os quatro filhos. É comerciante da área de moda, pintora amadora, nadadora master do Flamengo e escreveu seu primeiro livro baseando-se nas anotações e observações sobre a trajetória do seu filho Ricardo.

CHEIRINHOS

RUDY





21 comentários:

  1. Esse assunto é tão importante e deveria ter mais livros sobre isso.
    Na escola que trabalhei, tive 2 alunos autistas, em épocas diferentes. Sei a dificuldade que é fazer com que eles se integrem mais. São completamente isolados e vivem em seu próprio mundo.
    O mais triste pra mim é que nos dois casos, as mães começaram a buscar um tratamento agora, já que nenhuma das duas queriam aceitar que seus filhos tivessem autismo. É uma situação bem complicada.
    A abordagem do livro é bem interessante, mas a premissa...
    Não sei se leria, mas sua resenha esclareceu muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Uma das orientações da mãe desse livro, é justamente o fato de quanto mais cedo descobrir e tratar a doença, melhor é a evolução.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Oiii ❤ Nossa, acho que nunca li um livro que tratasse esse tema, então adoraria fazer a leitura desse.
    Gostei que se trata de o que uma mãe fez ao saber que o filho tinha autismo, é tão bonito ela ter se esforçado tanto para buscar a melhora do filho.
    Achei essa frase da capa muito bonita, "vencendo o autismo com amor".
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane!
      O amor dela é que consegue fazer com que o filho chegue onde chegou, é lindo demais.
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá, Rudy! ♡ Quero muito fazer a leitura desse livro, o autismo é um assunto que precisa de mais visibilidade.
    É tão bonito ver o quão grande é o amor dessa mãe pelo seu filho, ver o quão importante o amor é para nos ajudar vencer barreiras.
    Se tiver a oportunidade, vou querer ler ♡
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Mães de autistas e de crianças com outras síndromes, tem amor dobrado e elas incentivam seus filhos.
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Fiquei com muita vontade de lê-lo. Gosto do tema, acho importantíssimo ler sobre e discutir sobre o assunto. As mães precisam saber o quanto antes, para melhor ajudarem seus filhos. E a sociedade também precisa acolher e não julgar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Acabar com o preconceito em relação aos diferentes.
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy! Nossa ainda não li nenhum livro com esse tema, é muito importante falar sobre autismos, pois existe muito gente autista e em vários graus de comprometimento cognitivo e interpessoal, essas pessoas sofrem muito preconceito e acabam se isolando do resto do mundo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      E é exatamente isso que o livro mostra.
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Ola Rudy!!
    Gostei muito do tema do livro, confesso que nunca li livros sobre o autismo e gostaria muito de ter a oportunidade de ler, o autismo é pouco divulgado e muitas pessoas ignoram o assunto e os sintomas da doença!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Exato.
      Comprei para presentear minha vizinha e o livro é lindo.
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Olá Rudy!
    Eu já li a resenha desse livro e essa e a segunda que leio. É uma historia maravilhosa, traz uma premissa linda. Eu tenho uma curiosidade em ler essa historia, vejo que mostra a forma de como as mães de crianças assim sofrem com o preconceito da sociedade.

    blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      Não apenas a mãe, mas os próprios autistas também.
      Desejo um Natal pleno de luz e paz!
      Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Não sou muito de ler livros que retratam problemas psicológicos, na verdade nunca li, ou até mesmo biografias.
    Achei a proposta do livro interessante e muito importante, já que retrata a luta de uma família, principalmente da mãe, na busca pelo melhor para o filho com autismo e em uma forma de ajudar ele a se introduzir na sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      Gosto de ler livros com doenças psicológicas.
      E biografias também, dependendo de quem e qual é o assunto.
      Desejo um Natal pleno de luz e paz!
      Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Oi!
    Durante a sinopse do livro, também esperava algo mais aprofundando, mas ainda acho uma leitura super válida para compreendermos a questão autismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna!
      E compreendermos também o que passa quem cuida de um autista.
      Desejo um Natal pleno de luz e paz!
      Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Esse é um assunto que deve estar sempre presente, pois ainda há preconceitos com as pessoas autistas, sendo que elas são pessoas como todas as outras, podem estudar, trabalhar, amar, etc.
    O livro parece muito importante para esse contexto, mostrar esse ponto de vista da mãe e também de especialista, é essencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      Concordo. O livro é interessante mesmo.
      Bom final de semana.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi, Rudy! O livro deve ser inspirador, mesmo com suas ressalvas. Acompanhar a luta de uma mãe por inclusão e respeito para com seu filho é algo que mexe comigo. Quero conhecer a história de Ricardo.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy