28/11/2020

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #100 - JAYANE MIRANDA - Como ser grato pode ajudar em sua vida emocional

 Olá alegres e felizes!





Como ser grato pode ajudar em sua vida emocional

Na correria do dia a dia, uma das últimas coisas com que nos preocupamos é o impacto da rotina na nossa saúde emocional. Aliás, quase nunca ouvimos falar em “saúde emocional”, pois pensamos que só o que importa é a saúde biológica.

Ocorre, porém, que muitas doenças somáticas só se desenvolvem por uma baixa da imunidade, o que por sua vez pode derivar da nossa vida emocional. Ou seja, ser pessimista ou ficar estressado acima do normal piora nossa resistência.

Isso para não falar das doenças não somáticas, como as psicológicas. Em muitos casos elas não passam do próprio desenvolvimento da baixa autoestima e de casos de pessimismo e melancolia crônicos.

Se unirmos a importância do emocional com nosso estilo de vida atual, especialmente de quem mora nas grandes cidades, então chegaremos a um nível de preocupação que beira a questão da saúde pública.

São os meios de transporte, o excesso de trabalho, a poluição do ar, a sonora e até a informacional (lemos muito sem nenhum critério), além de medos e receios quanto à violência urbana.

Dependendo do ponto de vista, o cenário pode ser desolador. Contudo, se não há nenhuma previsão de como essa conjuntura toda pode ser mudada, tem algo que você pode fazer agora mesmo, sem precisar pedir licença a ninguém: mudar a si mesmo.

É aí que entra o papel da gratidão, que vai ser o tema central deste artigo. Sim, o pensamento positivo pode ser tão importante que merece destaque no meio desses desafios todos que acabamos de mencionar.

Nesse sentido, a felicidade ou autorrealização depende muito mais da nossa perspectiva do que de fatores externos.

Então, se você quer compreender como é possível ser mais grato (mesmo em meio às maiores dificuldades do dia a dia), e como isso pode trazer benefícios emocionais desde já, basta seguir adiante na leitura.

Afinal, o pensamento positivo muda algo?

É comum alguns terem certo preconceito sobre o famoso “pensamento positivo”. Especialmente porque houve uma recente banalização desse conceito, como se pensar positivo pudesse, por exemplo, deixar alguém rico da noite pro dia.

Mas não é verdade que isso está associado apenas à riqueza, trabalho ou ao mundo de uma agência de empregos temporários e de oportunidades práticas da vida. No fundo, pensar positivo é algo mais abrangente, que envolve até questões médicas.

Recentemente dois estudos deixaram isso bastante claro, um deles realizado nos EUA, o outro na Holanda. O primeiro durou oito anos, e contou com a equipe da Universidade de Harvard, uma das mais conceituadas do mundo.

O foco estava na saúde do pulmão, e trouxe um resultado incrível: uma pessoa que se estressa demais pode ter os mesmos efeitos pulmonares do tabagismo. Ademais, fumantes otimistas podem ser mais saudáveis do que aqueles que sofrem de pessimismo crônico.

A pesquisa holandesa contou com o Instituto Delfland de Saúde Mental, e durou nada menos que quinze anos. Ali os resultados foram ainda mais dramáticos, já que o foco recaia sobre doenças do coração.

Na prática, como esse tipo de pesquisa costuma ter acesso à rotina de hospitais, centros cirúrgicos e até redes de UTI móvel, é possível obter resultados bastante precisos. Como o fato de que pessoas positivas têm 55% menos chances de ter doenças cardíacas.

Além disso, a ocorrência de derrames e infartos também se mostrou muito maior nas pessoas que podem ser consideradas “negativas”, como aquelas que não conseguem exercer a gratidão como modo de equilibrar sua vida emocional.

Também não se pode dizer que isso se deva ao fato de que otimistas se alimentem melhor, ou se exercitam mais. Na verdade, boa parte da questão está focada nos hormônios, que são fortemente impactados por nossas emoções.

Artes, artesanato e manualidades afins

Quando se fala em gratidão, talvez a primeira coisa que venha em mente seja nossos pais, avós ou responsáveis dizendo que devemos praticar a educação de agradecer por algo. Porém, no contexto em que estamos falando aqui, não se trata apenas disso.

Antes de darmos dicas propriamente emocionais, é preciso lembrar que alguns exercícios e manualidades podem ajudar e muito. Por exemplo, fazer etiquetas adesivas personalizadas nas horas vagas, depois do expediente de trabalho.

Quem gosta de desenhar e de lidar com artes pode ver nisso mais do que um hobbie, tornando a rotina menos pesada. Ao aliviar o estresse causado durante o dia, sua vida emocional vai sair beneficiada, e o exercício de gratidão fará mais sentido.

Outro exemplo prático e bastante acessível hoje é o de buscar maneiras mais sustentáveis de ver a vida. Você pode plantar hortinhas em casa, por exemplo, e com um sistema de captação de água da chuva tornar essa prática uma verdadeira terapia.

Ao travar contato com a natureza deste modo (percebendo o ciclo entre você plantar, a chuva regar e depois você e as pessoas que moram com você se alimentarem daquilo), sua visão de mundo vai mudar, mitigando o egocentrismo e o vitimismo naturais.

O poder de dar um presente ou lembrancinha

Pode parecer genérico demais, ou mesmo um clichê, mas não é possível ser otimista sem abrir os olhos para o mundo. Ou seja, é preciso sair do famoso hábito de nos focarmos apenas em nós mesmos.

Nem se trata de algo ligado ao caráter, o que aliás poderia aumentar o sentimento de culpa e prejudicar a saúde emocional. A verdade é que, se há pessoas em situação melhor do que você, o oposto também é verdadeiro.

Um exercício de gratidão diante do fato de que sua vida talvez não esteja tão ruim quanto a de pessoas próximas, pode começar com pequenos gestos. Por exemplo, juntar coisas que você não usa mais e dar de presente, numa sacola retornável ou caixa.

Isso pode ir desde roupas que ajudem pessoas em situação de vulnerabilidade social, até pequenas gentilezas diárias, com pessoas que trabalham ou moram com você. Ser grato por meio da prática é um dos melhores remédios que há, além de ser contagiante.

Como fazer algo diário que me ajude?

Se na dica anterior aprendemos um modo de ser grato às coisas ruins que não acontecem com a gente, que tal focarmos também nas coisas boas que ocorrem?

A dica de ouro é se convencer de que a alegria está nos detalhes. Ou seja, não é preciso acontecer algo espetacular, como ganhar em jogos de aposta, para que a vida se torne algo que faça sentido.

Na verdade, sair para trabalhar e voltar em segurança já pode merecer nosso reconhecimento. Um modo prático de exercer a gratidão para que esse tipo de coisa não passe despercebido é passando um tempo sozinho.

Às vezes, basta descer alguns pontos antes do local de trabalho e ir caminhando. Se você não vai de condução pública ou não gosta da região, busque na empresa ou em um local próximo um cantinho de descanso após o almoço, para a famosa sesta.

Locais com fontes de água, jardim vertical e bastante luz natural podem ser um verdadeiro oásis no meio da correria, e contribuem para o equilíbrio emocional.

Atividades eventuais e socialização

Além de uma caminhada diária ou de uma sesta que você pode fazer toda tarde, há outros hábitos e exercícios esporádicos que ajudam na concentração.

Não é preciso dizer como uma clinica de acupuntura pode ajudar nisso. Outras atividades que você pode fazer com intervalos semanais/quinzenais são:

  • Esportes;

  • Artes marciais;

  • Danças;

  • Artes cênicas;

  • Pilates;

  • Meditação;

  • Ioga;

  • Entre outros.

Além disso, elas trazem algo importante: a socialização com pessoas otimistas e agradecidas. É isso mesmo, rodear-se de pessoas assim vai fazer toda diferença, pois, como dizem, nós somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos.

Como nem sempre é possível selecionar as pessoas com quem vamos lidar no trabalho (ou até mesmo em casa), matricular-se em alguma atividade presencial pode ser uma ótima chance para conviver com pessoas melhores.

Quando procurar ajuda especializada?

Finalmente, não é possível falar nesses assuntos sem recordar que, caso você esteja passando por níveis extremos de estresse, angústia e ansiedade, talvez seja a hora de buscar ajuda profissional.

Nada pode substituir uma clínica de psicologia quando o assunto chega a esse ponto. Um indício claro dele é a produtividade, pois problemas todo mundo tem. Mas se você não consegue resolver os seus a ponto de ser improdutivo, então fique atento.

Com isso vemos como a gratidão pode ajudar na nossa vida emocional, tirando-nos de uma zona de egocentrismo, vitimismo e insatisfação constantes. O que melhora nossa autoestima e até mesmo nossa saúde e qualidade de vida.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy






8 comentários:

  1. ola
    realmente ter um pensamento positivo faz uma grande diferença .
    devemos sempre tambem ser gratos por tudo
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    Acredito sim que o pensamento positivo ajuda em geral a viver bem melhor, assim como ser grato sempre por cada uma das coisa simples que temos, que é o que realmente importa nessa vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rudy
    Pensar positivo, ser otismista e grato ao que temos nos ajuda muito a superar obstáculos e até doença, além de prevenir algumas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rudy
    Já imaginava que pensar positivo era bom, mas nunca pensei que pode trazer muitos benefícios. E ainda aliado com boa alimentação, exercícios fica melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. OLá Rudy!
    Realmente ser otimista e ter sempre pensamentos positivos pode ajudar muito na nossa vida!

    ResponderExcluir
  6. Pequenas coisas somadas têm um impacto grande na nossa qualidade de vida, por isso sempre tento fazer uma coisinha ou outra para ajudar. Boas dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy!
    Amei o post, e concordo totalmente, ser grato ajuda e muito a vida emocional.
    Amei as dicas, vou anotá-las e tentar colocá-las em pratica.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Numa breve passagem - com mensagem colada - a fim de poder chegar a todos. Desejando que todos se encontrem bem de saúde. Obrigada a todos por não me terem “abandonado” Voltando, conforme o tempo me permitir. :)
    --
    “ Liberdade hipócrita ”
    -
    Beijo e um excelente Fim de Semana;-Prolongado.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy