14/06/2020

RESENHA #30 - “ATRÁS DO CRIME” (LITERATURA NACIONAL) - CRISTIANE KRUMENAUER


LIVRO:  “ATRÁS DO CRIME” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: CRISTIANE KRUMENAUER
EDITORA: GIOSTRI
PÁGINAS – 186
  EDIÇÃO 2016
CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA
ASSUNTO: ROMANCE POLICIAL
ISBN: -   978-85-8108-677-4

Atrás do Crime

PRIMEIRO PARÁGRAFO: “OS CABELOS LONGOS E LEVEMENTE ONDULADOS BALANÇAVAM AO VENTO ENQUANTO ELA SE DESPIA, VAGAROSAMENTE, DIANTE DO ESPELHO. BAIXOU UMA ALÇA DO VESTIDO VERDE, DEPOIS A OUTRA. ATREVIDA, FOI ABRINDO O LONGO ZÍPER LATERAL, REVELANDO AS PERNAS BRANCAS E TORNEADAS. ELE NÃO SE MOVIA. PREFERIA FICAR ALI, SENTADO, OBSERVANDO CADA DETALHE DAQUELE CORPO ESPLENDOROSO. O VESTIDO CAIU POR COMPLETO. ELA FEZ UMA EXPRESSÃO DE INOCENTE, COMO QUEM NÃO PREVISSE QUE AQUILO ACONTECERIA. EM SEGUIDA, OLHOU PARA ELE, PROVOCANDO-O ENQUANTO ABRIA O SUTIÃ PRETO E TIRAVA A CALCINHA. AGORA, O COLAR VALIOSO DE ESMERALDAS ERA A ÚNICA COISA QUE PERMANECIA EM SEU CORPO. AQUELE JOGO DEIXAVA-A EXCITADA. AINDA ASSIM, ALBERTO NÃO SE MOVIA. CONTINUAVA SENTADO, TRAGANDO SEU CHARUTO PRAZEROSAMENTE.”


CITAÇÃO:

“[...] O coração do filho, diante de tanta pobreza e sofrimento da mãe, vacilou por alguns segundos. ‘Viver era duro’, essa era outra lição que logo a vida lhe ensinaria.” (pág. 13)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma parte do rosto e dos ombros de uma mulher com um colar de esmeraldas no pescoço.
A capa é um tanto escura.
Capa: Angela Leão.

NOTA: 4,50  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas mediana.
Conteúdo: dedicatória; pensamentos bíblicos; e, cinquenta e dois capítulos numerados em romano.
Diagramação simples, porém eficiente.
Diagramação: Angela Leão.

NOTA: 4,50 DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em terceira pessoa unipresente em todos os eventos narrados e diálogos complementares que trazem uma leitura m ais abrangente.
A linguagem é bem atual, moderna, embora seja simples, sem grandes termos diferentes, é envolvente e instigante.
Alguns pequenos erros de correção que não atrapalha a leitura.
Revisão final do texto: Giostri Editora Ltda.

NOTA: 4,50 DE 5,00

CITAÇÃO:

“Essa sua filosofia, na verdade, não estava relacionada apenas com a sua consciência. Era também uma questão de lógica. Os assassinatos, em geral, provocam ainda mais tumulto. Sempre havia um parente disposto a tudo para fazer justiça, fosse por vias legais, fosse com as próprias mãos. O sentimento de vingança era um dos mais fortes que conhecia e superava, inclusive, o amor e a paixão. O vingador não descansava nunca e estava sempre atento a destruir seu adversário. Mesmo os mais covardes, diante da perda violenta de um ente querido, tornavam-se como homens-bomba – uns suicidas capazes de dar a própria vida somente para acabar com os assassinos de uma familiar ou amigo.[...]” (pág. 99)

SINOPSE:

“Ele é possuidor de uma mente impressionante. No crime organizado, planeja todos os caminhos da droga: desde a sua origem, na fronteira, até sua chegada e posterior distribuição em São Paulo. Conhecido também como o Mestre da Logística das Drogas, age e não deixa rastros, a menos que seja isso que deseje. Contudo, chega o dia em que encontra um rival à altura: o agente federal Giorgio está em seu caminho. Ainda assim, é a complexidade da vida que acaba se mostrando mais desafiadora para esses dois homens. Em se tratando de crime, a paixão e o temor podem ser fatais. O crime nunca vem só. Há vida e morte bem atrás dele.”

CITAÇÃO:

“-Minhas queridas, vocês duas são tão jovens! Nem uma coisa, nem outra. O paraíso não deve estar em outra pessoa, mas em si mesma! Se dependerem de outro alguém para se sentirem nas nuvens, então, o que farão quando estiverem sozinhas? Pergunto porque é isso que vejo: vejo vocês duas sozinhas, especialmente você, Clara. Também vejo a frustação que sentem diante da solidão.” (pág. 138)

“-A solidão é necessária para não cairmos numa rotina. [...]” (pág. 138)

“-A rotina pode ser o futuro de qualquer casal. A novidade existe no início e é tão fácil amar o que não conhecemos... Todavia, o tempo é a grande prova dos relacionamentos. Nenhuma máscara resiste a ele. [...]” (pág. 138)

RESUMO SINÓPTICO:

GIULIANA SALETTI filha de pai italiano e mãe brasileira, morava em SP, mas passava muito tempo na Itália. Envolveu-se com GIANINI o grandão chefe da máfia italiana. Ele a introduziu no crime e ela passa a ser responsável pelo tráfico de drogas em SP. Gianini acabou de ser preso nos EUA pelo FBI e ela está triste e arrasada, porém tem de continuar com as operações de tráficos e lavagem de dinheiro através dos inúmeros hotéis de quem é dona.
ALBERTO PASSOS DE ALMEIDA mora em uma mansão em SP com a mãe e o irmão problema ALEXANDRE, envolvido em pequenos assaltos, sequestros e invasões. Alberto é conhecido como o MESTRE DA LOGÍSTICA DAS DROGAS e é o responsável por todas as operações relacionadas às drogas, da confecção à entrega na organização de Giuliana, é seu braço direito. É meticuloso, inteligente, cuidadoso e está fora do radar da polícia, sem ter nada em seu nome, não tem conta em banco, cartões, nada. Seu ponto fraco: Giuliana; aguarda que um dia ela o veja de outra forma além de seu homem de confiança para levar as transações adiante.
GIORGIO é Policial Federal e mora em Porto Alegre com a esposa ABIGAIL e o enteado Jeferson de 11 anos. É considerado um dos agentes mais importante da Polícia Federal pelas diversas apreensões de droga que já fez, todas com sucesso. É convidado pelo Superintendente de São Paulo, João Carlos, para tentar desbaratar a quadrilha que leva as drogas para São Paulo. Giorgio recebe a notícia com cautela, porque sabe que tem muito mais coisas envolvidas nesse convite e há um vazamento dentro da polícia federal paulista, tem receio pela mulher e enteado, ainda assim, aceita o convite porque quer resolver a questão do tráfico.
Alberto sabe que Giorgio é tão inteligente quanto ele e precisa tirá-lo do caminho de um jeito ou de outro.
Após a morte, assassinato,  do ‘piloto’ da organização do tráfico na Amazônia, Giorgio descobre que tem muito mais coisas que tem facilitado o trabalho da organização e precisa salvar os inocentes dessa história, inclusive sua família e descobrir quem está vazando as informações para o conglomerado das  drogas.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Gosto muito de romances policiais e quando bem escritos, ainda mais. A autora soube criar um enredo que bem poderia ser uma história real, principalmente pelos detalhes bem descritos e que dá para  ver o quanto de pesquisa a autora fez para poder escrever um romance crível.
Gostei dela ter colocado como pano de fundo cidades brasileiras, acho que enfatiza nosso Brasil e aqui em específico, mostra como as rotas dos crimes organizados fazem toda distribuição das drogas no Brasil e até no exterior.
Mesmo tendo muitas personagens no livro, todas são bem descritas, tem personalidades próprias e mesmo as personagens secundárias, são de grande importância para todo enredo. É quase como se fosse duas histórias em uma, porque além de ter que desmantelar a organização criminosa, tem de descobrir quem está fazendo os vazamentos dentro da polícia federal, achei sensacional.
E apesar de não ter grandes rompantes durante a história, um poucos ápices de suspense, a leitura é bem agradável e prende do início ao final, porque ficamos tão ligados em tentar descobrir toda a trama e vale a pena, porque o final não é de se imaginar de forma alguma, achei bem inteligente da parte da escritora.
A meu ver poderia ter um pouco mais de trechos de ação e contendas, já que é um romance policial que envolve uma organização criminosa, o que não quer dizer que o livro não é bom, é excelente, só que a autora optou por uma escrita mais direta e enxuta.
Sinto cada vez mais orgulho de autores nacionais que sabem desenvolver um bom enredo, capaz de conquistar o leitor.
Recomendo a leitura!

NOTA : 4,80   DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTORA:

Foto -Cristiane Krumenauer


CRISTIANE KRUMENAUER é autora de O preço de uma vida; A Máscara de Flandres; Atrás do Crime; uma série intitulada Contos da Namíbia; Chamas da Noite; e Memória, Imaginação e Narração (NEA, 2014). É formada em Letras pela Unisinos, especialista em Literatura pela UFRGS e mestre em Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem pela UniRitter Laureate International Universities.
A autora gaúcha muda-se a cada dois anos, o que lhe propicia conhecer diferentes culturas não só de norte a sul do Brasil, como também internacionais – resultando em experiências que acabam refletidas em sua produção literária.
Em 2015, a autora residiu em Windhoek, Namíbia, vindo a colher histórias de pessoas de diferentes tribos da África. Desde então, a questão do preconceito toca no cerne do seu suspense, com obras que instigam o leitor a refletir sobre as mazelas sociais e sua relação com o crime.

CHEIRINHOS


RUDY




17 comentários:

  1. Olá Rudy! Essa é primeira vez que vejo falar desse livro, curto muito um romance policial, essa sua resenha me deixou bastante curiosa em conferi tudo que foi dito aqui. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Vale a pena ler, é um ótimo romance policial.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá Rudy!
    Também adoro um bom romance policial, não conhecia esse livro e fiquei imensamente interessada em ler o livro na íntegra, fiquei curiosa com o final não esperado! Realmente nossos autores Nacionais esta cada dia melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Vale a pena a leitura.
      Nossos autores nacionais estão me surpreendendo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Oi, Rudy
    Nossa obrigada por apresentar mais uma autora nacional.
    Pelo jeito ela se dedica muito em pesquisa para trazer belos detalhes e culturas diferentes nas suas histórias.
    Adorei o enredo do livro, espero poder ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana!
      Fiquei impressionada, sabia? Muito bem pesquisado mesmo, vale a pena.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Deve ser um romance muito envolvente!
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, miga
    Não conhecia o livro, mas quero ler mais policiais e sendo nacional, melhor ainda.
    Interessante falae sobre tráfico. Nunca li nenhum livro que falava.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Nunca tinha lido também sobre o tráfico e gostei muito.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. ola Rudy
    não conhecia esse livro ,parece muito bom .Tambem gosto de tramas policiais e que legal que a literatura nacional está cada dia mais sendo mais conhecida por todos nos
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      Já há muitos anos acopanho a literatura nacional e é fantástica, me surpreende várias vezes.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, ele parece ser bem interessante, principalmente para um gênero romance policial que ainda não tive contato antes. Vou adicioná-lo a minha lista para leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      ébom, se puder, leia.
      Força e fé!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Oi, Rudy! Romance policial é um dos meus gêneros favoritos. Adoro essa abordagem sobre organizações criminosas e tantos elogios ao livro me fez ficar super curiosa para conhecer.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy