28/04/2020

RESENHA #21 - “INVERNO DE CINZAS” (LITERATURA NACIONAL) - ADRIANA BRAZIL


LIVRO:  “INVERNO DE CINZAS” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: ADRIANA BRAZIL
SÉRIE: FOI ASSIM QUE TE AMEI
LIVRO: 02
EDITORA: NOVO SÉCULO
PÁGINAS – 280
  EDIÇÃO 2013
CATEGORIA: ROMANCE BRASILEIRO
ASSUNTO: INFANTO JUVENIL
ISBN: -  978-85-7679-763-0

Inverno de Cinzas


PRIMEIRO PARÁGRAFO: "Ainda era inverno no país. O frio era intenso em Florianópolis. O outono tinha ido embora, mas deixou gravado em meu interior e realidade de um intenso sonho. Tudo estava frio ao meu redor, porém havia alguém aquecendo minha vida naqueles dias cinza:ele."

CITAÇÃO:

“Deus.
Não importa onde eu esteja, o Senhor sempre está aí, tão perto de mim, sempre querendo ouvir minha voz. Sabe do que me lembrei? Era esta a hora que Você vinha conversar com o homem no Jardim do Éden, na viração do dia. Se quiser, podemos recordar aquele tempo, eu estou aqui...”(pág. 17)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma linda jovem com roupa de inverno, touca e luvas, olhando para cima e segurando o cachecol.
A capa é linda!
Capa: Monalisa Morato.

NOTA:  5,00 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

A imagem pode conter: texto

As folhas são amareladas com letras pretas um pouco acima da média.
Conteúdo: pensamentos; dedicatória; sumário; prefácio; introdução; quatorze capítulos numerados e com títulos e logotipo de árvore com galhos secos e folhas voando; epílogo; depoimento baseado em fatos reais; agradecimentos; e, próxima estação.

A imagem pode conter: texto


Diagramação: Edivane Andrade de Matos/Efanet Design.

NOTA: 5,00  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pela protagonista que se utiliza da escrita em um diário e tem diálogos complementares.
A linguagem é emocional e um tanto poética, de fácil entendimento e faz um comparativo entre as estações de tempo e o estado emocional da protagonista.
Os capítulos são longos e por vezes torna a leitura cansativa.
Revisão: Fernanda Guerreiro.

NOTA: 4,50  DE 5,00

CITAÇÃO:

“[...]O coração das pessoas não é lugar para visitações passageiras, sem compromisso, mas espaço para se construir ou plantar algo bom.” (pág. 112)

“Nossos corações batiam em uníssono como marcando o tempo de uma canção que soube esperar o momento de ser executada. Cada som harmoniza o momento, o sentido de ser e pertencer.” (pág. 268)

SINOPSE:

“Em INVERNO DE CINZAS, Helen depara-se com o momento mais crítico da sua vida. Nada diferente do forte Inverno que está sobre o país naquele ano. Tristeza, solidão, ressentimentos, lágrimas e dor, sopram as folhas deixadas pelo Outono de sonhos que Helen viveu, trazendo o frio da estação ao seu interior. O cinza que cobre seus dias a leva para uma profunda depressão. Ela encontra nos amigos, na família e na fé a força para continuar. Ela desabafa seus sentimentos na sua agenda, colocando suas emoções sufocadas pela saudade, como um Inverno sem cores, onde tudo ao seu redor, está completamente frio, cinza e sem vida.
Uma comovente história e uma lição de esperança para todos aqueles que estão passando pelo inverno.”

CITAÇÃO:

“Tudo tem seu tempo determinado, é há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.(Eclesiastes)” (pág. 186)

RESUMO SINÓPTICO:

HELEN mora em Florianópolis/SC e cursa a Universidade Federal de lá. Tem vários amigos e no retorno das aulas, pode reencontrá-los, inclusive seu grande amor: ANDREW.
ANDREW tem câncer e estava fazendo sessões de quimioterapia e no momento está calvo, o que não o torna menos bonito e atraente, embora esteja muito fraco e sinta muitas dores. Teve de ser internado e durante os exames, os médicos descobrem que o câncer dele é irreversível e em Florianópolis não poderiam ajudá-lo mais e que se pudesse viajar para São Paulo, lá teriam mais recursos de tratamentos que poderiam melhorar os últimos meses de vida.
Ele e os amigos RICHAR E ALAN que são como irmãos, ficam arrasados, porém ele decide terminar com Helen e não contar a ela que é um paciente terminal para que ela não sofra mais e fez os amigos jurarem não contar nada para ela. Na véspera da viagem, ele diz que a ama, mas que ela deve viver sua vida e esquecê-lo.
Helen fica arrasada, chora vários dias, não quer sair do quarto, tenta falar com Andrew w seus amigos e eles não dão notícias de Andrew. As amigas EVELYN e SARAH estão bem preocupadas com ela e não saem do seu lado. E os pais continuam a apoiá-la e em orações para que supere o momento.
Meses depois ela ainda está triste, cheia de ressentimentos, mas retorna a vida, vai a faculdade e até começa a namorar outro rapaz, porém não é  mais a garota centrada e recatada, tem sua personalidade totalmente alterada e começa a agir de maneira inadequada e escreve em seu diário as emoções sufocadas, a saudade de Andrew, o inverno sem cores, frio, cinza e sem vida.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

O livro é o segundo exemplar da série, não tive oportunidade de ler o primeiro, mas pelo visto, podem ser lido de maneira independente, porque deu para entender perfeitamente toda a história deste.
A primeira coisa que me chamou atenção e me prendeu na leitura, foi a forma um tanto poetizada de linguagem que mostra assuntos doloridos e graves de uma maneira mais leve, embora os sentimentos sejam profundos e tristes.
O amor é lindo entre as personagens, entretanto, mostra que mesmo existindo amor, tudo pode ser cruel. E nesse momento, outro amor ajuda a superar as dificuldades, como o amor dos amigos e dos pais, além do amor de Deus. Várias reflexões são passadas durante o enredo e trazem grandes reflexões que tocam o coração.
Outro ponto que gostei muito foi o fato de ser ambientação em uma cidade brasileira, adoro quando os autores mostram uma parte do nosso país em seus livros.
O que me incomodou foi o fato da intransigência de Andrew, de seu egoísmo, apesar de entender seu ponto de vista, achei que para alguém que dizia amar tanto, fez sua amada sofrer sem necessidade e sem dar opções para ela. E também o fato dos amigos serem muito duro com Helen, apesar de não abandoná-la em momento algum, mas a tratavam como irmãos mais velhos e tentavam manipular a vida dela, não gostei nada disso.
Apesar das minhas críticas, o livro é uma história sublime, enternecedora, emocionante, cheia de surpresas, reviravoltas, desafios, encantador e mostra o quanto é importante a amizade, o amor dos pais e amigos e Deus na vida das pessoas. Mais que recomendo a leitura.

NOTA : 4,60 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE


SOBRE O AUTORA:

Foto -Adriana Brazil

ADRIANA BRAZIL é escritora, colunista da Revista Cristã e estudante de Letras. Cresceu ouvindo as histórias carregadas de fantasia que seu pai contava e tornou-se amante dos livros logo no início da adolescência. Foi agraciada por Deus em 2009 com a série “Foi Assim que te Amei”, um romance em quatro estações que trouxe de volta seu antigo sonho de ser escritora. Costuma dizer que é uma romântica assumida e uma sonhadora incurável. Alguém que ama música, livros, cinema e dias frios. Escreve porque ama e ama quando é lida. Atualmente, a autora mora no Rio de Janeiro com o esposo Marcio, os filhos Lucas e André, e a cachorrinha Liza.



CHEIRINHOS
RUDY




16 comentários:

  1. Olá Rudy!
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas já está na lista de leitura, curto muito romances nacionais e cada resenha que vejo dos livros me deixa ainda mais curiosa em conferi isso tudo que dizem. Bjs

    ResponderExcluir
  2. ola Rudy
    Ainda não conheço a escrita da autora acho a capa dos livros dela taõ bonitas
    gostei de saber que mesmo com alguns pontos negativos a leitura de uma maneira geral vale muito a pena de ser lida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      Gosto sempre de ver o lado bom de tudo.
      Um ótimo mês.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy!
    Não conhecia essa série, também gosto muito de livros que são ambientados nas cidades Brasileiras, nosso País é lindos e mais autores Brasileiros deveriam escrever mais livros citantos nossa cidades! Esse livro tem muitas emoções envolvidas, gostaria muito de ler e conhecer a história completa! Achei a capa linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      É bem dramático e emotivo.
      Um ótimo mês.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Oi, miga
    Li os três primeiros dessa série e não gostei de nenhum.
    Achei os personagens muitoooo chatos, principalmente os amigos da Helen.
    E o namorado dela é muito escroto, no primeiro livro ele exige que Deus o cure. Achei horrível isso, como se Deus fosse obrigado a fazer o que queremos.
    Não gostei da escrita da autora também.
    Mas as capas são lindas. Os meus exemplares doei pra biblioteca da escola.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Cada um tem seu ponto de vista e respeito.
      Não li o primeiro, mas quero acompanhar a série.
      O namorado dela tem mesmo atitudes que não concordo.
      Um ótimo mês.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy!
    Não conhecia esse livro, ainda mais sendo nacional. Fiquei bem curiosa e gostei bastante da premissa da historia. Já vou anota!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o livro e nem a autora. Mas gostei do fato dela tratar algo triste e pesado, como o câncer, de uma maneira mais leve mas sem deixar de mostra a importância do assunto.
    Enfim, gostei do livro e do enredo abordado, por isso vou procurar saber mais sobre a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      Quero ler os outros livros da série.
      Um ótimo mês.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Achei muito linda a capa, amo quando o livro é ambientado no Brasil. Fiquei muito interessada a ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy! Não conheço a série. Adoro escrita poética! O livro parece ser, realmente, emocionante. Porém, fiquei com a impressão de ser bem triste.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy