25/02/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #23 - JAYANE MOREIRA - Relacionamentos tóxicos e abusivos

 Olá alegres e felizes!


Matéria importante da nossa parceira.




Nem sempre um relacionamento vai bem. Muitas pessoas decidem seguir adiante e acabam enfrentando problemas bem sérios, mesmo sem perceber. Por isso, é fundamental saber identificar quando se está em uma relação tóxica e abusiva. 


Em muitos casos, as pessoas próximas não estão capacitadas a avaliar se um casal está com dificuldades, ou se um dos cônjuges pode estar sofrendo abusos. Mais do que isso, quem está dentro da relação pode achar que certas ações são normais, mesmo que não sejam. 


De fato, alguns comportamentos do parceiro podem ter a sua gravidade relativizada, o que pode trazer consequências sérias posteriormente. 


É preciso estar atento aos mais diversos sinais, pois eles podem ajudar a identificar um problema grave e, que se não for contido a tempo, pode resultar em situações delicadas. 


Tal como um atestado de saúde ocupacional garante que um colaborador está apto e nas devidas condições para assumir um cargo dentro de uma empresa, entrar em um relacionamento exige comprometimento e lucidez. 


Em muitos casos, quando duas pessoas se apaixonam, é comum que os defeitos e dificuldades de cada uma delas sejam deixados de lado, o que é perfeitamente normal em qualquer novo relacionamento. 


Com o passar do tempo, esses elementos vão surgindo e precisam ser trabalhados para não se tornarem um empecilho na construção de uma relação duradoura. 


Porém, se não há qualquer intervenção e investimento na resolução dessas questões, elas podem tomar uma forma indesejada, que vai acarretar em problemas crescentes, tornando-se uma possível relação tóxica ou até mesmo abusiva. 


Evitar esse tipo de situação, ou se livrar de uma quando já se identificou esse problema, é essencial para manter a sua saúde psicológica e a segurança física. 


Para se aprofundar mais nesse assunto de grande importância, siga na leitura deste conteúdo e entenda mais sobre os tipos de relacionamentos tóxicos e abusivos, as características que ajudam a identificá-los e como buscar ajuda. 

O que são os relacionamentos tóxicos e abusivos?

Quem está dirigindo e se depara com uma UTI móvel passando com a sirene ligada na faixa ao lado já sabe que ali existe uma situação de emergência. No entanto, outros tipos de complexidades podem ser vistas em outros ambientes, mesmo que de maneira discreta. 


Os relacionamentos tóxicos ou abusivos se tornaram mais fáceis de serem identificados nos últimos tempos, graças à facilidade de se acessar conteúdos sobre o assunto, que também ganhou maior relevância recentemente. 


De qualquer modo, para conseguir identificar se um relacionamento pode estar enquadrado em alguma das duas definições, é preciso entender mais sobre elas. 


Um relacionamento tóxico é aquele que:


  • Faz a vítima se sentir mal;

  • Se sentir presa ao passado;

  • Diminui as chances de crescimento pessoal;

  • Atua de forma mais direta no campo psicológico.


Por estar mais ligado ao campo emocional, é comum que a vítima procure uma clínica de psicologia, achando estar passando por um quadro de depressão. No entanto, com auxílio profissional, é possível perceber que há algo errado em alguma esfera de relacionamento. 


Já uma relação abusiva apresenta características diferenciadas, tais como:


  • Controle sobre o outro;

  • Insultos e xingamentos;

  • Ameaças e intimidações;

  • Desprezo e ridicularização;

  • Mentiras constantes;

  • Agressões e possessividade.


De fato, uma relação abusiva é muito mais perigosa do que uma tóxica, por apresentar situações muito mais opressoras e que podem chegar até mesmo a romper a barreira física.


No entanto, é fundamental estar atento a essas duas possibilidades, para que seja possível se livrar de problemas maiores e evitar situações bem mais sérias. 

Os tipos de relacionamentos abusivos e tóxicos

Apesar de vir à mente apenas os relacionamentos amorosos, relações abusivas ou tóxicas podem ser encontradas também em várias esferas. 


Elas podem ser identificadas em uma relação familiar, de amizade ou mesmo profissional. Por isso, saber perceber alguns dos sintomas apresentados pelo agressor e pela vítima pode ajudar a resolver o problema ou auxiliar alguém que esteja passando por elas. 


Em geral, quem apresenta um perfil tóxico costuma fazer reclamações o tempo todo, seja por meio de críticas ou de julgamentos, mas nem sempre se dá conta disso. Dessa forma, pode acabar tendo sentimentos de culpa e de infelicidade de forma constante. 


Algumas dessas características podem ser vistas em pessoas que não são tóxicas necessariamente. 


Porém, se elas são constantes e repetitivas, isso deve ser notado e despertar a atenção, tal como um adesivo de segurança, ou seja, acender um sinal de alerta. 


No caso do perfil abusivo, é comum que a pessoa se apresente prestativa e amável a princípio, e com o passar do tempo mude completamente, com ações imprevisíveis, frias e intolerantes. 


Em ambos os casos, as vítimas se mostram vulneráveis, passivas e dependentes. Por isso, quem tem experiência com esse tipo de situação sabe identificar melhor quando se depara com relacionamentos assim, e o diagnóstico se torna mais fácil. 

Como identificar relacionamentos tóxicos e abusivos

A rotina de uma pessoa é permeada de atividades, e ela pode frequentar diferentes ambientes todos os dias. Estar em casa, ir para empresa de trabalho temporário, ter aulas na faculdade são alguns exemplos do dia a dia comum. 


Como mencionado, as relações tóxicas ou abusivas podem ser vistas nesses locais, a partir de relacionamentos amorosos, na família, nas amizades ou no ambiente de trabalho, e saber identificá-las é importante para poder tomar atitudes e decisões. 

Relacionamentos tóxicos

Em geral, a vítima deixa de falar sobre os seus sentimentos, por receio de ser ridicularizada, sendo que é comum isso ocorrer depois de várias situações em que houve uma tentativa de aproximação. 


É também frequente que se evite realizar atividades juntos, pois quem apresenta o perfil tóxico da relação não faz questão de estar na companhia da outra parte. 


Qualquer erro que tenha sido cometido é sempre relembrado, como um modo de controlar e fazer com que o outro sinta culpa. Outro ponto é que, ao dizer não, a vítima não costuma ser respeitada. Tudo isso gera perda de autoestima, dada a quantidade de críticas. 

Relacionamentos abusivos

Nos relacionamentos abusivos, é constante verificar que o agressor encontra vantagens nas suas ações em detrimento das realizações do outro, chegando até mesmo a mentir e manipular informações para provar que está certo e o outro errado.


Além disso, ele pode fazer piadas e comentários para denegrir a vítima e, quando questionado, diz que eram apenas brincadeiras. 


Ele também sente a necessidade de controlar. Se um dos cônjuges sai para fazer uma digitalização de documentos, por exemplo, o outro quer saber o endereço do local, de modo a manter a sua sensação de posse. 


Promessas falsas também são comuns nos relacionamentos abusivos, principalmente quando a parte mais fraca decide anunciar que prefere o término. O manipulador, então, diz que tudo será diferente, mesmo sem a pretensão de mudar realmente. 


Por fim, a vítima se sente inútil, e não vê outras possibilidades para a sua vida, o que acaba por fazer com que ela ache que precisa permanecer em um relacionamento como esse. 


Apesar de a agressão ser uma característica das relações abusivas, elas não precisam estar presentes para ter esse enquadramento. A possessividade, o controle e a manipulação já são características fortes desse cenário. 

Como se livrar desse tipo de relação

Em um relacionamento tóxico, a saída costuma ser mais tranquila, já que as pessoas vitimadas conseguem percebê-lo e tomar a decisão de cortar os laços de forma mais simples. 


Isso porque o perfil tóxico não costuma ser tão impositivo ou agressivo, o que permite um distanciamento de modo menos traumático. 


Passar por uma consulta em uma clínica de psicologia pode acelerar a identificação desse tipo de relacionamento, o que ajuda a tomar uma decisão mais rápida, trazendo a normalidade para a vida da vítima. 


No caso da relação abusiva, esse desligamento costuma ser um pouco mais complexo, pois em geral o controle do agressor sobre a vítima é maior, e ela costuma estar afastada de pessoas que poderiam ajudá-la. 


Dessa forma, qualquer pequeno sinal de agressão já é motivo suficiente para se afastar o quanto antes, pois é comum que esse tipo de manifestação se torne cada vez mais grave. 


Investir na própria segurança também é importante, seja instalando um controle de acesso em casa ou fazendo uma denúncia em situações mais graves. 


Por fim, em ambos os casos é indicado pedir ajuda para pessoas próximas, para que se tenha um suporte confiável no enfrentamento desse tipo de situação. 


Se livrar de relacionamentos tóxicos e abusivos é fundamental para se manter seguro, tanto fisicamente quanto psicologicamente. 


Por isso, ao identificar algumas das características mencionadas neste conteúdo, tome as devidas providências para solucionar o caso o quanto antes e tenha a tranquilidade de poder retomar a sua autoestima para encontrar relações construtivas e confiáveis. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Me contem aí a opinião de vocês.

cheirinhos

Rudy




16 comentários:

  1. ah Rudy! Que maravilha de artigo! Os relacionamentos tóxicos crescem a olhos vistos e não,não se resumem apenas aos casais.
    Vemos famílias inteiras se destruindo pouco a pouco por conta da soberba, do "mandar sem medidas" no outro, se achar donos de sentimentos alheios.
    A pandemia trouxe muito disso à tona, infelizmente.
    Aquele tipo de artigo necessário!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela!
      Chega dá uma dor no coração ver esse tipo de relacionamento e o pior é que nem sempre poemos interferir.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Sim, é importante identificar quando se está em uma relação tóxica e abusiva, muitas vezes a pessoa está tão acostumada que acha as ações normais...
    Muito boa a matéria, dicas de como indentificar uma relacionamento tóxico e abusivo são miito importantes.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      As vezes as pessoas nem percebem os sinais.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Oi, Rudy! Muito importante e necessário esse artigo. Identificar esse tipo de relacionamento nem sempre é fácil, são pequenos sinais que às vezes passam despercebidos. São de grande valia essas dicas.

    ResponderExcluir
  4. ola
    importantissimo reconhecer um relacionamento abusivo e pular fora o quanto antes.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      De qualquer tipo desse relacionamento.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. OLá Rudy!
    Parabéns pelo artigo, é muito importante saber se o relacionamento esta sendo tóxicos e abusivos, muitas pessoas não se dão conta, tem que ficar atento e procurar ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Fico feliz que esteja gostando dos textos da nossa parceira.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. A maioria das pessoas ao falar de relacionamento tóxico pensa logo no relacionamento amoroso mas ele pode acontecer na família, amizade...
    Quem vive um, geralmente não percebe ou não quer perceber. Muitas vezes só constata o fato após o fim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chelle!
      Qualquer tipo de relacionamento pode ser tóxico, até de amizades, familiar...
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Oi, Rudy
    Texto importantíssimo.
    Sim, relacionamento tóxico pode acabar com a pessoa. A gente precisa saber perceber quando estamos em um e correr fora logo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Bom perceber os sinais de um relacionamento desse tipo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Olá Rudy
    Matéria muitíssimo importante mesmo, relacionamento tóxico acaba com a pessoa, eu vi isso acontecer na minha família, é extremamente difícil fazer a pessoa enxergar que está vivendo um relacionamento assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Fico feliz que tenha gostado da matéria. Temos visto tanto acontecer nos noticiários...
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy