26/05/2020

RESENHA #27 - “ACONTECEU NAQUELE VERÃO” - ORGANIZAÇÃO: STEPHANIE PERKINS - VÁRIOS AUTORES


LIVRO:  “ACONTECEU NAQUELE VERÃO”
SUBTÍTULO: “DOZE HISTÓRIAS DE AMOR”
TÍTULO ORIGINAL: “SUMMER DAYS AND SUMMER NIGHTS: TWELVW LOVE STORIES”
AUTOR(es): VÁRIOS
ORGANIZAÇÃO: STEPHANIE PERKINS
TRADUTOR(es): ANA RODRIGUES, FLORA PINHEIRO E LARISSA HELENA.
EDITORA: INTRÍNSECA
PÁGINAS – 384
  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: LITERATURA ESTRANGEIRA
ASSUNTO: CONTOS/ROMANCE/FICÇÃO
ISBN: -  978-85-5100-115-8

Aconteceu naquele verão

PRIMEIRO PARÁGRAFO: “HAVIA MUITAS HISTÓRIAS SOBRE ANNALEE SAPERSTEIN E POR QUE ELA TINHA IDO PARAR EM LITTLE SPINDLE, MAS A FAVORITA DE GRACE ERA A DA ONDA DE CALOR.”


CITAÇÃO:

“Odiava o protetor solar e os rastros brancos e grudentos que ele deixava em sua pele. Odiava os hematófagos – os carrapatos à espreita, sempre trazendo o risco de doenças, e os incansáveis mosquitos, zumbindo em seu ouvido, sempre preferindo seu sangue as das outras pessoas. Odiava a textura de seu cabelo, que ficava mais grosso e cheio de frizz, irreconhecível. E odiava principalmente os estacionamentos fervendo de calor.” (pág. 123 – CONTO: “EM NOVENTA MINUTOS, VÁ EM DIREÇÃO A NORTH  - STEPHANIE PERKINS)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Ilustração de um dia ensolarado com um lago com vários casais aproveitando o dia de formas diferentes.
A capa é bem bonita.
Adaptação da capa: Julio Moreira.
Arte da capa: Jim Tierney.

NOTA: 4,80 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas, tipografia Century Old Style.
Conteúdo: dedicatória; sumário; doze contos com títulos e designação de quem é o autor; e, agradecimentos.
Preparação: Rayssa Galvão.
Diagramação e projeto gráfico: Ô de casa.

NOTA: 4,40  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é diversificada, passando entre primeira e terceira pessoa, algumas em uma prosa, outras com diálogos complementares.
A linguagem é também diversificada, algumas mais elaboradas, outras mais contemporâneas, porém todas são de fácil entendimento e agradáveis de se ler.
Alguns erros de grafia e concordância.
Revisão: Rayana Faria e Cristiane Pacanowski.

NOTA: 4,50 DE 5,00

CITAÇÃO:

“Engulo em seco, mas não é o suficiente para acalmar meu coração acelerado. Deve estar batendo alto o bastante para ele ouvir, e com tanta força que ele deve estar vendo meu coração saltando para a frente e para trás, para a frente e para trás, através da blusa cinza.” (pág. 282 – CONTO: “BOA SORTE E ADEUS” – BRANDY COLBERT).

SINOPSE:

“Doze histórias apaixonantes de doze grandes escritores, entre eles Cassandra Clare, Veronica
Roth e Stephanie Perkins.
Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor.
Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em “Cabeça, escamas, língua, calda”, a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo “O mapa das pequenas coisas perfeitas” é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz.
A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.”

CITAÇÃO:

“Nunca fiz isso antes – seja lá o que for que eu estou tentando fazer. Nunca chamei ninguém para sair, e agora não tem como não sentir uma pontada de arrependimento por todas as vezes em que fui a pessoa que ficou calada em uma situação dessas: demorando para responder uma mensagem de texto me chamando para sair, pigarreando após a sugestão de um cineminha, hesitando diante de um convite mais formal para um baile na escola. Gostaria de voltar atrás e evitar todos aqueles segundos extras. Porque isso... essa pausa horrorosa, esse silêncio constrangedor... é brutal.” (pág. 317 – CONTO: “MIL MANEIRAS DE TUDO ISSO DAR ERRADO” – JENNIFER E. SMITH)

RESUMO SINÓPTICO:

Basicamente tudo que importante de ser falado, foi dito na sinopse, sem necessidade de fazer um resumo, mesmo porque são doze contos de autores diferentes, ficaria muito longo.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR(es):

Gosto muito de livro de contos, ainda mais com uma temática que fala sobre o amor, e o amor no verão. E gostei do livro, entretanto, por ter muitos autores renomados, achei que poderia ser bem melhor, ainda assim, valeu a pena a leitura.
O que mais me chamou atenção foi a diversidade dos contos e seus temas: LGBT, autismo, representatividade negra, alguns com mistério e suspense envolvidos, outros mais leves, engraçados, outros mais dramáticos, mas todos falando sobre AMOR. E estamos em uma fase que precisamos muito de ‘coisas’ que falem de amor, mesmo que seja na ficção.
Não há muito mais o que falar, afinal, é um livro para ser apreciado. Fui lendo aos poucos, um conto por dia, assim podia ler outro livro em paralelo e pude  analisar cada história e o impacto que me trouxe. É um bom entretenimento, mesmo que nem todos sejam contos tão bons, sejam apenas medianos, mesmo que alguns autores sejam conhecidos e bons.
Recomendo a leitura que é leve e tranquila.

NOTA : 3,80 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para ILUSTRAÇÃO DE SMILES



SOBRE A AUTORA ORGANIZADORA:

Foto -Stephanie Perkins

Stephanie Perkins (www.stephanieperkins.com) sempre trabalhou com livros - primeiro como vendedora, depois como bibliotecária e agora como romancista. Adora café moca, contos de fadas, música alta, caminhadas na vizinhança, chá de jasmim e tirar sonecas à tarde. E beijar. Stephanie e seu marido moram nas montanhas do norte da Califórnia.


CHEIRINHOS


RUDY




19 comentários:

  1. Oi, miga
    Tenho muita vontade de ler esse livro.
    A capa é linda e ele parece ser superfofo e divertido, bem gostoso de acompanhar.
    Tendo essa diversidade fica ainda melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Como acontece com qualquer livro de contos, é quase impossível se agradar de todos, mas dessa vez não encontrei nenhum conto ruim, alguns são ótimos e outros mais mornos. Mas fica aqui o destaque para "Amor é o Ultimo Recurso" do Jon Skrovon que é de longe o conto mais genial deste livro. Achei bacana também que autores como Cassandra Clare conseguiram trazer contos de amor sem perder a essência sobrenatural de suas histórias! Ah e não posso esquecer toda a representatividade e diversidade presente neste livro de maneira totalmente madura e coesa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid!
      Fico feliz que tenha gostado, também achei mais estável, porém gostei.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy!
    Como adoro contos, gostaria muito de ler esse livro, que me parece ser muito gostoso de ler , ainda mais que fala de amor e o amor no verão, uma duplinha bem interessante, também gostei muito de saber que tem diversidade de temas, melhor ainda! Adoraria ter a oportunidade de ler!

    ResponderExcluir
  4. ola
    Rudy
    por ser um livro de contos não há muito o que resenhar não é mesmo ? legal que aborda temas diferenciados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      Até tem muito que resenhar, mas ficaria cansativo resenhar os contos todos.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy! Já li esse livro e amei, curto muito um livro de contos e desse gostei ainda mais justamente por ter temas bem variados. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Também imaginei grandes contos já que reúne alguns nomes conhecidos. Ainda assim a temática e a inclusão da diversidade torna o livro interessante. Legal a dica de ler um conto por dia. Também costumo fazer isso.

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito de ler contos, os únicos que leio é aqueles que fazem parte de uma série central. Mas tenho vontade de ler ele, pois já vi vários comentários positivos sobre o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      Já eu sou apaixonada por contos.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Esse livro éum dos desejados. Gosto muito da capa e espero vir a ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Vi alguns vídeos onde apontavam esse livro como leitura, mas não tive curiosidade para pesquisar sobre o que tratava, agora que sei, fiquei curiosa e gostaria de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      Uma leitura muito agradável.
      Boa sorte.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Oi, Rudy! Que delícia de livro! Adoro contos tbm. E que bacana essa diversidade de assuntos.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy