20/12/2020

RESENHA #56 - “UM ESTUDO EM VERMELHO” - ARTHUR CONAN DOYLE

 

LIVRO:  “UM ESTUDO EM VERMELHO”

SUBTÍTULO: “SHERLOCK HOLMES”

TÍTULO ORIGINAL: “A STUDY IN SCARLET”

AUTOR: ARTHUR CONAN DOYLE

TRADUTOR: MONIQUE D’ORAZIO

EDITORA: PRINCIPES

 PÁGINAS – 174

  EDIÇÃO 2019

CATEGORIA: FICÇÃO INGLESA

ASSUNTO: MISTÉRIO/SUSPENSE/POLICIAL

ISBN: -    978-85-9431-810-7




PRIMEIRO PARÁGRAFO: "EM 1878, OBTIVE MEU DIPLOMA DE DOUTOR EM MEDICINA NA UNIVERSIDADE DE LONDRES E SEGUI PARA NETLEY, A FIM DE FAZER O CURSO PRESCRITO PARA CIRURGIÕES DO EXÉRCITO. APÓS COMPLETAR MEUS ESTUDOS LÁ, FUI DEVIDAMENTE INCORPORADO AO QUINTO REGIMENTO DE FUZILEIROS DE NORTHUMBERLAND COMO CIRURGIÃO ASSISTENTE. MA ÉPOCA, O REGIMENTO ENCONTRAVA-SE ESTACIONADO NA ÍNDIA E, ANTES QUE EU PUDESSE ME JUNTAR A ELE, IRROMPEU A SEGUNA GUERRA AFEGÃ. AO PORTAR EM BOMBAIM, DESCOBRI QUE MINHA UNIDADE AVANÇARA PELOS DESFILADEIROS E QUE JÁ ESTAVA PROFUNDAMENTE EMBRANHADA NO PAÍS INIMIGO. SEGUI, ENTRETANTO, NA COMPANIA DE MUITOS OUTRO OFICIAIS EM SITUAÇÃO IGUAL À MINHA, E ALCANCEI CANDARR EM SEGURANÇA, ONDE ENCONTREI O REGIMENTO E, DE IMEDIATO, ASSUMI MINHAS NOVAS FUNÇÕES."

 

CITAÇÃO:

 

“[...] Tenha certeza, chega um momento, é preciso esquecer algo que, para cada adição de conhecimento, é preciso esquecer algo que já era sabido antes. É da maior importância, pois, não ter fatos inúteis chocando-se com os úteis.” (pág. 23)

 

“-Leia sobre ele; você realmente deveria. Não há nada de novo sob o sol. Tudo já foi feito antes.” (pág. 42)

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Toda Vermelha com negativo de esboço da lateral do rosto de Sherlock Holmes.

Projeto gráfico: Project Nine Editorial.

 

NOTA: 4,50 DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

As folhas são levemente amareladas com letras pretas medianas.

Conteúdo: sumário; duas parte: parte um com sete capítulos numerados e com títulos, e, parte dois com sete capítulos numerados e com títulos.

A divisão das partes é envolta em uma moldura.





Projeto gráfico e revisão: Project Nine Editorial

 

NOTA: 4,80 DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em 1ª pessoa por Dr. Watson.

A linguagem é de fácil entendimento, mesmo sendo do século XIX e alguns termos ingleses que dá para se compreender durante a leitura.

Tradução muito bem feita e sem erros de ortografia.

Revisão: Project Nine Editorial.

 

NOTA: 4,90  DE 5,00

 

CITAÇÃO:


“-Para uma grande mente, nada é pequeno – comentou Holmes, sentencioso.” (pág. 74)

 

 

 

SINOPSE:

 

“Holmes é chamado para solucionar o caso de um homem que foi encontrado morto, com uma expressão de terror, mas que não apresenta ferimentos, apenas manchas de sangue pelo corpo.

“Um estudo em vermelho” marca o início da trajetória de sucesso do maior detetive da literatura mundial: Sherlock Holmes. Publicado originalmente na revista Beeton's Christmas Annual em novembro de 1887, foi finalmente lançado em formato de livro em julho de 1888. A obra narra o primeiro encontro do detetive com seu fiel amigo Dr. Watson, imersos em mais um intrigante mistério a ser solucionado. A minúcia da narrativa permite ao leitor conhecer os costumes da época e os acontecimentos históricos, enriquecendo a trama do caso. Com um desfecho que deixará os leitores sem ar.”

 

CITAÇÃO:

 

“-Já lhe expliquei que o que está fora do comum geralmente é um guia e não um obstáculo. Na resolução de um problema desse tipo, o ponto decisivo é poder raciocinar do fim para o começo. É um trunfo muito útil, e muito fácil, mas pouco praticado. Nos assuntos cotidianos, é mais útil raciocinar para frente, de modo que o outro tipo de pensamento acaba negligenciado. Há cinquenta pessoas que conseguem argumentar de forma sintética, para uma que raciocina de forma analítica.

-Confesso – disse eu – que não o entendo bem.

-Eu não esperava que entendesse. Deixe-me ver se posso tornar mais claro. A maioria das pessoas, quando você lhes descreve uma série de acontecimentos, vai dizer qual seria o resultado. Conseguem juntar esses eventos e argumentar, a partir deles, que algo vai acontecer. Há poucas pessoas, no entanto, que, se você lhes der o resultado, seriam capazes de desdobrar, na própria consciência, as etapas que levaram até ele. É a esse poder que me refiro quando falo em raciocinar do fim para o começo.” (pág. 168)

 

RESUMO SINÓPTICO:

 

Dr. WATSON é médico da Universidade de Londres e incorporado ao regimento dos fuzileiros como cirurgião assistente. Acaba levando um tiro no ombro e pegando febre tifoide, retorna à Inglaterra. Estava com pouco dinheiro à procura de uma pensão para morar, quando encontra um ex-colega que o apresentou a SHERLOCK HOLMES, para dividirem um apartamento na BAKER STREET 221B.

TOBIAS GREGSON é o mais astuto dos oficiais da Scotland Yard e trabalha com o investigador particular LESTRADE. Acontece um assassinato em Brixton Road que eles estão intrigados, porém não conseguem resolver. Enviam uma mensagem para Holmes ir encontra-los e auxiliá-los em como desvendar o mistério.

Holmes atende o pedido mais por curiosidade, porque sabe que irá desvendar o mistério do assassinato, entretanto, os créditos ficarão para a Scotland Yard e Lestrade, mas isso não o preocupa. O que importa para ele é mostrar que seu método dedutivo e que é melhor do que qualquer um deles.

Watson fica impressionado com a forma como Holmes chega às suas conclusões de forma dedutiva e simples. Faz uma lista sobre os conhecimentos de Holmes e como são úteis na resolução dos casos. A conclusão é algo surpreendente e inesperado, todos ficam chocados como Holmes consegue elucidar o crime e descobrir o por quê...

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

 

O exemplar é o primeiro livro que traz Sherlock Holmes e como conheceu seu eterno ‘escudeiro’ e assistente, Dr. Watson. Mesmo que a combinação de ambos seja improvável, acabam se entendendo e se dando bem.

Mostra os grandes defeitos de Holmes e também toda sua genialidade em termos de dedução e conhecimento de várias ciências que o levam a conexões que parecem improváveis para os ‘meros mortais’, entretanto fazem todo sentido para elucidação dos crimes.

O livro é tão envolvente que quando pensamos que não, já terminou com todas as pontas amarradinhas e sem dar margem a qualquer questionamento sobre os pontos elencados por Holmes de forma tão crível que não há contestação.

O mistério aparentemente simples, se mostra intrincado, porque remete há fatos acontecidos há mais de 20 anos e fala sobre a obstinação de um homem apaixonado em tentar vingar a morte de sua amada há tantos anos atrás.

Outro fato importante é a contextualização histórica do livro e que mostra um pouco do que acontecia na época de acordo com os fatos reais.

Para quem gosta de um bom mistério relacionado a crimes e para elucidação através de deduções lógicas feitas através de conhecimentos de várias áreas científicas, o livro é mais do que recomendado, ainda mais por trazer uns trechos hilários devido aos humores de Holmes.

 

NOTA : 5,00 DE 5,00








 

SOBRE O AUTOR:




 

Foi um escritor e médico britânico, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção.

Arthur Conan Doyle viveu e escreveu parte de suas obras em Southsea, um bairro elegante de Portsmouth.


CHEIRINHOS

RUDY



11 comentários:

  1. Olá Rudy!
    Não conhecia esse livro, curto muito suspense, mistério e policial, essa sua resenha me deixou bastante interessada em conferi tudo que foi dito aqui
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Li a edição da FTD lá nos tempos de escola. E vou reler em 2021 para o projeto #LendoClassicoCP.
    Vai ser bom revisitar Holmes e Watson.
    Acredito que vá curtir muito já que amo as séries de TV, baseadas nos livros

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa a sua publicação!! :)
    .
    Coisas de uma Vida
    .
    Beijo, e uma excelente noite.

    ResponderExcluir
  4. ola
    hoje mesmo estava com um livro do Sherloke Holmes em mãos . mas ainda não li nenhum livro dele mas creio que vou gostar ,porque gosto muito de suspence
    bjs

    ResponderExcluir
  5. OLá Rudy!
    Adoro um bom livro de mistérios e gosto muito dos livros do Sherloke Holmes, adorei a resenha e já quero muito ler, adoraria ler os trechos hilários devido aos humores de Holmes, gostei muito dessa observação.!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rudy
    Quero muitoooo lê-lo.
    Sou louca para ler todos do Sherlock.
    Esse tendomo Watson quando se conheceram deve ser mais legal ainda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy!
    Curto livros de mistério relacionado a crimes, e sempre tive uma certa curiosidade em ler os livros de Sherlock Holmes, mas nunca tive a oportunidade, quem sabe futuramente?!...
    Conheço os humores de Holmes através de adaptações, mas é algo que gosto muito no personagem e fico contente em saber que ele está presente em Um estudo em Vermelho :)
    Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rudy
    Amo Sherlock pelas séries e filmes que já assisti, mas não li nenhum dos livros. Gosto muito do ator Benedict Cumberbatch e recentemente Henry Cavill interpretou Holmes.
    Quero muito poder ler todos os livros, o autor é tão genial quanto seus personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que delícia ler Sherlock Holmes. Faz um tempinho que não leio nada nesse estilo e espero fazer isso logo. É uma delícia acompanhar Sherlock nas investigações.

    ResponderExcluir
  10. Acredita que nunca li um livro de Sherlock? Meu conhecimento sobre ele, se resume à série na tv que vi e revi.
    Mas pelo que pude perceber acima, esse é um livro viciante e num "instantinho", a leitura termina de tão fluída que é!
    Com certeza, espero ter a oportunidade de conferir esse e outros livros!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rudy! Eu amo os livros de Sherlock Holmes. Me divirto com suas histórias, o humor um tanto peculiar dele e a relação com o Watson. Um estudo em vermelho não é o meu preferido, mas o mistério me envolveu absurdo.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy