23/03/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #35 - JAYANE MIRANDA - Países que não precisam de visto para viajar

 Olá alegres e felizes!


Nova matéria, acompanhem.





Quem vai viajar precisa providenciar uma série de elementos para ter maior tranquilidade no trajeto. Uma das mais importantes é o visto para poder entrar em alguns países. Porém, há locais que não fazem essa exigência para brasileiros. Você sabe quais são eles?


Depois de decidir por uma viagem, é necessário pensar sobre o que é preciso providenciar para que se possa fazer a excursão com maior tranquilidade. Além da mala com objetos pessoais, alguns documentos são fundamentais nesse processo. 


Juntamente com os documentos de identificação, é comum que alguns destinos incluam a necessidade de apresentar o visto, que nada mais é do que uma autorização concedida por um país para que o turista possa entrar no local e permanecer por alguns dias. 


Existem diferentes tipos de visto. Entre eles, os mais comuns são: de turismo, de estudante,  de trabalho, de investidor e outros mais específicos. Assim, quem deseja abrir uma empresa de portaria e limpeza, teria que recorrer ao último modelo mencionado. 


No entanto, em vários países essa não é uma exigência, o que ocorre de acordo com as relações de um local com o outro. No caso do Brasil, vale mencionar que os brasileiros podem ir para mais de 100 países sem precisar tirar o visto para isso. 


Esse é um benefício e tanto, principalmente porque conseguir essa autorização pode ser mais complicado do que preparar a viagem em si. Além disso, pode envolver custos de acordo com o destino. 


Se você quer conhecer diferentes lugares do mundo, e fica mais animado de saber que não precisa se preocupar com o visto, é interessante considerar algumas possibilidades para as suas próximas férias. 


Há até mesmo quem cogite se mudar para o exterior, o que envolve o processo da obtenção de cidadania, que é indispensável para essa tomada de decisão. 


Então, para que você conheça quais são esses países e possa se planejar antecipadamente, continue na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto. 

Quais países dispensam o visto?

Quem não sonha em viajar pelo mundo, não é mesmo? Depois de passar o ano trabalhando, seja com serviços de ar condicionado ou dentro de um escritório de contabilidade, chega o momento de descansar e conhecer novos lugares. 


A preparação para a viagem deve começar o quanto antes, tanto pela economia com a compra de passagens quanto para ter tempo hábil de cumprir as exigências para passar uns dias em outro país de maneira segura e legalizada. 


Além do visto, muitos locais exigem seguro saúde, e é importante providenciá-lo para que se tenha uma estadia mais tranquila durante o período. 


No entanto, é preciso considerar que vários países dispensam a necessidade de visto, o que torna a viagem muito mais simples de ser organizada. Por isso, entre os locais que se pode ir, é interessante considerar esse ponto positivo que vai facilitar o processo. 


Há opções para todos os gostos e desejos. Sendo assim, eles podem ser conhecidos de acordo com o continente onde estão. Veja os principais a seguir. 

1. Europa

Quem não sonha em conhecer algum lugar da Europa, não é mesmo? As opções são várias, além de serem conhecidas no mundo todo pela sua beleza e acolhimento.


França, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Holanda, Reino Unido, Eslováquia, Estônia, Bulgária , Croácia, Hungria, Letônia, Polônia, Rússia, Finlândia, Irlanda, Islândia, Grécia, Malta, Chipre, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo e Lituânia são alternativas.


O máximo de período concedido para permanecer por lá sem visto é de 90 dias. Para quem vai passar mais tempo, é necessário providenciar o visto, de acordo com o motivo da sua estadia. 


Para quem vai em busca de conhecer a cultura local, é fundamental considerar que esses locais oferecem paisagens e pontos turísticos inesquecíveis, que vão desde a Torre Eiffel, Coliseu, Big Ben até a Acrópole de Atenas.


Por isso, é indispensável fazer um roteiro e se programar para conhecer as comidas típicas do destino para o qual se deseja ir, aproveitando os detalhes de cada passeio, nos quais podem ser vistos locais abertos com jardinagem e paisagismo ou edificações históricas. 

2. Ásia

O continente asiático também recebe brasileiros em diversas localidades sem a necessidade do visto. Porém, o tempo de permanência varia conforme o país. Sendo assim, é preciso se programar para não ultrapassar esses limites. 


Tailândia, Malásia, Coréia do Sul, Macau e Hong Kong permitem até 90 dias de estadia. Nas Filipinas é permitido ficar por 59 dias e em Cingapura até 30 dias. 


Os aeroportos desses locais são bastante completos, com plataforma de acessibilidade e recursos para várias outras necessidades, o que facilita a locomoção de maneira especial para quem vai fazer escalas durante a viagem. 


No entanto, é preciso lembrar que a permanência em alguns países durante o trajeto pode exigir visto de trânsito. Por isso, é preciso providenciá-lo. 


Alguns dos principais países da Ásia são grandes polos tecnológicos do mundo. Além disso, os pontos turísticos mais famosos são o Palácio de Bangkok, Namiseom, Tian Tan Buddha e as Grutas de Batu.


Dá para se aprofundar na cultura local e tirar fotos especiais de passeios inesquecíveis por lá. 

3. África

Quem quer viajar sem visto e deseja conhecer a África pode ficar por 90 dias em países como Marrocos, Tunísia, África do Sul, Botsuana e Namíbia. 


Nesses locais, se destacam como pontos turísticos o Palácio da Bahia, o Museu do Bardo, Parque Kruger, Parque Chobe e Dead Vlei. A cultura local envolve comidas diferenciadas, muitas cores, aromatização e história, o que enriquece qualquer viagem. 

4. América do Sul

A América do Sul possui uma série de destinos que merecem ser conhecidos, o que mostra que não é preciso ir para longe para conhecer lindos países e as suas culturas. Para viajar, a cédula de identidade já é o suficiente. 


Alguns dos locais e os seus períodos de permanência sem a necessidade de vistos são:


  • Argentina - 90 dias;

  • Chile - 90 dias;

  • Equador - 90 dias;

  • Peru - 90 dias;

  • Paraguai - 90 dias;

  • Uruguai - 90 dias;

  • Venezuela - 60 dias;

  • Colômbia - 180 dias;

  • Bolívia - 30 dias. 


Para o Suriname e para a Guiana também é permitida a estadia por 90 dias, mas é preciso ter o passaporte.


É possível encontrar uma cultura diversificada em cada um desses países. Assim, diferentes pratos, estilos musicais e a história local fazem uma recepção sem igual aos visitantes. 


Entre os pontos turísticos mais interessantes da América do Sul, é possível mencionar: Praça de Maio, Lago Pehoe, Quilotoa, Machu Picchu, Lago Ypacaraí, Casapueblo, Cerro Ávila, Cocora Valley e Laguna Colorada. 

5. América Central

Quem vai para a América Central vai encontrar bonitas praias, costas e cidades agitadas. Vários países de lá dispensam visto, mas possuem tempos de permanência bem distintos. 


México, Belize, Panamá, Guatemala, Costa Rica, El Salvador e Nicarágua têm entrada liberada por 90 dias. Em Honduras, é permitido ficar por 30 dias. Nas Bahamas é possível permanecer por 14 dias sem visto e com passaporte. 


Das ilhas caribenhas, os brasileiros podem aproveitar sem burocracia: Barbados e Antígua e Barbuda por 180 dias. Curaçao, Granada, Jamaica, República Dominicana, Santa Lúcia, Trinidad e Tobago com permanência de 90 dias. 


Entre os pontos turísticos temos: Tikal, Vulcão Arenal, Parque Corcovado e vários outros. Há quem vá para fazer mochilões, o que pede um aluguel de tendas e diferentes equipamentos para fazer um acampamento especial e seguro. 


Esses são alguns dos países que podem ser visitados por brasileiros sem a necessidade de visto. De qualquer modo, é fundamental fazer uma pesquisa antes da viagem para verificar eventuais alterações, garantindo que o passeio ocorra sem problemas. 

Como fazer para morar em outros países

Depois de uma viagem, é possível que o turista tenha se identificado tanto com o local que decida se mudar para lá. Nesse caso, é preciso dar entrada em um processo para conseguir a cidadania, para que a estadia ocorra de forma legalizada. 


Alguns países facilitam a entrada de brasileiros, principalmente aqueles que estão incluídos no Mercosul. Assim, Uruguai, Paraguai e Argentina concedem vistos de trabalho ou estudo por dois anos, e permitem a renovação depois desse período. 


Dessa forma, quem decide ir para esses locais, seja para abrir um comércio de alarme de incêndio ou apenas para estudar, tem facilidade no processo.


Já para outros países do mundo, os procedimentos se modificam conforme as regras locais. Muitos vistos são concedidos por um determinado período, mas para quem quer ficar de vez, precisará solicitar a cidadania. 


Na Europa, existe a possibilidade de conseguir vistos de estudo ou trabalho em Portugal e na Itália por exemplo. Após expirado o período, só poderá permanecer no país com o pedido da cidadania. 


Já na América do Norte, tanto as visitas quanto a decisão de morar dependem de cumprir os requisitos na solicitação do visto. 


Por isso, seja para abrir um negócio de etiquetas para embalagens ou para fazer um intercâmbio, o interessado precisa dar início ao processo burocrático o quanto antes, de forma a obter a sua permissão. 


Se você está planejando uma viagem e quer pular a etapa do visto, aproveite as sugestões abordadas neste conteúdo e planeje uma estadia tranquila e cheia de boas memórias.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy






10 comentários:

  1. OLA Rudy
    são informações que eu desconhecia . otima dica para quem deseja um dia viajar para outros ,
    Eu tenho muita vontade de conhecer outros paises . quem sabe um dia ?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, miga
    Quero conhecer vários desses países. Bom que é mais fácil de ir. Só falta o dindim kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Mesmo que eu nunca tenha tido o sonho de viajar assim, lá pra fora, é sempre bom aprender um pouco. Afinal, não é só tirar um passaporte, fazer as malas e ir né?
    Há toda uma burocracia, um tempo determinado.
    Eu só preciso das viagens nos livros rs
    Beijo, Rudy!!

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rudy!
    Quando penso em viajar penso em viajar pelo Brasil, conhecê-lo, nunca me imaginei nem desejei viajar pelo mundo... Mas achei a matéria interessante, são excelentes dicas!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. OLá Rudy!
    Excelentes dicas para quem quer viajar e conhecer outros Países! Adoro viajar, mas primeiro gostaria de conhecer várias cidades Brasileiras, nosso País é muito lindo!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rudy! Jayane sempre trazendo informações importantes. Ótimas dicas pra quem sonha conhecer outros países.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy
    Excelentes dicas pra quem está planejando viajar, eu pra falar a verdade não tenho muita vontade de viajar pra fora do país, ainda mais por causa que não ando de avião. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Mais uma maravilhosa publicação!! :)
    -
    Beijos...Boa noite!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal a matéria. Eu somente fui em uma cidade da argentina proxima da fronteira com o Brasil e no Paraguai, mas adoraria conhecer outros lugares e outras culturas. Muito útil a postagem.

    ResponderExcluir
  10. Viajar nessa época de pandemia está ainda mais cheio de protocolos não é?
    Mesmo sem planos de viajar tão cedo é muito bom saber um pouco mais. Especialmente para lugares onde é mais fácil ir.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy