25/07/2020

RESENHA #36 - “SE NÃO FOSSE POR VOCÊ, EU NÃO ESTARIA AQUI” (LITERATURA NACIONAL) - DIVERSOS


LIVRO:  “SE NÃO FOSSE POR VOCÊ, EU NÃO ESTARIA AQUI” (LITERATURA NACIONAL)
SUBTÍTULO: “CARTAS PARA QUANDO EU ERA ADOLESCENTE”
AUTOR(es): DIVERSOS
EDITORA: SEGUINTE
PÁGINAS – 102
  EDIÇÃO 2020 (EBOOK)
CATEGORIA: JOVEM ADULTO
ISBN: -  B08CK5BTXD

Se não fosse por você, eu não estaria aqui


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Vermelha com letras brancas e envelopes de cartas.

NOTA: 4,50  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

Como o livro foi lido em ebook, não dá para falar muito sobre a diagramação, apenas que os textos tem título, conteúdo e ao final, fala um pouco sobre cada escritor.

NOTA: 4,00 DE 5,00

- ESCRITA:

A escrita é em primeira pessoa por todos os escritores, já que estão escrevendo para si mesmos.
De um forma geral todos são de fácil entendimento, alguns engraçados, outros mais sérios, todos falando sobre algo que faz o leitor de identificar de alguma forma.

NOTA: 4,20  DE 5,00

SINOPSE:

“Se você pudesse mandar uma carta para si mesmo quando adolescente, o que diria? Convidamos os participantes da quarta edição da Flipop a fazer exatamente isso, e o resultado você encontra nesta coletânea gratuita.

A adolescência é um período cheio de descobertas, mudanças e escolhas — algumas sem grandes consequências, outras absolutamente determinantes na nossa vida. Imagine poder reencontrar quem você foi na adolescência e poder dar conselhos (ou spoilers!) que só alguém que sabe como a história termina pode dar.
A Editora Seguinte convidou os participantes da quarta edição do Festival de Literatura Pop (Flipop) a escreverem uma carta com tudo o que diriam para eles mesmos quando adolescentes. O resultado é uma reunião de testemunhos honestos, ora repletos de humor, ora de angústia, ora de alívio — mas sempre carregados de sentimentos. Algumas mensagens trazem conselhos aparentemente banais, como olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, outras pedem que nada seja feito de forma diferente. Seja como for, essas vinte e seis cartas mostram que a adolescência é muito mais do que só uma fase — é por ter passado por ela que chegamos aqui hoje.”


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR(es):

Acredito que todos que acompanham o blog sabem da minha paixão pelas cartas e quando vi esse livro e que estava disponível gratuitamente para leitura, tive de ler para entender a proposta que por sinal, achei bem original. Você já escreveu alguma carta para você mesmo? Uma carta para seu eu adolescente? O que diria a si mesmo? Não é uma ideia catártica e inusitada? Pois foi o que achei...
Confesso que já escrevi cartas para mim no futuro. Nos meus diários tem várias com muitos alertas para quando ficasse mais velha, mas ao contrário, nunca fiz, mas farei...
O bom do livro é ver o que cada um disse a si mesmo no passado, as orientações, os conselhos, as lembranças, achei tudo encantador, embora tenham algumas cartas um tanto melancólicas, digamos assim, a maioria me fez rir, muita coisa hilária. E como são  cartas de poucas páginas, dá para ir se deliciando com a leitura aos poucos ou como eu, li tudo de uma vez rapidinho, agora estou relendo uma por dia.
Fato é que se  você está aí na quarentena com um tempinho disponível e com vontade de ler algo interessante, recomendo a leitura.

NOTA : 4,30 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para ILUSTRAÇÃO DE SMILES



SOBRE O AUTOR(es):

Tem diversos autores, alguns mais conhecidos e outros nem tanto, mas participaram dos eventos da FLIPOP  interativa.
Como são muitos os autores, vou falar apenas do que está no skoob, ok?

ALEC SILVA

Foto -Alec Silva

Apaixonado por dinossauros e mitologia grega, começou a escrever motivado por Jurassic Park, mas o primeiro livro, Ariane, escrito em 2007, bebeu da lenda de Eros e Psiquê. Desde então, acumulou mais de 40 livros, dezenas de contos e um milhar de poesias, a maioria descartável, mas que o amadureceu como escritor. Publicou Zarak, o Monstrinho em 2011, inaugurando o gênero autobiográfico fantástico; em 2013, apresentou A Guerra dos Criativos, o que resultou em projetos ambiciosos, iniciando oficialmente o que ele chama de Lordeverso, que já conta com algumas obras.



CHEIRINHOS


RUDY



22 comentários:

  1. Também pude aproveitar o livro gratuito na Amazon, e foi uma agradecida surpresa, não tenho o hábito de ler livros sobre "perspectivas do passado" ou algo assim, mas a maneira que os autores puseram no livro trouxe bons momentos de reflexão e nostalgia.
    O que mais gostei é que não falou apenas do passado, mas também do presente, sobre o que podemos ainda mudar, fora os conselhos de vários nomes da literatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid!
      Bem assim mesmo, porque estamos no presente e o autor dá dica para seu eu no passado.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Bom dia,
    Como vai?
    Adoro a ideia de cartas também. Por que não escrever uma carta para você mesmo do futuro? Ou para alguém que você ama?

    Beijos e tenha uma excelente semana
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro!
      Uma ideia muito boa.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Oi, Rudy
    Eu achei essa idea legal de todos os participantes da Flipop escrever cartas para seu eu adolescente.
    Ainda não li, mas quero muito poder ler em breve.
    Se tem algumas cartas que fazem sorrir estou dentro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana!
      Tenho certeza que vai adorar.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Oi, Rudy! Tudo bem?
    Eu também nunca escrevi cartas para a 'Cássia do passado', mas deixo algumas anotações para a 'Cássia do futuro'. Achei a proposta dessa obra muito interessante. Se tiver uma oportunidade, irei lê-lo.

    Beijão
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia!
      É bem terapeutico.
      Obrigada pela visita.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. A premissa do livro é diferente e original. Essa ideia de escrever uma carta para o eu do passado é bem intrigante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      É muito bom, cada um tetm sua história.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. OLá Rudy!
    Achei muito legal a idéia de escrever uma carta para nosso eu do passado, confesso que nunca tinha pensado nisso e nunca escrevi uma carta para mim mesma! Fiquei com vontade de ler o livro pena que não consegui pegar ele na gratuidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Lucia!
      Que pena, mas se puder, leia.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Oi, miga
    Pela sua resenha deu pra ver que é bem legal o livro.
    Também baixei, logo irei ler.
    Amo cartas. Escrevi algumas para meu futuro também.
    E bom por o papo em dia e se for pra nós mesmo tem mais carinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      É mesmo e é bom rever o que pensamos quando escrevemos.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Olá Rudy! Eu também baixei esse livro no dia que estava gratuito, já tinha achado ele bem interessante pelo título e sinopse, agora então depois de ler essa sua resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi, nunca escrevi uma carta pra mim mesma. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Leia, é rapidinho.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Achei bem legal a proposta do livro. Eu confesso que nunca escrevi para mim, nem o eu do passado e nem mesmo o do futuro. Acredito que é uma experiência válida, acho que aprenderíamos muitas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Toda certeza, tenta.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. ola .
    a trama é bem legal ,nunca pensei nisso em escrever para o meu passado e nem para o eu no futuro
    nas já estou pensando aqui que conselhos eu daria para mim no futuro
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      É bom ler e tentar...kkkk
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Oi, Rudy! Achei super bacana a proposta do livro. Já escrevi uma poesia para o eu do futuro, seria interessante escrever para o passado tbm.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy