13/02/2021

RESENHA #10 - “A NOITE” (LITERATURA NACIONAL) - NICOLLE MEYER

 

LIVRO:  “A NOITE” (LITERATURA NACIONAL)

AUTORA: NICOLLE MEYER

EDITORA: INDEPENDENTE (AMAZON)

 PÁGINAS – 262

  EDIÇÃO 2019

CATEGORIA: ROMANCE NACIONAL

ASSUNTO: ROMANCE ADOLESCENTE

ISBN: -  B07Z49WY5D




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“ME OLHEI NO ESPELHO MAIS UMA VEZ PARA VERIFICAR SE AS PONTINHAS DOS MEUS CÍLIOS POSTIÇOS AINDA ESTAVAM NO LUGAR EM QUE DEVERIAM.”

 

 

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Fundo azul e o perfil preto de uma moça grávida.

 

NOTA: 4,50  DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

Conteúdo: sumário; sinopse; e vinte e um capítulos numerados e com diagramas de coração.

 

NOTA: 4,50 DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pelos protagonistas e muito diálogo complementar.

A linguagem é bem condizente com o público alvo adolescente, de fácil entendimento.

 

NOTA:  4,50 DE 5,00

 

 

SINOPSE:

 

“Após ser traída por seu namorado Juan, Tiffany decide que não irá ficar em casa chorando por ele. A garota e seus melhores amigos passam uma noite regada a álcool em uma divertida festa na casa de um dos seus amigos. Mas Tiffany não planejava ceder aos seus impulsos e dormir com seu ex-melhor amigo Cameron, o qual ela passou a odiar depois de um acontecimento passado. Semanas depois, Tiffany descobre que aquela noite rendeu mais consequências do que ela imaginara: ela está grávida de Cameron! Agora, ela precisará conciliar seu namoro com Juan, que foi perdoado depois de uma declaração de amor, com a sua convivência obrigatória com Cameron. Mas seria possível o seu amor com Juan sobreviver mesmo com a volta do melhor amigo de infância na vida de Tiffany?”

 

 

RESUMO SINÓPTICO:

 

TIFFANY é uma adolescente típica que gosta de aproveitar a vida com os muitos amigos que tem. Namora com JUAN que apesar de gostar muito dela, acaba a traindo e causa o fim do namoro.

Sem querer se entregar a amargura e ficar em casa curtindo ‘fossa’, resolve ir desanuviar com os amigos e se embriaga tentando afastar a mágoa de seu namorado a tê-la traído.

CAMERON é o melhor amigo de Tiffany de muito tempo, porém andam um pouco afastados por causa do namoro dela com Juan.

Na noite da festa na casa dos amigos, Cameron e Tiffany se reencontram e como estão muito bêbados, acabam e relacionando sem se precaverem. Algumas semanas depois Tiffany descobre que está grávida. Já havia retomado o namoro com Juan, pois o perdoou. Juan quando sabe da gravidez a princípio fica chocado, mas depois resolve assumir o filho de Cameron.

Será que isso vai dar certa?

 

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

 

Fazia tempo que não lia um romance adolescente, é sempre mais do mesmo, entretanto aqui, temos alguns pequenos diferenciais.

Algumas coisas me incomodaram: o fato de serem adolescentes bem imaturos, o posicionamento dos avós em relação a gravidez e as traições entre amigos. Acredito que por abordar GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, na minha opinião, a autora deveria ter aprofundado mais o tema e ter dado um pouco mais de seriedade ao assunto. Achei que tudo ficou muito sem compromisso e poderia ser mais bem elaborado pela autora.

Na verdade o que me conquistou foi Cameron que é um amorzinho e muito consciente, ele tornou o livro bem leve e mesmo um tanto infantilizado, tornou os diálogos descontraídos e bem adolescentes mesmo.

Não é lá um livro profundo, não tem muitos trechos hots e ficou bom de ler.

Recomendo com ressalvas para quem não quer nada muito aprofundado, porém gosta das relações e problemas adolescentes.

 

NOTA : 4,00 DE 5,00








 

SOBRE O AUTORA:




A escritora Nicolle Meyer é conhecida mundialmente por suas obras magníficas. Ele também escreveu scripts para Romance, Literatura e Ficção, Romance Histórico por um longo tempo. Note-se que Nicolle Meyer trabalhou em um excelente trabalho e só escreveu seus livros em seu tempo livre. Após o primeiro sucesso, ela ganhou popularidade em seu país e começou a dedicar todo o seu tempo livre ao seu trabalho favorito. Em todo o mundo, seus trabalhos foram amplamente divulgados, milhões de leitores ficaram encantados com seus trabalhos.


CHEIRINHOS

RUDY


8 comentários:

  1. Oi, Rudy! Não curto tanto romance adolescente. Uma pena a autora não ter abordado um tema tão importante com um aprofundamento maior.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy
    Ainda não li nenhum livro dessa autora, até que curto um romance adolescente, sua resenha me deixou curiosa em conferi tudo que foi dito aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, Rudy. Temas como gravidez precoce e até mesmo consumo de bebidas alcoólicas devem ser tratados com seriedade, principalmente em um livro para o público mais jovem.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rudy
    Aii acho que não lerei, parece ser muito raso. Mais para passar o tempo mesmo. Esses livros com temas importantes e sérios precisam ter uma abordagem bem profunda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Seria um livro até mais voltado para isso da juventude e seus amores e desamores. Mas traz temas muito importantes que precisam ser debatidos em todos os tempos, amizades, gravidez na adolescência.
    E fiquei me colocando no lugar de Tiffany!
    Puxa, complicado.
    Amo e valorizo nossa literatura nacional. Senti muita vontade ler!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  6. OLá Rudy!
    Faz muito tempo que não leio um romance adolescente e olha que já li vários, acho o tema gravidez na adolescência deveria ser mais abordado pela autora com muito tato e seriedade, mas leria sim para descontrair!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. ola Rudy
    confesso que não costumo ler roamnces adolescentes e tambem acho que a autora deveria tratar os temas que são bem serios ,de maneira mais profunda .
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy!
    Eu confesso que não gosto de livros sobre relações e problemas adolescentes, essa imaturidade geralmente presente nesse tipo de história sempre me tiram do sério rsrs... E pelo que entendi ainda tem um triângulo amoroso em A Noite, certo?! Detesto triângulo amoroso, seja de qualquer tipo... Por isso não tenho interesse em ler A Noite.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy