08/04/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #42 - JAYANE MIRANDA - Como cursos online (e gratuitos) podem te ajudar a conseguir um novo emprego

 Olá alegres e felizes!





Ter um emprego, na situação atual, é muito valioso e podemos dizer que quem está empregado, está com sorte. As taxas de desemprego aumentaram significativamente por conta da pandemia, e as expectativas não são muito boas.

Quem foi impactado por essa crise está buscando maneiras de superar o momento. Mas às vezes, tudo o que precisamos é encontrar novos caminhos.

Pode ser difícil pensar nisso depois de tantos anos no mesmo emprego ou trabalhando na mesma área. Mas o fato é que mesmo diante de um cenário de incertezas, o mercado está mudando.

O que parece estar perdido pode ser a chance de você começar do zero em uma profissão que além de te garantir um emprego, vai ser algo que você realmente goste de fazer.

Agora, se a sua área é promissora, então, você pode incrementar o seu currículo para se reinserir no mercado de trabalho, melhor do que antes de tudo isso acontecer.

Uma das maneiras de superar as dificuldades e reverter a situação é investindo em um curso online gratuito. Existem para diversas áreas e, com certeza, vão trazer muitos benefícios para sua carreira.

O impacto da pandemia no desemprego

A pandemia está aí, mas mesmo com a vacina, ainda teremos que conviver mais um tempo com seus estragos, até que tudo seja superado. 

Além da crise na saúde com dados alarmantes, o desemprego no Brasil aumentou 33,1% em 2020, e hoje temos cerca de 14 milhões de pessoas desempregadas no país.

Os trabalhadores mais afetados foram os jovens entre 18 e 24 anos, com cerca de 27,1% de desempregados nessa idade, sendo que a média era de 12,2%.

Só que ao mesmo tempo em que o desemprego aparece, surgem as oportunidades. E uma das principais são os cursos online. Por meio deles, os alunos podem aprender de tudo, desde impressão de apostilas até as mais variadas profissões e habilidades.

Mesmo diante da crise, muitos setores continuam crescendo e empregando, o que traz uma nova perspectiva para quem está disposto a encarar o desafio de mudar a própria realidade.

Com mais tempo em casa, tanto por conta do desemprego quanto por conta do isolamento social, a internet se tornou uma ferramenta de apoio para que as pessoas possam fazer cursos e encontrar uma possibilidade diferente.

Para elucidar melhor essa situação, no próximo tópico, vamos falar sobre como os cursos online podem ajudar nesse momento. Acompanhe a leitura!

Como os cursos online podem ajudar

Se você for até uma agência de empregos temporários, vai perceber que a maioria das vagas exige, pelo menos, uma especialização.

A exigência por mão de obra qualificada faz muita gente perder oportunidades. Muitas pessoas deixam de estudar por falta de tempo e dinheiro, mas a internet trouxe uma maneira de resolver esse problema: os cursos online.

Para quem não tinha tempo, agora pode estudar de qualquer lugar e no momento que preferir. E para quem não tem dinheiro, os cursos também possuem suas versões online e são ótimos para dar uma alavancada na carreira ou conseguir um novo emprego.

Existem plataformas de cursos online gratuitos que recebem milhões de acessos e já ajudaram muitas pessoas a mudarem sua realidade.

Há possibilidade de conhecer uma área totalmente nova ou reciclar as habilidades. Por exemplo, um profissional de tradução técnica pode fazer um curso online para aprender uma nova ferramenta de tradução.

Os cursos online pagos também ajudam, principalmente porque, mesmo sendo pagos, eles possuem um valor mais acessível, aliás, esta é uma de suas características. Um curso presencial, além da mensalidade, demanda outros gastos, como:

  • Matrícula;

  • Transporte;

  • Material;

  • Alimentação.

Os cursos online têm valores muito mais baixos e o aluno pode ter acesso a eles sempre que quiser.

Tanto os pagos quanto os gratuitos possuem conteúdos atualizados. As plataformas online são dinâmicas, então, o aluno tem acesso à informação assim que ela começa a ser exigida pelas empresas.

Por exemplo, se um aluno está fazendo um curso online de auxiliar administrativo e houver mudanças na legislação acerca de encerramento de empresa, imediatamente essa informação entra em sua grade curricular.

É uma forma de estar sempre atualizado e acompanhar tudo o que acontece, possibilitando que você se apresente ao mercado de maneira competitiva.

Além disso, as pessoas têm acesso a materiais criados por verdadeiros especialistas no assunto. Hoje em dia, é possível aprender um novo idioma, uma profissão ou qualquer outra coisa com profissionais que vivenciaram muito tempo suas áreas.

Os cursos online também ajudam as pessoas, porque elas podem aprender a qualquer momento e de qualquer lugar, e ainda podem acessar o conteúdo offline.

Quem está desempregado, por conta dos impedimentos do isolamento, pode aproveitar o tempo para se atualizar dessa forma. Mesmo antes de terminar o curso, uma nova oportunidade pode aparecer, justamente por estar estudando alguma coisa.

Ao final do curso, o aluno recebe um certificado que pode ser usado para conseguir um novo emprego. Tanto para trabalhar com serviços contábeis quanto para qualquer outra área, os cursos online são muito bem-vindos no mercado de trabalho.

Isso porque as empresas aprenderam a dar valor para esses cursos do mesmo modo como valorizam os presenciais. Não podemos nos esquecer de que existem milhões de pessoas desempregadas no Brasil, como mencionamos no tópico anterior.

Ou seja, todas elas estão em busca de uma oportunidade, mas sai na frente quem tem um diferencial competitivo. E se você tem dúvidas sobre qual curso fazer, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas.

Áreas como mais oportunidades de emprego

Se você não sabe qual curso fazer, neste tópico, vamos mostrar as áreas disponíveis em cursos online, que estão sempre em busca de profissionais. São elas:

Segurança do trabalho

A Segurança do Trabalho é um conjunto de medidas que tem como missão minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e proteger a integridade dos trabalhadores.

As taxas de ocorrências só não são maiores por conta do controle dos técnicos em segurança do trabalho e saúde ocupacional. Além disso, os prejuízos provenientes dessas situações são penosos e custosos para as empresas.

É por isso que muitas empresas contratam pessoas com cursos nessa área, então, a boa notícia é que você pode encontrar um curso online grátis.

O aluno vai aprender conteúdos como análise e diagnóstico do ambiente de trabalho, conceitos fundamentais, como elaborar mapas de risco, dentre outros tópicos.

Administração

As áreas administrativas de uma empresa, que envolvem gestão financeira, estão sempre precisando de profissionais. Aliás, em todo tipo de organização é necessário contar com profissionais especializados em finanças.

Um curso nessa área é proveitoso para conquistar uma boa oportunidade de trabalho dentro de uma organização, como uma gráfica para impressão de banner, quanto para a vida profissional do aluno.

No curso, o aluno aprende conteúdos como importância da gestão financeira, fluxo de caixa, controle de capital de giro, dentre outros módulos importantes.

Marketing Digital

Com o surgimento da internet, o modo como as empresas divulgam seus produtos e serviços mudou muito. Tudo é feito pela web e toda empresa precisa de profissionais que saibam trabalhar com as melhores estratégias do setor.

Uma das vantagens dessa área é que os profissionais podem trabalhar de forma presencial ou remota. É possível encontrar diversas opções de cursos gratuitos em plataformas renomadas e de confiança.

O aluno aprende a planejar estratégias, como definir e calcular métricas, como integrar os times de vendas e marketing, Inbound Marketing e muito mais.

Setor comercial

O setor comercial, como uma loja de uniformes profissionais, está sempre contratando, não apenas vendedores, mas também pessoas que entendam sobre gestão comercial.

Um curso online nesse segmento ajuda o aluno a se reinserir no mercado de trabalho porque aborda conhecimentos das operações básicas do varejo, definir capital de giro, estruturação de produtos, otimização de operações e análise de perfis de clientes.

Também aprende sobre precificação, mix de produtos, negociação para planejamento tributário, definição de preços e promoções, estratégias para fidelização de clientes, sistemas de comércio eletrônico e muito mais.

Conclusão

Nós sabemos que a situação está difícil, mas mesmo em meio às dificuldades, é possível encontrar oportunidade de crescimento e emprego.

Os cursos online abrem as portas para novas possibilidades que, muitas vezes, em meio aos problemas, não conseguimos enxergar.

Você pode investir em uma nova profissão ou aprimorar a sua carreira. De qualquer forma, esses cursos vão te ajudar a prosperar e a enxergar uma chance em meio à crise.

Existem muitas outras opções além das que mencionamos aqui, basta você procurar e encontrar aquela que mais combina com você. Com certeza, você vai sentir muita diferença e poderá aproveitar os benefícios.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Olha que matéria fantástica, espero que sirva para quem precisar.


cheirinhos

Rudy




10 comentários:

  1. Oi, Rudy
    ótimas dicas mesmo.
    Achei alguns sites com cursos grátis e tô pensando em fazer de auxiliar de adm. Acho que será bem interessante e pode ser uma nova oportunidade, para conseguir um emprego e aprender algo novo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez Jayane nos trazendo ótimas dicas!
    Sempre é bom se reciclar

    ResponderExcluir
  3. Estava vendo uma matéria na tv ontem que falava muito sobre isso. As pessoas que se redescobriram na pandemia.
    Pessoas que perderam o trabalho e precisaram se reinventar e descobriram na internet, novos talentos!
    Adorei a matéria e já vou divulgar para que mais pessoas tenham acesso!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rudy! Tanta gente perdeu o emprego nessa pandemia. As dicas da Jayane são mto valiosas.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, na situação atual em que estamos vivendo quem está empregado, está com sorte... Os cursos online gratuitos são com certeza uma ótima dica para incrementar o currículo!
    Amei o artigo.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy!
    Adorei as Dicas! Esta muito difícil conseguir um emprego, minha filha de 19 anos esta desempregada, a procura de uma oportunidade! Vou repassar para ela!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rudy
    Verdade viu já estava difícil consegui um emprego e quando começou a pandemia só piorou, esses meses teve muitos cursos online e gratuitos, quem tem internet boa a disposição aproveitou e muito para se qualifica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ola
    realmente com essa pandemia o desempregou aumentou e muito.
    e hoje é precisar se reciclar ,se reiventar e essas dicas sempre são bem vindas.
    otimo artigo
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de fazer cursos online. Já fiz vários, e não foi só pela pandemia, já fazia antes. Acho muito válido.

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas, e ainda por cima tem vários sites de graça e com ótimos cursos de aprimoramento profissional. Mas o meu problema é que eu nunca termino esses cursos online, já comecei a fazer um monte mas nenhum foi pra frente.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy