24/02/2021

RESENHA #13 - “DESEJO” (LITERATURA NACIONAL) - M. COSTA

 

LIVRO RECOMENDADO PARA MAIORES DE 18 ANOS.


LIVRO:  “DESEJO” (LITERATURA NACIONAL)

AUTORA: M. COSTA

EDITORA: AMAZON (INDEPENDENTE)

 PÁGINAS – 172

  EDIÇÃO 2020

CATEGORIA: ROMANCE NACIONAL

ASSUNTO: ROMANCE/ERÓTICO

ISBN: -  B08J4D21TJ




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“Anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer, próprio dos estados gravemente depressivos. Também é encontrada na neurastenia e em alguns tipos de esquizofrenias e no transtorno de personalidade esquizóide.”

 

 

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Torso de um homem sem camisa e com calça jeans.

 

NOTA: 4,00 DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

Diagramação: dedicatória; prólogo; capítulos intercalados entre os dois protagonistas.

 

NOTA: 3,50  DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em primeira pessoa, intercalada entre os protagonista.

A linguagem é bem fluida, de fácil entendimento e com termos mais elaborados.

 

NOTA: 4,00 DE 5,00

 

 

SINOPSE:

 

“Alice não viveu no país das maravilhas. Mulher de personalidade forte, atraente, inteligente e batalhadora, conquistou sua independência muito cedo e se tornou muito bem sucedida na carreira. Deixou seu país natal e foi buscar a sorte em outro país. Sempre muito romântica, entregou-se ao amor sem restrições. Até um dia sofrer uma decepção muito grande, produzindo marcas profundas que modificaram seu jeito de ser. Se tornou mais irônica e cética, incapaz de confiar plenamente nas pessoas.

Nick viveu no país das maravilhas, nunca lhe faltando sucesso, riqueza e beleza. Homem extremamente inteligente e dedicado, construiu seu próprio império no mundo dos negócios. Mesmo sendo um solteiro cobiçado e rodeado de pessoas interessantes, Nick sempre se sentiu solitário. Uma imperfeição da natureza, um mal presente na sua vida, impede que Nick experiencie o êxito do amor.

Duas vidas diferentes, duas razões para não amar. Dois caminhos que se cruzam. Será possível evitar os mesmos erros do passado e transformar duas vidas?

 

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

 

Gosto muito de livros que trazem transtornos psicológicos, porque sempre podemos aprender um pouco mais e conhecer algumas outras patologias não vistas constantemente. E esse é justamente o diferencial desse romance.

Poderia ser apenas mais um romance erótico como tantos outros, mas o fato de mostrar as consequências de um transtorno esquizoide em um dos protagonistas, torna o livro com certo drama e mostra que o amor, aliado ao tratamento, pode curar alguns males, pelo menos na ficção.

As personagens tem suas personalidades bem delineadas e podemos conhecer a fundo tudo que aconteceu desde a infância de cada um e ao mesmo tempo vamos acompanhando o desenrolar dos acontecimentos nos dias atuais.

Algumas coisas me incomodaram. Mesmo sabendo que o protagonista teve sérios transtornos e que soube superar, tornando-se um grande empresário, se tornou alguém um tanto obsessivo e isso tornou o livro um tanto tenso, pelo menos para mim.

Claro que há muitos trechos intensos e quentes que dão uma dinâmica intensa ao enredo, entretanto o final compensa toda tensão e vale a pena.

Recomendo para quem gosta de romance com drama.

 

NOTA :  4,00 DE 5,00








 

SOBRE O AUTORA:

 

Não encontrei nada sobre a autora, nem no livro tem uma biografia.


CHEIRINHOS

RUDY




18 comentários:

  1. Olá Rudy!
    Mais uma autora de Livro nacional que não conhecia, estou amando conhecer todas esse autores de livros nacionais que você esta nos apresentando!! Também gosto muito de livros que trazem trazem transtornos psicológicos é sempre um aprendizado! Também amo um bom romance com drama, adoraria ter a oportunidade de ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Tenho lido vários autores novos para mim também e vendo muito valor em nossos autorers nacionais.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá Rudy
    Nossa que legal um romance erótico ter protagonista com transtornos mentais, tema muito interessante e importante de se abordado em todos os meios, quero muito ler esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Interessante a abordagem da autora!
    É o famoso clichê que tanto amamos com algo a mais

    ResponderExcluir
  4. ola Rudy
    deve mesmo ser uma leitura um pouco tensa devido ao transtorno apresentado pelo personagem .gosto de romances com dramas e pela sua nota a autora soube conduzir bem a trama.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Como sou fã de histórias que trazem isso de drama misturadinho com romance, já vi meus olhos brilharem com a resenha.
    Achei só estranho isso de não ter informações sobre a autora, pois parece que ela é das boas e isso é tão importante para nossa literatura nacional!
    Com certeza, senti muita vontade ler!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela!
      Fiquei intrigada também, mas busquei tanto e não achei em lugar nenhum... fazer o que?
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Oi, Rudy!
    Gosto de romance, mas não romance com drama, contudo fiquei interessada por Desejo por causa de um dos protagonistas sofrer de um transtorno psicológico, achei bem diferente isso... Com certeza pretendo ler a história de Alice e Nick!
    Valeu pela dica! Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy! Gosto mto de livros que mesclam romance e drama. No entanto, não curto essa pegada erótica. Mas achei interessante a abordagem feita em cima desse transtorno psicológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Mas é justamente por causa do relacionamento que há a pegada do transtorno.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Oi, miga
    Parece um romance interessante e envolvente.
    Bom também ver personagens mais representativos, com dramas da vida real.
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy